Tarifa da Copel pode subir 10% em 2021, aponta Aneel em proposta preliminar



As tarifas de energia cobradas pela elétrica Copel junto a clientes de sua unidade de distribuição, responsável pelo fornecimento no Paraná, devem subir quase 10% em 2021, segundo uma proposta preliminar apresentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira.

Os aumentos devem vir como parte da chamada revisão periódica tarifária da companhia, que será discutida em consulta pública pelo regulador até meados de maio e deve entrar em vigor a partir de 24 de junho.O efeito médio para consumidores deve ser de 9,67%, sendo 9,72% para os de baixa tensão, principalmente residenciais, segundo proposta discutida pela diretoria da Aneel.

O aumento de encargos setoriais nas contas de luz, que bancam diversos subsídios e políticas públicas, foi responsável por 3,28 pontos percentuais do reajuste, segundo a agência.

Parte do aumento deve-se à previsão de que os consumidores comecem a pagar neste ano empréstimos bilionários viabilizados pelo governo junto a bancos no ano passado para apoiar o caixa de distribuidoras de energia em meio à crise do coronavírus, que derrubou a demanda por energia e elevou a inadimplência.

Conhecida como "Conta-Covid", a operação de financiamento será quitada em cinco anos.

Por outro lado, a Aneel apontou que a revisão tarifária levará em consideração a devolução pela Copel aos consumidores de valores cobrados no passado em tributos depois considerados ilegais em decisões judiciais transitadas em julgado.

A Copel tem cerca de 5,7 bilhões de reais em créditos de PIS e Cofins, em valores de maio de 2011. Segundo a Aneel, está prevista a devolução por meio da compensação de tributos nas contas de luz da empresa em cinco anos.

Essa devolução teve efeito negativo de 3,4% sobre os componentes financeiros do processo de revisão, segundo a Aneel.


FONTE: PORTAL TERRA


NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Copel informa que a decisão sobre reajuste de tarifa é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que não houve pedido ou solicitação por parte da empresa, cabendo a ela o cumprimento de tais deliberações. Em 30 de março de 2021 a ANEEL divulgou aviso sobre o processo de revisão tarifária a qual faz parte do contrato de concessão, que será objeto de consulta pública.


Cabe informar, ainda, que o sistema elétrico nacional é interligado e as tarifas são definidas pela ANEEL levando em conta diversos fatores. Dentre eles estão a compra de energia de Itaipu, cotada em dólar, o custo de transmissão da mesma energia, que é federal, a inflação e, mais recentemente, o acionamento das usinas termelétricas, que tem sido realizado por conta da ausência de chuvas regulares e da baixa dos reservatórios que geram energia nas hidrelétricas.


Santa Casa de Bandeirantes recebe mais oito respiradores para combate à COVID-19.



A Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes recebeu, nesta quarta-feira (31), oito novos respiradores para auxiliar no combate à COVID-19.


Recentemente o provedor da Santa Casa, Gabriel do Vale e os vereadores Lei das Três Águas, Sônia Zambone, Flávia Silva, Tiago Fraxino e Paulinho Serralheiro encaminharam ao deputado federal Pedro Lupion (Dem) ofício solicitando aquisição dos aparelhos.



De imediato o parlamentar conversou com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que  atendeu à solicitação e hoje (31) os respiradores chegaram à entidade.


De acordo com Gabriel do Vale e o Secretário Municipal de Saúde, Wanderson Oliveira, que representou  o prefeito municipal Jaelson na entrega, os aparelhos chegam em um momento crucial.  “ Estamos enfrentando um aumento significativo dos casos graves que exigem tratamentos mais complexos. “



Segundo o provedor, os equipamentos serão usados na montagem de mais 2 UTIs Covid e enfermarias, ampliando o atendimento à população de Bandeirantes e da região.


Para Lupion o mais importante não são os números de aparelhos e nem os valores monetários, mas o número de vidas que poderão  ser salvas com os novos equipamentos.


FONTE: ASSESSORIA PEDRO LUPION

Deputados cobram envio da PEC que institui a Polícia Penal



O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa, subscreveu nesta terça-feira (30), um pedido de informações ao Governo do Estado sobre o envio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a criação da Polícia Penal do Paraná.

