2º Expressarte é sucesso em Jacarezinho



O Centro de Atendimento Psicossocial de Jacarezinho (CAPS), mantido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) realizou na última semana o 2º Expressarte (Mostra Cultural). O evento que aconteceu no Conjunto Amador de Teatro (CAT) contou com a presença do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, e dos alunos da APAE, AJADAVI e outras instituições.
Segundo a psicóloga coordenadora do Caps, Marcia Rahuam, a Mostra demonstrou trabalhos realizados pelos pacientes nas oficinas de terapia ocupacional durante o ano todo. “As oficinas são oferecidas como parte do tratamento. Temos oficinas de dança, teatro, capoeira, zumba, canto coral, artesanato e muitas outras. Elas são fundamentais para a manutenção do bem estar dos pacientes. Os melhores trabalhos feitos nessas oficinas foram expostos no evento”, contou.
O Caps de Jacarezinho atender uma média de 200 pacientes na área da saúde mental, Os principais transtornos apresentados são neuroses, psicoses, esquizofrenia, transtornos bipolar e depressão severa. 
Para atender essas pacientes, o Caps mantém uma equipe de multiprofissionais, como psiquiatra, psicólogo, enfermeiros, profissional em educação física, terapeutas ocupacionais, monitores, agentes operacionais, uma artesã além dos funcionários da área administrativa.
O prefeito de Jacarezinho ressaltou que é muito importante o trabalho desenvolvido. “Quero parabenizar a todos os profissionais que participam direta e indiretamente no projeto. O Consórcio tem o projeto também do CAPS A/D para dar mais atenção as pessoas que necessitam”, finaliza Dr. Sérgio.
 Carro pega fogo em posto de gasolina em Cambará

Carro pega fogo em posto de gasolina em Cambará

Um automóvel GM Celta, placas IKJ 3426 de Cambará, pegou fogo na tarde desta sexta-feira (28), assim que o motorista, identificado por Fábio, entrou no pátio do posto Guairacá, localizado da BR369 em Cambará.
A cena foi registrada pela equipe do Circulandoaqui que estava no local. Assustado, Fabio não quis falar com a imprensa, disse apenas não saber o que pode ter causado o surgimento das chamas.
Ele conduzia o veículo sentido Avenida Brasil e iniciou a entrada no posto normalmente, contudo, ouviu-se uma explosão seguida de labaredas intensas por debaixo do capô. Fábio saltou do carro e, em seguida, os experientes funcionários do posto, com extintores em punho, agiram rápidos e controlaram as chamas. Alguns pessoas que passavam pelo local, também, ajudaram a conter o fogo.
Houve princípio de pânico, pois o veículo em chamas estava próximo às bombas de combustíveis, no entanto, a experiência dos frentistas, também, contribuiu para que acalmassem os ânimos dos clientes que estavam no local. A ação rápida dos funcionários do posto, também, contribuiu para que as chamas não consumissem todo o veículo, amenizando os danos causados pelo fogo.

FOnte: Roberto Francisquini
Polícia civil intensifica prevenção em três cidades

Polícia civil intensifica prevenção em três cidades

Cerca de 40 policiais civis realizaram operação preventiva nas cidades de Abatiá, Ribeirão do Pinhal e Jundiaí do Sul, na noite de ontem, 29, inicio da madrugada de hoje, domingo, realizando abordagens de pessoas, veículos e fiscalização em bares.
Organizada pela polícia civil de Ribeirão do Pinhal contou com apoio das delegacias de Ibaiti, Santo Antônio da Platina e do GDE (Grupo de Diligências Especiais) de Jacarezinho.
Ao total 12 bares foram vistoriados, nove veículos e 47 pessoas abordadas.
"Essas operações serão frequentes e tem por objetivo garantir tranquilidade para população, intimidando marginais e inibindo a criminalidade" garante o investigador Junior Leite, um dos organizadores da iniciativa. 
O resultado foi positivo não havendo registro de delitos relevantes durante a madrugada.
Boa parte do efetivo circulou em Jundiai do Sul onde havia grande concentração de pessoas diante da iminência de novas eleições.

