SAMU atingiu 100% de cobertura no Estado durante governo Ratinho Junior

 


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Paraná atingiu 100% de cobertura no Estado durante a gestão Ratinho Junior, um grande marco para a saúde pública paranaense. A cobertura definitiva do Samu em todo o Estado foi alcançada após a implantação do Samu da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. Com quase 18 anos de operação em território paranaense, o serviço recebe em média seis mil ocorrências por dia.


Apenas para a região, o Estado investiu mais de R$ 2,6 milhões em 14 ambulâncias, sendo 12 de suporte básico e duas de suporte avançado, e R$ 278 mil em equipamentos para operação dos automóveis. 


Os veículos foram disponibilizados para cobertura dos 20 municípios de abrangência da Regional, somando aproximadamente 480 mil habitantes. Para implantação do serviço, o Governo do Estado realizou a articulação para unificação dos Consórcios de Saúde. 


“Este avanço é um salto de qualidade no atendimento de urgência e emergência do Paraná. Uma medida que fortalece o atendimento regionalizado e mais aproximado da população, com o objetivo de salvaguardar o maior número de vidas”, afirmou o governador Ratinho Junior.


No Paraná, o Samu foi criado em 2004, inicialmente nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. O Serviço possui atualmente 12 Centrais de Regulação de Urgência, que mobilizam 217 ambulâncias de suporte básico e 67 de suporte avançado, além de contar com cinco helicópteros e um avião para remoções mais urgentes e em locais de difícil acesso. 


O serviço aéreo de urgência faz a cobertura integral dos municípios durante o dia, e no verão, o Estado reforça estes atendimentos com aumento na frota em todas as regiões.


Agora, os municípios contam 12 ambulâncias de suporte básico e cinco de suporte avançado, que são acionadas de acordo com a demanda da Regulação de Urgência da Região. 


Balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado em fevereiro deste ano, aponta que em 2019 o Samu atendeu 520.502 pessoas, numa média de 1.637 pacientes por dia e 49.097 por mês. Já em 2020, o número de atendimentos dobrou, registrando 1.055.448 no ano, sendo 2.932 a média diária e 87.954 a mensal. Em 2021, houve mais um incremento no número de acionamentos, somando 1.118.961 atendimentos, sendo 3.128 a média/dia e 93.832 a média/mês.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???