A iniciativa do documento foi do deputado Professor Lemos (PT) e também teve o apoio da deputada Luciana Rafagnin (PT), e dos deputados Soldado Fruet (Pros), Delegado Recalcatti (PSD), Goura (PDT), Delegado Fernando Martins (PSL), Arilson Chiorato (PT), Tadeu Veneri (PT) e Requião Filho (MDB).

Romanelli destaca que a medida atende a uma emenda à Constituição Federal (104/19), que cria as polícias penais federal, estaduais e distrital. Segundo ele, os estudos para a elaboração da PEC foram concluídos pela Secretaria da Segurança Pública em setembro de 2020 e enviados a outras instâncias do Poder Executivo.

O parlamentar pontua que havia a expectativa no Legislativo de apreciar a matéria ainda no ano passado ou início de 2021. Por isso, o requerimento pede que se adote as medidas cabíveis para o envio da mensagem para a Assembleia.

“Este é um momento importante para estes profissionais que desempenham papel tão fundamental na nossa sociedade. A regulamentação da carreira de policial penal do ponto de vista constitucional é um reconhecimento e um ato de valorização do trabalho de mulheres e homens como agentes penitenciários”, afirma Romanelli.

O deputado afirma ainda que segue acompanhando outras demandas dos profissionais junto ao governo estadual, como a finalização do plano de cargos e salários e o pagamento de promoções e progressões. Além disso, defende a criação de um programa de proteção para a categoria.

Banda ‘Primeira Dose’ de Jacarezinho lança Primeiro EP

 


A banda jacarezinhense “Primeira Dose” lançou no mês de março seu primeiro EP (Extended Play) composto por cinco música. O talento valoriza o cenário popular cultural de Jacarezinho. Ela foi formada em 2019 por Marcos do Valle (Vocal), Chris Sfeir (Guitarra) e Pietra Gomes (Bateria).

Com instrumentos e arranjos gravados no NB Estúdio de Odilon Barreto eles levaram o conforto e conexão com as músicas em momentos delicados como o cenário atual de Pandemia.

O trio foi unido pelo amor à música e vontade de levar um som produzido a moda antiga e valorizando cada instrumento e arranjo. “Feito Pra Sobreviver surgiu de um jeito muito mágico, algumas letras já existiam há tempos e os arranjos foram fluindo nos nossos encontros” conta Marcos do Valle.



Apesar de escritas há algum tempo, as letras se mostram atemporais trazendo temas correlacionados a sonhos, amores, revoluções, sobrevivência e luta, tornando fácil a emoção e sensação de proximidade e identificação com as mesmas.

“Foi uma tarefa difícil compor os arranjos das guitarras sem atrapalhar os demais, mas no fim consegui fazer um trabalho que agradou meus amigos de banda, que era meu principal objetivo” conta Chris Sfeir.

A melodia traz tanto conforto quanto sensação de revolução e indignação. Os solos de guitarra abraçam a música juntamente com suaves e ao mesmo tempo firmes toques na bateria.

“Os arranjos possuem uma ligação muito forte com a letra, por exemplo, a bateria de Não Vou Falar de Amor possui uma batida que lembra o som de um coração” conta Pietra Gomes.

As cinco músicas do EP Feito Pra Sobreviver já estão disponíveis em todas as plataformas de áudio (Spotify, Apple Music, YouTube e outras).

 

Ouça o álbum "Feito Pra Sobreviver": https://ps.onerpm.com/2021140590​​

 

Siga a Primeira Dose nas redes:

Site oficial: www.primeiradose.com.br

Instagram - http://instagram.com/bandaprimeiradose​​

Facebook - http://www.facebook.com/bandaprimeiradose

Twitter - https://twitter.com/bprimeiradose



FOTOS: JOÃO POLETO​

Lupion: "É prioridade não elevar custos de produção, nem preços dos alimentos no Brasil

 


"Precisamos trabalhar pela não elevação dos custos de produção da atividade agropecuária, com o objetivo de manter a competitividade do Brasil no comércio internacional, e impedir uma alta dos preços dos alimentos para a população, em função de uma carga tributária maior sobre os alimentos". A declaração é do deputado federal Pedro Lupion, durante participação, remota, no Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, nesta quarta-feira (31). O parlamentar paranaense acredita que a alta produtividade no campo será essencial para a economia. "O agronegócio brasileiro tem um papel fundamental em garantir o abastecimento de alimentos seguros e diminuir os impactos durante a pandemia da covid-19, além de contribuir efetivamente para a estabilização do país no período pós-pandemia". O momento, para ele, oferece uma "oportunidade ímpar" na discussão de assuntos como sistema de financiamento privado, sustentabilidade, segurança alimentar, investimento estrangeiro, entre outros. Estima-se um crescimento de 3% no pib do agro e de 4,2% no valor bruto de produção em 2021, mesmo com as dificuldades provocadas pela covid-19. 


