Estádio passa por reformas para receber campeonato amador

O Estádio Municipal Pérola do Norte, em Ribeirão Claro, está recebendo uma série de melhorias para a abertura do Campeonato de Futebol Amador Edvil José Storti. Uma empresa foi contratada para fazer a pintura da estrutura e funcionários públicos da Secretaria de Obras aparam a vegetação ao redor do campo. As melhorias fazem parte do projeto de incentivo ao esporte amador desenvolvido pelo Departamento de Esporte a pedido do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
O evento esportivo será iniciado no próximo sábado (28), às 19h40, com o jogo entre Três Corações e Abreus, na categoria Aspirante. As duas equipes fazem a abertura oficial com o confronto na categoria Titular, às 21h10. No domingo, às 14h, Morro Vermelho enfrenta o Ruvina no Aspirante e 16h na categoria Titular. As demais rodadas e jogos seguirão os mesmos horários. As equipes jogam entre si e os primeiros colocados se enfrentam no quadrangular final.
Este ano a arbitragem será feita por integrantes da Associação de Árbitros do Norte do Paraná (ASSUNORP). Segundo o diretor do Departamento de Esportes, Carlos Luiz Pinheiro da Silva, a expectativa é grande para que o campeonato tenha um bom nível técnico e disciplinar. “Esse é um campeonato tradicional para Ribeirão Claro e esperamos ter um excelente torneio”, disse. “Agradecemos o apoio do prefeito Maurício, que tem se empenhado para incentivar o esporte amador no município e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleuza Molini Ormeneze”, agradeceu.
A próxima rodada acontece no dia 5 de maio, com a partida entre Sete Volta e Santa Mariana, às 19h40 na categoria Aspirante e às 21h10 na categoria Titular. No dia 6, as equipes AMR e Colorado se enfrentam nas duas categorias, as 14 e 16h.

Traficantes nas escolas: não podemos deixar de jeito nenhum

Rogério Antônio Lopes

O tráfico de drogas ilícitas invade todos os meandros da sociedade, indivíduos das mais altas castas até moradores de rua se vêem açambarcados pelo vício que potencializa a destruição de suas vidas e de todos que estão por perto, já houve casos de pais ficarem “aliviados” com a morte do filho, tal era o grau de indignidade e desumanidade a que a droga o havia lançado.
Crianças e adolescentes são pessoas em formação e com o caráter em fase de consolidação, por isso são as mais assediadas pelos traficantes: é mais fácil convencer alguém que ainda não tem um juízo formado.
Diante desse quadro a escola se apresenta, na visão do traficante, como um “terreno fértil” onde poderá plantar e colher “muitos frutos”.
Essa situação se agrava enormemente porque as famílias não tem estrutura na preparação do filho para esse enfrentamento, seja por ignorância ou por “falta de tempo” os pais acabam “achando” que a educação e algumas orientações devem ser ministradas pelos professores, eles não estão totalmente errados, só que nessa rota, várias iniciativas vão ficando a cargo dos traficantes, que sempre se aproximam como amigos e aos poucos ganham a confiança das crianças já fragilizadas pela falta de carinho e atenção dos pais e pela visão deturpada que tem dos organismos estatais, em muitos casos por falha desses próprios organismos: criança não teme traficante mas morre de medo da polícia.
O resultado desastroso desse panorama insensato e caótico, é de responsabilidade parcial dos pais, ou porque de alguma forma desviam seus filhos com seus maus exemplos ou fazem da polícia um “bicho-papão”.
É imprescindível que a criança e o jovem compreendam que a polícia é sua amiga, sempre pronta a ajudá-los, deve sim temer o traficante, este lhe causará grande mau.
Essa mudança de paradigma é fundamental na abordagem e na resolução dessa questão, é claro que a polícia também deve se abrir a esse novo modelo, acolhendo e recebendo as crianças com todo o carinho e desvelo.
Não basta o policial fazer palestra sobre drogas na escola é preciso que a criançada vá até a delegacia ou batalhão, e conheça o trabalho da polícia, sinta o ambiente e experimente a companhia saudável e amiga daqueles aos quais não deve temer, isso contribui decisivamente na mudança da sua compreensão.
Alguns projetos nesse sentido tem apresentado excelentes e imediatos resultados, porém, antes de qualquer coisa é preciso que os ambientes policiais e os próprios profissionais da segurança passem por uma “repaginação” contextual de suas posturas (isso depende do gestor da unidade), porque senão ao invés de causar uma boa impressão nas crianças a visita pode acabar tendo um efeito reverso.
Tem figura de policial que realmente mete medo e delegacias tão “agressivas e feias na questão ambiental” que os policiais não tem coragem de levar lá nem seus familiares.
Em casos assim é melhor que a palestra sobre drogas seja feita na escola mesmo, apesar de que em nível ambiental, algumas escolas não ficam muito longe das deprimentes delegacias.
Viram porque os traficantes levam vantagem ?

Rogério Antônio Lopes é delegado da Polícia Civil

Católicos formam mais 62 coroinhas

O padre Valdermir Granzotto de Moraes celebrou na Igreja Matriz de Santo Antônio da Platina a missa das 9h30 deste domingo, dia 29, com a instituição de 62 novos coroinhas. As crianças trabalharão na própria Matriz e nas capelas urbanas e rurais do município.

FONTE: Npdiário

Quando as crianças ficam impacientes na viagem. O que fazer?

