Assembleia promove semana com duas sessões de interiorização, homenagens e debates sobre violência contra a mulher e direitos humanos

 

A Assembleia Legislativa do Paraná terá uma semana com debates públicos e reconhecimento a diferentes setores da sociedade, com a realização de duas edições da Assembleia Itinerante e seis sessões solenes que celebram temas como os 20 anos da UTFPR, a comunidade nordestina no Estado, o Dia do Taxista, lideranças metropolitanas e práticas esportivas. A programação inclui ainda audiências públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à garantia de direitos das comunidades quilombolas. A agenda conta também com as sessões plenárias, além das reuniões das comissões permanentes e dos grupos temáticos.

Itinerantes

A Assembleia Legislativa do Paraná avança para as regiões Noroeste e Sudoeste do Estado com a realização da 34ª e 35ª edições da Assembleia Itinerante, que acontecem em Paranavaí na quarta-feira (26) e em Dois Vizinhos na sexta-feira (28). Durante as sessões especiais, serão realizadas em cada município diversas homenagens a personalidades locais, pioneiros e empresas. O público que visitar os eventos contará novamente com o atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública do Paraná, disponível nos locais das sessões.

Em Paranavaí, o evento ocorrerá dentro do IV Fiman, no Parque de Exposições Presidente Arthur Costa e Silva (BR-376, Zona 11), com início previsto para as 18h. Já em Dois Vizinhos, a sessão especial acontecerá durante a 14ª Expovizinhos 2025, na Avenida Dorvalino Tosi, 662, Bairro Jardim Colina, a partir das 20h.

Solenidades

A semana no Poder Legislativo terá a realização de seis sessões solenes, com os mais variados temas. Na segunda-feira (24), às 9 horas, o deputado Goura (PDT) é o proponente da sessão em homenagem aos 20 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A solenidade ocorre no Auditório Legislativo.

Às 18h30, no Plenarinho, o deputado Tito Barichello (União) promove solenidade em homenagem à Comunidade Nordestina no Paraná. A iniciativa foi oficializada pela Lei nº 21.945/2024, de autoria do parlamentar, que incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia da Comunidade Nordestina, celebrado anualmente em 8 de outubro.

Também na segunda-feira, o Dia do Taxista será celebrado em sessão solene proposta pelo presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo deputado Ney Leprevost (União). O evento ocorre no Plenário, às 19h30.

Na terça-feira (25), às 19 horas, o deputado Ney Leprevost (União) é o proponente da sessão de reconhecimento aos Líderes Metropolitanos por sua contribuição ao Paraná. O encontro será igualmente realizado no Plenário da Assembleia.

Por fim, dois eventos propostos pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) encerram as solenidades da semana na Casa. Na quinta-feira (27), às 18 horas, no Plenário, acontece a sessão em homenagem ao Prêmio Destaque Condominial. Já na sexta-feira (28), será a vez do Karatê Shubu-Dô ser reconhecido pelo Poder Legislativo. A sessão ocorre às 18h30, também no Plenário.

Audiências

A deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, é a proponente da audiência pública sobre a Eliminação da Violência Contra a Mulher, que ocorre na terça-feira (25), a partir das 9 horas, no Auditório Legislativo da Assembleia. A audiência reunirá autoridades, especialistas e representantes de instituições que atuam diretamente no enfrentamento da violência e na garantia de direitos.

Na sexta-feira (28), o deputado Professor Lemos (PT) promove a audiência pública “Território Já”. O encontro ocorre a partir das 13 horas, no Colégio Estadual Quilombola Diego Ramos, localizado na Estrada Principal Quilombo João Surá, em Adrianópolis. O parlamentar é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.



FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???