Rota dos Destilados do Paraná é opção turística diferenciada do Vale do Ivaí

 

A Rota dos Destilados do Paraná é uma boa opção para conhecer mais da versatilidade do Turismo Gastronômico do Estado, que envolve tanto comida, quanto bebidas. Única estruturada neste recorte no Paraná, o caminho passa por municípios da região do Vale do Ivaí, valorizando empreendimentos, hospedagens, experiências turísticas, envolvendo produtores modernos e artesanais e dando destaque às diferentes vertentes da destilaria paranaense.

Com quase 150 qilômetros de extensão, o caminho foi traçado e organizado localmente pela Associação de Municípios do Vale do Ivaí Turismo (AMUVITUR). Em seu itinerário estão a Cachaçaria Estância Moretti e a sede da Cachaça Companheira, ambas em Jandaia do Sul; a fábrica do Ivaí Gin, em São João do Ivaí; e a pousada Solar Águas do Ivaí, que conta com uma experiência náutica no município de Borrazópolis.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, vinculado à secretaria estadual do Turismo, ressalta que muitos empreendimentos e experiências vêm surgindo no Paraná após a política do Governo do Estado de valorizar o turismo como geração de emprego e renda.

    “O turismo é uma fonte de renda que surge da valorização da produção, seja através do setor privado ou dos municípios, com total aproveitamento do que a região tem de melhor a oferecer aos turistas e visitantes. Nos orgulha essa primeira rota estruturada com foco na destilaria paranaense. A iniciativa comprova que além de sermos referência na produção da cachaça, do gin e de outras bebidas, temos também potenciais novos a serem explorados”, disse.

    A rota possuí um Passaporte Turístico, que serve como guia para os viajantes que decidem explorar o trajeto. O passaporte também fornece descontos e brindes nas experiências, por meio de um sistema de carimbos, que podem ser adquiridos ao visitar os destinos do itinerário. O passaporte pode ser adquirido AQUI.

      VALE DO IVAÍ – Com 26 municípios, o Vale do Ivaí é uma das 18 Regiões Turísticas do Paraná. Ela se destaca pelas opções de turismo rural, religioso e gastronômico, com festas tradicionais, trilhas, cachoeiras e o próprio Rio Ivaí.

      Igor Pereira é presidente da Amuvitur, que funciona como Instância de Governança Regional (IGR) e é a instituição responsável por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. Ele afirma que este é apenas o início de um grande projeto que reconhece a riqueza cultural, natural e sensorial da região.

      “Tudo isso foi desenvolvido para conectar os atores do turismo local, como uma ponte que atravessa o passado, presente e futuro do território. É um resgate das nossas tradições, preservando o legado e a identidade cultural do Vale do Ivaí”, afirma Pereira. “Isso fortalece nossa comunidade e gera uma nova economia sustentável e colaborativa, porque o turismo é a jornada pela alma de um lugar, uma troca de histórias, saberes e afetos”, explica.

      APOIO AO SEGMENTO – O Governo do Estado entende a importância da gastronomia, com recorte às bebidas, dentro do setor turístico. Prova disso é que as três destilarias do roteiro – Moretti, Companheira e Ivaí Gin – já participaram uma ou mais vezes como expositores em estandes da Secretaria do Turismo. Além da degustação, os espaços ofereceram aos produtores uma maior conexão com público de diferentes eventos, convertendo o networking em vendas, parcerias e maior visitação turística.

      Confira o itinerário da Rota dos Destilados:

      ESTÂNCIA MORETTI – A primeira parada é na Estância Moretti, em Jandaia do Sul, onde é possível conhecer a excelência de cachaças paranaenses premiadas. A destilaria é conhecida por blends únicos, como a Cachaça 4 Madeiras, envelhecida em carvalho francês, carvalho americano, imburana e castanheira. O local também oferece uma experiência sensorial, por meio de degustações de rótulos exclusivos.

