Programa antitabaco tem eficiência de 54%

O programa antitabaco promovido pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Ribeirão Claro já ajudou dezenas de pessoas a abandonar o vício em cigarros. Segundo levantamento feito pela secretária Ana Maria Baggio Molini, cerca de 54% dos participantes para de fumar após concluir os cursos e ações.
Durante a Semana Antitabaco, promovida recentemente, a equipe coordenada por Eloíza Laura Mesquita Lemgruber, Nildicéia da Silva afixaram cartazes nas ruas e abordaram fumantes em locais como bares e restaurantes. A médica Patrícia Roberta de Vicente é responsável pelas palestras com dicas para abandonar o cigarro.
De acordo com a médica, uma das chaves para deixar o vício é evitar situações que induzam o uso do fumo. “Quem é acostumado a fumar depois de tomar um cafezinho precisa interromper estas ações, conhecidas como gatilhos”, explicou. Patrícia falou sobre a tendência de ganhar peso após deixar de fumar. “É normal, a pessoa volta a sentir o sabor dos alimentos e o apetite aumenta”, esclarece.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Maria Baggio Molini, o programa dura três meses e atende grupos de até 15 pessoas. Para ela, o alto índice de fumantes que largam o vício é resultado da dedicação de uma equipe que inclui médicos, psicólogo, assistente social e enfermeiras. “Temos o testemunho de ex-fumantes para motivar os estão tentando parar”, contou. “É um projeto que deu muito certo e terá continuidade”, concluiu.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???