Cem dias à frente da Prefeitura de Cambará



Em cem dias de governo, o prefeito de Cambará, João Mattar Olivato, (PSB), enfrenta forte pressão popular e também da base da oposição, para aplicar as propostas da campanha eleitoral, que lhe renderam uma vitória histórica, com mais de 70% de aprovação. Iniciava-se entre os eleitores e seu prefeito e vice, naquele sete de outubro, último, uma lua-de-mel legitimada por votação quase unânime, mostrando que a cidade queria mudanças!
A esperança via-se no olhar de cada um dos cidadãos que almejavam uma vida melhor, mais dignidade e que viam nos jovens candidatos o corolário do que se pensava serem os postulantes ao cargo maior da cidade – homens sinceros, ativos, empreendedores e honestos...
 A questão é que as propostas ainda não foram efetivadas... e a população se inquieta! O mato cresceu, os buracos nas ruas aumentaram, assim como as criticas de parte da população apoiada pela ala radical da oposição. Soma-se, a isto, o imbróglio envolvendo o fim das horas extras dos servidores, o que motivou manifestações e protestos na frente da prefeitura e também no plenário da Câmara de vereadores.
O prefeito alega, porém, o pouco tempo hábil para resolver os impasses que, segundo ele, perduram por mais de duas décadas, mas admite que sua equipe é nova e ainda está tomando ciência dos problemas e da real situação da prefeitura, mas garante que tudo será superado e organizado com obras e investimentos em todos os setores da cidade. Se não bastassem as turbulências de início de mandato, João Mattar tende a controlar os rumores sobre um possível rompimento com o empresário Luís Dias, seu vice na chapa vitoriosa. Os boatos ganham, a cada dia, proporções maiores, o que deixa ainda mais instável a situação do prefeito diante da comunidade que exige uma resposta rápida. “Tudo isto não passa de rumores, eu e o Luís estamos juntos e unidos por uma Cambará que pode mais” declarou o Prefeito à reportagem.
Luis Dias, também, nega o rompimento, embora alegue que discorda de algumas atitudes do prefeito. De acordo com o vice-prefeito, os boatos foram plantados pela oposição na tentativa, de promover, sem sucesso, a instabilidade no grupo.  Luís, que representou o Prefeito João Mattar, que está em viagem, na entrega dos materiais esportivos doados pelo Estado a Cambará na tarde desta sexta-feira (12), afirmou, categoricamente, que os projetos de melhorias na qualidade de vida do cidadão cambaraense estão sendo implantados. “É natural que haja críticas, mas elas serão contornadas com trabalho sério e honesto” declarou. (veja reportagem na página 02).
Nesta entrevista, a segunda concedida ao Circulandoaqui, este ano, João Mattar descreve os avanços de sua administração e aponta alguns convênios firmados com o Governo Federal e Estadual.

