Palestra em Escolas de Amoreira


A Vigilância em Saúde Municipal de São Sebastião da Amoreira realizou na última semana palestras em escolas municipais e privadas. A ação levou a importância da prevenção contra os animais peçonhentos para os alunos do 1 ao 5 ano. O prefeito Ademir Lourenço Gouveia, o Pardal, destaca que foram entregues cartilhas educativas para os alunos.





Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI



Apreensão de máquinas caça níqueis


Policiais Militares de Andirá em apoio ao Ministério Público apreenderam na tarde de sexta-feira, 28, três máquinas supostamente de caça níqueis que se encontravam em bares distintos da cidade. Após as 18 horas, a Polícia Militar recebeu denúncia anônima que enquanto realizavam a apreensão outros proprietários teriam escondido as máquinas de seus estabelecimentos. Desse modo, foram realizadas buscas em outros bares e apreendidas mais 6 máquinas.


Grita para a polícia que ‘tá bêbado’ e tenta fugir


A Policia Militar de Siqueira Campos realizava patrulhamento próximo ao Estádio Municipal no início da noite deste sábado, 29. Quando voltava para o Pelotão um homem montado numa motocicleta gritou aos policiais “eu estou bêbado”.
Segundo informações do Boletim de Ocorrências 762845/2019 ele acelerou a moto de várias formas agressiva. Os policiais voltaram e conseguiram abordar o rapaz. Durante a abordagem ele entregou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que estava em dia, mas não portava o documento de licenciamento da moto.
Diante dos fatos, ambos (condutor e veículo) foram encaminhados para o Pelotão para averiguação dos documentos no sistema SESP. Foi constatado que a referida motocicleta possui débitos e o condutor convidado a realizar o teste do etilômetro devido ter gritado que estava bêbado.
O teste foi realizado no PRV de Siqueira Campos o qual constatou a quantia de 0,61 Mg/l sendo dada voz de prisão e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Jacarezinho poderá ter uma Termelétrica


O Governo do Estado encaminha para a Assembleia Legislativa na próxima semana um projeto de lei propondo a aprovação para construção de 19 empreendimentos de geração de energia. São 14 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), além de duas termelétricas e uma usina eólica.
Todos já possuem Licença Prévia (LP) ou Licença de Operação de Regularização (LOR) concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). As atividades devem cumprir as normas ambientais e serem regidas pelas legislações municipal, estadual e federal. No município de Jacarezinho seria construída uma termelétrica.




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Rua na área central de Pinhalão já está com mão dupla

O trecho do ‘calçadão’ da Rua Geraldo Vieira na área central de Pinhalão passou por melhorias. No mês de maio, o Blog do Marcos esteve com o prefeito Sérgio Inácio Rodrigues acompanhando as obras. Com a conclusão da ação, os motoristas já podem trafegar por mão dupla.
Anteriormente, os motoristas que desciam a Rua Geraldo Vieira precisavam trafegar por outras ruas para sair do perímetro urbano. “Este foi um pedido que recebemos. Com isto, está mais fácil para quem utiliza a rua”, comenta o prefeito Sérgio Rodrigues.




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Cambará sedia cursos para criação de ouvidorias