Legislação

Lupion ressaltou, na abertura do evento, o empenho do governo, de entidades ligadas ao agro e da Frente Parlamentar da Agropecuária para modernizar a legislação relacionada ao financiamento do setor. A própria Lei do Agro (Lei 13.986/2020), texto do deputado para a MP 897/19, trouxe aperfeiçoamentos importantes e ajudou a desburocratizar o acesso a crédito pelos produtores rurais. "Não tenho dúvidas de que essa lei se constituirá em uma nova etapa do marco regulatório do financiamento do agronegócio no país". Lupion destacou o importante trabalho da ministra Tereza Cristina à frente do Ministério da Agricultura, na negociação de acordos comerciais entre o Brasil e outros países. E defendeu uma reforma tributária que "simplifique, traga segurança jurídica e não aumente a carga tributária para os produtores rurais".


FONTE: ASSESSORIA

Rua Joaquim de Melo deverá ter pavimentação em breve

 


A Rua Joaquim de Melo, situada entre a Vila Maria e Jardim Ismênia em Jacarezinho deverá receber pavimentação em breve. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em resposta à Câmara Municipal através do Ofício 54/2021-SMG.

Ainda é destacado que já está autorizado e está em andamento o processo licitatório. O vereador Nilton Stein (PT) havia solicitado informações sobre a pavimentação da rua no final do mês de janeiro. “Uma notícia importante que irá proporcionar dignidade e acessibilidade para quem passa pelo local”, finaliza.

Paraná tem contrato para comprar 10 milhões de doses da Sputnik V



O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (29) que tem contrato assinado com o Instituto Gamaleya para a aquisição de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V. O anúncio aconteceu durante reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, coordenada pelo deputado estadual Michele Caputo.

“Além de cobrar do Ministério da Saúde mais doses para o Paraná, também já vínhamos recomendando e articulando por meio da Frente Parlamentar a aquisição de vacinas pelo Estado. Esta é uma decisão acertada do governador Ratinho Junior, pois vacinar toda a população é a esperança para o alívio das medidas restritivas e para o desafogamento do sistema de saúde. Vacina deve ser prioridade agora!”, salientou o deputado Michele Caputo.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, as doses seriam importadas pelo Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a utilização da vacina russa contra o coronavírus no Brasil.

Ele também lembrou que o Tecpar mantém um acordo com os russos para a importação, envasamento e distribuição da vacina, bem como para a transferência de tecnologia, para que o imunizante possa vir a ser fabricado no Paraná. Segundo o secretário, o Estado busca viabilizar a construção de uma planta de fabricação de vacinas em território paranaense para concretizar a segunda parte do acordo.

IMPORTAÇÃO – Guto Silva contou em entrevista à Gazeta do Povo que o contrato é protegido por cláusula de confidencialidade, mas explicou que a aquisição se daria através do plano Nacional de Imunização, com o Ministério da Saúde repassando ao Tecpar os valores gastos com a importação das 10 milhões de doses, assim como ocorreu com as doses importadas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz.

Uma vez adquiridas, as 10 milhões de doses, seriam incorporadas aos estoques do Ministério e distribuídas equanimemente para toda a população brasileira, da mesma forma que ocorreu com as doses de Coronavac, cujas importações foram viabilizadas pelo governo de São Paulo.

Ao custo de US$ 10,00 cada dose, a compra do lote previsto pelo Paraná custaria mais de R$ 570 milhões. Para homologar o contrato, o Governo do Estado ainda precisa dar condições orçamentárias para o Tecpar fazer a aquisição. O valor é quase o triplo dos R$ 200 milhões que o estado reservou para a compra de vacinas.

