Alunos sugerem e prefeito Pedron promulga lei que oficializa a Revolta dos Posseiros

 

Francisco Beltrão celebrou neste dia 10 de outubro os 68 anos da Revolta dos Posseiros, levante que pôs fim à atuação das companhias de terra na região e que teve como palco a praça central da cidade. O Departamento de Cultura preparou uma manhã com diversas atividades para marcar a data, incluindo a promulgação de lei municipal para oficializar as celebrações pelo episódio todos os anos. 


A programação iniciou com uma passeata pela cidade, com atores representando os posseiros da época, armados com “espingardas” e foices. O grupo chegou ao calçadão, mesmo local onde em 1957 se reuniram cerca de 6 mil posseiros. O ato na praça lembrou a trajetória dos pioneiros e contou ainda com exposição de imagens da época. Também teve declamação de poema pela professora e escritora Joceane Priamo e apresentações dos idosos do CCI Sensibilizar. 


A cerimônia reuniu personagens importantes, como o ex-prefeito Deni Schwartz, que comandou o Getsop, órgão responsável pela regularização das terras a partir dos anos 60. Também a pioneira Lida Sanderson, que aparece em uma imagem icônica da revolta com uma arma empunhada. 


“Nós estamos aqui reunindo os pioneiros, valorizando a nossa história, porque sem a revolta certamente Beltrão não seria o que é hoje. Mas também olhando para o futuro, com as crianças que me procuraram sugerindo as celebrações e agora estamos transformando em lei, mostrando como as novas gerações também estão preocupadas com a preservação da memória local”, destacou o prefeito Antonio Pedron. 


A vice-prefeita Lurdinha Bertani, a primeira-dama Rose Pedron, a deputada estadual Luciana Rafagnin, o comandante do 16º ECM do Exército, capitão Stive Anderson e as vereadoras Anelise Marx e Mara Fornazari também acompanharam o evento, organizado pela Secretaria de Educação, através do Departamento de Cultura e do Memorial. 


Lei estabelece bandeira a meio mastro 

A lei promulgada nesta sexta-feira pelo prefeito Pedron é fruto de uma sugestão de crianças. Em uma das visitas ao gabinete, os alunos da Escola Ana Bocchi Macagnan levaram uma carta com algumas sugestões e indicaram que o 10 de outubro fosse celebrado como uma data em memória ao levante. A proposta veio do aluno Nicolas Matte Arisi. Daí surgiu o projeto de lei que foi apresentada pela Prefeitura e aprovada na Câmara de Vereadores. 


Pela lei 5.246/25, todos os anos a Revolta dos Posseiros será celebrada com atividades e eventos que lembrem o episódio, além do hasteamento das bandeiras do Município a maio-mastro, uma forma de lembrar a memória dos posseiros que atuaram no levante.



FONTE: PREFEITUR DE FRANCISCO BELTRÃO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???