Mandado de prisão por desacato

Por volta das 12h de sexta-feira (28/03/2014), Policiais Militares prenderam um jovem de 18 anos, na Rua Espírito Santo, em Ribeirão do Pinhal.
Os PMs realizavam patrulhamento de rotina pela referida rua quando avistaram dois rapazes suspeitos em frente à residência de um indivíduo que já foi preso por tráfico de drogas.
Foi realizado abordagem, porém nada de ilícito foi encontrado eles, mas na averiguação dos documentos constatou-se que um deles estava com mandado de prisão preventiva, sendo então encaminhado para a Delegacia de Polícia de Ribeirão do Pinhal enquanto o outro jovem foi liberado.
Ainda em Ribeirão do Pinhal, por volta das 18h20min de sábado (29/03/2014), em patrulhamento pela Avenida Silveira Pinto, a equipe PM visualizou um veículo transitando na contramão de direção. A equipe tentou abordar o condutor, mas o mesmo não acatou aos policiais e iniciou uma série de infrações de trânsito colocando em risco a integridade dos pedestres e também dos demais ocupantes do veículo, inclusive seu filho de seis anos de idade.   
Assim que foi abordado, o homem de 41 anos de idade, que estava visivelmente embriagado proferiu diversos xingamentos e ameaças aos policiais, sendo então preso e encaminhado para a Delegacia de Ribeirão do Pinhal. Ele responderá por desacato, embriaguez ao volante e ameaça e seu veículo que estava com pendências administrativas foi apreendido e encaminhado ao Pelotão PM de Ribeirão Pinhal.    

FONTE: Polícia Militar


Jovens devem realizar alistamento militar

Jovens devem realizar alistamento militar



Os jovens jacarezinhenses do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 devem comparecer a Junta de Serviço Militar (JSM), ao lado da Prefeitura Municipal para realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. Em Jacarezinho a JSM espera o alistamento de aproximadamente 400 jovens. Mas destes 400 alistados, apenas 50 servirão no Tiro de Guerra 05/007, o restante é dispensado nas primeiras fases.
O jovem deve comparecer na JSM com Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original (RG), Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), duas fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone).
Obrigatoriedade
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro.
A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

Prefeito Fred atende população



Como faz todas as semanas desde que assumiu a prefeitura, o prefeito Fred Alves (PSC) realizou recentemente, mais uma tarde de atendimento à população. Disposto a ouvir os procopenses, o prefeito recebeu reivindicações, pedidos e elogios à sua administração. “Um administrador que realmente quer alcançar a população que mais precisa com seu trabalho, deve ouvi-la de perto. Por isso, abro as portas da prefeitura todas as sextas-feiras e estou sempre disposto a ouvir o que a população tem a me dizer”, disse.  O primeiro atendimento começou com a moradora da Vila Nova, Sandra Aparecida Geraldo, que pediu ao prefeito agilidade na distribuição de terrenos para a população. “Assim como a Sandra, muitas pessoas me procuram para solicitar um terreno ou o direito a uma casa popular; estamos trabalhando para regularizar os lotes próximos a Iguaçu, que não estavam legalmente regulares para entrega e ainda ampliar a área de loteamento público para atender nossa população”, respondeu.
Além da moradora da Vila Nova, o prefeito Fred recebeu o mesmo pedido dos procopenses Lena de Souza, Maria das Dores de Moraes, Rosangela Lopes Leite Fernandes e Nilson Geraldo de Souza. Outros atendimentos como o de Ângela Machado, que estava com o marido Joel Oliveira, foram encaminhados para os departamentos e secretarias competentes para atendimento imediato. Ângela, que é servidora pública, solicitou ao prefeito analise de seus direitos para ter licença prêmio. Ela foi encaminhada para o Recursos Humanos. O proprietário de dois veículos de transporte coletivo, Valdovir Justino, queria saber a data do processo licitatório de transporte escolar. O prefeito Fred, encaminhou seo Valdovir para se informar sobre os procedimentos legais com o diretor de licitações, Edmar Calovi. Já o primeiro pedido de emprego foi feito pela Maria de Lurdes Luquini, que foi orientada a procurar a Agência do Trabalhador e já será encaminhada para um novo trabalho. Também a procura de emprego, João Batista dos Reis, foi incentivado a procurar a Agência do Trabalhador. O último atendimento do dia foi do morador da Vila Independência, Sérgio Augusto Silva, que pediu para o prefeito Fred, atenção especial ao asfalto daquele bairro. (Comunicação / Prefeitura)
 Ibaiti sedia etapa do Fórum Paranaense de Acessibilidade do CREA-PR