Depois de um tempo na estrada, quando o gosto de novidade vai se desfazendo, as crianças começam a perder a paciência. Sem nada para fazer, só querem saber de chegar logo ao destino.
Os pequenos passageiros ficam perguntando “Ainda falta muito? Tá chegando?”. Então a viagem que deveria ser prazerosa do início ao fim pode se tornar uma fonte de descontentamento para todos. No carro, quando as crianças ficam ansiosas, muitas vezes os adultos entram no clima e não sabem como reverter à situação.
Uma característica das crianças é que elas não gostam de se envolver em atividades muito longas. Começam e param de fazer várias coisas. As crianças passam o tempo todo sentado e o espaço reduzido dos carros limita seus movimentos e causa desconforto. As paisagens aos poucos vão ficando repetitivas. E os mais novos, que ainda não estão na escola não têm a mesma noção de tempo dos adultos. Não sabem, por exemplo, a diferença entre uma hora e meia hora.
Algumas dicas que pode ser feita durante a viagem é fazer uma seleção de CDs de música infantil, especialmente as preferidas da criança e cantar em conjunto. Outro item é formar palavras com as letras dos carros e pedir que as crianças descubram os nomes de frutas, países e outros itens começados com determinadas letras.
Pode entreter as crianças tirando fotografias da paisagem e dos ocupantes do carro, isto também servirá de lembrança da viagem. As paradas a cada duas horas de viagem, pelo menos, são importantes não para o motorista descansar e esticar as pernas, mas também para as crianças. Postos bem equipados são alternativas atraentes para alimentação e distração e servem para quebrar o ritmo da inquietação.

Jacarezinho lança campanha de vacinação contra a gripe

A abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe, em Jacarezinho, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27, no Asilo São Vicente de Paulo. No município, 6.687 pessoas entre gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da Saúde e crianças com idade entre seis meses e dois anos devem tomar a vacina contra a gripe até o dia 25 de maio. A campanha do Ministério da Saúde deste ano reforça que a vacinação é para quem precisa de mais proteção, além de ser um direito assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Eduardo Quirino explicou que neste sábado, 28, treze linhas de atendimento serão deslocadas para a área rural do município para, além de garantir a prevenção contra a gripe, atualizar as vacinas. “As pessoas que moram no interior geralmente têm maior dificuldade de ir até os postos, então nós estamos desenvolvendo um trabalho específico para atender esta população”, completou.
Segundo Quirino, entre amanhã e segunda-feira pelo período da manhã, uma equipe estará fazendo a vacinação contra a gripe, hepatite B, tétano e febre amarela no Centro de Eventos. A partir da quarta-feira, 02, todos os postos de saúde de Jacarezinho já estarão aplicando a vacina contra a gripe.
No próximo sábado, 05, será realizado o Dia D da vacinação, no qual toda a estrutura da Secretaria de Saúde e de outros departamentos será disponibilizada para o atendimento. Também, equipes volantes percorrerão os bairros do município para vacinar pessoas acamadas, idosos, gestantes e crianças.
O diretor lembrou que a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% da população de cada grupo. Ao todo são 6.687 pessoas a serem vacinadas em Jacarezinho, dentre elas: 896 crianças de seis meses e menores de dois anos; 448 gestantes; 528 profissionais da Saúde e 4.815 idosos. “Esperamos que assim como no ano passado, possamos vacinar 100% do nosso público alvo”, concluiu.

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho


Casa da Cultura deverá ser aberta este ano

O diretor de Cultura de Santo Antônio da Platina, Carlos Alberto da Anunpciação, anunciou na última semana que a Casa da Cultura voltará a funcionar ainda este ano. Ele afirmou que mesmo sem verba federal ou estadual haverá a revitalização do espaço.
Interditado desde 2005 por problemas estruturais, o prédio da Casa da Cultura Platinense preocupa os moradores pelas inúmeras rachaduras em sua edificação.  Localizado na área central do município, o prédio é cercado por residências, comércio e pelas escolas Santa Terezinha e Sagrada Família, área de grande movimentação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local não oferece condições estruturais para funcionar até que seja reformado. No ano passado, Carlos Alberto Anunciação chegou a anunciar a reforma e reabertura da Casa da Cultura; entretanto, a falta de dotação orçamentária impediu a realização do projeto.
O diretor levou um projeto até a Secretaria de Estado. “Mesmo que isto falhe, a prefeita Maria Ana determinou que as melhorias sejam feitas na medida do possível”, enfatiza Carlos Alberto.

Vereador muda discurso e agora pede aumento de salário

Menos de seis meses depois de propor a redução da remuneração do vereador para um salário mínimo, Edson Cudik, o Dissão, (PSDB) agora já pensa em propor o subsidio mensal para mais de R$ 6 mil.
Atualmente o vereador recebe aproximadamente R$ 3.200 para os trabalhos desenvolvidos no Poder Legislativo. “O reajuste é necessário”, afirmou Dissão ao Jornal Tribuna do Vale recentemente.
Edson Cudik desde o começo da Legislatura sempre foi um parlamentar envolvido em polêmicas. No primeiro ano de mandato, ele e mais dois vereadores foram a Curitiba para a realização de um curso em Curitiba e apareceram nos noticiários por saírem de uma boate sem pagar a conta.

Escolinha de futebol recebe materiais de treinamento

O projeto de escolinha de futebol em Santo Antônio da Platina recebeu materiais de treinamento na última semana. A entrega foi realizada no Estádio José Eleutério pela prefeita Maria Ana Pombo e o diretor de esportes Jaime Sacco ao professor Adílson Luvane, o Gaúcho.
O diretor municipal de esportes explica que o projeto foi ampliado e inicialmente atende mais de 200 crianças. “Passaremos a contar com 22 atletas em cada categoria”, comenta. As categorias são divididas em 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Para o técnico Gaúcho serão colhidos bons frutos no projeto. “No último ano ficamos entre as quatro melhores equipes do Norte do Paraná numa competição que houve”, enfatiza.