      Estância Moretti

      Segunda à sábado / 09h às 17h30

      Estrada da Pedreira, km03, Gleba Dourados – Jandaia do Sul

      (43) 99129-0161

      CACHAÇA COMPANHEIRA – Na sequência, a sede da Cachaça Companheira oferece três opções de visitação, desde tours guiados até degustações exclusivas. É possível explorar o alambique, conhecer mais do processo de produção das bebidas e aproveitar um ambiente acolhedor em meio à natureza.

      Cachaça Companheira

      Segunda à sábado 08h às 18h

      Rod. BR369, Km 04 - Jandaia do Sul

      (44) 99179-0456

      IVAÍ GIN – Seguindo o roteiro, é possível conhecer a Destilaria Água da Glória, onde é feito o Ivaí Gin. Ele é vencedor de alguns dos principais prêmios internacionais do ramo da destilaria, além de ser reconhecido pela revista Forbes como um dos melhores gins do mundo. A bebida é feita com ingredientes 100% paranaenses, como o pinhão, nó de pinho e água do Rio Ivaí, que estão presentes na receita. O local oferece visitas guiadas que mostram mais do processo produtivo do destilado, além de degustações e outras atividades sensoriais envolvendo a bebida.

      Ivaí Gin

      Segunda à sábado das 08h às 18h / Domingo das 09h ás 18h

      Destilaria Água da Glória, S/N Estrada p/ Fênix Rodovia - São João do Ivaí

      (43) 99854-3364

      POUSADA SOLAR DAS ÁGUAS E RIVER EXPERIENCE -  Na última parada é possível realizar o Ivaí River Experience, uma atividade náutica, com três horas de degustação de drinks às margens do Rio Ivaí. O serviço é ofertado pelo Airbnb Solar Águas do Ivaí, uma boa opção para quem quiser conhecer o roteiro com calma, se hospedando na região. O local conta com chalés, raia semi-olímpica, sauna, trilhas ecológicas, lavandário e passeios de caiaque.

      Pousada Solar Águas do Ivaí e River Experience

      Sexta à Domingo das 09h às 14h

      Estrada do Café do Norte, Borrazópolis - PR, 86925-000

      (43) 99603-3966.

      Do sonho à realidade: Ponte de Guaratuba alcança 50% de conclusão

       

      Em ritmo acelerado, a construção da Ponte de Guaratuba chegou à metade da execução. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no canteiro de obras, nesta quinta-feira. 01º, para acompanhar a evolução da obra. A estrutura é uma das maiores intervenções em execução no Paraná, com investimentos de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado.

      Durante a visita do governador, a obra também recebeu uma benção do padre Reginaldo Manzotti. A ponte é aguardada há décadas por moradores do Litoral e turistas. A previsão é que a obra esteja concluída em abril de 2026.

      “Hoje chegamos à metade da obra, um marco importante para uma das obras mais importantes em execução no Estado. Há 40 anos, a população aguardava por esta Ponte e, depois de muito trabalho, estamos agora em uma contagem regressiva. Enfrentamos muitos desafios, fizemos muitos estudos e agora o povo paranaense tem a confiança de que ela vai ser entregue até o começo de 2026”, afirmou o governador.

      MODERNIDADE - Quando concluída, a Ponte de Guaratuba será uma estrutura moderna e completa, projetada para atender às necessidades da população e do turismo na Região. “Estamos dentro do prazo estipulado. Isso acontece porque fizemos um projeto muito sólido e porque temos quase 700 trabalhadores aqui se esforçando diariamente para entregar este sonho de todos os paranaenses, especialmente daqueles do nosso Litoral”, disse Ratinho Junior.

      Assim que for finalizada, a Ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segur

      "Esta será a última temporada do ferry-boat. Por muitos anos ele deu a contribuição dele, foi importante para o Litoral, mas a partir de abril teremos uma ponte pronta e moderna para servir aos Municípios de Guaratuba e Matinhos", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

      Obras como essa têm qualificado a infraestrutura paranaense como referência nacional, com obras históricas sendo viabilizadas. "Por onde eu vou pelo Brasil, as pessoas têm uma boa referência do Paraná. Isso dá muito orgulho a todos nós e é uma honra poder abençoar todos os trabalhadores que estão construindo este sonho aqui", disse o padre Reginaldo Manzotti.

