O Paraná se prepara para uma das maiores temporadas de Natal de sua história, com festas, decorações e atividades para famílias e turistas em alguns dos principais municípios do Estado. Na agenda estão atrações gratuitas, corais gigantes, shows inéditos no Brasil, passeios de trem, espetáculo em uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e, até mesmo, candidato a maior Papai Noel do planeta.
De Curitiba ao Litoral, ou em Ponta Grossa (nos Campos Gerais), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste), Guarapuava (Centro), Foz do Iguaçu e Cascavel (ambas no Oeste), opções para aproveitar o Natal não faltam. As programações são um diferencial para que turistas e viajantes sintam o espírito natalino e conheçam atrativos, destinos, passeios e pontos turísticos especiais.
“O Natal e as celebrações de final de ano são oportunidades de mostrar ao público como o Estado está preparado para receber e entreter turistas. São atividades e programações em diversos territórios, organizadas pelo Poder Público e iniciativa privada, que certamente vão colocar o Paraná no radar dos viajantes”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Segundo projeções da rede hoteleira, os meios de hospedagens paranaenses já estão se preparando para o grande fluxo de viajantes que podem chegar ao Estado para as programações natalinas. Segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), a previsão é superar os 90% de ocupação nos hotéis de Curitiba, por exemplo.
Ainda de acordo com o sindicato, os turistas costumam ficar na Capital entre os dias 15 e 27 de dezembro, distribuindo o fluxo pelo Estado, com Foz do Iguaçu, municípios do Interior e o Litoral paranaense posicionados como os principais destinos no radar dos viajantes.
“O Paraná tem programações espalhadas por todas as regiões e muitas delas são gratuitas, com espetáculos que encantam todos os tipos de pessoas. É uma época muito boa para os empresários de diversos segmentos do turismo, pois há uma tendência dos viajantes ficarem mais tempo nas cidades, por conta da época de recesso”, explica Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR).
Os empresários estaduais também prospectam bons negócios devido à movimentação de turistas durante o período. Apenas em Curitiba, que tem o maior Natal gratuito do Paraná e do Brasil, a expectativa é que R$ 440 milhões sejam injetados na economia da cidade, gerando cerca de 700 empregos para artistas, segundo a Prefeitura.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

0 Comments:
O que você achou desta matéria???