Operação Verão começa dia 20 de dezembro

A Operação Verão do Governo do Paraná terá início no próximo dia 20 de dezembro. A data, já confirmada pelo governador Beto Richa, marcará a abertura da temporada de verão 2014/2015, nos sete municípios do Litoral paranaense e terá duração de 61 dias.

O coordenador geral da Operação Verão pelo Governo do Estado, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Caetano de Paula Júnior, reuniu-se nesta sexta-feira (28/11), em Matinhos, com os comandos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar definir o local onde vai funcionar a base geral da operação verão. O espaço reunirá representantes de todos os órgãos envolvidos nas ações do governo no Litoral.

Até o dia 18 de fevereiro os municípios receberão o reforço de órgãos estaduais, principalmente para ampliar os serviços de saúde, coleta de lixo e limpeza das praias e segurança. "A Operação Verão é uma ação integrada de governo para garantir a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Litoral e dos veranistas que visitam as praias paranaenses neste período" declarou, Caetano de Paula Junior.

Estão envolvidas nas ações as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Esporte e Turismo, Comunicação Social e Infraestrutura e Logística, além da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Copel, Sanepar, Simepar, DER, ITCG, Instituto Ambiental do Paraná e Águas Paraná.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros do Litoral, major Edson de Oliveira Ávila, disse que a expectativa para a operação aumenta a cada ano. "Isso se deve ao crescente número de veranistas que tem vindo às praias do Paraná”, afirmou. Nesta temporada, 859 bombeiros vão atuar em 99 postos espalhados pela costa paranaense.

O comandante do 9º. Batalhão da Polícia Militar, major Nivaldo Marcellus da Silva, disse que a corporação está preparada para garantir a segurança dos veranistas. "Os investimentos feitos pelo governo para a Polícia Militar nos dão tranquilidade para agir e coibir todo tipo de ação mal intencionada", destacou.

O coordenador da Operação Verão e secretário do Meio Ambiente está ouvindo e recebendo as principais demandas dos municípios litorâneos para esta temporada de verão. Orlando Ferreira, secretário municipal do Meio Ambiente de Matinhos, reforçou a importância do apoio prestado pelo governo aos municípios neste período.

"A população litorânea aumenta muito, passando de 200 mil habitantes para mais de um milhão de habitantes. A prefeitura não teria condições de atender a este número de pessoas sem o apoio do Estado. É uma parceria necessária", enfatizou o secretário.

Ele conta que o município, os comerciantes e moradores estão preparados para receber os visitantes. Como exemplo, o secretário citou a limpeza e desassoreamento de rios e canais - trabalho concluído pela prefeitura para evitar enchentes, caso ocorram períodos de fortes chuvas.

Rua Paulo Pompéia Coutinho já está recebendo manilhas



A empresa contratada para a colocação das manilhas na Rua Paulo Pompéia Coutinho na Vila Pompéia em Jacarezinho já está trabalhando a todo vapor. Esta é a primeira etapa para o processo de recape asfáltico que beneficiará centenas de pessoas que passam pelo local diariamente.
“Desde que assumimos aquele local está de difícil trânsito. Fomos a vários locais atrás de recurso e no começo deste ano tivemos a notícias que o dinheiro iria vir através do Plano de Apoio aos Municípios (PAM), que é um recurso do Governo do Estado à Fundo Perdido”, explica o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.
Na oportunidade esteve vistoriando o local com o projeto em mão a engenheira da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Lara Mangoni. A rua é considerada uma dos principais ramos de acesso entre a Vila Setti e a Nova Jacarezinho.
No intuito de auxiliar neste projeto de conservação da rua Paulo Pompéia Coutinho, a Secretaria Municipal de Conservação Urbana realizou a pavimentação asfáltica da Rua Georgina de Carvalho, paralela a atual obra. “Algumas vezes ouvimos comentários maldosos que não está sendo feito nada. Estamos com os projetos planejados para que as ações sejam executadas corretamente e que não aconteça nenhum problema no futuro”, argumenta o prefeito.
Dr. Sérgio ainda ressalta que neste mesmo projeto outras ruas estão inclusas neste projeto para pavimentação próximo ao antigo Colégio Estadual Padre Magno. “Logo as atividades serão mais constantes, pois chegarão novos maquinários. Recentemente chegou um caminhão para a Conservação Urbana e outro que irá auxiliar na Secretaria de Agricultura”, finaliza o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria.