Ibaiti sedia etapa do Fórum Paranaense de Acessibilidade do CREA-PR



Uma nova etapa do Fórum Paranaense de Acessibilidade será realizada no próximo dia 02 de abril em Ibaiti, no Norte do Estado. O evento é realizado pelo CREA-PR, atendendo a uma solicitação da Associação Regional Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (AREA), e acontece a partir das 19h no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel, aberto à participação de toda a comunidade.
Na programação, o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, fará a abertura e o assessor para assuntos de Acessibilidade da entidade, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, apresentará o Programa de Acessibilidade do CREA. Em seguida, às 19h30, o engenheiro civil Rogério Gilioli, presidente da AEAANP - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro -  ministra a palestra intitulada “Acessibilidade em Espaços Públicos Urbanos”.
Muitos desafios a enfrentar
O presidente da AREA, engenheiro civil Antonio Vincenzi, diz que as expectativas para o evento são as melhores possíveis, com a previsão de reunir um expressivo número de participantes, destacando que a presença do prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, já está confirmada. “Temos muito a realizar em nossa cidade que, por sua característica de topografia acidentada, de um modo geral apresenta muitos obstáculos à acessibilidade”, avalia Vincenzi. Ele adianta também que logo depois da realização do Fórum de Acessibilidade a AREA pretende apresentar à Câmara de Vereadores um projeto que prevê adequação das calçadas da cidade, feito juntamente com a Secretaria de Obras do município.
A engenheira agrônoma Silvana de Oliveira, conselheira do CREA em Ibaiti, reforça a importância do evento e o convite à toda a comunidade. “Com o Fórum queremos mostrar a importância de se estar atento a essa questão, mobilizando a sociedade para discutir e propor as melhorias necessárias”, reflete. Ela espera a participação de representantes de diversos setores da comunidade, como estudantes, empresários, comerciantes, professores, diretores de escolas e membros do poder público.
Serviço
Fórum de Acessibilidade em Ibaiti
Início: 19h no Espaço Cultural Dini de Moura Fadel ( Rua Antonio de Moura Bueno, 836) Entrada gratuita.
Realização: Prefeitura de Ibaiti, CREA-PR, APEA-CP, AEANP, ANPEC, AREA, AEBAN

Missa de Ação de Graças inicia comemoração de aniversário em Jacarezinho



Uma Missa em Ação de Graças na Catedral Diocesana de Jacarezinho marcou o início das comemorações de aniversário de 114 anos do município. O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, participou da celebração juntamente com funcionários do Poder Executivo e o vereador Ricardo Toneti.
“Quero abençoar vocês que estão trabalhando diariamente pelo bem estar da comunidade. Que Deus esteja sempre guiando o caminho de todos vocês, desde o mais alto ao mais baixo cargo”, abençoou o Padre Alex durante a Santa Missa.
O prefeito convida a toda a população para participarem dos eventos que acontecerão durante toda a semana em vários seguimentos. “Estamos trabalhando diariamente para formar uma base sólida em nossa cidade, pois temos que investir na infraestrutura”, argumenta. A Secretaria Municipal de Educação organizou a programação.

Programação:

01/04 – Terça-feira
20h30min- Baile Beneficente para a eleição da Miss Jacarezinho – na AABB – Animação Banda OZ.
02/04 – Quarta-feira ás
07h30 : Hasteamento dos Pavilhões em frente a Prefeitura Municipal.
09h00 : Desfile Cívico na Rua Paraná
14h00 : Final da Copa Jacarezinho de Futebol – Categoria Infantil – Esportiva
16h00 : Final da Copa Jacarezinho de Futebol – Categoria Adulta – Esportiva
03/04 – Quinta-feira ás 20h00 – Teatro – Apresentação do Professor Gabriel – CAT
04/04 – Sexta-feira ás
17h00 : Liga Regional de Voleibol – Etapa masculina com a participação da equipe de Jacarezinho – Santo Antonio da Platina
20h00 : Cinema ao ar Livre – Praça Rui Barbosa.
05/04 – Sábado
19h30 : Ore por Jacarezinho, Ame Jacarezinho – Cine Iguaçú
20h00 : Orquestra Sinfônica de Curitiba – CAT
06/04 – Domingo
09h00 : Encontros de Bandas e Fanfarras – Praça Rui Barbosa
15h00 : 28° Corrida Rústica – Largada em frente do Colégio Estadual Rui Barbosa
11/04 – Sexta-feira ás 19h00 – Abertura dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Municipal – Ginásio de Esportes
20/04 – Domingo ás 09h00 – Rua de Lazer – Vila Scylias
20/04 – Domingo ás 14h00 – Início do Campeonato Amador Regional – Esportiva
27/04 : Domingo ás 09h00 – Torneio de Truco – Vila Setti