Fonte: Assessoria Michele com Gazeta do Povo

Jacarezinho terá quatro pontos de vacinação no combate a COVID

 


O município de Jacarezinho terá a partir desta semana mais dois pontos de vacinação para as pessoas contra a COVID. Os locais serão nas Unidades Básicas de Saúde do Aeroporto e Dom Pedro Filipack. Já são atendidos pacientes na área central e no Parque Bela Vista. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde João Luccas ao Blog do Marcos Junior na tarde desta terça-feira, 30, e a ação deverá iniciar em breve.

“Uma medida que o prefeito Marcelo Palhares solicitou e que estamos cada vez mais descentralizando a aplicação das vacinas conforme as faixas etárias do cronograma da Organização Nacional de Saúde (OMS)”, explica João Luccas. Ele ainda destaca que somente nos dias 26 e 27 de março foram 1.411 doses aplicadas no grupo de idade entre os 70 e 76 anos no sistema “drive thru”.



Assistência Social irá elaborar plano de gestão no enfrentamento a COVID

 


O prefeito de Tomazina Flávio Zanrosso nomeou os membros para compor o Comitê de Gestão do enfrentamento a COVID na Política de Assistência Social. O objetivo é elaborar o Plano de Contingência das Políticas Públicas da Assistência Social de Tomazina.

“Através deste ato buscamos elaborar o Plano de trabalho realizado frente ao Departamento Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania”, comenta o prefeito Flávio Zanrosso.

O Governo do Estado e Municipal emitiram uma Nota Informativa que torna a Assistência Social como essencial durante a pandemia. “O Departamento desde a Pandemia continua com seu trabalho, houve planejamentos de ações para a Política de Assistência Social, com precauções a fim de prevenir os usuários atendidos e os profissionais da rede SUAS”, finaliza o prefeito de Tomazina.

Ações em Marques dos Reis estão sendo realizadas

 


O prefeito Marcelo Palhares esteve recentemente no bairro de Marques dos Reis para acompanhar as ações que estão sendo realizadas. Ele acompanhou sobre as melhorias viárias e investimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

As ações atendem antigas reivindicações da comunidade. "É um momento bem complicado que estamos vivendo por conta da pandemia, mas estamos tentando conciliar todas as ações de combate e prevenção ao vírus e também as melhorias que o município precisa implantar", avalia o prefeito Marcelo Palhares. Ele esteve acompanhado do vereador José Izaías Gomes, o Zola.

Velocidade máxima de 50 km/h passa a ser o padrão na cidade



Depois das avenidas Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Presidente Kennedy, a Superintendência de Trânsito (Setran) vai dar continuidade à padronização em 50 km/h o limite de velocidade em diversas ruas da cidade. A alteração já ocorreu também nas ruas João Bettega, Desembargador Westphalen e Engenheiros Rebouças.

O projeto, que iniciou em 2020, vai se estender nos próximos meses para vias como Victor Ferreira do Amaral, Júlia da Costa, Princesa Izabel, Almirante Tamandaré, Ângelo Sampaio, João Negrão e XV de Novembro. Mas não serão as únicas, conforme explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

“Com exceção das vias rápidas, Avenida Comendador Franco e Linha Verde, as demais passarão por essa mudança que tem como foco evitar e, principalmente, reduzir a gravidade dos acidentes ocasionados, além da própria organização do trânsito”, reforça Rosangela.

A Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (ligação do Campo do Siqueira à CIC) e a Avenida Mascarenhas de Moraes (do Santa Cândida ao Atuba) são algumas das vias que permanecerão com limite permitido de 60 km/h. A Linha Verde e a Avenida Comendador Franco continuam com 70km/h.

Tendência mundial

A força-tarefa, destaca a superintendente do órgão, possui embasamentos técnicos de engenharia da via, como geometria, demanda de tráfego e análise da acidentalidade. Estudos diversos do setor comprovam que a velocidade média e a fluidez no trânsito melhoram com vias urbanas em velocidades regulamentadas em 40 km/h e em 50 km/h.

“Ações reconhecidas mundialmente, como o Programa Vida no Trânsito (PVT), chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que agora entra em sua segunda década de ação pela segurança no trânsito, e o Visão Zero recomendam a adoção de redução de velocidade nas vias urbanas”, explica Rosangela.