“É importante uma Secretaria de Esportes”

O vereador de Santo Antônio da Platina, Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net (PPS), utilizou recentemente a Câmara Municipal para cobrar novamente a criação de uma Secretaria de Esportes. “É importante uma atenção especial para esta área. Pois está deixando muito a desejar e precisamos de mais projetos voltados ao bem estar dos jovens e tirá-los das ruas”, argumenta o vereador Chiquinho Net.

Retirada de placas

O vereador de Jacarezinho Marcos Colosso (DEM) solicitou recentemente através do Requerimento 161/2014 que sejam retiradas as inúmeras placas da antiga Zona Azul. “Elas confundem os motoristas que vêm para nossa cidade. Seria importante retirá-las para não ocorrer este tipo de situação”, argumenta.
Caps de Jacarezinho promove do 2º Expressarte

Caps de Jacarezinho promove do 2º Expressarte

O Centro de Atendimento Psicossocial de Jacarezinho, mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), promove na quinta-feira, 27, o 2º Expressarte- Mostra Cultural no CAT (Conjunto Amadores de Teatro), a partir das 13 horas. O evento vai contar com apresentações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e da Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (Ajadav)
Segundo a psicóloga coordenadora do Caps, Marcia Rahuam, a Mostra vai expor trabalhos realizados pelos pacientes nas oficinas de terapia ocupacional durante o ano todo. “As oficinas são oferecidas como parte do tratamento. Temos oficinas de dança, teatro, capoeira, zumba, canto coral, artesanato e muitas outras. Elas são fundamentais para a manutenção do bem estar dos pacientes. Os melhores trabalhos feitos nessas oficinas estarão expostos no evento”, contou.
O Caps de Jacarezinho atender uma média de 200 pacientes na área da saúde mental, Os principais transtornos apresentados são neuroses, psicoses, esquizofrenia, transtornos bipolar e depressão severa. 
Para atender essas pacientes, o Caps mantém uma equipe de multiprofissionais, como psiquiatra, psicólogo, enfermeiros, profissional em educação física, terapeutas ocupacionais, monitores, agentes operacionais, uma artesã além dos funcionários da área administrativa.
“A maioria do trabalho que fazemos na área psíquica tem continuidade na terapia ocupacional. Na verdade, nossa atuação aqui é em equipe. Nada funciona sozinho”, comentou.
O Caps também conta com parcerias, como a feita com a Faculdade de Fisioterapia de Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com estagiários do curso de Enfermagem do Colégio Rui Barbosa e com pedagogos do Núcleo Regional da Educação (Paraná Alfabetizado). “Os pacientes analfabetos recebem aulas de alfabetização três vezes por semana aqui”, contou a psicóloga.
Por enquanto na região não existe o Caps infantil nem o álcool e droga. “Jacarezinho e Santo Antônio da Platina estão lutando para conseguir Caps álcool e drogas para atender a região. Já fizemos uma solicitação, mas até agora não temos uma posição da Secretaria de Estado da Saúde”, disse. 

FONTE: Gladys Santoro - Jornal Tribuna do Vale
Taidinho viaja para China para participar de evento internacional