Lançado Curso de Libras em Siqueira Campos



Buscando inovar e dar oportunidade de atualização e qualificação, o Departamento de Educação de Siqueira Campos, lançou na ultima quarta feira dia 26 de março um curso de Libras que é a Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a lei 10.436 de 24 de abril de 2002, LIBRAS é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil. O curso foi aberto para toda comunidade e conta com a participação de 130 pessoas entre professores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência auditiva. Os participantes foram distribuídos em quatro turmas que terão uma aula por semana. Este curso foi criado a partir de uma demanda levantada pelos próprios professores para que se possa dar um atendimento especializado aos alunos com deficiência, uma vez que o município tem turma especializada, além de alunos inclusos e este curso proporciona ao profissional a qualificação e o conhecimento de técnicas que vão facilitar a interação e a comunicação entre os alunos com deficiência, os professores e também com os demais alunos, buscando o melhor aproveitamento do conteúdo. O curso contará com a participação do jovem Erfem Rugres, deficiente auditivo que domina a comunicação através de libras. As aulas terão início em abril, com duração de 120 horas-aula, incluindo atividades em sala e extra classe. No conteúdo da formação, serão aplicados conhecimentos sobre as estruturas gramaticais, o vocabulário inicial e a cultura surda sinalizada. 
No ano passado o município já teve uma experiência positiva com o curso de libras quando a escola Ana Montanha Cézar ministrou este aprendizado para quarenta pessoas e devido ao sucesso e a procura por novas turmas a idéia foi levada por parte da direção da escola a Diretora Municipal de Educação Cristina Ortiz e o prefeito Fabiano Lopes Bueno que entenderam a importância e viabilizaram a criação do curso para todo o município. O prefeito tem na educação uma das prioridades de sua administração e não mede esforços para buscar investimentos e qualificação visando melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos. Libras é uma língua de modalidade visual-gestual, não estabelecida através do canal oral, mas através da visão e da utilização do espaço. A utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda que, ao ser popularizada a linguagem de sinais, garante-se ao surdo a possibilidade de reconhecimento e legitimação desta forma de comunicação, desprezando qualquer forma de padronização, de comportamento ou tentativa de normalização do sujeito surdo. A aula inaugural contou com a participação da primeira dama do município Luciane da Luz Bueno que representou o prefeito municipal.

FONTE: ASSESSORIA
Caps promove gincana entre pacientes

Caps promove gincana entre pacientes



No período de 25 a 27 deste mês, o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps – atendimento voltado à Saúde Mental) de Jacarezinho, promoveu a VI Gincana entre pacientes. A brincadeira teve o objetivo de proporcionar confraternização entre os usuários do serviço, trabalhar a convivência em equipe, além da articulação com a comunidade através da prova de arrecadação de produtos de higiene. Também foram realizadas provas esportivas e culturais propostas pelos próprios pacientes.
Os produtos arrecadados – escolas e pastas de dente, palitos, lixas de unha, sabonetes e outros – serão utilizados nas atividades diárias do Caps e nas oficinas terapêuticas de Beleza e Auto Cuidado. Os sabonetes serão doados às entidades assistenciais da cidade.

O Caps de Jacarezinho fica na rua Heraclio Gomes, 468, e é coordenado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro.
Os funcionários agradecem a colaboração da população de Jacarezinho, em especial dos alunos do 1º e 2º ano do curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), que atenderam ao pedido de uma funcionária e fizeram doações de vários produtos.

