Secretaria de Assistência Social presta serviço especializado à população em situação de rua



Em Pinhais, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferta atendimento especializado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, buscando construir um espaço de acolhida, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, além de priorizar a reconstrução de suas relações familiares.

No Creas é ofertado dois serviços para essa população: o Serviço Especializado de Abordagem Social e o Serviço Especializado para pessoas em situação de rua.

O Serviço de Abordagem Social realiza a busca ativa no território, ou seja, os profissionais vão até os locais onde estas pessoas permanecem para iniciar os atendimentos, buscando resolução de necessidades imediatas, promovendo a inserção nos serviços da Assistência Social, como também de outras políticas públicas que se façam necessárias. Essa busca também é importante para a identificação e mapeamento da incidência de pessoas em situação de rua do município.

Durante as Abordagens Sociais, os educadores sociais e a equipe técnica do Creas, além da entrega do lanche, buscam estabelecer vínculo com as pessoas em situação de rua, levantar suas necessidades, objetivando o melhor aceite dos serviços por parte destes, principalmente em relação ao retorno familiar ou na impossibilidade desta opção, oferta-se o Acolhimento Institucional, visando a proteção destas pessoas e auxiliando no processo de saída das ruas.

O Serviço Especializado para pessoas em situação de rua tem como finalidade assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, fortalecimento de vínculos familiares para construção de novos projetos de vida.

Neste serviço oferta-se atendimento técnico individual e em grupo; documentação pessoal; encaminhamentos para saúde, educação, trabalho, cursos; guarda de pertences; higiene pessoal; troca de roupas; acesso a benefícios socioassistenciais; Acolhimento Institucional, etc.

Segundo a Semas, a articulação com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é muito importante, pois muitas dessas pessoas apresentam dependência química, condição esta que acaba dificultando a saída da situação de rua.

Também se procura restabelecer os vínculos familiares fragilizados, fazendo contato com os parentes, buscando possibilidades de retorno familiar, quando isso é viável é feito o recâmbio (passagem) para o município de origem.

O acolhimento Institucional é ofertado nos casos em que os vínculos familiares estão rompidos e somente se for a vontade da pessoa atendida.

A Semas possui também o serviço do Plantão Social que funciona de segunda a domingo, das 17h às 8 horas, inclusive em feriados, a fim de intervir em caráter excepcional para interromper imediata e momentaneamente situações de risco social, até que se efetive o atendimento no CREAS. Importante salientar que o Plantão não atende situações em que a pessoa necessite de atendimento médico (desmaios, crises agressivas, traumas físicos, etc), nesses casos deve-se acionar os serviços de emergência da Saúde.

O trabalho em grupo com esta população, que acontece no CREAS, busca contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, promovendo ações para a reintegração familiar e comunitária e a construção de projetos de vida.

Assegurar o acesso às Políticas Públicas a essa população é fundamental, pois as pessoas em situação de rua, individualmente ou em grupos, são produtos da profunda desigualdade social, que marca a sociedade capitalista e sofrem diversas formas de violência, como estigmas, preconceito, violência, racismo por parte do Estado e da sociedade, que as criminalizam e as culpabilizam por sua condição.

 Quem é considerado população em situação de rua?

Segundo a Política Nacional para a População em Situação de Rua, considera-se população em situação de rua, o grupo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou interrompidos e a inexistência de moradia convencional regular. Além de utilizar as ruas e áreas degradadas como espaço de moradia e sustento, de forma temporária ou permanente.


FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Aeroporto de Maringá recebe base da Polícia Federal



O Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior recebeu uma base da Polícia Federal. O Núcleo de Polícia Aeroportuária (NPAER) fica no piso superior e está operando com um agente permanente no local. Ele também circula entre os passageiros no Terminal de Embarque do Aeroporto, em trabalho preventivo


Foi uma das etapas cumpridas para a internacionalização do aeroporto maringaense. “É uma solicitação antiga”, explica o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende. “A Polícia Federal é responsável pela segurança dos aeroportos públicos no Brasil. E vai inibir criminosos, evitando ações como contrabando e tráfico de drogas, por exemplo”. 

Entre as ações do NPAER estão verificar documentação, fiscalização, inspeção, procedimentos de imigração, segurança da aviação civil, simulações de acidentes e combate a crimes. Também são realizadas ações integradas com outros órgãos, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), outras polícias, Receita Federal, administração do Aeroporto, entre outros. A Polícia Federal informa que está preparada até para atender casos de terrorismo. 