Cambará foi sede, nesta quinta-feira, 27, de uma das etapas dos cursos de gestão pública ministrados pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Evento aconteceu nas instalações do Hotel Bourbon, sendo o primeiro de um ciclo de cursos visando a orientar a instalação e o funcionamento de canais de comunicação entre o cidadão e a administração pública com base nas Leis nº 12.527/2011, e nº 13.460/2017, que entraram em vigor a partir no dia 17 de junho.
Pelos dispositivos legais, as prefeituras de municípios com menos de 100 mil habitantes terão que constituir suas ouvidorias a fim de estabelecer um canal de comunicação entre as comunidades e seus gestores públicos. Neste novo curso, “Ouvidoria e Acesso à Informação” o Tribunal orienta a instalação e atuação de ouvidorias nos municípios.
Participaram da abertura do evento, o prefeito José Salim Haggi Neto, o Neto Haggi; a vice e secretária municipal da Educação e Cultura, Claudia Batista; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; Flávio Azambuja Berti, procurador geral do Ministério Público de Contas, representando o presidente do TCE-PR Nestor Baptista; a promotora Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria - Núcleo Regional de Proteção ao Patrimônio Público; Herbert Zandomeneco, controladoria da União; Claudio Augusto Canha, do TCE-PR; Rafael Ayres, coordenadoria geral de fiscalização do TCE-PR; e os prefeitos de Bandeirantes, Lino Martins; Guapirama, Pedro de Oliveira; de Assaí, Acácio Secci; Congoinhas, Valdinei Aparecido de Oliveira; Itambaracá, Carlos Cezar de Carvalho, e de Andirá Ione Abib.

FONTE: GRAÇA MARIA

Agricultores do assentamento Matida recebem título de posse

Esta sexta-feira (28) foi um dia de festa para 48 famílias do assentamento Matida, em Jundiaí do Sul, que, depois de uma longa esperara, receberam do Incra o título definitivo de posse dos lotes que ocupam dentro do Programa de Reforma Agrária desenvolvido pelo governo federal.
São famílias que estão na área há mais de 30 anos, desde que a antiga fazenda Matida foi reconhecida como improdutiva pelo Incra, após invasão de famílias de sem terra, trabalhadores rurais desesperados em busca de uma vida digna.
A solenidade de entrega dos títulos contou com as presenças do prefeito Eclair Rauen (DEM), do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e, dos deputados federais Pedro Lupion (DEM) e Toninho Wandscheer (PROS) e Pedro Lupion (DEM), que destacaram o evento como a união de forças entre produtores, lideranças que representam o município nas esferas estadual e federal e da administração municipal.
O deputado Romanelli (PSB) destacou que a concessão do título definitivo de posse é uma conquista histórica. “A entrega desses títulos é fundamental para que as famílias trabalhem num ambiente de paz e prosperidade. Elas podem, agora, acessar as linhas de crédito nos bancos, internalizando recursos, levando tecnologia e investimentos à suas propriedades”, assinalou.
“As famílias esperam pelas matrículas há mais de 30 anos e segundo as informações do Incra, será, até o momento, a maior entrega de títulos definitivos do Paraná”, diz o prefeito Eclair Rauen. Cada lote, segundo Rauen, tem em média em torno de 20 hectares com um valor médio de R$ 650,00 por hectare para pagar 20 anos, sem juros e com parcelas anuais.
O assentamento Matida foi criado em 23 de fevereiro de 1995, com área total de 1.969 hectares, com 82 famílias assentadas. Para obter o título de domínio (TD), a família precisa residir na parcela, com exploração direta no lote, com respeito à legislação ambiental e as diretrizes técnicas, sociais e ambientais definidas pelo Incra. Além disso, é vedada a cessão da posse ou propriedade do lote para terceiros.
O deputado federal Pedro Lupion destacou que segundo o Incra até o momento esta foi a maior entrega de títulos definitivos do Estado do Paraná. “Evento fundamental que consagra o atendimento do desejo das famílias assentadas que aguardam 30 anos por este dia”, comemora Pedro Lupion.



FONTE: Juninho Queiroz

Evento Regional debate Infância Segura nos Municípios


O Seminário “Infância Segura nos Municípios – governo e Sociedade articulados em redes para proteção integral à criança e do adolescente” foi um grande sucesso. O evento que aconteceu no Ipê Clube em Ibaiti teve a organização do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho em parceria com a Associação de Conselheiro Tutelares e a Prefeitura Municipal de Ibaiti.
O encontro ateve a apresentação do Dr. Felipe Hayashi que realizou a Apresentação das Diretrizes e resultados Parciais das Ações da Força Tarefa Infância. Após isto, a Dr. Angela Mendonça falou sobre a “Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente: Construção Histórica e Percurso necessário”.
O chefe regional Lisandro Baggio destacou que a troca de informação e experiências foi importante para os trabalhos de todos da região. Participaram os prefeitos de Ibaiti (Antonely de Carvalho), Barra do Jacaré (Adalberto de Freitas), Pinhalão (Sérgio Rodrigues) e Wenceslau Braz (Paulo Leonar) e o Secretário Estadual da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost.





Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI


Alunos do Anésio de Almeida são diplomados


Os alunos do Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite no bairro Aeroporto em Jacarezinho foram diplomados na manhã desta sexta-feira, 28, para serem os vereadores mirins. Os eleitos: Renato Jacinto Bertozi, Ana Carolina Assunção Alves, Flávio Alves Filho e os suplentes Milene Carolina da Silva Augusto e Stefani Maria Ambrosio Fernandes participaram da solenidade.
Acompanhados pelos alunos do estabelecimento de ensino eles receberam o certificado do Juiz Eleitoral Roberto Arthur David, o Presidente da Câmara Municipal Fúlvio Boberg, a Secretária Municipal de Educação Danielle Cruz, o diretor Antônio César e a representante do Núcleo Regional de Educação Maria de Lourdes.
O Juiz Eleitoral Roberto Arthur David explica que o Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com a Câmara Municipal. Foram eleitos três vereadores por Estabelecimento de Ensino que participaram do projeto.
O Presidente da Câmara Municipal Fúlvio Boberg explica que a atividade é uma ação importante para a participação dos jovens na esfera política. “Esta ação se torna muito importante, pois irá levar ao conhecimento dos jovens a representatividade do Poder Legislativo e a ações que são desenvolvidas pelos vereadores”, complementa.
Nesta segunda-feira, 1, acontecerá a diplomação no Instituto Federal. Na quinta-feira aconteceu a solenidade no Colégio Estadual José Pavan. A posse na Câmara Municipal acontecerá na próxima quinta-feira, 4.




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI



















Molini’s, há mais de 15 anos patrocinando o esporte

A rede de supermercados Molini’s demonstra mais uma vez seu amor pelo esporte. Um dia antes de completar 37 anos a atriz jacarezinhense Grazielli Massafera, postou nesta quinta-feira (27) em seu Instagram, diversas fotos relembrando sua vida antes da fama.
Dentre as fotos, ela divulgou uma em que aparece com uniforme de jogadora de vôlei e com o patrocínio do Grupo Molini’s. Há mais de 15 anos a Molini’s patrocina o esporte de Jacarezinho e até da região. A empresária e diretora do Grupo Molini’s, Ana Carla Molini, ficou feliz com a lembrança da atriz.
“É uma honra para nós hoje lembrarmos que patrocinamos na época e ainda hoje incentivamos o esporte sempre que possível. Nós adoramos, ela é demais”, destacou Ana Carla. O esporte é uma das grandes paixões mundiais que está em constante ascensão e com isto o Grupo Molini’s se orgulha de sempre patrocinar esportistas.

FONTE: Jivago França - Portal JNN




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Petistas de “ressaca” choram mágoas no Congresso porque STF não soltou Lula

“É uma barbaridade tão grande a gente ouvir parlamentares querendo atacar o juiz Sérgio Moro ou qualquer um dos membros deste governo. Mas, obviamente, deve ser alguma ressaca do dia anterior, em que o PT comemorava a soltura do bandido preso em Curitiba nesta terça (25), e hoje, tem que chorar as mágoas por vê-lo continuar na cadeia”.



A declaração direcionada a parlamentares do Partido dos Trabalhadores é do deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR). Ele se posicionou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26).



O vice-líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso fez críticas à oposição, que insistia em convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Mesmo depois de o presidente da CCJC, Felipe Francischini (PSL-PR), confirmar que o chefe da pasta estaria em audiência pública na comissão na próxima terça (02).



Lupion devolveu as acusações petistas contra Moro, e usou a frase dos petistas, “crimes são crimes”, para lembrar que o ex-presidente Lula segue preso em Curitiba, condenado em segunda instância.