Taidinho viaja para China para participar de evento internacional

O prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos, o Taidinho, viaja nesta semana para a China para participar da Cúpula Municipal da Família + 10. O convite partiu da APMIF, que é uma associação filiada a União Nacional das Associações de Proteção a Maternidade e Família pelo município ter alcançado algumas metas estabelecidas por essa entidade.
Serão oito dias de viagem, onde também estarão Claudete, secretária municipal de Assistência social, a tesoureira da APMI, que é a minha esposa e a coordenadora desse projeto.  “Não vamos utilizar nem um centavo do dinheiro público. Todos os custos da viagem serão pagos pelas UNAPMIF. Tanto passagens aéreas, quanto hospedagem, alimentação, tudo”
Entre as metas estão: à situação das famílias mais carentes dos municípios. Entre elas estão reforma de casas de famílias cadastradas, oferecendo condições básicas a elas; construção de casas a famílias necessitadas e que não se enquadram nos programas habitacionais do município; prestação de acompanhamento a gestantes antes e depois do nascimento; prestação de acompanhamentos específicos aos casos das mães, gestantes e crianças, efetuando suplementação alimentar, por exemplo; oferta de cursos, palestras e devidos acompanhamentos de gestantes, efetuando orientações para combate da desnutrição; entre outros.

Com informações do Jornal Folha Extra



Trupe da Alegria de Curitiba faz a festa das crianças da CEMEI Beija Flor em São José

Pelo segundo ano consecutivo a Trupe da Alegria de Curitiba, fez a festa das crianças da CEMEI Beija Flor do município de São José da Boa vista. O grupo que é formado por 8 pessoas, tem a frente o casal Marcio Rosa e Daniela Zanqueta, que são os responsáveis pela doação do lanche e ainda atuam  como atores na peça infantil apresentada as crianças. Prestigiou o evento o vice prefeito Lucas Rolim, pais de alunos e comunidade.

Durante o evento as crianças degustaram aproximadamente 180 X Salada, refrigerantes e saquinhos de doce surpresa. Na sequência os alunos tiveram a oportunidade de assistir a peça, Deu a Louca no Conto de Fadas. Durante a apresentação os atores, que encenam 11 personagens dos contos de fadas, trocam de roupa várias vezes e o elenco ainda conta com a participação de atores improvisados como: professoras, alunos e colaboradores.

O grupo intitulado Trupe da Alegria, que inicialmente atuava junto a escolas de Curitiba, decidiu fazer a festa em São José da Boa Vista, depois que Adeliane Gonçalves, assumiu a direção da CEMEI Beija Flor, o grupo tem grau de parentesco com a diretora do Centro de Educação. Marcio falou da satisfação em poder estar participando da festa das crianças boavistenses, “este ano por questão do nosso trabalho em Curitiba, atrasamos um pouco o evento, mas, a satisfação não tem tempo e pudemos ver estampado em todos os rostinhos a satisfação e a alegria. É uma sensação única, e, enquanto tivermos forças vamos continuar a realizar esse evento”, afirmou Márcio.


A diretora Adeliane, agradeceu aos padrinhos das crianças e a todos os que de alguma forma ajudaram na organização da festa, “os nossos alunos já aguardavam com ansiedade o dia da festa, o evento foi muito bom e pudemos oferecer um dia muito especial que com certeza fica gravado pra sempre na memória das nossas crianças. O prefeito Serjão e a primeira dama Denise não puderam estar presentes por motivos de trabalho, mas, com certeza eles são peças importantes na condução desse trabalho maravilhoso que estamos realizando aqui com nossas crianças”, destacou. 