Iniciado na Suécia e incorporado por diversas cidades ao redor do mundo, o Visão Zero no Trânsito propõe intensificar intervenções na infraestrutura viária, ações de educação e de fiscalização de trânsito, de forma a minimizar consequências do erro humano.

Motocaixas

O projeto de alteração na sinalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral virá atrelado à implantação de motocaixas entre as ruas Frei Orlando e Paulo Kissula. A sinalização que delimita espaço exclusivo para que motociclistas aguardem a abertura do sinal verde à frente dos demais veículos é outra mudança com o objetivo de garantir mais segurança e evitar acidentes envolvendo motociclistas.

Pioneira da iniciativa na cidade, a Victor Ferreira do Amaral recebeu a primeira motocaixa em frente ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em 2018. De lá pra cá, o projeto foi expandido para algumas das principais vias da cidade. Confira:

  • Avenida Silva Jardim - 20 cruzamentos em uma extensão de 4,1 quilômetros, entre as ruas Teixeira Soares e Conselheiro Laurindo.
  • Avenida Visconde de Guarapuava - 16 cruzamentos em uma extensão de 2,2 quilômetros, entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta.
  • Avenida Wenceslau Braz - quatro motocaixas por sentido (Linha Verde e Portão), em trechos de 2,5 quilômetros.
  • Avenida Presidente Kennedy - 15 cruzamentos entre as avenidas República Argentina e Marechal Floriano Peixoto, nos dois sentidos.
  • Linha Verde - 20 cruzamentos nas pistas sentido Norte e sentido Sul, entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Izaac Ferreira da Cruz.
  • Avenida Marechal Floriano - no cruzamento com a Rua Marechal Deodoro.
  • Avenida Victor Ferreira do Amaral - nos dois sentidos, em frente ao Detran-PR, no Tarumã.

FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Em três meses deste ano, já foram 60 notificações e sete multas

 


No mês de março de 2020 a Pandemia da COVID ficou mundialmente conhecida. Medidas de prevenção como o distanciamento social, utilização máscara e álcool em gel sempre são pedidas, mas infelizmente algumas pessoas ainda resistem nestes casos básicos.



Desde o início da situação em Santo Antônio da Platina a fiscalização sempre foi realizada pelos funcionários em cargo de comissão. O prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão, destaca que após o expediente normal, os servidores estão realizando as fiscalizações aos sábados, domingos e feriados, além de quando são solicitados.



“Infelizmente alguns criticam que não existe fiscalização, mas na verdade não temos pessoas contratas e sim servidores que estão se doando para a comunidade no intuito de ajudar a combater o vírus e salvar vidas”, desabafa Zezão. Ele ainda complementa que muitas pessoas estão abandonando a falta de consciência e realizando aglomerações.



Durante o ano de 2020 além de orientações constantes foram realizados 152 Termos de Notificações e 12 multas. Somente nos três primeiros meses deste ano, já foram 60 notificações e 7 multas.



“Para combater o vírus e manter o comércio respirando é preciso um apoio maior da população em relação aos fiscais. Muitas vezes eles são mal recebidos e estão trabalhando após seus horários de experiente e tentar auxiliar no bem comum do controle da COVID”, finaliza o prefeito Zezão.

 

 

Andirá recebe van 0km para a APAE

 


O município de Andirá recebeu recentemente uma van 0km para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ela foi adquirida através de uma Emenda de R$ 180 do deputado federal Diego Garcia e mais R$ 25 mil de contrapartida do município. A Prefeita Ione Abib parabenizou a diretora da APAE Eloísa e também o Presidente Tonhão pelos trabalhos realizados na entidade.

 

Avenida da zona leste ganha local de travessia para pedestres e cadeirantes



A Prefeitura de Londrina melhorou as condições de acesso de pedestres e cadeirantes à avenida Comandante João Ribeiro de Barros, no jardim Dom Pedro, região leste da cidade. Na última quarta-feira (24), foram iniciados os serviços de rebaixamento de guias e construção de passarela no canteiro central da via, nas proximidades da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A edificação do local de passagem foi concluída no dia seguinte e, no sábado (27), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) implantou a sinalização do trecho. As intervenções incluem a instalação de faixas de pedestre, vagas de estacionamento para motociclistas e placas de alerta sobre o ponto de travessia.