A Polícia Federal também terá papel importante quando for implantado o Terminal de Cargas. “Maringá já é ponto de entrada e saída do território nacional. Temos o código de imigração aqui na cidade Só falta procedimento burocrático para começar a operar voos internacionais”, informa a PF. 

O Terminal de Cargas está em processo de homologação na Receita Federal. O projeto já foi aprovado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e agora aguarda a aprovação da Receita Federal. 

ARRECADAÇÃO - O Terminal de Cargas intermediará o transporte pelas companhias aéreas e realizará procedimentos como triagem, recebimento, preparação, embalagem, distribuição e entrega de mercadorias, entre outros. De importação e exportação. A Receita Federal cuidará dos procedimentos de carga e a Polícia Federal de imigração. 

O Terminal de Cargas colaborará para aumentar o faturamento de empresas maringaenses, atração de novos negócios, geração de empregos e a arrecadação de impostos pela Prefeitura.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Plantio de Mudas em Siqueira Campos


 

Nesta manhã de quinta-feira, 28, aconteceu uma ação de plantio de mudas na Avenida dos Pinheiros.


- O projeto foi desenvolvido inicialmente pelo CMEI Prof. Patricia Nascimento da Silva, onde foi trabalhado o plantio de pinhões e o cuidado para formação das mudas. Os próprios alunos que participaram do cuidado e formação das mudas foram participar do plantio.


- Com essas mudas já desenvolvidas, em parceria com o Departamento de Meio ambiente, foram plantadas no canteiro principal da avenida, que é representada por pinheiros, sendo a Araucária o símbolo do Paraná e também presente na bandeira do nosso município.




- Espera-se que a população contribua para com o cuidado dessas mudas que foram plantadas juntamente com outra espécie ornamental e de pequeno porte e que seja possível resgatar a beleza do local, valorizando espécies nativas importantes para a arborização do município.

Sertaneja realiza “Batalha de Rima”



O município de Sertaneja realiza no próximo domingo, 1, a “Batalha de Rima”. O evento está programado para iniciar a partir das 14 horas na Pista de Skate no Conjunto Jardim das Flores.

O prefeito Jamison Donizete ainda lembra que haverá apresentação do grupo de capoeira Maculelê de Cornélio Procópio juntamente com os alunos Projeto Espaço Infância e Projeto Pipa de Sertaneja e Paranagi. Também acontecerá apresentação do grupo de skatistas de Cornélio Procópio. Apresentação de jovens talentos, a presença do Powered DJ e a batalha de rimas.

Crianças que se vacinarem irão concorrer uma bicicleta



No sábado dia 30/04 acontecerá o D da vacinação contra gripe e sarampo no município de Barbosa Ferra. E iremos SORTEAR uma LINDA BICICLETA INFANTIL para as crianças que se vacinarem 🚲👼🏻💉✅


O sorteio será realizado na terça-feira na Secretaria de Saúde.


Também iremos vacinar nesse sábado além das crianças de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário e policiais.


#SaúdeEmAção

#BarbosaFerrazSegueEmFrente

Prefeito Neto Haggi em busca de recursos em Brasília

 

O prefeito Neto Haggi do município de Cambará participou nessa semana da XXII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento teve mais de 8 mil participantes que tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e novas ações sustentáveis e econômicas para os municípios. Durante o evento, o prefeito Neto Haggi esteve em busca de projetos e investimentos para o seu município. Numa das reuniões ele participou com o deputado federal Pedro Lupion.

Prefeito Flávio Zanrosso em busca de recursos em Brasília

 

O prefeito Flávio Zanrosso do município de Tomazina participou nessa semana da XXII Macha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento teve mais de 8 mil participantes que tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e novas ações sustentáveis e econômicas para os municípios. Durante o evento, o prefeito Flávio Zanrosso esteve em busca de projetos e investimentos para o seu município. Numa das reuniões ele participou com o deputado federal Pedro Lupion.

Dia da Educação: rede municipal de Maringá é referência



A educação de Maringá é referência para o Brasil em qualidade e metodologia de ensino. No 28 de abril, Dia Mundial da Educação, há metas cumpridas e avanços para comemorar. A cidade conquistou nota de 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, a maior entre os maiores municípios do Paraná e superior à média nacional, que é 5,9. Os investimentos na rede municipal não param. São mais de R$ 140 milhões investidos em construção e reformas de unidades escolares desde 2017. 


Em outra frente, o município trabalha constantemente na ampliação do ensino integral, que já abrange 73% das unidades de ensino. Com isso, a cidade já ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação que estabelece que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024. 