FONTE: Gladys Santoro

Patrulha do Campo está em Tomazina



O prefeito de Tomazina Guilherme Cury (PSD) destacou nesta semana que o projeto “Patrulha do Campo” já está atendendo em Tomazina. A intenção é que sejam conservados mais de 40 km de estradas rurais do município. Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes.
A melhoria das estradas rurais também é importante para garantir a trafegabilidade, fundamental para o bom funcionamento do transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde, lazer e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Com crédito barato, ex-garçom realiza sonho do negócio próprio



A experiência do empresário Márcio Rogério Cardoso de Morais, de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, é uma demonstração de como o acesso a crédito de baixo custo ajuda a realizar sonhos dos pequenos empreendedores. Após trabalhar durante muitos anos como garçom, maitre e barman, ele decidiu abrir o próprio negócio.
Em dezembro de 2013, Márcio solicitou um financiamento da Fomento Paraná, uma instituição financeira do governo estadual, para adquirir um freezer, uma máquina para assar carne, além de prateleiras, chapas, coifas e panelas para montar marmitas. Com o financiamento, ele criou o Disk Marmitex Daimar. “Hoje acordo feliz e vou dormir feliz”, afirma Márcio. O empresário, que trabalha desde os 12 anos, disse que sem o crédito da Fomento Paraná não seria possível realizar o sonho de ter um negócio próprio.
Também foi importante a experiência que teve na capital paulista, onde viveu por 34 anos e chegou até a ser gerente de restaurante. “Faltava coragem para ser meu próprio patrão, de começar algo meu. Dava medo que não desse certo”, disse ele.
AUMENTO NAS VENDAS - Em Cornélio Procópio, que tem pouco mais de 50 mil habitantes, Morais encontrou o apoio que faltava: o crédito barato. “Se não fosse a Fomento Paraná eu não tinha iniciado esse empreendimento”. Para dar início ao negócio, ele alugou um espaço para montar a cozinha e revender as marmitas. Em pouco mais de dois meses, as vendas passaram de trinta refeições para mais de cem por dia.
“Fiquei até mais jovem. Consegui matricular meu filho em uma escola particular e hoje o meu dia-a-dia é muito mais prazeroso”, conta o empreendedor de sorriso fácil. O disque-marmitas já formou uma clientela fixa e o empreendedor planeja os próximos passos.
EMPREGOS - “Como o negócio deu certo e tem um público fiel, agora vou alugar a loja ao lado e abrir uma mercearia e um restaurante, para comercializar os produtos e as refeições aqui mesmo”, conta o rapaz, que contratou quatro funcionárias desde que abriu a empresa.
A mais nova contratada é a Maria Josefa dos Santos, que trabalhava como doméstica e agora tem emprego de cozinheira com carteira assinada. “Gosto muito de cozinhar e aqui é o lugar certo pra mim. Hoje estou mais tranquila, no lugar que eu gosto”, resume a trabalhadora.
DESENVOLVIMENTO — A Fomento Paraná é uma instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Paraná, que atua por um modelo de crédito produtivo orientado para oferecer linhas de crédito de baixo custo para atender aos empreendedores de micro, pequeno e médio porte e projetos especiais.
Em três anos a instituição firmou mais de 7.750 contratos com esses empreendedores, o que representa R$ 360 milhões em recursos que circulam na econômica, promovendo a geração de emprego e renda e o desenvolvimento, principalmente nas pequenas cidades.
As linhas de financiamento possuem taxas de juros que variam de 0,51% ao mês a 1,07% ao mês. Podem ser financiados valores a partir de R$ 300 até R$ 3 milhões, de acordo com a capacidade de cada empreendedor. Os recursos devem ser usados para aquisição de máquinas, equipamentos, para obras de reforma ou ampliação ou ainda para capital de giro associado.
Para ter acesso a essas linhas de crédito é preciso entrar em contato com um agente de crédito no município, por meio das prefeituras, agências do trabalhador ou associações comerciais. E ainda por telefone (41) 3883-7000 ou por meio do portal institucional www.fomento.pr.gov.br. Lá é possível fazer uma simulação do financiamento e encaminhar a proposta inicial.

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Pedido de curso de Odontologia é feito a Governador