Saúde
Nestes 3 meses de gestão, como estratégia de fortalecimento da atenção primária, lançamos mutirões de prevenção ao câncer do colo do útero, bem como câncer da mama. Foram realizados eventos no bairro São José (coleta de 96 preventivos) e no Ignês Panichi (coleta de 133 preventivos). O próximo mutirão será no posto Central, este mês. Ainda, este mês, teremos o lançamento do Programa Tendas Itinerantes da Saúde, com o objetivo de monitorar os casos de diabetes e de hipertensão.
Recuperamos a funcionalidade do Hospital Municipal com a contratação de 1 cirurgião, 2 obstetras e 2 anestesistas. Todas as gestantes de risco habitual teem ganhado seus filhos em Cambará. Não perdemos nenhuma criança este ano, bem como nenhuma gestante, ao contrário dos anos anteriores. Todas as cirurgias eletivas teem sido realizadas em Cambará.
 Contratamos 3 profissionais para suprirem as vagas no PSF. Na média complexidade, trouxemos um ortopedista, uma fono, um cardiologista, duas pediatras e, agora, por último, um mastologista que começa na próxima semana. Nosso SAMU foi aprovado pelas duas CIB's e se encontra em fase de implantação. Apresentamos projeto de ampliação de duas unidades de saúde junto ao governo do Estado. Até ao dia 30 de abril, habilitaremos o pedido de 4 reformas em outras quatro unidades junto ao Ministério da Saúde, visando a reforma das respectivas coberturas (REQUALIFICA SUS).
Habilitamos o Município junto ao PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária) e, por conta disso, pretendemos aumentar nossos incentivos junto ao Ministério da Saúde. Aprovamos o projeto de ampliação da saúde bucal na CIB regional e agora será encaminhado para CIB estadual, uma vez que, das nossas 6 unidades de saúde, só metade possui cobertura de saúde bucal.
Vamos habilitar o município no PSE (Programa Saúde na Escola) que deve abrir ainda neste mês. Estamos trabalhando na montagem do projeto do CAPS (centro de capacitação psicossocial) e do NASF (núcleo de apoio à Saúde da Família). Reduzimos os índices de infestação vetorial do mosquito da dengue. Pegamos com um índice de 1,8% em janeiro e trouxemos para 1,05% em março, após realização de mutirão de limpeza. Não temos nenhum caso confirmado no município até o presente momento. Nosso próximo levantamento será em maio, agora. São 6 ciclos a cada dois meses.
Estamos trabalhando no sentido da definição de triagem do Pronto Socorro Municipal. Nosso projeto de incorporação do PS no Hospital Municipal já foi aprovado pela Regional e se encontra em fase de planilhamento.

Esporte
Adquirimos material esportivo - bolas, redes, uniformes, assim como verbas para arbitragem. Temos, também, verbas para melhorias no estádio João Pereira Lima, onde há um projeto em andamento para a construção de uma pista de atletismo, tendo em vista que Cambará é um importante pólo revelador de talentos nesta área.

Agricultura
Nossa prioridade inicial é atender o produtor rural cambaraense. A primeira medida exigida à Secretária Municipal de Agricultura, Ana Célia, foi dar atenção especial à recuperação das estradas municipais. Vistoriei alguns trechos e implantaremos uma força tarefa para agilizar estes trabalhos. Já era para estar bem adiantado este serviço, mas o sucateamento de nossa frota barra estas ações. Estamos concluindo os processos de licitações para o conserto de uma retro-escavadeira, dois tratores e uma motoniveladora.
Levei, pessoalmente, ao Governador Beto Richa para que ele tomasse conhecimento sobre este problema. O Governador autorizou, ainda para este semestre, a atuação da patrulha rural em nosso município.
O Governador também anunciou um projeto de implantação de trincheiras para desviar os caminhões de cana nos cruzamentos de nossas rodovias. O projeto vai criar viadutos nos principais trevos da região e Cambará também será beneficiada. A iniciativa visa garantir segurança aos condutores nas rodovias e garantir melhorias na qualidade dos serviços aos profissionais da área.
Mais isto não é tudo, temos ainda um projeto em andamento em que estamos em processo bem adiantado de implantação do Programa da Piscicultura, visando criar uma alternativa de diversificação da propriedade rural de nosso município.
A Presidente Dilma nos beneficiou com uma Motoniveladora e uma retro-escavadeira, novinhas. O projeto tramita e esperamos receber estes equipamentos ainda este ano.

Infra-instrutora Urbana
Bem, primeiramente, devo admitir que os serviços de limpeza da cidade não estão a contento. Mas, também, é bom frisar que este serviço, para que se enquadre naquilo que planejamos, deva receber investimentos para aquisição de maquinários, entre outras prioridades. À medida que forem resolvidas as questões burocráticas, como licitações, por exemplo, estes problemas serão sanados e os serviços se tornarão mais ágeis e eficazes.
Tenho conhecimento que o mato tomou conta da cidade, mas é preciso ressaltar que estamos tendo dificuldades no controle e a chuva também não está dando uma trégua.
Quanto aos terrenos particulares, foi feito um rastreamento para identificar e notificar os donos sobre suas responsabilidades.
Outra coisa que vale destacar, é que resolvemos a questão do horário da coleta do lixo urbano. Agora, os servidores atuam no período noturno, o que desafoga o transito e atende a uma reivindicação da categoria. Agora eles não precisam mais trabalhar sob  sol escaldante. 

