BLOG DO MARCOS JUNIOR

 

Com a presença de operadoras de telecomunicações, Londrina Iluminação, Copel e equipes de fiscalização do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura) e Ceal (Conselho de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Londrina deu início nesta segunda-feira (8) a um inédito mutirão de limpeza de cabos em desuso e soltos, instalados em toda a extensão da Avenida Higienópolis, no centro da cidade.

Nesta primeira etapa, a força-tarefa se concentra em 81 postes localizados no trecho que vai da rotatória com a Avenida Madre Leônia Milito até a rotatória com a Avenida Juscelino Kubitschek. Os trabalhos estão sendo realizados em dois períodos: das 9h às 11h e das 14h às 17h. Na terça-feira (9) a força-tarefa ocorrerá em 82 postes instalados entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Paraíba, nos mesmos horários.

Os motoristas que transitarem pela Avenida Higienópolis durante a operação devem ficar atentos às interdições de meia pista da via, no sentido Madre Leônia Milito até a JK (nesta segunda), e JK até a Rua Sergipe (na terça), realizadas pelas equipes de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).



Segurança  e estética urbana – O prefeito Tiago Amaral acompanhou o mutirão nesta segunda pela manhã e destacou que a ação, além de ser pioneira em Londrina e entre as grandes cidades do Paraná, irá garantir segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas que trafegam pelas principais ruas e avenidas do Município.

“Em primeiro lugar temos que falar da segurança do cidadão. Esses cabos atravessados, do jeito que estão, acabam gerando um risco enorme para a nossa população, esse é o primeiro ponto. O segundo ponto é a questão estética, porque o visual da nossa cidade é de extrema importância para mantê-la mais agradável, mais organizada, mais limpa. E sem essa fiação solta ou desorganizada vai impactar demais”, afirmou.

Articulação – A concessionária de energia é a proprietária dos postes, o que na prática limita o poder de ação da Prefeitura. Mas, o prefeito pontuou que o mutirão foi possível mediante uma grande articulação liderada pela Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação, em reuniões estratégicas que vêm sendo realizadas desde o ano passado com representantes da Copel e das operadoras de telecomunicação.

“A limpeza de cabos é uma das ações mais complexas que podemos ter, até porque a legislação não coloca essa responsabilidade na mão da Prefeitura. O que nós tivemos que fazer foi uma grande articulação, chamando junto a Copel, que é a proprietária dos postes, e convocando todas as demais operadoras. Isso levou bastante tempo, desde o ano passado estamos articulando para realmente tirar essa estratégia do papel. E agora conseguimos, Londrina está fazendo uma ação de maior amplitude e a mais organizada no Estado do Paraná”, observou Tiago. “E destacando que é a primeira vez que conseguimos fazer esse enfrentamento aqui em Londrina. Fizemos essa articulação, que é uma grande conquista para a população. Nós queremos uma cidade limpa, organizada, mais segura e cada vez mais linda para cada cidadão londrinense”, acrescentou o prefeito.

Cronograma – A retirada dos cabos em desuso ou soltos é feita pelas operadoras, com fiscalização da Copel, do Crea-PR e do Ceal. A Londrina Iluminação, como uma das articuladoras da força-tarefa, presta auxílio operacional. O presidente da companhia, Vitor Horita, reforçou que até o final deste ano o mutirão será realizado em outras ruas e avenidas de grande fluxo de tráfego da cidade (veja o cronograma abaixo).

“Estamos iniciando a limpeza dos cabos hoje para garantir segurança e organização e acabar com a poluição visual. Começamos pela Avenida Higienópolis, mas já temos mapeados todos os pontos em que esse mutirão será realizado, incluindo o centro histórico, com a limpeza que faremos no Calçadão. Assim como nas avenidas Juscelino Kubitschek, Maringá, Madre Leônia Milito, Arthur Thomas, Santos Dummont, Saul Elkind, Tiradentes, ou seja, vamos passar pelas principais vias da cidade, neste ano ainda, para fazer essa limpeza e organização”, informou.

Horita reforçou que os cidadãos podem e devem acionar o Londrina ON para registrar situações de cabos soltos nos postes da cidade.

Responsabilidades – Gerente executivo de Operação de Campo da Copel para a Região Norte, Douglas Bausewein, explicou que a concessionária notificou 17 operadoras de telecomunicação para promover a retirada dos cabos em desuso e soltos nos postes da cidade, já que é das empresas a responsabilidade por manter a fiação dento dos padrões técnicos exigidos pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

“A responsabilidade por manter o padrão é das empresas de telecomunicação, cabe a Copel fiscalizar e notificar, dando um prazo previsto nas normas técnicas para que elas regularizem a situação, evitando em especial os cabos baixos, os cabos soltos e aqueles que estão em desuso. Em cada poste vai subir um funcionário de uma das operadoras, não necessariamente daquela empresa onde os cabos estão instalados, e regularizar todo aquele poste. E assim por diante”, detalhou.

Ação pioneira – Bausewein elogiou a iniciativa e a importância do mutirão em Londrina. “É uma força-tarefa complexa e que foi possível mediante articulação que envolveu a Prefeitura, Copel, operadoras e os órgãos de fiscalização, como Crea e Ceal. Estamos falando da segunda maior cidade do Estado do Paraná, a importância de Londrina promover a limpeza de cabos nas principais vias é muito grande, em especial por conta da segurança da população, quer seja um pedestre, um ciclista, um motociclista, para que não tenhamos novos acidentes fatais”, afirmou.

Agenda de novos mutirões

Por enquanto, estão agendados mutirões para os meses de agosto, setembro e outubro.

Agosto

Dia 4 – Rua Paraíba (entre Rua Sergipe e Avenida Dom Geraldo Fernandes)

Dia 5 – Rua Quintino Bocaiúva (entre as avenidas Paraná e Tiradentes) e Avenida Paraná/Calçadão (desde a Avenida Higienópolis até a Rua Maranhão)

Setembro

Dia 29 – Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto (entre as avenidas Higienópolis e Maringá)

Dia 30 – Rua Bento Munhoz da Rocha Neto (entre a Avenida Higienópolis e Rua Prefeito Faria Lima)

Outubro

Dia 1º – Ruas Vicente de Carvalho, John Dalton e Heinz Persuhn (nos trechos entre Avenida Presidente Castello Branco e Avenida Prefeito Faria Lima)


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Post a Comment

O que você achou desta matéria???

Postagem Anterior Próxima Postagem