O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (DEM) se encontrou na última semana com o governador Beto Richa (PSDB) e o Secretário de Ciências e Tecnologia João Carlos Gomes em Santo Antônio da Platina. Na oportunidade ele demonstrou a importância do curso de Odontologia na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
O encontro com o governador aconteceu na noite de quinta-feira, 27, na propriedade do deputado Pedro Lupion. Na oportunidade também estiveram presentes o vice-prefeito José Carlos Molini e o chefe de gabinete Américo Alves Pereira.
“Foi um encontro muito bom. Ele se mostrou muito receptível a instalação do curso em Jacarezinho que irá atender todo o Norte Pioneiro”, enfatiza Dr. Sérgio. O vice-prefeito José Carlos Molini também ressalta que o encontro foi produtivo. “Conseguimos passar inicialmente a luta que toda a região está iniciando”, enfatiza.
Na sexta-feira, 28, o prefeito de Jacarezinho, juntamente com o vereador Fabiano Saad (PSB), conversou com o Secretário de Ciências e Tecnologia João Carlos Gomes sobre a instalação do curso da instituição de Ensino Superior em Jacarezinho. O Reitor da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, também esteve presente.
Existe um projeto pronto que já foi aprovado pelo Conselho Universitário e protocolado na Secretaria Estadual de Ciência e Ensino Superior em 2010. Está bem explicado no projeto que a fase inicial seria gasto mais com professores. Mas muitas pessoas já sinalizaram que dariam aula até de forma gratuita”, argumenta o vereador.
O grupo
O movimento “Amigos de Jacarezinho” se reuniu no mês de março envolvendo representantes de Igreja, Clube de Serviços, Entidades, Prefeitura. Durante uma recente visita dos vereadores jacarezinhense Fabiano Saad, Diogo Augusto Biato Filho (PSB) e Francisco Carlos de Moraes (DEM) a sede da Secretaria Estadual foi solicitada uma cópia do documento. “Estive lendo o projeto inteiro e ele está muito consistente”, argumenta Diogo Biato, Presidente da Câmara.
O Reitor da UENP argumenta que o curso de Fisioterapia começou desta maneira. “Iniciamos com vários professores dando aula de forma gratuita e fomos à busca da ampliação. Hoje ela é a melhor clínica que oferta serviços do SUS em todo o Paraná”, ressalta.
Ele ainda explica que a parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) é importante. Além disto, o Governo Federal disponibiliza um Centro de Especialidades Odontológica (CEO), do tipo 3, que conta com oito cadeiras para estabelecimentos de saúde.
Adesões
O movimento “Amigos de Jacarezinho” ganhou um grande reforço do pedido de instalação do curso de Odontologia. Prefeitos pertencentes à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) assinaram o documento que será entregue ao governador Beto Richa.
A mobilização para a instalação do curso de Odontologia no Norte Pioneiro está ganhando adesão e parcerias. “É essencial encamparmos este pedido para a nossa região. Seria de extrema importância este curso. Uma parceria poderia ser com as Prefeituras que poderiam disponibilizar espaço para os estudantes nos últimos anos”, enfatiza o Presidente da Associação e Prefeito de Tomazina, Guilherme Cury.
O grupo de mobilização já está em contato com a chefia de gabinete do Governador Beto Richa para um encontro no Palácio das Araucárias. “Iremos entregar formalmente o projeto e demonstrar com planilhas que é possível a instalação deste curso”, finaliza Gutto Fogiatto, representante da Comissão que foi formada para conduzir os trabalhos.

Defesa Civil de Cornélio se prepara para funcionamento



O coordenador da defesa civil de Cornélio Procópio, Paulo Borlachenco, nomeado para esta função pelo prefeito Fred Alves, participou da “2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Macro Região Londrina – Amunop”.  A conferência foi realizada pelo 3º Grupamento de Bombeiros que tem a frente a Tenente-Coronel QOBM Roberto Enéquio de Souza. Para determinar assuntos pertinentes à defesa civil, todas as cidades paranaenses foram convocadas a enviar seus representantes para esta ação que antecederá a Conferência Estadual e Nacional que deverão servir para a elaboração de um “Estatuto Nacional de Defesa Civil”.
“O principal foco desta reunião foi determinar os delegados, ou seja, representantes, para as demais conferências e levantar diretrizes pertinentes para o bom funcionamento deste trabalho como montagem de uma comissão pública, cadastro de voluntários para os trabalhos, como envolver a comunidade e as ações que devem ser cobradas pela defesa civil dos agentes públicos de todas as esferas: municipal, estadual e federal”, contou Borlachenco. Em Cornélio, a defesa civil agirá em todos os pontos da cidade dando apoio à situações que necessitem de seu atendimento. A defesa civil, que funciona através da prefeitura, acontece em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
A primeira medida de viabilizar os trabalhos da defesa civil foi tomada em novembro de 2013, pelo prefeito Fred Alves que se reuniu com o corpo de bombeiros local para, em conjunto, desenvolverem medidas eficazes para que o órgão tenha condições de realizar seus trabalhos com agilidade e eficiência. A Defesa Civil tem como objetivo principal planejar, coordenar e executar as ações referentes à política municipal de defesa civil, desenvolvendo planos, programas, projetos e ações referentes à prevenção, socorro, assistência e recuperação da comunidade em situação de risco, minimizando os desastres e restabelecendo a normalidade social.
“Já começamos estabelecer planos de ações preventivas, para evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes que possam vir a atingir a população ou prejudicá-la de alguma maneira”, informou o coordenador local. Borlachenco disse ainda que a próxima conferência será em abril na cidade de Curitiba e, posteriormente, com cerca de 2 mil pessoas, acontece Conferência Nacional, prevista para maio, em Brasília. (Comunicação / Prefeitura)