Iluminação pública
Está sendo feito um rastreamento em todo o perímetro urbano para identificar todos os problemas. Há casos de ausência total de luzes e há também casos em que as luzes não se apagam durante o dia. Este problema tem que ser sanado com urgência e estou cobrando isso dos responsáveis.
Temos, também, um projeto que visa a implantação de um sistema de luz de led nas principais ruas da cidade, especialmente nas vias do comércio e Avenida Brasil. Esta tecnologia é barata, de consumo irrisório e vai deixar a cidade com aspecto aconchegante e acolhedor.

Educação
Estamos providenciando a reforma do antigo prédio do Batalhão da PM para receber a sede da Secretaria Municipal de Educação. O investimento visa descentralizar a pasta, dando autonomia à Secretária Francielli e seus subordinados e melhorar o atendimento ao público.
A Francielli inclusive já tem feito algumas mudanças no setor, entre elas, a descentralização da merenda escolar, que agora passa a ser feita na própria escola. Esta iniciativa tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos servidos aos nossos estudantes.

Espaço Cultural
Bom, o espaço cultural passa a ter seu atendimento normal a partir deste mês de abril. A demora em colocar o projeto para funcionar, deve-se primeiramente, à contratação de profissionais da área. Os projetos que deram certo na gestão passada serão ampliados e novas propostas também o serão aplicadas.
Acredito que o movimento cultural da cidade estará a pleno vapor a curto prazo.

Conselho Tutelar
A decisão de utilizar o prédio que abrigava o posto de Saúde da Vila Rubim partiu do pressuposto de que não havia a necessidade de pagar aluguel já que o município dispõe de prédio próprio. Com a economia do aluguel, revertemos este recurso para outras prioridades.

Rodoviária
O terminal rodoviário de Cambará foi entregue no final do ano passado, mais precisamente no dia 28 de dezembro. Só que a obra foi entregue com muitos problemas estruturais. Para se ter uma ideia, a parte elétrica estava fora do padrão exigido de segurança. O sistema de esgoto não funcionava. A marquise apresentava vazamentos e os vasos sanitários tiveram que ser trocados, assim como, as válvulas de descarga, os bueiros, que não tinham tampas e os telefones que não funcionavam.
O projeto é bonito e valorizou o aspecto, no geral, mas tivemos que fazer estes ajustes para que o terminal funcionasse a contento.

Buracos nas Ruas
Este é um assunto que muito me preocupou, pois assim que ajustamos a equipe para a realização da operação tapa-buraco, fomos informados e notificados, de que a pedreira não era do município. A situação se agravou quando uma empresa de Ourinhos informou que a pedreira não pertencia ao município e, num segundo estágio, exigiu que se retirasse todos os equipamentos do local.
Entramos com uma ação judicial para reaver o processo de ‘usucapião’ alegado pela empresa. Para que o leitor entenda, o usucapião é o direito que um cidadão adquire por possuir coisa móvel ou imóvel como se fosse sua, contínua e incontestadamente, decorrente do uso por determinado lapso temporal.
Para que tal direito seja reconhecido, é necessário que sejam atendidos determinados pré-requisitos previstos em lei. E é isto que estamos fazendo.
Com liminar favorável, podemos operar na pedreira e iniciar uma força tarefa para recuperar as nossas vias públicas.

Salários dos servidores
Acredito que a maioria da população saiba que houve uma manifestação dos servidores em frente da prefeitura reivindicando explicações sobre o fim das horas extras e que, fazendo isto, causou um corte substancial nos vencimentos de nossos trabalhadores.
A questão é que eles recebiam de forma ilegal as horas extras como complementação salarial. Atendendo a uma recomendação da justiça, foi decidido que os vencimentos dos trabalhadores da prefeitura precisavam ser revistos, adequados e dentro das recomendações da lei.
A princípio, foi difícil fazer entender que aquela medida era para o bem do funcionário. Já conseguimos acertar alguns detalhes, e estamos partindo agora para fazer valer o plano de carreira destas pessoas.

Moradia Popular
Em menos de cem dias, eu, o Luís e nossa equipe, viabilizamos mais de 400 casas para Cambará. Na primeira etapa, firmamos um acordo com a família Vezozzo para a construção de 80 moradias no conjunto Residencial Vila Rotary, vinte das quais, serão erguidas pelo Instituto Bourbon e seus parceiros. O Governador Beto Richa autorizou a construção de mais 60 casas que serão entregues gratuitamente às famílias carentes do município. Firmamos um acordo com a Cohapar que viabilizou mais 300 casas na área urbana. Este projeto será concluído em duas etapas. Cada etapa representará a entrega de 150 moradias. Isto representa um avanço na geração de emprego para a população e, sobretudo, a realização do sonho da casa própria para as famílias cambaraenses. Existe também um projeto aprovado para a construção de outras 40 moradias zona rural. Estamos agilizando com a União a liberação do terreno de 10 alqueires onde funcionou, por décadas, o aeroclube municipal. 
Isto sem contar que estamos em fase de conclusão de outras 199 moradias que foi iniciada na gestão passada, mas que foram solicitadas para o município por Luís Dias, quando atuava como conselheiro da COHAPAR.
Ainda há uma parceria entre as famílias, Francisco e Padovani, para o lançamento de um empreendimento imobiliário que resultará na construção de um residencial que irá contar com praça pública e área comercial. O projeto prevê 280 lotes. Então estamos atuando de forma a progredir o nosso município. Temos muito para mostrar em pouco tempo.

Recursos
Recebemos cerca de R$ 980 mil do deputado Nelson Padovani, para aquisição de veículos e maquinários. O SEDU – Secretaria de Desenvolvimento Urbano liberou R$ 2,9 milhões para calçadas, malha asfáltica e construções em geral.
Outros R$ 2,9 milhões a serem pagos em 48 parcelas para destinar a investimentos em iluminação pública.
Os deputados Hermas Junior (PSB) e Ratinho Junior (PSC) liberaram R$ 1,9 milhões em recursos livres para aplicarmos nas áreas emergenciais do município. Então estamos trabalhando, e queremos mais.

Segurança
Conseguimos uma viatura para a Guarda Municipal e iremos receber também um viatura 0km para a PM de Cambará.
Sei que precisamos mais, mas também temos o bom senso de que é preciso dar tempo para conseguirmos o que queremos.

Rompimento com Luís Dias
Tudo isto não passa de rumores, eu e o Luís estamos juntos e unidos por uma Cambará que pode mais. A ala radical da oposição está plantando estas inverdades no objetivo de ludibriar a população. Nosso grupo é forte e temos o apoio do povo.

Críticas
É natural que haja críticas. Eu reconheço que, neste primeiro momento, as coisas não estão saindo da forma desejada, o que também é natural. Não vou conseguir arrumar tudo que precisa ser resolvido em cem dias de mandato. A população tem todo o direito de criticar, protestar, reivindicar, fomos eleitos com a proposta de mudanças e vamos seguir neste caminho. O que é intolerável é a crítica demasiada, sem sentido e, o mais grave, mentiras. Tem uma minoria que insiste em plantar mentiras sobre nosso governo, no tempo certo seremos absolvidos disto tudo.

Como?
Com política de resultados. Veja o que já conseguimos em cem dias. E, outra coisa, o cidadão de bem sabe que nosso trabalho é honesto, diferenciado e para todos os cambaraenses. 

FONTE: Roberto Francisquini – Circulando.aqui
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???