      OBRA – Com o avanço das obras, já é possível visualizar boa parte do traçado da Ponte, que terá 1.244 metros de extensão. Ao todo, já foram utilizadas mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto, mobilizando mais de 600 trabalhadores.

      No trecho estaiado, a parte mais complexa e imponente da obra, os trabalhos já mostram resultados expressivos. As torres principais, que darão sustentação aos cabos de aço da ponte, estão com suas fundações e pilares concluídos. Agora, as equipes concentram esforços na construção da chamada aduela de partida, uma estrutura que funciona como ponto inicial para a construção do tabuleiro da ponte.



      "Estamos concluindo os mastros centrais da Ponte e a parte estaiada começará a ganhar forma. Esta é uma solução de engenharia complexa, mas que é fundamental para garantir a navegação da Região", explicou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti.

      Das 64 estacas previstas para toda a Ponte, 47 já foram concluídas (73% do total), sendo 16 no trecho estaiado e 31 no trecho pré-moldado. As estacas funcionam como as raízes da Ponte, garantindo sua sustentação no fundo da Baía. Na parte da Ponte chamada de mesoestrutura, 10 travessas já foram finalizadas, de um total de 22. Já na superestrutura, 81 vigas longarinas já foram fabricadas e 62 delas já instaladas na Ponte.

      O tabuleiro da Ponte também avança rapidamente. Já foram concretadas seis lajes (30% do total previsto para o trecho pré-moldado), que formarão o piso por onde os veículos transitarão.

      Os acessos à Ponte em ambos os lados da Baía também recebem atenção especial. Em Guaratuba, estão sendo executados trabalhos de contenção, com técnicas avançadas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes. Já em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, além da continuidade dos serviços de terraplenagem e drenagem.

      IMPACTO - A nova ponte está destravando o desenvolvimento do Litoral do Estado, com uma infraestrutura moderna, com geração de empregos e valorização dos imóveis da Região. "Nós estamos em 50% da Ponte e já vemos o quanto isso tem mudado a Cidade, nos deixando muito felizes. O impacto local quando ela estiver pronta será gigantesco, trazendo muito desenvolvimento para toda a Região", disse o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense.

      Ao ser finalizada, a Ponte vai reduzir sensivelmente o tempo de transporte entre Matinhos e Guaratuba. Hoje a travessia pode durar até duas horas, dependendo do movimento de veículos. Com a obra completa, a passagem de um Município para o outro durará poucos minutos.

      "Muitas batalhas foram vencidas para esta obra finalmente sair do papel. Quem agradece é o povo do Litoral, que terá a vida transformada com esta Ponte", disse o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora.

      PONTE DE GUARATUBA – A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.

      HOMENAGENS - Durante o evento de vistoria, o governador Ratinho Junior foi homenageado ao receber o título de Cidadão Honorário do Município de Guaratuba, conferido pela Câmara Municipal.



      Um dos funcionários da obra, Orres Vicente da Silva, foi homenageado em nome de todos os trabalhadores do canteiro de obras que estão trabalhando na construção da Ponte, por conta do Dia do Trabalho.

      PRESENÇAS - Também estiveram presentes na visita à obra o vice-governador Darci Piana; os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda); Hudson Teixeira (Segurança Pública); Guto Silva (Cidades); Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável); Cleber Mata (Comunicação); Luizão Goulart (Administração e Previdência); o diretor-presidente do IAT, Everton Souza; o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado; o deputado federal Geraldo Mendes; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi; os deputados estaduais Anibelli Neto, Marcia Huçulak, Denian Couto e Nelson Justus; e demais autoridades.



      FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

      Veja como a nota do Enem dá acesso ao ensino superior. E como pedir isenção da taxa de inscrição

       

      Conquistar uma vaga na universidade, obter uma bolsa de estudos ou financiar o curso: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) proporciona muitas oportunidades de ingresso ao ensino superior para milhões de brasileiros todos os anos. Com a nota do exame, os participantes podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

      Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


      Pelo Sisu, os estudantes têm acesso a vagas de universidades e institutos federais, que reservam metade delas a alunos da rede pública, além de oportunidades em universidades estaduais e municipais. Também é possível ingressar em instituições particulares, com bolsas de 50% a 100%, por meio do Prouni, ou, com auxílio do Fies, obter um financiamento estudantil. Os resultados ainda podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas.

      Além disso, estudantes do 3º ano do ensino médio participantes do Pé-de-Meia podem garantir um incentivo extra de R$ 200 ao comparecer aos dois dias de Enem, que será pago após a conclusão dessa etapa de ensino.

      Isenção – O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do exame. O período, que se encerraria em 25 de abril, foi estendido até o dia 2 de maio.

      Quem deseja fazer o Enem gratuitamente deve solicitar a isenção da taxa de inscrição por meio da Página do Participante, com o login único do gov.br. A gratuidade é destinada a participantes que se encaixam nos seguintes perfis:

      • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025).
      • Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
      • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.

      Pé-de-Meia – Os participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC, também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição.

      Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. Mesmo com a isenção confirmada, o estudante precisará fazer a sua inscrição, em período a ser divulgado pelo MEC em breve.

      Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

      Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

      Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.



      FONTE: GOV.BR

      No 1º. de maio, Curi valoriza o protagonismo dos trabalhadores

       

      Neste 1º. de maio, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) enalteceu o protagonismo dos trabalhadores paranaenses no processo de desenvolvimento do Estado. “O Paraná cresce num ritmo forte e tem um dos menores índices de desemprego do Brasil. Isso significa mais oportunidades de renda e dignidade para nossas famílias”, afirmou ele em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (01). “Essa conquista é resultado de muito esforço coletivo, mas, principalmente, do empenho de quem está na labuta diária, seja no campo ou na cidade”, completou.

      Curi ressaltou que o Dia do Trabalhador é uma data especial para valorizar “quem faz o Paraná melhor todos os dias: os trabalhadores e a trabalhadoras”. “Neste 1º de Maio, deixo uma mensagem de respeito e de agradecimento aos paranaenses que constroem, com dedicação, um Estado melhor, mais forte e mais admirado”, afirmou Alexandre Curi. “Comemorem, porque todas as homenagens ao trabalhador são mais que merecidas”.

      O deputado pontuou o bom momento vivido pela Paraná, que registrou saldo positivo na geração de vagas de emprego no acumulado de 2025, entre janeiro e março. De acordo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo é de 60.757 postos de trabalho abertos no primeiro trimestre do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, entre abril de 2024 e março deste ano, o Paraná é o terceiro melhor do Brasil, com 118.038 postos de trabalho abertos no período.



      FONTE: ASSESSORIA

      Com mais de mil participantes, Marcel Micheletto assume a AMP


      A transmissão de cargo para a nova Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) do biênio 2025/2027, presidida pelo prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e uma homenagem aos ex-presidentes da organização marcaram o encerramento da segunda edição do Emupar (Encontro de Municípios Paranaenses), realizado nos dias 29 e 30/04, na UP Experience, em Curitiba. Também foram empossados os demais 78 novos diretores.

      A transmissão de cargo foi feita pelo secretário-geral da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) Edimar Santos, que organizou o Emupar e destacou as presenças de aproximadamente  mil pessoas e 200 prefeitos durante os dois dias do evento – maior encontro municipalista do Sul do Brasil, bem como do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do vice-governador, Daerci Piana, de oito secretários de Estado e de dezena de autoridades. No total, foram realizadas mais de 20 palestras que abordaram os mais variados temas, sendo todos voltados para o interesse dos municípios – avaliações e projetos.