Depois de quinze anos de espera, em breve o campo será inaugurado.

Segundo moradores do Campinho, distrito de Ibaiti com cerca de três mil moradores, foi desativado o campo de futebol a mais de quinze anos, com a promessa de ser construído em outro local, só que isso não aconteceu, passaram vários prefeitos que não atenderam ao pedido  daquela população.
Agora o Prefeito Roberto Regazzo (Betão) que é um apaixonado pelo esporte, e sabe a importância que o futebol tem para a o povo Brasileiro em geral. Autorizou já há alguns meses a construção do campo de futebol, que está em faze de acabamento, conforme as imagens abaixo mostram, dentro de pouquíssimo tempo o Campo de Futebol do Campinho, estará sendo entregue a população, com toda infraestrutura como foi proposto em campanha.


Texto / Foto: Pinheiro

Focos do mosquito da dengue é o maior dos últimos 16 anos

A Secretaria Municipal de Saúde, atravéz da vigilancia sanitária constatou dezenas de focos do mosquito Aedes Aegypt, o mosquito transmissor da Dengue. Agentes de endemias realizaram a amostragem em inumeros imóveis de diferentes áreas do município, e foi constatado dezenas de focos, e o numero e o maior dos ultimos dezesseis anos.
Foi observado que os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue no município são os reservatórios de água não elevados, como tambores, tonéis e pneus, latas, tampas de garrafas, além de vasos e pratos de plantas e bebedouros de animais.
A Drª. Alexandra Tabalita, Diretora da Vigilancia Sanitária do Municipio de Ibaiti, alerta que se a população não ajudar no combate ao mosquito, a doença poderá se transformar em epidemia, portanto o Prefeito Municipal Roberto Regazzo (Betão) faz um apelo a população Ibaitiense, " Temos que cuidar do nosso quintal, do terreno baldio, retirar vazilhames que possa ficar com agua parada, precisamos da ajuda de todo mundo, se todo mundo cuidar de sua casa, nós vamos acabar com o mosquito da dengue" concluio o Prefeito Betão. 


Texto: Pinheiro
Filarmônica Orquestra Show de Antonina se apresenta em Jacarezinho

Filarmônica Orquestra Show de Antonina se apresenta em Jacarezinho

A parceria entre o Sistema Fecomércio SESC Paraná e a Prefeitura de Jacarezinho promove no sábado, dia 5 a partir das 20 horas no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) a apresentação da Filarmônica Orquestra Show de Antonina com entrada franca.
Na continuação da programação do Encontro Regional de Bandas e Fanfarras, no domingo (6), a partir das 9 horas na Praça Rui Barbosa, será a vez das apresentações das corporações de bandas e fanfarras de Jacarezinho e toda região.
De acordo com os organizadores, o evento tem como principal objetivo a estimulação à criação de fanfarras, além de incentivar as corporações musicais e contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.

O Encontro Regional de Bandas e Fanfarras que já é tradicional em Jacarezinho, terá a participação de Escolas e Colégios da Rede Municipal, Estadual e Particular de Jacarezinho e região.

Escola do Norte Pioneiro receberá Quadra poliesportiva

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná homologou a licitação para a construção de uma quadra poliesportiva no Colégio Estadual do Campo Distrital de Joá em Joaquim Távora. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, explica que esse investimento em melhoria da infraestrutura das escolas é parte do esforço pela qualidade da educação no Paraná. “A quadra coberta traz vários benefícios para a escola. Permite que as aulas de educação física possam acontecer em qualquer horário, com tempo chuvoso ou sob o sol forte. É um espaço abrigado para os alunos durante o recreio e também pode ser usado para eventos da escola com participação da comunidade”, disse Arns. 