Secretaria de Esportes interage com município do Norte Pioneiro

O assessor técnico da Secretaria Estadual de Esportes, Francis Bacon, esteve visitando nesta semana a cidade de Cambará. Esta é uma iniciativa do órgão de trabalhar em parceria com os municípios paranaenses nos projetos desenvolvidos para a população.
Durante a visita à Cambará, o assessor técnico esteve reunido com o prefeito José Haggi Neto, a Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Patrícia Vieira Pinheiro Machado, e o vereador Antônio Nucci, o Toninho Nucci. Eles apresentaram projetos desenvolvidos para a comunidade, entre eles o de atletismo que tem revelado talentos na cidade. 

Mais um Conselho Tutelar recebe veículo para trabalho

O Conselho Tutelar de São José da Boa Vista recebeu nesta semana um veículo e computadores para os trabalhos desenvolvidos pela entidade. O chefe regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Tomate, e a técnica Tânia Tunes entregaram os equipamentos.
“Trata de uma parceria da Secretaria juntamente com a Prefeitura de São José da Boa Vista, através do importante trabalho desenvolvido pelo prefeito Bona”, comenta Tomate. Os recursos destinados para a compra de veículos e equipamentos de informática em todo o estado, fazem parte de um total de R$ 13 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A administração desse fundo, destinado a melhorar a atuação dos 413 conselhos tutelares nos 399 municípios paranaenses, está a cargo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

Golpe do bilhete premiado em Santo Antônio da Platina

Um senhor de 59 anos foi lesado em R$ 2.500,00, na manhã desta terça-feira, 24, no centro de Santo Antônio da Platina vítima do “golpe do bilhete premiado”.
Ele afirmou que fora abordado por um casal o qual lhe ofereceu  uma recompensa de R$19.000,00 para que se dirigisse com até a agência bancária e recebesse o prêmio referente ao bilhete, entretanto, teria que antecipar R$2.500,00 aos estelionatários. Após os golpistas receberem o dinheiro da vítima, deixaram com ela um saco plástico contento, supostamente, o bilhete premiado como garantia receberia a recompensa e se evadiram.
A vítima ficou aguardando o retorno dos golpistas para receber a recompensa, todavia, após algumas horas esperando, verificou o conteúdo do saco plástico e constatou que continha somente um talão de notas promissórias.
Características dos criminosos: mulher de cabelo médio  castanho claro, 1,60m de altura, trajava calça jeans, blusa de cor clara. O homem  alto,  de cor branca, aparentado 50 anos de idade. Eles estavam em um veículo preto. Qualquer informação sobre os suspeitos ligue imediatamente para 190. Não precisa se identificar.

Vila Alves passa por ações de combate à dengue

A confirmação de dois casos de dengue pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) levou os agentes do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, a desenvolver um trabalho intensivo de combate a doença na Vila Alves, nesta quarta-feira, 25. Pelo período da manhã, os técnicos fizeram arrastão de limpeza nas residências e a tarde, foi realizado o fumacê nos arredores das residências dos moradores contaminados pelo mosquito Aedes aegypti.
O diretor do Departamento e coordenador do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, Luis Carlos Ferreira explicou que os dois casos de dengue foram confirmados na segunda-feira pelo Lacen. Um terceiro caso já foi comprovado pelo teste rápido e por um exame realizado num laboratório particular em Jacarezinho, e aguarda o resultado do Laboratório Central. Todos os infectados são moradores da Vila Alves.
“Os dois primeiros casos que surgiram foram importados porque os moradores viajaram a outra região, porém, o último provavelmente é autóctone, ou seja, adquirido dentro do município. Na semana passada fizemos o fumacê na Vila Alves, e hoje repetimos a operação em 13 quarteirões do bairro. Além disso, realizamos um arrastão de limpeza nas residências para aumentar a ação contra o mosquito”, destacou Ferreira.
Durante o arrastão, os agentes de combate à dengue encontraram muitos resíduos que podem acumular água nos quintais das residências. Para o supervisor de equipe, Milton Matias dos Santos, apesar de todo o trabalho de orientação ainda falta conscientização por parte da população.
“Aqui na Vila Alves, o maior problema está concentrado nos quintais das casas. Encontramos comumente pneus, recipientes plásticos, garrafas descartáveis e até tanquinhos de lavar roupa, nos quais foi detectada a presença de larvas”, completou.
Santos afirmou que os agentes vão retornar às residências onde os moradores não foram localizados. “Nas casas onde ninguém foi encontrado, nós não temos a permissão de entrar. Então, numa próxima data, provavelmente num sábado ou depois das 18h, nós estaremos retornando para dar continuidade ao trabalho de prevenção”, concluiu o agente.

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Médicos quererem estreitar relacionamento com Secretaria de Saúde

O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) esteve na última semana em Jacarezinho, onde visitou a nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia, recém-eleita. O deputado estava acompanhado por assessores e foi recebido pelo Dr. Ken Tokumoto, novo presidente da Instituição, bem como outros membros da nova diretoria administrativa e representantes do corpo clínico.
Lupion ouviu reivindicações dos representantes da Santa Casa e reafirmou o compromisso como representante da região em intervir de todas as formas a favor do desenvolvimento da saúde no Norte Pioneiro. Entre os assuntos em pauta, o funcionamento do Pronto Socorro, UTI, cirurgias eletivas e a qualidade no atendimento aos pacientes, e questões orçamentárias.
A nova diretoria está elaborando projetos e formalizando pleitos para que o deputado busque, junto à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), apoio político a estas reivindicações.
A reunião de pouco mais de uma hora marcou o início de uma nova gestão que, além de administrativa e clínica, deverá atuar também de forma política, no sentido de aproximar seus membros e melhorar o relacionamento com o Governo do Estado, com o objetivo de cumprir metas, buscar recursos e progredir na qualidade do atendimento hospitalar em Jacarezinho e no Norte Pioneiro. Entre os presentes ao encontro estavam os médicos Sérgio Emygdio de Faria, Nilton José de Souza, Dr. Heitor, Egle Vanzeli e o diretor da Santa Casa, Nelson Toloto.