FONTE: Agência CRIATIVA

Ribeirão Claro é campeão dos Jogos Escolares Bom de Bola

Depois de cinco dias de disputas e mais de cem jogos na fase final, foram conhecidos no último domingo (23), em Paranaguá, os campeões dos Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná 2014. No Masculino B (12 a 14 anos) o título ficou com a Escola Estadual João da Rocha Chueiri, de Ribeirão Claro. No Masculino A (15 a 17), o campeão foi o Colégio Estadual Lourdes A. Melo, de Itaguajé. No Feminino B, o Colégio Estadual Tsuru Orguido, de Londrina, comemorou o primeiro lugar. No Feminino A, o troféu ficou com o Colégio Opet Rebouças, de Curitiba. Os resultados positivos no esporte são fruto da política de investimento no fomento da prática de atividades esportivas e descoberta de novos talentos implementada pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).
Houve muito equilíbrio em todas as partidas das finais. No estádio Gigante do Itiberê, no Masculino B, Ribeirão Claro venceu o Colégio Milenium de São José dos Pinhais, por 1 a 0. O time de Ribeirão Claro começou mais incisivo no ataque, mas a partir da metade do primeiro tempo São José dos Pinhais equilibrou. No segundo tempo, São José começou melhor, mas Ribeirão Claro chegou ao gol da vitória com o atacante Pedro Henrique. “Fui muito feliz em estar deslocado pela esquerda e ter calma para driblar e fazer o gol”, disse, completando que se espelha em Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
O Bom de Bola chega ao final coroado de êxito na opinião dos organizadores. Luiz Carlos Fraga, coordenador do Bom de Bola pela Parati Alimentos, enalteceu os 20 anos de investimento da Parati no projeto. “A grande avaliação final é que estamos valorizando o capital humano, valorizando a formação educacional e promovendo a integração entre os atletas. Fora isso, Paranaguá está de parabéns pela recepção que deu a todos os envolvidos nos jogos”.
Para Marcia Regina Tomadon, coordenadora geral dos Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná, pela Secretaria Estadual de Esportes, o evento foi um sucesso em todos os sentidos. “Na parte técnica, disciplinar, de estrutura, de locais de competição, arbitragem, enfim, vários fatores contribuíram para a realização deste grande evento”.
Os Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná começaram a ser realizados no início do ano com as fases municipais. Depois vieram as regionais em agosto e as macrorregionais em outubro, até chegar às finais, em 22 e 23 de novembro, em Paranaguá. A partir das regionais foram mais de 20 mil atletas participando. Os Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná são uma realização do Governo do Estado por meio de ações integradas entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação, da prefeitura de Paranaguá, e o patrocínio máster da Parati Alimentos.

O técnico Carlos Luis Pinheiro da Silva destacou que a vitória coroa um trabalho muito sério. “Foi o primeiro título importante que ganhamos. Por isso, foi como se tivéssemos ganho a Copa do Mundo. E estamos contentes também porque muitos meninos estão sendo monitorados por grandes clubes do futebol brasileiro”, afirmou. “Foi um título histórico conquistado para o nosso futebol que vive a alegria do Leandro na Seleção Brasileira Sub 17, este título dos Jogos Escolares que colocou os nossos alunos e a Escola Estadual Doutor João da Rocha Chueiri como a melhor equipe dos Jogos no estado do Paraná”, continuou. “Agradecemos a Deus, aos alunos e pais, a professora Neiva, ao professor Adilson, as diretoras Heleni e Rose, ao amigo Eberval, ao poder público e a todos que sempre acreditaram e acreditam neste projeto”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves
Solicitação de nova UBS

Solicitação de nova UBS

O vereador de Jacarezinho Marcos Aparecido Ganzela, o Marcos Colosso (DEM), solicitou através do Requerimento 159/2014 a construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Dom Pedro Felipack. “Existe um terreno vago de propriedade do município. Seria importante este estudo para atender aquela comunidade”, argumenta o vereador.

Alerta sobre situação de professores



O vereador de Santo Antônio da Platina, Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net (PPS), destacou durante recente sessão ordinária na Câmara Municipal que é importante corrigir os salários dos professores. “O Plano de Cargos para comissionados tem salários que chegam à R$ 7 mil. É importante rever esta situação”, argumenta. O vereador ainda ressalta que está indignado com o setor de educação que está chamando professores aposentados para trabalhar e deixar os concursados sem convocação.