Richa critica governo federal e compara seu governo ao de Requião

Crédito: Marcos Junior
Em visita nesta sexta-feira, 28, à 42ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial do Norte Pioneiro (Efapi), em Santo Antônio da Platina, o governador Beto Richa fez um relato de suas ações em vários setores e comparou sua gestão a do ex-governador, atual senador Roberto Requião. Entre as obras e melhorias destinadas à região, Richa anunciou a duplicação da PR-092, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina, com projeto de extensão até a divisa do Estado de São Paulo. O governador estava acompanhado do deputado federal Abelardo Lupion (DEM) e do deputado estadual Pedro Lupion (DEM).
Crédito da foto: Antônio de Picolli
Tanto em entrevista coletiva quanto em discurso durante a posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Edmar de Freitas Alboneti (PP), Richa comentou sobre a atuação do ex-governador. “ Um exemplo é em relação à segurança pública. O ex-governador assumiu sua gestão com 16 mil policiais e teve a coragem de entregar com 15 mil. Hoje temos 21.300 mil policiais e 2.400 em formação, além viaturas novas doadas a várias cidades”, disse.  Beto ainda afirmou que Requião (ele não citou nome, apenas se referiu ao peemedebista como ex-governador), é o senador que mais falta nas sessões e que para evitar votar na CPI da Petrobrás, viajou para as Ilhas Gregas.
Crédito da foto: Antônio de Picolli
Ele ainda disparou contra o governo federal, que acusa de cometer um crime contra o Paraná, em relação ao repasse de recursos financeiros. “Cansei de ir a Brasília e ser enganado. Eles diziam que em breve os recursos estariam liberados. Eu vinha embora esperançoso e depois descobria que havia sido enganado”, reclamou.
Amunorpi
Richa elogiou bastante a Amunorpi, em especial, a gestão do prefeito de Tomazina Guilherme Saliba Costa, e parabenizou Edão pela posse. “Tenho certeza que ele fará uma gestão com base na união, em parceria com todos os prefeitos”, disse. Para o governador, a Amunorpi está entre as melhores e mais ativas associações do Estado.
A nova diretoria ficou composta da seguinte maneira: presidente: prefeito de Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti (Edão) – PP, 1º vice-presidente: prefeito de Wenceslau Braz, Athayde Ferreira dos Santos – PSD; 2º vice-presidente: prefeito de São José da Boa Vista – Sérgio Kronnéis – PSDB.Conselho Fiscal: Prefeito de Tomazina, Guilherme Cury Saliba Costa – PSD, prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria – DEM; prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno – PSB; prefeito de Ibaiti – Roberto Regazzo – PSB; prefeito de Figueira, Valdir Garcia – PP, e prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti – PSD.
O deputado federal Abelardo Lupion disse que o momento é de reflexões. ‘Temos que olhar para o passado para não cometermos os mesmos erros e pensar no futuro para saber o que deve ser feito. Depois de seis anos de mandato, não sou mais candidato. Já fiz a minha parte, mas é preciso deixar nosso nome na história, trabalhar para ajudar a nossa região a se desenvolver”, disse conclamando a todos a votar em Beto Richa nas próximas eleições. Abelardo também elogiou a Amunorpi. Na sua opinião, a associação é a melhor do Estado.
O deputado Pedro Lupion agradeceu o prestígio do governador na Efapi, parabenizou Guilherme Saliba Costa pela gestão a frente da Associação e encorajou Edão em sua nova jornada. “Ele é um homem simples, mas sabe trabalhar em equipe. Vai fazer uma gestão competente e unida”, disse.Pedro também falou sobre a discriminação que o governo federal faz em relação ao Paraná. “Beto Richa tem que matar um leão por dia, mesmo assim tem trazido conquistas importantes ao Estado e para o Norte Pioneiro. São obras de infraestrutura, de segurança, para a agricultura. Além disso, ele recebe prefeitos da região constantemente e poucos saem sem ser atendidos”, salientou lembrando que o governador foi o único a visitar os 399 municípios do Estado.
O prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto disse que era uma honra receber tantas autoridades e lembrou que o governador tem sido generoso com Santo Antônio da Platina. “Ele autorizou a construção da Unidade de Terapia Intensiva Adulta, que vai somar com a neonatal, está viabilizando 450 casas pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), conseguiu uma escola profissionalizante para qualificar nossos jovens ao mercado de trabalho, esses dias entregou um aparelho de raio-X para o Hospital Nossa Senhora da Saúde, anunciou uma nova escola de primeiro grau no Aparecidinho 1 e 2, R$ 550 mil para recape asfáltico, recursos para compra de maquinários e dois caminhões trucados, que já chegaram e estão trabalhando.
O ex-presidente, Guilherme Saliba Costa disse que entrega a presidência em boas mãos. Agradeceu a presença de todos, em especial do governador, citou algumas obras conquistadas pelos municípios da Amunorpi e desejou felicidade ao novo presidente.
Novo presidente da Amunorpi