Além disso, a rede municipal aposta em uma metodologia que alia, entre outros pilares, tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo. Em parceria com o Sebrae, a prefeitura tem ampliado a oferta de oficinas de Educação Empreendedora para os alunos. Até 2024, a meta é que a iniciativa esteja presente em 100% das escolas municipais. 

Na tecnologia, os estudantes têm acesso aos notebooks que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Em 2019 a Prefeitura de Maringá disponibilizou notebooks para uso dos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de educação. Cada unidade de ensino recebeu 37 notebooks, em um total de 1.885 aparelhos e atendimento a cerca de 1,8 mil educandos.

Além disso, com os eixos temáticos voltados para a sustentabilidade, a rede municipal de Maringá atua fortemente na educação climática e na formação de cidadãos que possam contribuir para um mundo consciente. A cidade é a maior signatária do projeto “Escolas pelo Clima”, que reúne instituições de ensino em todo o Brasil comprometidas com ações voltadas para a preservação do meio ambiente. 

“São muitas ações e iniciativas que, com certeza, resultam nos altos índices que comprovam a qualidade da educação de Maringá. Vamos continuar em busca de mais conquistas e avanços, preparando a melhor formação para os nossos quase 40 mil alunos”, destaca a secretária de Educação, Tania Periotto.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

19ª Regional realiza reunião com Farmacêuticos

 

Após dois anos a 19ª Regional de Saúde realizou nessa semana uma reunião com os farmacêuticos dos 22 municípios de sua abrangência. O Diretor da Regional Marcelo Nascimento explica que a intenção é o alinhamento com a Farmácia Estadual, CAF e os municípios. “É a primeira reuniãobpresencial após dois anos. São medidas que afetam diretamente a população para melhoria constante do atendimento”, finaliza Marcelo Nascimento.

Santo Antônio da Platina completa três dias sem pacientes internados pela Covid 19.



Após aproximadamente  dois anos de  pandemia causada pelo Coronavírus- Covid 19, Santo Antônio registra hoje, 28 de abril de 2022 o terceiro dia sem pacientes internados.


A data é significativa  pois indica superação  da pandemia. "Pela primeira vez, não temos pessoas com quadros graves da covid-19, reflexo de todo o bom atendimento dos nossos profissionais de Saúde e da massiva vacinação " comemora o prefeito Zezão.


Em 2021 o pronto-socorro municipal chegou a ter 07 pacientes em uso de respiradores, devido a total ocupação da capacidade dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional do Norte Pioneiro e do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Santo Antônio da Platina reduziu em 99% a necessidade desses leitos e hoje são ativos leitos de UTI para Covid 19 conforme a necessidade diante de casos graves. Os dez  leitos de UTI instalados no Hospital Regional do Norte Pioneiro passarão a atender os casos graves em geral vindos dos leitos de enfermaria.


Mesmo diante da positividade da ausência de pacientes internados pela Covid19, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os números de leitos ocupados sofrem alterações diárias sendo necessário alguns cuidados pela população.” Para manutenção desses índices negativos de pacientes internados é  fundamental  que todos continuem com cuidados de isolamento de sintomáticos e procurem auxílio médico em casos de sintomas de Covid-19, além de manter em dia as doses de reforço da vacina”segundo orienta a secretária de saúde Gislaine Galvão.


Segundo Gislane, o município possui até o momento 93.500 doses aplicadas, entre 1° e 2° doses e doses de reforço. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Vila Ribeiro, Santa Terezinha, Álvaro de Abreu, Vitória Régia e na Casa da Vacina.


FOTO: ARQUIVO DA INTERNET

FONTE: ASSESSORIA

Nilton Stein e Serginho Marques parabenizam 75 anos da APP Sindicato

 

Os vereadores Nilton Stein e Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques, destacaram nessa semana os 75 anos da APP Sindicato. O Professor Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves esteve na sede do Poder Legislativo na última segunda-feira, 25, à convite do vereador Nilton Stein. Ele ressaltou sobre a defesa da valorização dos profissionais da área e em defesa da educação com qualidade.


Foto: Redes Sociais do vereador Nilton Stein

Reforço 18º BPM incorpora cinco novas viaturas para as operações da ROTAM na região

 

Cinco novas viaturas vão integrar às operações que o 18º Batalhão de Polícia Militar desenvolve nos municípios de sua área de jurisdição. A apresentação dos novos veículos aconteceu na manhã desta quinta-feira (28) na sede do órgão, em Cornélio Procópio, e contou com a presença do prefeito Amin Hannouche e dos deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Evandro Araújo (PSD). Uma das viaturas servirá às ações da sede da corporação.