Jacarezinho empata e está na final da Copa AMUNORPI



Um ano depois. As equipes de Guapirama e Jacarezinho voltam a se encontrar numa partida decisiva da Copa AMUNORPI. Diferentemente de 2013, que foi nas quartas de finais, desta vez será na decisão da competição que já terá a primeira partida no próximo domingo, 30, em Guapirama.
As duas equipes tiveram confrontos difíceis nas semifinais. O time de Guapirama na primeira partida venceu o atual campeão Figueira por 5x0 em casa. A segunda partida, que aconteceu na tarde deste domingo, 23, foi marcada por muita garra. Com o estádio praticamente lotado, os atletas de Figueira foram para cima e ainda no primeiro tempo marcaram três vezes. No segundo tempo, não conseguiram marcar mais e irão disputar o terceiro lugar.
Na outra partida. O Estádio Moíses Chueire em Tomazina recebeu mais de 3.000 pessoas que apoiaram a equipe desde o primeiro minuto. Mas num contra-ataque ainda nos primeiros minutos de partida, os jacarezinhenses fizeram 1x0.
O segundo tempo começou com mais pressão dos tomazinenses e logo aos 8 minutos, num bate e rebate dentro da área aconteceu o empate. A partida contou com a presença dos prefeitos Dr. Sérgio (Jacarezinho) e Guilherme Cury (Tomazina). O resultado garantiu Jacarezinho na fina, pois havia vencido o primeiro jogo no Estádio Municipal Pedro Vilela por 4x1.
A decisão de terceiro lugar será a reedição da final da Copa AMUNORPI de 2013 entre Figueira e Tomazina. Já os jacarezinhenses buscam o bi campeonato (foram campeões em 2012) e uma revanche por terem sido eliminados nos pênaltis para Guapirama no ano passado.

Tiro de Guerra finaliza ano de instrução em Jacarezinho


Os 47 atiradores do Tiro de Guerra (TG) 05/007, instalado em Jacarezinho, realizaram no último sábado, 22, a solenidade de encerramento das atividades do ano de 2014. Eles fizeram o compromisso do recruta e o licenciamento dos monitores e atiradores. O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, que também é diretor do TG esteve presente.
“Procuramos durante este ano dar seguimento à orientação e formação iniciadas em seus lares por seus familiares”, destaca o Tenente Carlos Alberto Schneider em seu discurso. O prefeito também ressaltou que este momento é muito importante na vida dos jovens.
Tendo como origem a Sociedade de Tiro ao Alvo que funcionava junto à Associação Esportiva Jacarezinhense, o Tiro de Guerra de Jacarezinho foi fundado em 5 de setembro de 1946 com a denominação de TG 185. A primeira turma de atiradores foi matriculada em 28 de fevereiro de 1947. Com a formatura que aconteceu no último sábado, já passaram mais de 3.300 atiradores pelo local.
A mudança de denominação de TG 185 para TG 05/007 foi em março de 1979. Em junho do mesmo ano mudou da sede localizada na avenida Getulio Vargas, 950 para a sua nova sede na Alameda Padre Magno. Suas finalidades principais são: formar cidadãos cientes dos problemas de seu município, evitar o êxodo Rural e a conseqüente fuga de mão de obra, proporcionar que o jovem preste o Serviço Militar em seu município, sem prejuízo de seu trabalho e de seus estudos, formar reservistas de 2ª Categoria para o Exército Brasileiro.
Escola de Jaboti comemora Semana da Consciência Negra

Escola de Jaboti comemora Semana da Consciência Negra

Na Escola de Educação Especial Maria Carvalho de Oliveira o trabalho da Equipe Multidisciplinar juntamente com alunos, professores, funcionários e pais tem levado a momentos de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, pois entende que para a escola ser verdadeiramente um espaço democrático é preciso visualizar com dignidade os diversos grupos étnicos e suas contribuições como ferramentas pedagógicas no trato da diversidade.
Neste sentido, toda a comunidade escolar uniu forças neste dia 19 e realizou um dia muito especial com apresentação de Dança relembrando o personagem Saci-Pererê do Sítio do Pica-Pau Amarelo; Capoeira que é uma expressão cultural brasileira desenvolvida por descendentes de escravos africanos; um Teatro de Dedoche sobre um clássico da Literatura Brasileira: Menina Bonita do Laço de Fita da escritora Ana Maria Machado; desfile representando a Cultura Africana e sua influência na moda nacional e mundial; apresentação de objetos e máscaras que de geração em geração vem sendo usados por pessoas na África e em todo mundo onde se demonstra respeito pela religiosidade e espiritualidade; baseado no Filme Kirikou os alunos se caracterizaram demonstrando a beleza e o valor dos animais africanos mais conhecidos e admirados; apresentação de culinária africana, dentre elas o Bolo de Fubá feito pelos alunos da EJA/Setor Profissionalizante; exposição de cartazes sobre a cultura afro no Brasil e Língua, Lendas e Curiosidades sobre os povos Indígenas.
Parabéns a toda Comunidade Escolar que se envolveu nas atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra demonstrando que neste lugar não há espaço para o preconceito. Que esta data, assim como todos os dias, seja de muita festividade, alegria e nos motive a continuar nesta trajetória pela conquista de direitos, igualdade de oportunidades e pelo fim de toda forma de discriminação.