O prefeito de Barra de Jacaré, Edmar de Freitas Alboneti estava visivelmente satisfeito pela sua posse como presidente da Amunorpi. Ele disse que suas prioridades são a saúde e a educação dos municípios que compõem a associação. ‘Vamos ajudar a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a trazer o curso de Odontologia. Ao mesmo tempo, continuamos nossa luta pela faculdade de medicina em Santo Antônio da Platina. Quero trabalhar no mesmo ritmo que o Guilherme. Se eu conseguir empatar com ele em termos de competência já estarei satisfeito”, concluiu.

FONTE: Gladys Santoro

Municípios do Norte Pioneiro receberão caminhões caçamba

Municípios do Norte Pioneiro receberão caminhões caçamba



21 municípios pertencentes a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) receberão caminhões com caçamba. A lista foi divulgada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A previsão da entrega está marcada para o dia 5 de abril em Maringá.
Estão na lista: Abatiá, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

FONTE: ASSESSORIA
Conselho define eleição do reitor da UENP

Conselho define eleição do reitor da UENP



O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nesta última segunda-feira, dia 24, uma reunião que definiu data da eleição para o cargo de reitor e vice da UENP. A consulta à comunidade universitária acontecerá no dia cinco de junho. O novo reitor será escolhido para um período de quatro anos.
Os candidatos às vagas terão de 14 a 16 de abril para inscrição no processo. Após a homologação, que acontecerá no dia 23 de abril, haverá período para impugnação do resultado e análise dos recursos, processo que será coordenado pela comissão eleitoral. Após esses trabalhos, terá início o período para debates e apresentação de propostas pelos candidatos que se dará de 24 de abril a primeiro de junho.
Com a consulta realizada e o resultado divulgado no dia cinco de junho, haverá período para impugnação do resultado e análise dos recursos. No dia 11 de junho, o CONSUNI deverá realizar reunião para indicação de listra tríplice ao governador do Estado do Paraná a quem cabe a nomeação do novo reitor. Mais informações sobre o processo eleitoral podem ser acessadas no site da UENP (www.uenp.edu.br).
Durante a reunião, ficou definida a composição da comissão eleitoral que será composta por dez membros dos três campus da Instituição. Foram definidas ainda outras datas do cronograma eleitoral.
Equipe responsável pelo projeto "Juventude pra frente" reúne-se com pais de alunos participantes

Equipe responsável pelo projeto "Juventude pra frente" reúne-se com pais de alunos participantes



Nesta quinta-feira, 27, no período da tarde a equipe idealizadora do projeto “Juventude pra frente” esteve no Colégio Gabriel Rosa. Em reunião com pais e alunos a Assistente Social Fabiane Emerick, os médicos Herlán Quevedo e Krysten Pereira e a enfermeira Ângela Moreira, explicaram os objetivos do projeto e as metodologias a serem utilizadas. 
“É imprescindível que tenhamos o apoio dos pais dos alunos formadores, precisamos quebrar barreiras de preconceitos e falar abertamente sobre assuntos que muitas vezes são evitados como sexualidade, drogas e violência.” Segundo Fabiane, tais temas são pouco conversados e muito vivenciados na realidade do município de Curiúva. 
Entre os principais objetivos do projeto estão o combate à violência, drogas e gravidez na adolescência. “Os dados de nosso município são alarmantes. As pacientes gestantes que chegam às UBS’s para receberem atendimento tem geralmente entre 12 a 16 anos”, justifica Herlán. 
Uma reunião como esta será feita também nas demais escolas participantes, José de Alencar e Jandira Ferreira Rosas, em abril iniciam as oficinas para os alunos formadores, que aprenderão sobre os assuntos do projeto e depois serão multiplicadores do bem, levando informação e conhecimento aos demais colegas da escola.

FONTE: ASSESSORIA