     Os veículos, marca Chevrolet , modelo S10 4x4, serão utilizados nas operações da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas). “São veículos que certamente serão muito úteis por aqui para que possamos ter um veículos a mais e, eventualmente, na hora da necessidade, poder empregar uma tropa a mais e oferecer um suporte à segurança pública em toda nossa área”, destacou o comandante do BPM, major Jeferson  Busnello, ao receber a viatura que ficará no quartel.

     “É, na verdade, uma ampliação no número de viaturas que vão servir muito bem ao nosso 18º Batalhão. Foi uma luta, como na prefeitura, onde os recursos nunca são suficientes para fazer tudo o que se deseja. Por outro lado, temos o prazer enorme quando o governo reconhece a importância do nosso batalhão no contexto do estado e permite que o município e a região sejam premiados com novas viaturas”,  destacou o prefeito Amin Hannouche em sua fala durante a solenidade.

     O deputado Romanelli também destacou a importância dos novos veículos para o trabalho da PM. “São veículos que vêm para fortalecer a ação de todos os policiais no trabalho que realizam”, destacou o deputado. O desafio agora, segundo ele, é a construção no município de um novo quartel para atender às operações do batalhão da PM. “Já estamos nas tratativas  com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para conseguir a construção dessa nova sede do BPM”, finalizou. (Comunicação/Prefeitura)

    


FONTE: PREFEITURA DE CORNÉLIO

Caputo entrega homenagem aos trabalhadores da saúde

 

Profissionais da área da saúde receberam na noite de segunda-feira, 25, uma singela homenagem pelo Dia Estadual de Valorização dos Profissionais de Saúde. A proposta aconteceu pelo deputado estadual Michele Caputo e ocorreu na Assembleia Legislativa do Paraná.

“O evento proposto por mim teve como objetivo prestar uma singela homenagem aos trabalhadores da saúde, valorizar esses profissionais que são fundamentais para nossa sociedade. Obrigado pela presença de todos, seguirei sempre firme em meu propósito de defender a saúde e a ciência”, destaca Michele Caputo.

Reformas de Escolas e Estações Ferroviárias terão investimentos de aproximadamente R$ 520 mil


A Prefeitura Municipal de Jacarezinho está licitando reformas em cinco Escolas e nas duas Estações Ferroviárias - Vila Setti e Marques dos Reis. O edital da Tomada de Preços nº 10/2022 foi publicado nesta quarta-feira (dia 27) e prevê investimentos de até R$ 522 mil reais nessas obras. Passarão por reformas as Escolas Maria Tereza Quevedo, Diná Tereza, as creches Nona Panichi, Maria Salete, além das Estações.

O credenciamento das empresas interessadas pode ser feito até às 8h30 do dia 17 de maio de 2022.


Serviço:

A abertura da Licitação ocorrerá às 9h00 do dia 17 de maio de 2022.

Informações Complementares: Os interessados em retirar o referido Edital, deverão solicitá-lo ao Departamento de Compras, Licitações e Contratos do Município de Jacarezinho, Estado do Paraná, via e-mail (licitacao@jacarezinho.pr.gov.br) Fone (43) 3911-3018 ou no site pelo endereço https://www.jacarezinho.pr.gov.br/licitacao/?idModalidade=4 sem nenhum custo por parte do solicitante. 

Local da Licitação: Prefeitura Municipal de Jacarezinho – Sala de Reuniões do Departamento de Compras e Licitações - Rua Cel. Batista, 335 – Jacarezinho/PR.



FONTE: PREFEITURA DE JACAREZINHO

Castro intensifica ações para combater mosquito transmissor da dengue



A Secretaria Municipal de Saúde de Castro, por meio da Vigilância Sanitária, vai realizar de 2 a 6 de maio, pela terceira vez no ano, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) no Município. O mosquito é responsável pela transmissão do vírus da dengue. A ação será realizada pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) devidamente identificados.

O número de residências visitadas em cada bairro é definido pelo Ministério da Saúde e para qualidade da amostra, a coleta das larvas é realizada em quarteirões alternados. Após análise das larvas coletadas, é possível mapear as áreas do município com maior ocorrência de focos do mosquito e criadouros predominantes, priorizando as estratégias de combate nestes bairros, como aplicação de inseticidas ou larvicidas além da orientação da comunidade para monitoramento constante em suas residências.

 

Atuação

No primeiro bimestre, foram realizadas 21 mil visitas pelos Agentes Comunitários de Endemias, vistoriando imóveis e orientando a comunidade na eliminação de materiais que possam acumular água. Quinzenalmente, ocorre a fiscalização de pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, ferros velhos, com aplicação de inseticida a cada dois meses.

