Responsabilidade Compartilhada: a solução está em nossas mãos foi o tema do Seminário Metropolitano de Educação Ambiental

 

Foi promovido nos dias 24 e 25 de novembro, em Pinhais, o 6º Seminário Metropolitano de Educação Ambiental que nesta edição teve o tema “Responsabilidade compartilhada: a solução está em nossas mãos”. O evento aconteceu no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais de Educação), sendo organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semed), e em parceria com a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Ministério Público do Paraná (MP/PR).

O Seminário ofereceu ao público uma programação diferenciada com palestras, mesa redonda, apresentações culturais e de trabalhos. Estiveram palestrando durante os dois dias de evento: Selma Cubas (Economia circular como estratégia para o desenvolvimento sustentável -- resíduos, água e esgoto), Nara Lucia da Silva (Logística Reversa), Leonardo Boff (A corresponsabilidade no cuidado da Cidade), Matheus Loiola (Maus tratos: como ajudar os animais nessa situação), Luciana Vargas (Abrigo para animais: quando a solução vira problema) e Jeanine Rolim de Moura Meier (Responsabilidade Compartilhada: a solução está em nossas mãos). A mesa redonda “Educação e Desafios para a Sustentabilidade: qual a minha responsabilidade?” reuniu Gabriel P. Sorrentino, Janaína H. Braz e Tamara Simone Van Kaick para falar sobre o tema.

Para incentivar a questão do meio ambiente, os participantes receberam um e-copo, em substituição ao copo descartável, que é um recipiente feito de papel e utilizado para o consumo de água durante o evento. O público também acompanhou a divulgação do concurso do Dia do Rio, uma iniciativa das secretarias de Educação e Meio Ambiente, em parceria com o Rotary Club de Pinhais, que trabalham junto às escolas a temática da água ao longo do ano e nesta edição promoveu a escolha da mascote do projeto que foi idealizada pela aluna Marina G. Lopes Pereira, da Escola João Leopoldo Jacomel.


Estiveram presentes no evento, a prefeita Rosa Maria, a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; representando a Câmara Municipal de Pinhais, o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário; a assessora de Meio Ambiente e Saúde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, profª. Dra. Tamara Simone Van Kaick, servidores públicos, profissionais da área, convidados, entre outros de cidades da Região Metropolitana de Curitiba. 

Na abertura do evento, a prefeita Rosa Maria destacou o trabalho desenvolvido em Pinhais, por meio da construção de calçadas ecológicas, a dragagem dos rios, a implantação de projetos e ações do meio ambiente e enfatizando que a questão da sustentabilidade depende de toda a sociedade. “É necessário ressaltar a importância de momentos como esse. O tema Responsabilidade compartilhada é apropriado. O Poder Público tem a primeira responsabilidade, porém também compartilha com a sociedade. Não teremos um mundo sustentável se não nos unirmos. É preciso pensarmos individualmente e agirmos coletivamente sobre as ações de sustentabilidade. Um novo olhar e uma mudança de atitude é necessária, afinal só assim teremos uma cidade e um mundo sustentável se cada um de nós fizermos nossa parte”, afirmou a prefeita. 

Uma das palestras elogiadas pelo público foi a com o teólogo, escritor, filósofo e professor universitário, Leonardo Boff. Ele destacou o trabalho desenvolvido por Pinhais na área do Meio Ambiente, e ao final, fez uma importante reflexão sobre o tema do Seminário. “O meio ambiente é uma comunidade de vida e o conceito mais puro da ecologia. O que essa terra produz já chegou a seu limite. A gente precisa olhar para o regional, como a natureza se limita, através das bacias hidrográficas, florestas, e neste sentido, Pinhais é uma referência mundial, pois já se fala pelo mundo inteiro de Pinhais, de como a cidade trata a ecologia, com a destinação do lixo e a arborização, por exemplo. Outro diferencial é que o município exalta as mulheres no processo de decisão, no cuidado do meio ambiente, porque o meio ambiente nada mais é que vida, e ninguém mais apto a cuidar da vida do que quem a gera”, afirmou ele.



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Foto: Rafael Pto/ PMP

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???