Nesta semana, o Município dá continuidade ao trabalho com as obras de melhoria do acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na rua Via Láctea, zona oeste. O objetivo é oferecer mais segurança durante os deslocamentos a pé nas imediações do posto, utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde como ponto de referência para aplicação de vacinas contra Covid-19 em Londrina.


FONTE: ASSESSORIA PREFEITURA LONDRINA

Nesta terça-feira, Jacarezinho inicia vacinação para idosos com mais de 68 anos

 


O município de Jacarezinho inicia nesta terça-feira, 30, a vacinação para os idosos de 68 e 69 anos contra a COVID. O sistema será no Drive Thru nos dois pontos que já estão realizando a ação (Posto de Saúde Central e UBS do Parque Bela Vista).

O horário de funcionamento será das 08h30 às 11h. É importante que a pessoa que será vacinada tenha em mãos a carteirinha de vacinação e CPF.

Prefeito destaca quase R$ 2 milhões em investimentos na educação

 


O prefeito de Salto do Itararé Paulo Sérgio Fragoso, o Paulinho, destacou na última semana sobre o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões para a área da educação no município. Durante um vídeo, juntamente com o vice prefeito Claudeci, equipe da educação e vereadores, o prefeito agradeceu as conquistas.

“São notícias importantes que é motivo de muito orgulho”, comemora Paulinho Fragoso. Ele destacou que já está na conta do município o valor de R$ 150 mil para a reforma da Escola Municipal Hilda S. C. Oliveira. Além disto, dois ônibus para o transporte escolares também chegaram (um sendo Emenda do deputado federal Diego Garcia e outro do deputado federal Toninho Wandscheer)

“Além disto, já havíamos recebido outro ônibus recentemente do deputado Luciano Ducci. E a notícia da construção de uma nova escola no valor de R$ 1.5 milhão em nosso município”, finaliza o prefeito.

“A preocupação e o compromisso em fornecer ensino de qualidade”, enfatiza Nantes durante visita a Colégio Educar

 


O vereador de Londrina Aílton Nantes visitou na última semana o Colégio Educar. O estabelecimento que foi fundado em 1989, fruto do sonho de educadores, está situado no alto da Gleba Palhano que está em constante expansão na cidade.

“Atualmente sob a direção apaixonada, da neta da primeira Diretora, Ana Flávia Moreira de Souza Maniaes conjuntamente com o Diretor Financeiro Luis Antonio de Freitas Rocha, o Colégio Educar permanece sendo um local do saber, de acolhimento e de ensino de qualidade”, enfatiza Nantes. Ele ainda destaca que o estabelecimento de ensino tem a preocupação e o compromisso em fornecer ensino de primeira qualidade sempre ao longo dos seus 31 anos de existência.


Educação tem entregas para a comunidade no aniversário da cidade



O aniversário é de Curitiba, mas são os estudantes e suas famílias que ganham as surpresas.

“Para marcar os 328 anos da cidade neste momento de isolamento gerado pela pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal da Educação preparou eventos on-line e entregas de algumas novidades que serão usufruídas quando isso for possível, como as hortas e os faróis itinerantes”, conta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Na segunda-feira, 29 de março, o dia do aniversário da cidade marca também os 25 anos da Casa Encantada do Bosque Alemão, tradicional espaço de contação de histórias. Para celebrar a data, um evento on-line, às 15h, vai lançar um concurso literário para os estudantes da rede.

O local foi inaugurado em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, e desde então funciona como biblioteca e espaço para contação de histórias.

Permanece fechada para o público por causa da pandemia.

A biblioteca da Casa Encantada é uma das 195 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, com um acervo de 2,4 mil livros destinado ao público infantil.

Quando aberta, para chegar até a Casa, os visitantes percorrem uma trilha no bosque, formada por painéis com azulejos gravados com trechos e imagens da história de João e Maria (Hänsel und Gretel), um dos contos mais populares da literatura infantil, coletado da tradição oral pelos Irmãos Grimm, em 1812.

Todas as 17 bruxas são professoras da rede municipal de ensino de Curitiba e se dedicam a levar cultura e conhecimento por meio da literatura.