Nos casos de dengue notificados como suspeitos ou confirmados, além da visita para acompanhamento dos sintomas do paciente e entrevista de mapeamento, é realizada a vistoria e aplicação de inseticidas numa área aproximada de nove quarteirões no perímetro da residência.

Conforme o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), entre agosto de 2021 até a segunda semana de abril deste ano, foram registrados dois casos de dengue em Castro - ambos curados, sem a necessidade de internamento hospitalar, não havendo casos ativos confirmados no município até o momento.

Considerando que em cidades vizinhas a evolução do número de casos confirmados é preocupante, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância do apoio da população no combate ao mosquito transmissor da doença, intensificando as ações de controle de proliferação, realizadas durante todo o ano pelo setor. “É preciso que todos tenhamos o cuidado necessário em evitar criadouros do mosquito em casa ou nos estabelecimentos comerciais”, ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde, Ramon de Mello.

 

Cuidados

Para evitar criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem manter o quintal limpo, não deixar água parada e recolher o lixo, mantendo as lixeiras e caixas d’água tampadas, pneus cobertos e colocar areia nos vasos de plantas. Também não deve ser jogado lixo em terrenos baldios, construções e praças. Os munícipes devem ainda permitir o acesso dos Agentes de Controle Epidemiológico na residência ou estabelecimento comercial.



FONTE: PREFEITURA DE CASTRO

Medianeira recebe Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher



Foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) o lançamento e assinatura do convênio da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em parceria com a Secretaria de Saúde de Medianeira e Secretaria de Saúde de Missal, para permanência da unidade nos municípios.

O prefeito Antonio França e a secretária de Saúde Rosangela Fiametti Zanchett estiveram presentes na solenidade que contou com a presença

do diretor Regional do SESC PR Emerson Sextos, conselheiro efetivo da Fecomércio Carlos Nascimento, representando o presidente da Fecomércio Darci Piana, o conselheiro da Fecomércio Danilo Tombini, autoridades locais, secretários municipais, servidores, vereadores, os gerentes executivos do Sesc Medianeira Guilherme Masson Vital, Cascavel Luiz Langoski e Foz do Iguaçu Osiel de Souza da Silva, o gerente executivo do Senac Medianeira Sérgio Figueiredo e o chefe de instrução do TG Sargento Nunes.

A unidade móvel realizará exames de mamografia e citopatológicos (preventivo) gratuitamente, e contará com uma equipe multiprofissional formada por duas técnicas de radiologia, uma enfermeira, uma técnica em atividade e um auxiliar administrativo.

O prefeito França destacou a importância do diagnóstico precoce. “Precisamos conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, estimular a busca por estes exames que são disponibilizados durante todo o ano na rede pública de saúde, diagnóstico precoce salva vidas, ações como esta vem para somar ao trabalho realizado pelas equipes de saúde”.

A unidade móvel ficará em Medianeira no período de 29 de abril à 27 de maio. Para realizar os exames é necessário fazer o agendamento nas Unidades de Saúde, sendo necessário o Cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência.



FONTE: PREFEITURA DE MEDIANEIRA

Reforma e ampliação na Escola Municipal Geralda Chaves Tiradentes



A secretaria de Educação informa que está em andamento a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Geralda Chaves Tiradentes, no Terezópolis. Está sendo feita reforma e a construção de refeitório e nova cozinha na instituição, com recursos próprios. As obras vão contemplar toda a comunidade escolar: alunos, servidores, professores, pedagogos e diretoria.


FONTE: PREFEITURA DE ROLÂNDIA

Finalizadas as 13 esculturas de pássaros em Arapongas



Segundo o artista plástico, Cleir Ávila Ferreira Júnior, nesta quinta-feira, 28, foi finalizada a 13ª escultura de pássaro – a Araponga da rotatória da Avenida Maracanã com extensão da Avenida Arapongas; próxima à Igreja Santo Antônio. Localizadas em locais estratégicos, as obras representam uma espécie de pássaro, e foram instaladas em sua rua de referência. A proposta teve como principal intuito fortalecer o histórico do município, reconhecido como a “ Cidade dos Pássaros”. “ Concluímos a 13ª escultura. Um trabalho detalhado e que mostra espécies diferentes, retratando a história de Arapongas”, disse Cleir.

As esculturas têm entre 2 e 3 metros, além de adornos de galhos. Entre as 13 peças estão: quatro Araponga; um flamingo; um pavão; um gaturamo; um rouxinol; duas andorinhas; uma gralha azul e duas araras vermelhas. O artista citou ainda que outras três estão em desenvolvimento, sendo elas: uma nova araponga na Praça das Bandeiras; uma águia na entrada do Conjunto Águias e uma seriema, na Vila Araponguinha. A entrega desta nova etapa deverá ser feita até junho, segundo Cleir.