FONTE: ASSESSORIA

Beneficiários do Peti visitam a CADD em Jacarezinho

Os beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) visitaram a Comunidade de Assistência aos Dependentes de Drogas (CADD), na sexta-feira, 20. Além de conhecer as dependências da instituição e a rotina dos internados em recuperação, os adolescentes acompanharam relatos sobre os males que o álcool e as drogas podem trazer para suas vidas.
O coordenador e ex-interno da CADD, Mario Augusto Molini Zanetti acompanhou os beneficiários do Peti no passeio e contou um pouco da sua trajetória até chegar à instituição. “A família tem papel fundamental para que os jovens não entrem no caminho das drogas e do álcool, e também na recuperação dos internos”, afirmou Zanetti.
Para a coordenadora do Peti, Sandra da Silva Guilherme Conti, o passeio foi muito importante para conscientizar os beneficiários do programa. “É de fundamental importância que eles tenham conhecimento sobre a destruição que estes males causam tanto para o dependente e sua família e, a possibilidade do tratamento da doença”, completou.
Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

ARTIGO: Tiro na balada

No final da semana passada um crime chamou a atenção na cidade de Cascavel-Pr, o ex-presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná (SRO), Alessandro Meneghel, foi preso acusado de matar o agente federal Alexandre Drummond Barbosa de 37 anos.
O fato ocorreu defronte a uma famosa casa noturna da cidade por volta das 03:30h da madrugada, várias pessoas estavam presentes e foi uma sorte nenhuma delas ter se ferido.
Cada vez mais as brigas, os tiros e as mortes tornam-se comuns nessas “baladas”. 
Com o passar dos tempos, o termo balada “regrediu” ao seu significado, que era um antigo gênero de poesia popular do norte da Europa, para lugar de diversão onde se ingere álcool e também ocorrem eventualmente agressões. Partem das ofensas verbais puras e simples até “tiros e metralhaços”.
Parece exagero mas não é, em uma rápida consulta no Google com o mote “tiro na balada” surgem mais de dois milhões de ocorrências, ou seja, tiro na balada já é coisa comum, queiramos ou não.
Esses crimes tomam expressão diferenciada na mídia em razão dos seus protagonistas, geralmente são pessoas “da sociedade” das quais, em tese não era de se esperar condutas dessa natureza.
Em Cascavel no mesmo final de semana houveram mais seis assassinatos, porém, nenhum deles mereceu o mesmo espaço ou destaque na mídia, será que as vidas tem valores diferentes ? será que uma vale mais que a outra ? 
Seria hipocrisia dizer que não, os homens jamais serão iguais e afirmar o contrário, embora “politicamente correto” não passa de sofisma barato digno dos mais incautos tabaréus.
O pior nisso tudo é que muitas pessoas não vão para as tais “baladas” para se divertirem, tem outros interesses, dentre os quais podem estar a agressão, os assassinatos e outras atitudes absolutamente ilícitas, essa tendência vem sofrendo significativo aclive nos últimos anos, tanto que não poucos pais, ficam em casa rezando até verem seus filhos chegarem vivos, e se julgam com sorte por não tê-los de volta em um caixão.
Qual a solução para esse “problema” em que as baladas estão se transformando ?
O caminho para reverter o processo está exatamente na mudança de perspectiva de quem vai a esse tipo de local, isto é, a balada é para diversão e ponto final, o difícil é colocar isso na cabeça de um (jovem e) teimoso, certamente dirá que “os mais velhos” não sabem do que estão falando e com ele não vai acontecer nada.
Ao pensar assim já aconteceu. Quando o jovem deixa de ouvir os mais velhos e equilibrados sempre há consequências, ou como ensina o adágio popular mas cheio de sabedoria: quando a cabeça não pensa o corpo (e os pais) padecem.

Rogério Antônio Lopes é delegado da Polícia Civil

Deputado solicita mais 100 técnicos para o IAP

Em discurso proferido durante a solenidade de inauguração do Quartel dos Bombeiros, ocorrida nesta sexta-feira (dia 20) em Jacarezinho, o deputado federal Abelardo Lupion (Democratas) pediu ao governador Beto Richa a contratação de pelo menos 100 novo técnicos para atuação em licenciamentos ambientais e no Programa de Regularização Ambiental (PRA), previsto no texto do Código Florestal que está com votação final marcada para a próxima terça-feira (dia 24) na Câmara Federal. “O Código trará segurança jurídica ao produtor rural, e cada estado da federação terá um papel importante na sua implementação. Isso aumentará de forma significativa a demanda por serviços nessa área”, disse o deputado.
Em entrevista, Lupion elogiou a iniciativa do governador, que anunciou a construição de uma nova sede para o IAP em Jacarezinho. A unidade, que tem jurisdição sobre 23 municípios do Norte Pioneiro, funciona de forma precária junto ao escritório da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAB). O órgão conta com apenas três servidores para o trabalho de campo na região. “O crescimento econômico do Estado depende da agilidade no Licenciamento Ambiental. É impossível fazer uma fiscalização adequada com um quadro tão reduzido de funcionários. O [Luiz] Tarcísio [Mossato Pinto, presidente do IAP] está fazendo milagre”, avalia o parlamentar.
O IAP vai construir sua sede em Jacarezinho em uma área de 5 mil metros quadrados, cedida pelo Município e localizada nas proximidades do Frigorífico Rajá (Rua Fernando Eugênio). A licitação para a construção da nova regional se encerra nessa segunda-feira (23) e prevê investimentos de R$ 1 milhão. O recurso para as obras é oriundo de oito meses de economia em diárias e combustíveis feita pelos próprios funcionários do órgão.
Outros serviços
Lupion lembrou que o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa, no início de abril, dois projetos de lei que definem as diretrizes da nova política ambiental do Paraná. "O propósito é dar ao Paraná instrumentos modernos e de fácil aplicação para avançar na conservação da biodiversidade”, disse o governador na ocasião. As leis fornecerão suporte ao programa Bioclima Paraná e deverão ser votadas antes da realização da Conferência Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
Um dos projetos prevê o pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais que efetivamente contribuam para a conservação da vegetação nativa, além do que já é determinado por lei. Para acessar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as áreas conservadas devem ser registradas em um cadastro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O outro projeto, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas, tem como metas a proteção das fontes naturais de água, redução dos gastos de energia, investimento em energias alternativas, captura de carbono, educação ambiental, ampliação da coleta seletiva de lixo, entre outras.
A Política Estadual sobre Mudanças Climáticas determinará que, em até dois anos, seja elaborado o Plano Estadual sobre Mudanças Climáticas, com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Paraná. “Como se vê, serão acrescentadas inúmeras atribuições ao Estado. A contratação de pessoal é fundamental para que as boas intenções do governador Beto Richa sejam postas em prática”, conclui Lupion.

