Projetos preveem a construção de casas e regularização de imóveis

O prefeito de Conselheiro Mairinck, Alex Sandro Domingues, visitou a sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em Curitiba, nesta quarta-feira (16). Em reunião com o chefe de gabinete e superintendente de Relações Institucionais, João Naime Neto, foram discutidas questões relativas as parcerias entre os órgãos para a construção de casas populares e regularização fundiária.
Com o intuito de beneficiar a população de baixa renda residente em condições precárias na cidade, o Governo do Estado e a administração municipal protocolaram um projeto para a construção de 50 novas moradias junto ao Ministério das Cidades. As unidades visam o atendimento de famílias com renda mensal de até R$ 1.800 com a aplicação de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Para os moradores da área rural do município, os órgãos apresentarem a documentação de outras 42 famílias pleiteando investimentos através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que também dependem do aval da União.
Se forem aprovados pelo Governo Federal, os empreendimentos resultarão em mais R$ 4,5 milhões de investimentos do poder público em projetos habitacionais em Conselheiro Mairinck. Segundo Naime Neto, o volume demonstra a importância do setor para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná e dos municípios.
"Além de promover a melhoria da qualidade de vida das famílias, os recursos aplicados em habitação popular geram novos postos de trabalho e renda para a população local, por isso são uma prioridade do governo Beto", afirma o superintendente da companhia.
Regularização Fundiária - Além da construção de novos imóveis, o prefeito demonstrou preocupação com a situação de famílias residentes em imóveis sem escritura ou matrícula. Para resolver o problema, ele solicitou à Cohapar que desenvolva um projeto específico para o município dentro do programa Morar Legal Paraná.
A iniciativa consiste na contratação, via licitação, de empresas especializadas em regularização de imóveis pelo critério de menor preço, o que reduz os custos a serem pagos pelos proprietários. A administração municipal já iniciou a divulgação para que os interessados compareçam à Biblioteca Cidadã do município, cujas necessidades identificadas serão utilizadas para dar continuidade ao processo da companhia.
Naime Neto garantiu que "a determinação do presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, é de que toda a demanda será atendida pela empresa".
A reunião foi acompanhada pela primeira dama do município, Nilda de Souza, e pelo assessor do deputado estadual Pedro Lupion, Luiz Otávio Messias da Silva.

FONTE: COHAPAR
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???