FONTE: PREFEITURA DE ARAPONGAS

Prudentópolis realiza entrega de equipamentos eletrônicos para a APAE

 

A Prefeitura de Prudentópolis entregou nessa semana equipamentos eletrônicos (tablets, celulares, impressora, fogão, armário, liquidificador, entre outros...) para a APAE do município. O investimento foi de aproximadamente R$ 50 mil através de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Leandre.

Proerd 2022 tem aula inaugural em Marechal Rondon



A edição deste ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) teve sua aula inaugural realizada na tarde desta terça-feira (26), em Marechal Cândido Rondon. A instrução ocorreu na turma do 5º ano da Escola Municipal Antônio Rockenbach, no Bairro Botafogo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, neste primeiro semestre o projeto contempla 340 alunos das turmas de 5° ano das escolas municipais Ana Paula, Antônio Rockenbach, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, Érico Veríssimo; Costa e Silva e São Roque, respectivamente do interior; e dos colégios Cristo Rei e Martin Luther, da rede privada.

Para o segundo semestre a finalidade é estender o Proerd para dez escolas, ampliando o conhecimento a outros 320 estudantes. Desta maneira, o projeto contemplará todo o município.

O secretário de Educação, Fernando Volpato, destaca a preocupação do prefeito Marcio Rauber com o desenvolvimento do projeto, retomado em nível municipal no ano de 2017.

O programa consiste em dez lições ministradas pela policial militar Joselaine de Oliveira, uma vez por semana em encontros com uma hora de duração. Ao término das lições, uma formatura marcará o encerramento do projeto, com reconhecimento aos alunos, e participação de pais e da comunidade.

 

Convênio

O município realiza um convênio com a Polícia Militar, com isso um policial instrutor Proerd transmite o conhecimento aos estudantes. A prefeitura atua em todas as fases do projeto, abrangendo organização, compra de livros, camisetas, organização da formatura, entre outros.

Estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Fernando Volpato, e de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa; vereador Soldado Sauer; equipe da Escola Antônio Rockenbach; policiais Larisa e Joselaine.



FONTE: PREFEITURA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Campo Mourão realiza 1º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres



A administração municipal de Campo Mourão realiza na tarde desta terça-feira (26), o 1º Fórum de Políticas Públicas para Mulheres. O evento conta com a presença de representantes da Secretaria da Mulher de Londrina e da Assistência Social de Cascavel.

A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan, explica que o objetivo do evento é referendar as representantes governamentais e eleger as representantes não governamentais que vão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no município.

“O intuito é defender, discutir e propor políticas púbicas para o público feminino. Temos mulheres sofrendo violência doméstica e por isso atualizar essa legislação foi um grande avanço do município, agora complementado com o Conselho”, disse a secretária.

A vice-prefeita, Fátima Nunes, também participou da abertura do evento, realizado na Casa da Música. “Temos várias líderes da comunidade presentes que nos ajudam a discutir ações, formar o novo conselho e trazer sugestões muito importantes no que se refere ao papel da mulher”, ressaltou a vice-prefeito, ao destacar várias ações da gestão municipal voltadas às mulheres em várias secretarias.



FONTE: PREFEITURA DE CAMPO MOURÃO

Prefeitura e Conselho realizam a Conferência Municipal de Educação 2022



A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria da Educação e do Conselho Municipal de Educação, realizou nos dias 18 e 19 de abril, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022, que teve como tema “inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

  A abertura do evento aconteceu na noite do dia 18, no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, e a sua conclusão no dia 19, na Escola Municipal Augusto Staben.
Participaram da solenidade de abertura, o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; a secretária da educação, Simone Ferrarini de Souza Milek; o vice-presidente da Câmara Municipal, Felipe Veiga e a representante do Núcleo Regional de Educação - Área Metropolitana Norte, Débora Zanchettin. Também estiveram presentes demais vereadores, gestores de toda a rede municipal, estadual e particular de ensino, professores, servidores públicos, comunidade escolar, comunidade local, representantes de movimentos sociais, conselhos da educação e demais convidados. 
A secretária da educação, Simone Ferrarini de Souza Milek, destacou que o objetivo geral da Conferência foi de mobilizar o poder público, os segmentos educacionais, setores sociais, entidades e demais interessados em contribuir para a melhoria da educação, com vistas na promoção de um diálogo franco e aberto. O prefeito Bihl Zanetti fez questão de parabenizar todos os participantes que se dispuseram a discutir as questões relativas a educação do município, com a apresentação de propostas de melhorias por meio dos debates da Conferência. 
Durante a abertura, houve apresentações culturais de artistas campinenses que transmitiram a essência do tema da Conferência. Apresentaram-se a cantora gospel, Luzia Aparecida de Avelar Fabiano, que interpretou à capela o Hino Nacional e o Hino do Município; e o artista plástico, Gabriel Arthur Kleber Silva, que retratou o movimento de estudos e discussões dos eixos temáticos com pintura em tela.
  A palestra com o tema da CONAE 2022, foi ministrada pelo professor Frank Duarte, que também conduziu a dinâmica de apresentação das propostas dos eixos temáticos.
Também aconteceu a eleição dos delegados para a Conferência Estadual e a plenária final. 