FONTE: ASSESSORIA

Pavimentação asfáltica ainda é calamidade

“A malha asfáltica de nosso município está calamitosa”, afirmou o vereador de Santo Antônio da Platina, Gilson de Jesus Esteves, o Gil Martins, (PMDB) durante reunião da sessão da Câmara Municipal recentemente. Ele também já solicitou por diversas vezes a situação da usina de asfalto do município.
Passar por várias de Santo Antônio da Platina se torna uma missão complicada e difícil. São malabarismos que muitas vezes os motoristas precisam fazer para não cair em algum buraco pela pavimentação asfáltica de alguns locais. Para o vereador é preciso que o órgão responsável faça uma análise para verificar a real situação da malha asfáltica do município e faça melhorias para atender a população.

Iniciado projeto piloto de coleta seletiva em Ibaiti

A Prefeitura e a Cooperativa de Coleta Seletiva de Ibaiti Ltda. (Coopersoli) deram inicio ao projeto piloto de coleta seletiva de lixo para grandes geradores de resíduos sólidos. A coleta foi iniciada nesta terça-feira, dia 24, e as primeiras empresas a aderirem voluntariamente foram a Cacique Materiais de Construções e a Indústria de Compensados Sudati Ltda. A estratégia de parceria com essas empresas busca inibir a catação de lixo informal nas ruas da cidade e privilegiar a organização dos catadores em cooperativa.
O objetivo é expandir a coleta a todos os comerciantes que firmarem a parceria. O projeto implica na separação dos recicláveis, armazenamento em local adequado e doação direta para a cooperativa. As empresas comerciais e industriais geram grande quantidade de resíduos sólidos recicláveis, mais significativas que nas residências, e a legislação atual, de acordo com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), determina responsabilidade pela adequada destinação dos resíduos gerados durante as respectivas atividades.
A respeito desse assunto, o promotor de justiça da Comarca de Ibaiti, Ricardo Alessandro dos Santos, convoca os comerciantes ibaitienses para uma reunião que tratará justamente sobre a “Responsabilidade dos Geradores de Resíduos Sólidos”, na Casa da Cultura de Ibaiti, no próximo dia 10 de maio, a partir das 13h30.
Para o engenheiro de segurança do trabalho, da Sudati, Ney Carlos Carnasciali, a coleta seletiva é um instrumento muito importante no atual processo de desenvolvimento sustentável e de preservação ambiental: “Ao selecionarmos os resíduos sólidos para a destinação correta, nós reaproveitamos materiais que invariavelmente seriam despejados na natureza, causando poluição no meio ambiente. Entendo que toda a comunidade, além das empresas, deveria se comprometer e abraçar esse projeto que é muito importante para a preservação da natureza”, considerou.

FONTE: Informe Policial

Parceria com núcleo de Educação gera bons resultados

O professor Marcelo Mendonça, diretor executivo do Centro Educacional do Norte do Paraná (CENOPAR) destaca que a parceria com o núcleo tem sido importante e gera bons resultados.
Entre os objetivos é a democratização do ensino a distância em Jacarezinho e também na região. “Oferecemos diversos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, extensões, entre outros”, comenta Marcelo Mendonça.
Na oportunidade da reunião, a chefe do Núcleo de Educação, Silvia Regina de Souza, recebeu o diretor executivo do CENOPAR para selar a parceria. “É importante ações conjuntas entre as iniciativas públicas e privadas. Esta é um dos objetivos do Governador e Vice-governador”, comentou na época a chefe regional.
Para Marcelo Mendonça esta parceria tem possibilitado uma melhor integração entre os setores: público e privado. “Sempre estamos facilitando o acesso a cursos de qualidades para moradores de todo o Norte Pioneiro”, argumenta Mendonça.

Capacitação do CREF é importante para profissionais

O curso de capacitação do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF 9) foi destacado como importante para os profissionais da área. O “Dia de Ação” desenvolvido em Santo Antônio da Platina e contou com mais de 300 profissionais foi um sucesso em todos os segmentos de atividades que atuou.  
Durante os dias de atividades os profissionais tiveram capacitação de “Personal Training”, “Ginástica Laboral”, “Mini Vôlei”, “Futsal”, “Atividade para 3ª idade”, “Recreação Escolar”, “Organização e Marketing de academia” e “Musculação e treinamento de força”.
O conselheiro do CREF 9 no Norte Pioneiro, Jaime Sacco, destaca que o objetivo do curso foi alcançado. “Foi um evento gratuito e chegou ao seu objetivo que é auxiliar na melhora do desenvolvimento do profissional e desenvolvimento dele”, analisa Jaime. O profissional Rony Tschoeke destacou que a turma de Ginástica Elaboral foi muito participativa e interessada no assunto.
Durante o evento, o fiscal Alessander Simões explicou sobre as atividades que o Conselho Regional de Educação Física do Paraná vem realizando em todas as áreas do Estado. “Recebemos diversas denúncias sobre atividades desenvolvidas em todo o Paraná. Vamos até o local para fiscalizar e tomar as providências cabíveis”, enfatiza. Durante os dias de evento, o fiscal recebeu vários participantes para tirar dúvidas.

