Ribeirão Claro supera média brasileira e paranaense em leitura e matemática

Segundo dados obtidos através da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014, Ribeirão Claro obteve notas até três vezes maiores que a média brasileira e paranaense. A avaliação representa um diagnóstico da alfabetização em leitura e matemática dos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental, dentro do chamado Ciclo de Alfabetização, que compreende as turmas de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental 1. Os resultados são creditados aos investimentos feitos em educação durante a atual administração, sob o comando do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
Os resultados mais expressivos foram registrados na leitura quatro níveis, nível quatro, onde o município obteve aproveitamento de 34,99%, contra as médias nacional e estadual de 11 e 13%, respectivamente. Em matemática quatro níveis, nível quatro, Ribeirão Claro obteve 56,75%, enquanto a média do Paraná ficou em 32% e a brasileira em 25,15%.
Os resultados confirmam o ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos professores, equipes gestoras das escolas municipais, Secretaria de Educação e prefeitura. A atenção dispensada à educação pelo prefeito Maurício é essencial para o sucesso dos índices, já que os investimentos feitos pela gestão municipal como a valorização dos educadores, alimentação escolar de qualidade, utilização de material apostilado do Sistema de Ensino Aprende Brasil influenciam diretamente nos resultados de aprendizagem dos alunos.
Outro ponto destacado pela equipe da Educação foi a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizada pelas professoras alfabetizadoras que atuam nas turmas de 1º ao 3º Ano. “Essa formação tem contribuído muito para o avanço na aprendizagem e autonomia de nossos alunos”, salientou a secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze.
Para a chefe do Departamento de Educação e orientadora do PNAIC no município professora Tatiana Paschoal Chagas, a dedicação das professoras alfabetizadoras, tanto nas formações, estudando, pesquisando, como em sala de aula, colocando em prática tudo o que aprendem é o grande diferencial do Ciclo de Alfabetização de Ribeirão Claro. "Para as professoras, a maioria da sala aprender não é aceitável, elas não abrem mão de que todos aprendam, conhecem e respeitam o tempo de aprendizagem de cada criança e suas especificidades e partem daí, dessas diferenças para planejar suas aulas e intervenções, garantindo assim o direito de aprendizagem de todas as crianças", explicou.
Segundo a secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, observar esses resultados e perceber que nossos alunos já alcançaram os níveis mais altos de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nessa segunda avaliação, dá muito orgulho e nos impulsiona a ir adiante. “Queremos muito mais”, frisou. “Queremos continuar investindo em nossos alunos, professores e escolas para atingir um nível de excelência em educação”, completou.
A gestora ressaltou a melhoria significativa na estrutura e da equipe de profissionais à disposição das escolas. “A secretaria, em apoio aos professores e às dificuldades que encontram em sala de aula com os alunos, garante a atuação da Equipe Psicoeducacional que conta com duas psicólogas, uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga”, revelou. “O intuito é garantir que todas as dificuldades possam ser compartilhadas com profissionais especializados, e que esses profissionais possam orientar os professores no atendimento aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem”, concluiu.
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