Fotos: Diego Tiller/PMCGS

CLEBER REASSUME COMANDO DA PREFEITURA DE BELTRÃO



       Na tarde desta quarta-feira (27) o prefeito Cleber Fontana reassumiu a titularidade na Prefeitura de Francisco Beltrão. Nas últimas duas semanas o vice-prefeito Antonio Pedron ficou no comando do Executivo em função da licença de Fontana. Durante o ato de posse Cleber agradeceu pelo trabalho realizado pelo vice-prefeito com o apoio de todos os colaboradores da administração municipal.  

      “Ficamos muito tranquilos porque a prefeitura ficou em boas mãos. O Pedron acompanha e participa das nossas atividades no dia a dia, por isso está ao par de tudo que está acontecendo”, relata o prefeito. Pedron por sua vez agradeceu mais esta oportunidade de comandar os trabalhos na prefeitura. “Nestas duas semanas todo o trabalho teve continuidade e a oportunidade também consiste num importante aprendizado devido a grandeza da nossa prefeitura e do nosso município”, relata Pedron.

Prefeitura de Tibagi estuda ações de emergência para o combate à dengue



A Prefeitura Municipal de Tibagi segue com os esforços para o combate à dengue no município. Nesta quarta-feira (27), uma reunião de secretários estudou possibilidades emergenciais que podem auxiliar na eliminação de focos dos mosquitos por toda a cidade.

No dia 27 de novembro de 2011, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realizou o dia D de combate à dengue no município com uma blitz informativa na sede de Tibagi. No dia 29 de novembro as ações foram realizadas no interior e no dia 30 nas escolas municipais.Tibagi terá Dia D de combate à dengue (https://www.tibagi.pr.gov.br/noticias/tibagi-tera-dia-d-de-combate-a-dengue)Após a confirmação dos primeiros casos e do aumento dos casos em 2022, as ações se intensificaram. Com apoio da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, a vila São José recebeu a pulverização de veneno para combater o mosquito Aedes Aegypt que transmitem a dengue no dia 10 de março de 2022.Saúde de Tibagi realiza ação de combate à dengue na vila São José (https://www.tibagi.pr.gov.br/noticias/saude-de-tibagi-realiza-acao-de-combate-a-dengue-na-vila-sao-jose)A partir do dia 11 de março, a equipe da saúde visitou todas as escolas do município em uma ação específica para combater a dengue. As orientações junto as crianças são muito importantes para que elas também ajudem aos pais dentro de casa no combate ao mosquito.Saúde de Tibagi orienta crianças nas escolas sobre o combate à dengue (https://www.tibagi.pr.gov.br/noticias/saude-de-tibagi-orienta-criancas-nas-escolas-sobre-o-combate-a-dengue)O trabalho das agentes comunitárias de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) se intensificaram a partir dessa data com visita nas casas dos tibagianos na sede. Desde o dia 14 de março até o dia 08 de abril, a Secretaria de Saúde definiu um cronograma de visita das ACS e ACE em todos os bairros do município. Essas datas serviam para a população ficar atenta com as visitas das profissionais e facilitar a liberação de entrada para averiguar se os locais não possuíam nenhum foco da doença.Saúde de Tibagi divulga mutirão de eliminação de focos da dengue nos bairros (https://www.tibagi.pr.gov.br/noticias/saude-de-tibagi-divulga-mutirao-de-eliminacao-de-focos-da-dengue-nos-bairros)Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de TibagiFotos: João Pedro Agostinho & Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi

Chegam Caixas d’água de Programa Estadual em Rio Azul

 

Nesta quinta-feira, 28, chegaram em Rio Azul as caixas d’água do Programa “Caixa d’Água Boa” do Governo do Estado. Recentemente o prefeito Leandro Jasinki esteve na no Palácio Iguaçu assinando o convênio que irá beneficiar 30 famílias.