Aprovada Ficha Limpa em órgãos públicos em Jacarezinho

A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou em duas votações na noite desta terça-feira, 24, o Projeto da “Ficha Limpa” no órgão público Executivo e Legislativo municipal. Com esta aprovação, os funcionários nomeados para cargos em comissão não poderão ter a ‘ficha suja’.
A autoria é dos vereadores Edílson da Luz (PSDB), Luciane Aparecida Alves (PT), Maria Luiza Boberg (PMDB), Nilton José de Souza (DEM) e Wanderlei Amâncio de Morais (PSDB). No projeto num dos artigos está vedada a nomeação para os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, desde a decisão até o transcurso do prazo de oito anos. 

Projeto de piscicultura é desenvolvido nos municípios do G5

Para proporcionar uma alternativa de renda a produtores rurais está sendo implantado dentro do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia da Paranapanema – G5, um projeto voltado à piscicultura. Nos municípios de Jacarezinho, Guapirama e Joaquim Távora, a criação de peixes será feita em tanques escavados.
A presidenta do G5 e prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti afirmou que o projeto de piscicultura tem como missão acelerar o desenvolvimento na região. “Como os municípios de Ribeirão Claro e Carlópolis são alagados pela Represa Chavantes, já existe um trabalho com colônia de pescadores que cultivam viveiros em tanque-rede. Os demais municípios do G5 não estão alagados, então estamos buscando alternativas para os agricultores familiares e assim vamos desenvolver a piscicultura em viveiros escavados”, explicou a presidenta.
A primeira iniciativa do projeto foi uma reunião com o objetivo de identificar os produtores que têm interesse em criar peixes. De acordo com o diretor-executivo do G5, Rômulo Ribeiro Santana, será feito um mapeamento dos agricultores que tem potencial para estar desenvolvendo a atividade, através de visitas com os secretários municipais para avaliar se há condições na propriedade para o desenvolvimento do projeto.
“Além disso, já temos inscrito um projeto para aquisição de um trator esteira, uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira para realizar a abertura dos tanques. Inicialmente pensamos em trabalhar em cinco propriedades rurais por município, para posteriormente realizarmos a ampliação do programa”, destacou o diretor-executivo.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jacarezinho, José Antônio Costa disse que este projeto de piscicultura em tanque escavado é realizado através do Ministério da Pesca. “Nós temos cadastrados 65 produtores, e ele será uma fonte a mais de renda que vai proporcionar melhoria na qualidade de vida no campo. Uma das principais exigências para aderir a este projeto é ter a licença ambiental para que a área seja liberada para escavação”, acrescentou.
Segundo Costa, o desenvolvimento do projeto envolve toda a cadeia desde a produção, passando pelo manejo, até a venda final. “Já existe uma associação que será transformada em cooperativa em Carlópolis, onde será feito um frigorífico que vai atender toda a região do G5. A destinação do produto final será a merenda escolar e também o comércio”, finalizou o secretário.

Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

XII Maratona de Natação 2012 no Centro de Ciências da Saúde/UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná –UENP - realizou a XII Maratona de Natação 2012, no Centro de Ciências da Saúde – CCS – Campus de Jacarezinho, dia 18, às 20h. A organização da Maratona é dos alunos do 4º ano de licenciatura e bacharelado do curso de Educação Física e da professora Elaine Valéria Cândido Fernandes, das disciplinas de Organização em Educação Física Escolar e Legislação Esportiva.
O diretor do CCS, Prof. Dr. Fábio Antonio Neia Martini, abriu o evento parabenizando os acadêmicos e a professora Elaine pela iniciativa na realização da Maratona e pelo  incentivo ao esporte  e promoção da socialização por meio da prática de atividades aquáticas entre os alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia.
Participaram do evento, além dos acadêmicos do CCS e da professora Elaine, o diretor do CCHE Prof Antonio Carlos de Souza, a diretora do CLCA Profa. Luciana Brito, o coordenador do curso Educação Física Prof. Miguel Elias Brum, professores, coordenadores, vereador Wandinho, representantes da polícia militar, e  comunidade.
A maratona foi disputada em 4 raias: uma para o 1º, outra para o 2º e outra para o 3º ano do curso de Educação Física e uma raia para o curso de Fisioterapia. O primeiro lugar ficou com o 1º ano, concluindo 122 piscinas, o 3º ano ficou com o 2º lugar,  totalizando 113 piscinas, os alunos do curso de Fisioterapia ficaram em 3º lugar com 104 piscinas,  e em 4° lugar ficou o 2º ano com 104 piscinas, sendo critério de desempate entre ambas, o número de piscinas válidas no nado misto.
O prof. Dr. Fábio Antonio Neia Martini, diretor do CCS, disse que este ano tentou-se realizar uma nova proposta de maratona. A disputa ocorreria entre os cursos do Campus de Jacarezinho, mas esta forma ficou inviável, pois os alunos dos centros estavam em período de avaliação na data em que a maratona ocorreu. Conforme o diretor, “em contato com algumas atléticas ficou pré-definido que vamos negociar uma nova data para uma disputa entres as mesmas no Campus de Jacarezinho e se possível entre todas as atléticas da UENP, em uma data a ser confirmada”. O diretor Fábio frisa ainda que “a Maratona foi um sucesso devido à grande organização da Profa. Elaine e dos acadêmicos do 4º ano do CCS-UENP”.

Fonte: ASSESSORIA

Beto reafirma compromisso com pré-candidatos democratas

Os pré-candidatos do Democratas a prefeito de Santo Antonio da Platina e Jacarezinho, Pedro Claro de Oliveira Neto e Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Dr. Sérgio), receberam do governador Beto Richa (PSDB) a garantia de que podem contar com seu apoio em relação às eleições municipais de 7 de outubro. O compromisso foi reafirmado durante a solenidade de inauguração do Quartel dos Bombeiros de Jacarezinho, ocorrida na sexta-feira (dia 20), quando o governador anunciou uma série de investimentos no Município.
O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) articulou o encontro entre Richa e os dois pré-candidatos de seu partido. “A manifestação do governador já foi externada antes, mas sempre há aqueles que duvidam. Tanto Pedro Claro quanto Dr. Sérgio trabalharam pela eleição de Beto Richa e terão a retribuição do governador em suas campanhas”, disse o deputado. Beto é candidato à reeleição em 2014 e terá como principal obstáculo a sua pretensão uma candidatura petista. Esse é outro motivo que leva o governador a ter interesse na eleição de prefeitos dos partidos que compõem sua base de apoio na Assembleia, entre eles, o Democratas.
VicesEm Jacarezinho a vaga de vice-prefeito na chapa de Dr. Sérgio está reservada ao PSDB. Segundo João Naime, coordenador político dos deputados Lupion, as conversas com a direção do partido está bastante adiantada. Um dos nomes cotados é o do empresário José Carlos Molini, que esteve no palanque na inauguração dos Bombeiros, juntamente com Pedro e Abelardo Lupion. Molini manteve conversa com o governador e com Dr. Sérgio.
Pedro Claro de Oliveira Neto (Democratas), por sua vez, está bastante satisfeito com os arranjos partidários e os apoios que vem conquistando, razão pela qual está confiante. Em Santo Antonio da Platina também não há definições em relação à vice, que entretanto deverá sair de um dos partidos aliados ao governador.

FONTE: ASSESSORIA LUPION

Diversos pedidos de Hermas Junior estão sendo atendidos pelo governador

Na visita do governador em vários municípios da região do Norte Pioneiro, Beto Richa anunciou investimentos para suprir as demandas dos agricultores da região do município de Jacarezinho com a entrega de quatro resfriadores de leite, entrega de calcário e 20 mil litros de óleo diesel, solicitados pelo deputado Hermas Junior. O município deve ganhar ainda, uma nova sede do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pois na ocasião foi aberta a licitação para a construção da nova sede.
Os tanques de resfriamento de leite vão beneficiar os produtores rurais que atuam na atividade leiteira e foi solicitado pelo parlamentar em junho do ano passado, depois de ter visto a necessidade destes produtores de acondicionar a sua produção, aumentando a qualidade do seu produto e melhorando a cadeia produtiva de leite da região.
“Os tanques vão melhorar a produção leiteira, que podem realizar o resfriamento em suas propriedades, assim como ira melhorar a organização da produção aumentando as condições de trabalho e renda de todo o setor”, diz o deputado. De acordo com informações do Seab da Regional de Jacarezinho, os tanques de resfriamento serão utilizados pelas comunidades dos bairros Cachoeira, Ouro Grande, Vila Real e Campo Experiência, dois deles tem capacidade para 600 litros de e os outros dois para 1mil litros de leite, beneficiando 13 produtores diretamente e 30indiretamente. Os investimentos são de  R$ 42mil.
Para a recuperação da trafegabilidade das estradas rurais, serão investidos R$ 40 mil em óleo diesel destinados para o projeto de recuperação da trafegabilidade das estradas rurais. Os trechos onde serão empregados perfaz um total de 9,5 KM da estrada Ouro Grande e sua lateral. “Investindo na melhoria das estradas rurais oferecemos boas  condições da trafegabilidade, o que colabora na geração de renda e qualidade de vida dos agricultores”, declarou Hermas. Ainda foram anunciados a entrega de 30 mil em calcário que serão distribuídos em duas partes de 187,5 Toneladas e  entregues a 70 produtores.  
Na ocasião, foi inaugurada anova sede do Corpo de Bombeiros em Jacarezinho com investimentos de mais de R$1,3 Milhão do fundo Estadual de Corpo de Bombeiros do município e anunciado a construção da nova delegacia e a nova unidade do Instituto Médico Legal no município.
Ainda na visita aos municípios do Norte Pioneiro, Richa anunciou mais pleitos do Deputado Hermas Junior, entre a construção da nova delegacia em Ribeirão do Pinhal, conclusão da sala de raio-x do Hospital Dr. Lincon Graça em Joaquim Távora,  que deve funcionar em breve, 61 toneladas de superfosfato para adubar o solo e  autorização para licitação para recapeamento asfáltico. Os assessores Esmael Carvalho e Bruno Dutra representaram o deputado Hermas Junior na visita do governador pelos municípios de Jacarezinho, Joaquim Távora, Wenceslau Braz.

FONTE: ASSESSORIA

FOTO SOCIAL - Asheley

A pequena Ashley Maria Costa Morais completa 3 anos no próximo dia 25 de abril. Ela é filha da jornalista Andréia Costa e do empresário Marcelo Morais de Santo Antônio da Platina. Os pais e familiares desejam felicidades a criança nesta data querida.

Definida tabela da Copa AMUNORPI

A sexta edição da Copa AMUNORPI iniciará no primeiro final de semana de maio com a participação de 14 equipes. A mudança do calendário esportivo foi pelo fato das eleições municipais que ocorrem neste ano.
As equipes estão divididas em quatro grupos que jogarão entre si em turno e returno dentro das suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados se classificam para a fase seguinte, até decidir o campeão.
Campeões
Criada em 2007 como uma iniciativa para integrar através do esporte os 26 municípios que compõem a entidade, a Copa Amunorpi se consolidou como a principal competição do futebol regional. Naquele ano, o título do campeonato foi dividido entre as equipes de Siqueira Campos e Andirá. Em 2008 Figueira ficou com o título ao derrotar na final a representação de Tomazina. No ano seguinte foi a vez de Siqueira Campos se sagrar campeã ao derrotar Figueira. Em 2010 as posições se inverteram com Figueira ficando com o título e Siqueira Campos com o vice-campeonato. No ano passado, Figueira conquistou o tri ao vencer Jacarezinho na final.

06 de maio – 1ª Rodada
Grupo A:
Figueira  x Santana do Itararé
Grupo B:
Jacarezinho x Japira
Grupo C:
Jaboti x Guapirama
Jundiaí do Sul x Siqueira Campos
Grupo D:
Wenceslau Braz x Andirá
Quatiguá x Conselheiro Mairinck

Receita Estadual realiza Blitz para fiscalizar IPVA em atraso

Funcionários da Receita Estadual e policiais militares, realizaram na manhã desta terça-feira (24), na rua Rui Barbosa, no Centro de Santo Antônio da Platina, blitz para fiscalizar veículos com IPVA em atraso.
De acordo com o auditor fiscal da Receita Estadual, Vidal de Figueiredo, a fiscalização foi para conscientizar e orientar os donos de veículos com a documentação vencida. Segundo o auditor, nenhum veículo foi detido durante a fiscalização. No entanto, àqueles com o IPVA em atraso foram notificados para o pagamento imediato. No local, em uma unidade móvel da Receita Estadual, as guias eram geradas para o pagamento durante o expediente bancário. A fiscalização também foi realizada em outras cidades do Norte Pioneiro. A Receita Estadual deve apresentar um balanço oficial das notificações, nesta quarta-feira (25).

FONTE: Luiz Guilherme Brandani

Região ainda sofre com espaço para artes visuais

Um levantamento divulgado pelo Jornal Gazeta do Povo na última semana demonstra que os espaços para artes visuais como museus ainda é uma realidade para os grandes centros. Os dados retirados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) apontam que a taca de museus localizados em capitais é de 30,5%.
Apenas Jacarezinho recebe anualmente exposições de arte. A cidade faz parte do roteiro do Salão Paranaense de Artes Plásticas. Por conta dessa tradição, o município tem hoje três locais disponíveis com infraestrutura considerável para receber mostras de arte, entre elas, as do programa Museus Paraná. De acordo com a prefeitura, a cada ano a etapa do Salão Paranaense acontece em um espaço diferente, e, por isso, a cidade buscou melhorias para os dois anfiteatros e transformou um hotel em museu.
Em Santo Antônio da Platina, na mesma região, não há museus ou salas disponíveis para receber as mostras itinerantes. Conforme o secretário municipal de Cultura, Carlos Alberto da Anunpciação, a intenção é transformar, ainda em 2012, um imóvel que pertence ao município em um Centro Histórico, e preparar o lugar para receber obras de arte.

Com informações da Gazeta do Povo

Ribeirão Claro apresenta vários projetos voltados ao esporte

O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício, juntamente com a Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Cleuza Molini Ormeneze, e o Presidente da Câmara, Carlos Henrique Molini, o Kalé, demonstraram nesta segunda-feira, 23, que o município desenvolve vários projetos voltados à prática de esportes para a população.
Eles receberam na cidade o assessor técnico da Secretaria Estadual de Esportes, Francis Bacon, que conheceu alguns dos projetos desenvolvidos no município. “Esta iniciativa é do secretário Evandro Rogério Roman que pretende estreitar os laços entre a Secretária de Esportes e os projetos que são realizados nos municípios”, enfatiza Francis Bacon.
Cleuza Molini Ormeneze destacou que no próximo mês estão previsto para iniciar em Ribeirão Claro atividades de vôlei para a terceira idade, atletismo, skate, jiu jitsu, muay thai. O presidente da Câmara, Carlos Henrique Molini destacou as atividades que o município vem realizando com as duas escolinhas de futebol, uma na cidade e outra no patrimônio de Três Corações. “Eles treinam com bastante empenho e já realizaram partidas fora da cidade com bons resultados”, comenta Kalé. 
Para o prefeito a visita do assessor técnico foi muito positiva. “Poderemos demonstrar as várias atividades desenvolvidas em Ribeirão Claro e ter ótimas parcerias para a comunidade ribeirão-clarense”, argumenta Geraldo Maurício.

Uma semana para final da entrega do imposto de renda

Os contribuintes precisam ficar atentos com o prazo de declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012. A entrega das declarações vai até o dia 30 de abril. A Receita espera receber 25 milhões de documentos este ano.
O contador Sebastião Cláudio da Silva, da empresa RuralCom de Santo Antônio da Platina, alerta que é preciso ficar atento para não deixar para a última hora. “Anualmente muitas pessoas deixam para declarar o imposto no final de abril, aí pode acontecer algum erro e ser prejudicado”, enfatiza.
A declaração pode ser apresentada pela internet ou nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. A multa mínima para o atraso é R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido. Pela internet, o usuário deve baixar um programa para declarar e outro para transmitir o documento, o Receitanet.
É obrigado a declarar o IR quem teve rendimentos tributáveis de mais de R$ 23.499,15 em 2011 ou rendimentos isentos acima de R$ 40 mil. Também declara quem possui bens acima de R$ 300 mil no total, entre outras situações. Os interessados em tirar mais dúvidas ou fazer sua declaração pode entrar em contato com o escritório RuralCom pelo telefone (043) 3534-3839 ou no Palácio dos Comércios, sala 601, na área central de Santo Antônio da Platina.