Conheça as bruxas do Bosque https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/bruxas-da-biblioteca-do-bosque-alemao-casa-encantada/8168

Farol Itinerante

Outra novidade é que as crianças da educação infantil passarão a contar com o Farol Móvel Itinerante, que deve ser oficialmente apresentado no final de abril.

A intenção é levar a ideia das oficinas maker (faça você mesmo) dos Faróis do Saber e Inovação para dentro dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Para isso, um móvel especialmente projetado com brinquedos e itens servirá como oficina maker portátil para crianças da educação infantil. Ele poderá ser levado de sala em sala pelo CMEI, atendendo todas as turmas.

Comemorações já realizadas

A programação de aniversário começou no último dia 25/3, com o evento on-line de apresentação dos cadernos do projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino”.

Anunciado no ano passado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária da Educação, o projeto prevê que estudantes de escolas da rede curitibana do 6º ao 9º ano tenham aulas de economia doméstica.

A iniciativa busca incentivar os estudantes a encontrar soluções para questões do dia a dia de maneira criativa e sustentável. Dessa maneira, eles serão mais inovadores e autônomos.

“São noções básicas de cozinha trivial, costura, direitos e defesa do consumidor, e até lições de espiritualidade e fé que unidas à grade curricular ajudam a formar cidadãos habilitados para a vida. A escola tem que estar ligada à teia da vida, o Mãos na Massa é um marco do ano 328 da nossa amada Curitiba”, comentou o prefeito.

A secretária explica que essa iniciativa é resultado do intercâmbio que os profissionais da rede fizeram na Finlândia, em 2019.

As unidades terão espaços maker (faça você mesmo) com propostas de vivências do cotidiano e atividades manuais, com o objetivo de desenvolver a autonomia dos estudantes.

O projeto estará presente nas videoaulas, a partir de 12 de abril. A programação da TV Escola Curitiba vai incluir os conteúdos de economia doméstica, entre outros voltados aos estudantes do 6º ao 9º ano.

Escola de Pais

A versão virtual das reuniões presenciais da Escola de Pais também já começou. O objetivo é manter esses encontros, de maneira on-line, enquanto durar a necessidade de isolamento social.

Criada em 2019, a Escola de Pais aproxima e orienta as famílias de crianças e estudantes em inclusão das unidades da rede municipal.

“Queremos cuidar do cuidador. E nada melhor do que conversar abertamente e compartilhar experiências”, resume a secretária.

A abertura foi no último dia 25, para o público da inclusão, e nas regionais serão realizados também eventos on-line, com a equipe da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (Cefar), de 29/3 a 9/4.

Ao todo, mais de sete mil estudantes são atendidos pelo Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE).

Hortas comunitárias

Entre as novidades da educação para marcar o aniversário da cidade também está a apresentação dos resultados do projeto Horta em Ação - as Hortas Comunitárias nos Espaços Escolares do Programa Comunidade Escola nas Escolas Municipais Mansur Guérios (CIC), Foz do Iguaçu (Santa Felicidade) e Joana Raksa (Tatuquara).

O projeto teve início no ano de 2019 e contempla desde horta na calçada até horta suspensa. Já foram feitas diversas colheitas de hortaliças e ervas medicinais.

As crianças e estudantes poderão voltar a se envolver presencialmente quando a situação sanitária da cidade permitir o retorno das atividades híbridas, o que ainda não tem data para acontecer.

A coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta, explica que o piloto foi inserido no Programa Comunidade Escola na Escola Municipal Mansur Guérios, na Cidade Industrial de Curitiba.

“A importância do projeto e os resultados obtidos são visíveis com a participação ativa dos estudantes e comunidade escolar no desenvolvimento do projeto, tanto nos questionamentos e dúvidas lançadas pelos estudantes quanto à execução e colheita”, explica Barletta.



FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Santana do Itararé adquiri dois aparelhos de ultrassom

 


O município de Santana do Itararé adquiriu recentemente dois aparelhos de ultrassom de última geração. O investimento foi através de Emendas dos deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Luiz Fernando Guerra.

O prefeito José Izac destacou que será um grande reforço para atendimento da população em vários exames.

 

Aparelho irá realizar os seguintes exames:

a) Imagem geral (adulto e pediátrico);

b) Imagem abdominais: fígado, rins, pâncreas, baco, vesícula biliar e dutos biliares. Protocolo FAST, E-FAST

c) Imagens de pequenas partes e superficiais: Mama, tireoide, próstata, testículos, gânglios linfáticos, hernias, e estruturas musculoesqueléticas;

d) Imagens ginecológicas e obstétricas (em 2D): Transvaginal do útero e dos ovários, anatomia fetal, peso fetal estimado, idade gestacional e fluido amniótico;

e) Imagens vasculares (com Doppler colorido): Vasos abdominais, periféricos (venoso superficial e profundo), arterial profundo e protocolo para análise de carótidas;

1) Imagens em procedimentos intervencionais: Biopsias, acesso

vascular guiado, bloqueios anestésicos, anestesias periféricas e de coluna e punções com possibilidade do uso de software de visualização de agulhas quadros/s; Com visualização nos modos: B (Brilho): M (Movimento): Doppler pulsado; Doppler colorido; Doppler espectral; Power Doppler, Cineloop, com no mínimo 200 quadros; Duplex Imagem harmônica tecidual; 2D (com 256 níveis de cinza), 2D com software de visualização de agulhas; Dispor de software que permita realizar zoom, com ajuste de ganho e profundidade, cálculos e páginas de resultados completos para exames Obstétricos e Vasculares, procedimentos de análise vascular; Dispor de software para medida automática da intima dos vasos;

Dispor de taxa de quadros (Frame Rate) igual ou maior a 250; Profundidade de penetração maior ou igual a 30 cm; Dispor de Console de comando com: rodízios independentes, com travas para giro e rolamento, gravador de CD/DVD embutido (de fábrica), regulagem de altura do console de comandos e suporte para os transdutores; teclado alfanumérico;

Manuseio do cursor por trackball, touch pad ou similar, com iluminação; Possibilidade de utilização de teclas programáveis para funções avançadas definidas pelo usuário; Tela colorida, única e plana de LCD ou LED com no mínimo de 19" com braço para ajuste de angulação e altura, definição de no mínimo 1024 x 768 com pelo menos 256 tons de cinza; Capacidade de armazenamento interno igual ou maior e 500GB de memória ou maior de disco rígido ou flash /SSD; Realizar aquisição, armazenamento, revisão e transferência digital de imagens; Permitir aquisição estática (fotos) e dinâmica (clipes de 60 segundos ou mais) de imagens

 

Jaboti realiza manutenção de estradas rurais

 


A Prefeitura de Jaboti continua o trabalho constante de manutenção das estradas rurais do município. O prefeito Regis William destacou que na última semana os trabalhos foram desenvolvidos nos bairros Herval e Serrinha. “Quero parabenizar a toda a equipe pelo trabalho. Estão se dedicando diariamente em prol da população de nosso município”, finaliza.

Wenceslau Braz irá distribuir chocolate para crianças

 


O prefeito de Wenceslau Braz Atahyde Ferreira dos Santos Junior, o Taidinho, destacou na última semana que serão distribuídas aproximadamente 2.200 caixas de chocolate para as crianças da rede municipal de ensino. “Deixo aqui registrado minha gratidão à todas as professoras e professores que se dedicaram para deixar mimos e doces para as crianças.”, finaliza Taidinho.

Reforma em Escola Municipal continua a todo vapor

 


A reforma da Escola Municipal Adear Haruo Ishii em Tomazina continua a todo vapor. Na última semana o prefeito Flávio Zanrosso e a Secretária de Educação Cinthia Chueire estiveram no local acompanhando os trabalhos. Estão sento investidos aproximadamente R$ 200 mil com recursos próprio.

 

Vermelho pede melhorias e tapa buraco em rodovia

 


O vereador de Santo Antônio da Platina Luciano de Almeida Moraes, o Vermelho (PTB) solicitou recentemente através do Requerimento 112/2021 que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) possa realizar obras de melhorias e tapa buraco na Rodovia Estadual Deputado Benedito Lúcio Machado (PR 439).

O trajeto seria entre a BR 153 e o Povoado da Platina. “Muitas pessoas passam diariamente pelo local e se torna importante que possa estar incluído no cronograma esta melhoria”, finaliza o vereador Vermelho.