Serão disponibilizadas para as famílias todo o material necessário para a instalação como Caixa d’água, tubulação, madeira, pallets e mil reais. A ação é uma iniciativa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e da Sanepar.

A Companhia de Saneamento do Paraná disponibiliza uma caixa d'água de 500 litros e um kit de instalação. A pasta oferece subsídio financeiro de R$ 1.000,00 para viabilizar a instalação do kit e também o treinamento de como fazê-la.

Grupo "Alegria de Viver" retoma atividades



As atividades físicas do grupo da terceira idade “Alegria de Viver” de Terra Boa foram retomadas nesta segunda-feira (25), após ficarem dois anos paralisadas devido a pandemia.

De acordo com a Coordenadora do centro de convivência Sueli Bovo, as atividades serão todas segundas e quartas-feiras a partir das 8:00 horas da manhã no Cecon. Podem participar todas as pessoas acima de 60 anos, para algumas regiões da cidade a Prefeitura disponibiliza ônibus para o transporte. 

“A alegria expressada em cada rostinho com o retorno das atividades após o período de isolamento social era notório”, destacou a Secretaria de Assistência Social Rose Moura.
Assessoria de Imprensa PMTB

Novo veículo para a Assistência Social de Jardim Alegre


 

A Prefeitura Municipal de Jardim Alegre Através da Secretaria de Assistência Social adquiriu um novo veículo para auxiliar na realização das atividades diárias.

A aquisição do veículo veio pelo Fundo Nacional de Assistência Social, através da emenda do Deputado Federal Reinhold Stephanes Junior, o veículo foi adquirido no valor de R$ 93.900,00 (noventa e três mil e novecentos reais).
A Prefeitura Municipal Jardim Alegre juntamente a Secretaria de Assistência Social agradece, ao Deputado Estadual Reinhold Stephanes Junior, ao Vereador Agnaldo Alves Bueno e a toda Câmara dos Vereadores.
A aquisição desse veículo é destinada a Secretaria de Assistência Social que vai economizar com a manutenção mecânica de automóveis antigos e também prezar pela segurança dos colaboradores na hora de servir aos interesses da população.

Programa Compra Londrina vence prêmio InovaCidade 2022


 

Inscrito pela Prefeitura Municipal de Londrina, o Programa Compra Londrina está entre os vencedores do 9º Prêmio InovaCidade 2022. A entrega da premiação mais importante de cidades inteligentes da América Latina será realizada em São Paulo, no dia 24 de maio, durante a abertura oficial do Smart City Business Brazil Congress 2022.

O prêmio foi concedido pelo Instituto Smart City Business America, uma associação que reúne governos e grandes empresas de tecnologia e consultoria em Smart Cities em prol da troca de conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras. Multinacionais como Siemens, Cisco, Qualcomm e Huawei; órgãos governamentais, como a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de São Paulo; e entidades não governamentais como a Organização das Nações Unidas (ONU) integram o Instituto Smart City Business America.

A Prefeitura Municipal de Londrina concorreu entre 96 projetos, onde apenas 24 cidades brasileiras foram premiadas com iniciativas em todas as áreas da administração pública. Entre elas, os segmentos de compras governamentais, saneamento básico, IOT, segurança pública, mobilidade urbana e governos digitais.

O Compra Londrina foi inscrito como uma estratégia de retomada econômica de Londrina no pós-Covid-19. O programa funciona por meio de uma aliança entre a Prefeitura de Londrina, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  e Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL). Ao conceder o prêmio, a entidade considerou que ao combinar transparência e gestão de licitações como mecanismo de estímulo às empresas (especialmente pequenas), o Município de Londrina ressignificou o potencial de uma licitação. “Uma smart city é aquela que aplica inteligência em compras públicas”, afirmou a entidade.

“Especialmente em um momento de dificuldades econômicas, as compras locais tem se mostrado uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento da cidade, ao mesmo tempo, em que aprimora as compras públicas. O Compra Londrina é um programa que, apesar dos resultados alcançados até agora, tem potencial de crescer ainda mais e é nisso que estamos investindo nossos esforços”, declarou o secretário de Gestão Pública da Prefeitura de Londrina, Fábio Cavazotti.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu com grande alegria a informação do prêmio InovaCidade 2022 para o Compra Londrina. “Londrina vive um grande momento e este programa se tornou um grande ativo da cidade, que serve para atrair mais empresas, gerar empregos e renda, e faz com que o dinheiro circule mais tempo na cidade”, afirmou. “Parabéns a todos da Secretaria Municipal de Gestão e os parceiros Acil, Sebrae e Observatório de Gestão Pública de Londrina”, completou.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA