Construção de novas agências se arrasta por quatro anos

Uma notícia que animou milhares de pessoa por todo o Estado do Paraná foi à liberação da construção de novas unidades do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), inclusive no Norte Pioneiro em 2008. Passados quatro anos, o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) conseguiu colocar em funcionamento 14 das 38 novas agências previstas.
No Norte Pioneiro foram programadas três agências (Andirá, Cambará e Santo Antônio da Platina) mais a de Arapoti que também poderá desafogar unidades já existentes pela região. Das quatro agências, três já estão em funcionamento. Apenas a unidade platinense ainda está em fase de obras. Enquanto não fica pronta, os moradores precisam deslocar 17 km para serem atendidos em Jacarezinho.
Na teoria, o plano visa desafogar o número de atendimentos nas 63 agências do INSS existentes hoje no Paraná. Na prática, a realidade é outra. A falta de servidores faz com que os postos recém-inaugurados funcionem de forma precária – com escassez de funcionários e ausência de peritos. Das 14 unidades que já estão operando, apenas três (nas cidades de Pinhais, Lapa e Campina Grande do Sul) têm médico perito lotado nos estabelecimentos.
O superintendente substituto da Regional Sul do INSS, Luís Cândido Rodrigues da Silva, admite que falte funcionários e que há necessidade de se contratar mais servidores. “Isso não é algo que acontece apenas na Previdência Social, mas em diversos outros órgãos federais. Temos que nos esforçar para a convocação de mais servidores. Afinal, com mais funcionários, o tempo para a conclusão do pedido de concessão do benefício diminui”, enfatiza.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???