Drogas

O deputado do DEM também criticou a forma dos petistas divulgarem “fake news” a respeito do caso envolvendo um sargento das forças armadas, detido na Espanha, com 39kg de cocaína.



Parlamentares do PT apontavam que a droga estava dentro do avião presidencial, que seguia com a comitiva de Jair Bolsonaro para o Japão. A informação não é verdadeira.



“Querer vincular o presidente Jair Bolsonaro a um militar que foi pego fazendo coisa errada, que foi entregue à justiça espanhola pelos militares e pelo governo brasileiro, que já foi instaurado inquérito militar, querer aproximar issode alguma maneira do presidente da República? Estamos falando do cargo mais importante do país”, afirmou.



Lupion também lembrou que criticar toda a força aérea por um caso isolado é uma agressão às instituições, e aqueles que as servem. “Estamos falando de 300 mil homens e mulheres extremamente honrados que vestem essas fardas e defendem o nosso território e fazem com que nosso país seja cada dia maior“, finalizou.





Foto crédito: Rafael Magalhães

TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Identificadas vítimas de acidente entre carro e carreta na BR-153

Uma colisão frontal envolvendo uma carreta bitrem e um carro terminou em tragédia no início da tarde desta quinta-feira (27) no quilômetro 98 da BR-153, trecho entre Conselheiro Mairinck e Ibaiti. Os dois veículos ficaram destruídos, provocando a morte instantânea de ambos os motoristas.

Conforme apurou a reportagem, a carreta seguia de Aripuanã (MT) com destino ao Porto de Paranaguá, onde o motorista identificado como Moacir da Cunha Bompeixe, de 63 anos, entregaria a carga de madeira beneficiada para exportação.

Com a violência da batida, o bitrem tombou na rodovia e a cabine ‘cravou’ no chão do acostamento, sendo necessária a utilização de um guincho para desvirar a carreta, para retirar o corpo do motorista.

Continua depois da publicidade

O carro conduzido por Roberto Agostinho Alencar Carvalho, de 54 anos, ficou completamente destruído a ponto de não ser possível identificar a marca nem o modelo do veículo, apenas através da documentação, um GM Zafira.

A rodovia ficou parcialmente interditada até a remoção dos veículos da pista para evitar novos acidentes. Os corpos foram recolhidos ao Instituto Médico-Legal (IML) de Jacarezinho.

As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pela 37ª Delegacia Regional de Polícia.


FONTE: TANOSITE - LUIZ GUILHERME

Alunos do José Pavan são diplomados


Os alunos do Colégio Estadual José Pavan em Jacarezinho foram diplomados na manhã desta quinta-feira, 27, para serem os vereadores mirins. Os eleitos: Rebeca Moraes Duarte, Ana Kelly Galvão de Matos e João Lucas Adelmar de Freitas e os suplentes Flávia Helen da Silva e Caio Renan Batista Monteiro participaram da solenidade.
Acompanhados pelos alunos do estabelecimento de ensino eles receberam o certificado do Juiz Eleitoral Roberto Arthur David, o Presidente da Câmara Municipal Fúlvio Boberg, a chefe do Núcleo de Educação Ana Maria Molini e a Secretária Municipal de Educação Danielle Cruz.
O Juiz Eleitoral Roberto Arthur David explica que o Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com a Câmara Municipal. Foram eleitos três vereadores por Estabelecimento de Ensino que participaram do projeto.
O Presidente da Câmara Municipal Fúlvio Boberg explica que a atividade é uma ação importante para a participação dos jovens na esfera política. “Esta ação se torna muito importante, pois irá levar ao conhecimento dos jovens a representatividade do Poder Legislativo e a ações que são desenvolvidas pelos vereadores”, complementa.
Nesta sexta-feira, 28, acontecerá a diplomação no Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite e na segunda-feira, 1, no Instituto Federal. A posse na Câmara Municipal acontecerá na próxima quinta-feira, 4.