CastraMóvel volta à atividade com presença de Dolly e Tchutchucão

 


A esterilização gratuita de animais domésticos em situação de abandono nas ruas de Toledo volta a ter um grande reforço com o retorno do CastraMóvel. A estrutura reformada foi entregue pelo prefeito Beto Lunitti, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Coordenação de Proteção Animal nesta sexta-feira (25). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, mas quem chamou a atenção foi o mascote da SMMA, o Tchutchucão, que divertiu as crianças da Escola Municipal Carlos João Treis, junto com a unidade K9 da Guarda Municipal e a “aumiga” Dolly.

Os atendimentos acontecerão no Centro de Eventos Desireé Refosco, para quem se enquadrar nos seguintes critérios:

• Ser protetora e estar cadastrada no município ou fazer parte do Cadastro Único;

• Carteira de vacinação do animal em dia;

🐱🐶 As vagas disponíveis são sob agendamento, para doguinhos e gatos machos, através do número 45 9135-2756. 

O Centro De Eventos Desireé Refosco fica na Rua Manoel Ribas, 436. A reestruturação do programa demandou alguns processos licitatórios (com trâmites burocráticos e demorados) para investir em melhorias de materiais, equipamentos e insumos que somam aproximadamente R$300 mil. Além disso, foi assinado um termo de cooperação com o câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no sentido de viabilizar o funcionamento do Castramóvel.

“Não é só levar no dia, a gente faz o agendamento prévio, até porque precisa de algumas informações antes da castração para ver se está tudo certo. Até final de dezembro vamos atender no Desireé Refosco, depois divulgaremos qual será a próxima região a ser atendida”, explica a coordenadora de Proteção Animal, Júlia Heiss. 

 

Solenidade - O prefeito Beto Lunitti agradeceu e parabenizou o envolvimento da PUC-PR na execução do programa do CastraMóvel, bem como a unidade K9, os técnicos da SMMA e de todos os envolvidos. “É muito bom ver o trabalho da universidade em ações junto à comunidade. Obrigado à unidade K9 pelos benefícios trazidos à população e ao trabalho realizado com as crianças. O CastraMóvel está aqui graças a um convênio maduro com a PUC-PR. Dentro dessa estrutura tem uma sala de cirurgias para os animais, é um grande investimento e representa o cuidado e respeito que temos com nossos animais”, frisou Lunitti ao garantir que para 2023 a Câmara de Vereadores receberá um projeto do Executivo no sentido de garantir ração para as cuidadoras. 

O diretor do Campus de Toledo da PUC-PR, Pedro Guena Espinha, disse que temos uma ação além da saúde pública, mas também de educação. “Um dos pontos a destacar é a profundidade e a continuidade dos projetos. Esse projeto foi construído com muito esforço e faz a diferença para a população, pois vai perdurar durante muito tempo”, garantiu Pedro Espinha ao elogiar os motivos de sucesso da parceria com a universidade. 

Professora do Curso de Medicina Veterinária da PUC, Maria Cecília Rorig, falou que temos um grande problema com o controle populacional dos cães de rua e destacou a importância do olhar para os animais como seres que pensam, por isso é importante a guarda responsável.

Uma das protetoras presentes, Eliana Silva, elogiou e disse que “estamos muito felizes com esse resultado, com certeza se os animais pudessem falar agradeceriam por esse cuidado. Todos estão de parabéns!”, pontuou. 

O secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, salientou que esse foi um grande desafio para a SMMA e que “só foi possível graças a essa parceria com a PUC de Toledo. O Castra Móvel envolve, entre outras políticas, a Educação Ambiental. O Projeto do Veterinário Mirim é apenas um dos exemplos que trabalhamos para levar as informações sobre a proteção animal desde cedo para a comunidade”, exemplificou. 

O presidente do Legislativo, vereador Leoclides Bisognin, resgatou a história de quando a Coordenação de Proteção e Defesa Animal foi implantada no município, ainda na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti em 2013. Na ocasião ele respondia pela SMMA. “Não existia ninguém que cuidava da proteção animal até então. Fomos a primeira prefeitura do Oeste do Paraná a fazer isso. Depois uma indicação do deputado federal Osmar Bertoldi garantiu os recursos para a compra do CastraMóvel”, relatou Bisognin.


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???