Trecho da PR-092 entre Andirá e Santo Antônio ainda gera reclamação

O trecho da PR-092, entre Andirá e Santo Antônio da Platina, tem sido motivo de inúmeras reclamações de moradores das cidades e de propriedades rurais servidas pela rodovia. Apesar do Departamento de Estradas e Rodagens (DER)- unidade regional sediada em Jacarezinho, fazer a manutenção da pista constantemente, o movimento intenso de veículos pesados danificam a pavimentação causando sérios riscos aos motoristas. As maiores reclamações de são de habitantes de cidades e propriedades rurais que se servem da rodovia com frequência por inúmeros motivos.
Um exemplo, é o município de Barra do Jacaré. A cidade não tem hospital e a secretaria de Saúde é obrigada a enviar os doentes para hospitais da região, como Andirá, Jacarezinho ou Santo Antônio da Platina. Sitiantes e fazendeiros têm dificuldades no escoamento das produções agrícolas e até alunos são obrigados a enfrentar a rodovia diversas vezes por dia para ida e volta às escolas.
O morador de Barra do Jacaré, Cilson Rodrigues da Silva conta que naquele trecho acontecem fatos inacreditáveis. “Como a estrada é cheia de curvas e declives acentuados, tem caminhões com cargas muito pesadas que não conseguem terminar uma subida e param na pista. Para que o veículo não volte de ré, eles colocam uma pedra grande sob as rodas traseiras. Esperam esfriar as engrenagens e depois seguem viagem deixando as pedras na pista colocando em risco os motoristas que passam pelo local”, disse.
Cilson conta que aquele trecho é rota de desvio de pedágio, inclusive de cargas vindas do Mato Grosso com destino ao porto de Paranaguá. “Falta um posto de fiscalização aqui. Além do mais, o governo estadual está arrumando outros trechos da PR-092 no Estado, e não há nenhum plano para essa região. É preciso levar em conta que temos vidas aqui correndo riscos desnecessários”, argumentou.
O morador também aponta a sinalização precária e mato alto nas margens da rodovia. “Quase não existe acostamento, e o mato acaba encobrindo as placas de sinalização. O que precisamos é de uma engenharia de trânsito para fazer melhorias na estrada, como duplicações e trevos melhores elaborados”, disse.
DER
O gerente geral do escritório do DER de Jacarezinho, José Carlos Santos explicou que a unidade tem orientação para fazer apenas a manutenção do trecho, mas não tem autonomia para realizar obras de melhorias. “Nossa função é fazer a manutenção do trecho, e estamos sempre atentos a buracos e limpeza, mas em época de chuvas é difícil evitar a abertura de buracos e crescimento mato”, comentou.
Santos admite que o trânsito no local é intenso e que leva perigo aos motoristas. “Sabemos de todos os problemas que ocorrem ali e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para minimizar os riscos, mas aquele trecho é trota de desvio de pedágios e não há como evitar que os caminhões passem por ali”, disse.
O gerente também salientou que por enquanto, não há notícias de obras de melhorias naquele trecho. “Só se houver algum projeto para o ano que cem, mas ainda é cedo para saber”, disse.


FONTE: Jornal Tribuna do Vale
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