100% de voluntários como mesários na eleição

Pela segunda eleição consecutiva, a cidade de Andirá, no norte do Paraná, terá 100% de mesários voluntários.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a cidade é considerada um exemplo por ser a única do estado em que os todos os mesários se ofereceram voluntariamente para trabalhar, dispensando a necessidade de convocação mediante lei.

O mesário é o cidadão nomeado para orienta os eleitores no momento da votação. Eles também recebe as justificativas daqueles que não puderam participar do pleito.

Ele pode ser escolhido de duas maneiras: quando o cidadão se prontifica de maneira voluntária ou por meio de convocação feita pelo juiz. É obrigatório ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Ao G1, o chefe do cartório eleitoral de Andirá, Valdir Teodoro da Silva, afirmou que o índice de 100% de voluntários é resultado de um trabalho de cidadania que vem sendo feito com a comunidade escolar há muitos anos.

O investimento, destaca Valdir da Silva, foi feito com alunos do nivel médio, já que não há faculdades na cidade.

"Nosso trabalho, em resumo, é feito de visitas constantes nessas escolas para explicar a importância e as vantagens de trabalhar no dia das eleições", explicou Valdir.

Na opinião dele, o maior benefício de todos em atuar nas eleições como mesário é o do exercício da cidadania, ou seja, de poder colaborar de uma forma mais participativa para um dia tão importante para a democracia brasileira.

"Eu não tenho dúvidas de que, com isso, nós teremos, novamente, uma eleição com chance de êxito muito maior porque os mesários trabalharão com prazer, não é aquela coisa obrigatória", destacou.

Para o chefe do cartório eleitoral, ser mesário em uma cidade pequena também é uma oportunidade para ganhar espaço dentro da sociedade.

"É como se fosse um meio para ficar conhecido pelos comerciantes da região, por exemplo, e que poderão empregá-lo futuramente", disse Valdir.

O trabalho nas escolas deu tanto resultado que além dos 100% (cerca de 300 pessoas) que se candidataram para a função, outros 70 ficaram no "banco de reserva".

"Ou seja, se acontecer algum problema com os mesários selecionados, temos outros de sobra que estão dispostos a atuar com a mesma excelência", comemorou Valdir.

Andirá tem 22,5 mil eleitores. A zona eleitoral possui 82 seções e também recebe votos de eleitores de Barra do Jacaré e Itambaracá. Somando essas outras cidades, são 25 mil eleitores na região.

FONTE: G1 PARANÁ
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???