      MARCEL REFORÇA PROTAGONISMO DA AMP

      Na opinião do presidente Marcel Micheletto, que assume o comando da Associação pela terceira vez, o evento foi muito positivo e mostra que a AMP está no caminho certo. “Tivemos dois dias muito intensos, com palestras ricas em informações tanto na área de gestão pública ou da capacitação. Tudo isso ajuda a termos uma gestão mais eficaz e ágil nos municípios. A AMP vai continuar a ter esse protagonismo para mais eventos assim acontecerem”, comentou. “Temos um Governo do Estado parceiro e bons gestores. Com isso, por meio de eventos como esse, podemos levar mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida para toda a população”.

      Os ex-presidentes que participaram da homenagem foram: Marcel Henrique Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand; Darlan Scalco, ex-prefeito de Pérola; Joarez Lima Henrichs, ex-prefeito de Barracão; Júnior Weiller, ex-prefeito de Jesuítas; Edimar Aparecido Pereira dos Santos, ex-prefeito de Santa Cecília do Pavão; Sérgio Steptjuk, ex-prefeito de General Carneiro; e Luiz Lázaro Sorvos, atual prefeito de Nova Olímpia.

      EMUPAR

      A 2ª edição do II Emupar contou com o apoio e o patrocínio das seguintes organizações: Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Bink Mobil, Detran, Ezco, GovBR, Portos do Paraná, Paraná Projetos, Secretaria Estadual do Planejamento, Secretaria Estadual do Turismo, Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, Polis Civitas, Consórcio Paraná Saúde, Unilivre, CRT-4, IPZ, Convicta, CNM, Ciedepar RIC TV e Record.

       

      Texto: Julio Lima e Aurélio Munhoz/Assessoria de Comunicação da AMP.

      Fotos: Reinaldo Reginato.

      Edimar Santos fecha o mandato da AMP fazendo história

      Nesta quarta-feira, 30, Edimar Santos fechou o mandato à frente da Presidência no biênio 2023/2025 da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMP). Durante a sua prestação de contas ele destacou que deixou um saldo financeiro superior a R$ 4 milhões.

       

      “Foi um esforço conjunto com nossa diretoria da AMP e os prefeitos (as). Que juntos realizamos um mandato de resultados e conquistas para todos os municípios”, ressalta Edimar Santos.

       

      Edimar Santos foi prefeito de Santa Cecília do Pavão por quatro mandatos (2005/2012 e 2017/2024). Além de ser duas vezes vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná. Durante o seu mandato, Edimar percorreu todos os cantos do Estado do Paraná conversando com os prefeitos e potencializando a força do municipalismo.

      AMUNORPI participa de evento da AMP

      Prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) participaram nesta semana do 2º Encontro de Municípios Paranaenses (EMUPAR). Durante o evento foi empossada a nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) para o biênio 2025/2027.

       Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

      Estiveram presentes os prefeitos: Régis William (Jaboti e Presidente da AMUNORPI), Fabiano Zanatta (Barra do Jacaré), Valdecir (Figueira), Pedro de Oliveira (Guapirama), Beto Regazzo (Ibaiti), Marcelo Palhares (Jacarezinho), Hariel Fogaça (Japira), Luiz Eduardo (Pinhalão), Izilda Rodrigues (Quatiguá), Gil Martins (Santo Antônio da Platina) e Cezar Bueno (Tomazina).

       

      “Muito importante a participação dos gestores do Norte Pioneiro neste evento. Puderam conversar com Governador, Secretários de Estado, deputados, lideranças e empresas em busca de melhorias e investimentos para a região”, comenta o Presidente da AMUNORPI, Régis William.

       


      Durante o 2º EMUPAR aconteceu a posse do novo presidente da AMP, que é o Prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. Representado a AMUNORPI está o prefeito de Barra do Jacaré, Fabiano Zanatta, no Conselho Fiscal.

       

      “É uma grande honra compor a Diretoria da AMP para o Biênio 2025/2027, sendo o único representante da AMUNORPI; Honra ainda maior é poder levar o nome do meu município para espaços de grande visibilidade no Estado do Paraná”, comenta.