APAE de Wenceslau Braz homenageia Paulo Leminski

APAE de Wenceslau Braz homenageia Paulo Leminski

Escola de Educação Básica Salomão Andraus – APAE de Wenceslau Braz realizou nesta quinta-feira (20) a Feira Literária Paulo Leminski, cujo principal objetivo foi homenagear o escritor curitibano responsável por centenas de obras literárias tanto na poesia, quanto na prosa. Como a Feira aconteceu no Dia da Consciência Negra, os alunos também fizeram referência à data.
A Feira consistiu em apresentações artísticas organizadas e representadas pelos alunos da APAE, sempre se focando na obra de Leminski. O ambiente esteve decorado de acordo com os temas em questão, houve exposição de fotos, materiais e atividades confeccionadas pelos alunos e professores.
Alunos de diversas escolas do município visitaram a feira e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre um dos principais nomes da literatura paranaense. “Neste evento se contou com ótima participação de toda a equipe da escola, alunos, pais, professores e comunidade visitante”, explica a diretora da APAE, Siriley da Silva Camargo.

Ela ainda explica que todas as atividades foram desenvolvidas no decorrer do ano letivo, “reforçando que estes projetos são muito importantes no trabalho desenvolvido com crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, pois aprimoram o conhecimento e fazem com que estes alunos aprendam na vivência e na prática de atividades diversificadas, relacionadas aos mais diferentes conteúdos”, diz a diretora.

FONTE: Jornal Folha EXTRA

Benefícios adicionais do Ministério da Saúde

Todos os  26 municípios do Norte Pioneiro foram incluídos entre os 379 do Paraná(20 ficaram de fora) que serão beneficiados com recursos para a melhoria do atendimento nas unidades de saúde. A lista daqueles que vão receber os recursos adicionais pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi publicada pelo Ministério da Saúde neste final de semana. 
Nesta primeira lista, serão repassados R$ 8,3 milhões mensais referentes à certificação de 1.772 equipes de atenção básica, 67 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e 1.130 equipes de Saúde Bucal. O valor destinado a cada município, porém, não foi detalhado.
No Brasil, serão repassados R$ 1,6 bilhão referentes à certificação de 29.598 equipes de atenção básica e 19.050 equipes de Saúde Bucal em 5.041 municípios.
O incentivo faz parte do processo de modernização da gestão da saúde do Governo Federal, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando tanto a autoavaliação das equipes como a oportunidade de aprimoramento do cuidado.
Das equipes de atenção básica avaliadas, cerca de 50% (886 equipes) atingiram resultado acima da média ou muito acima da média e aproximadamente 48% (844 equipes) ficaram com conceito mediano ou abaixo da média. Quanto à saúde bucal, 47% (535 equipes) tiveram avaliação acima da média ou muito acima da média e 42% (473 equipes) mediano ou abaixo da média. As equipes de Atenção Básica que recebem conceito muito acima da média recebem adicional de R$ 8,5 mil por mês; acima da média passa a ter um aditivo de R$ 5,1 mil. As demais avaliações ganham um complemento de R$ 1,7 mil. Para as equipes de saúde bucal os valores são, respectivamente, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil e R$ 500.
O processo de certificação, que determinou o volume de recursos a serem transferidos aos municípios, é realizado pelo Ministério da Saúde com o apoio de 49 instituições de ensino e pesquisa de todas as regiões do país. A avaliação é composta por três partes: uso de instrumentos autoavaliativos – o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa – responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação.
O objetivo do PMAQ é garantir um alto nível de atendimento por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Este ano, o programa foi ampliado para todas as equipes de Atenção Básica, incluindo os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e avançando na atenção especializada contemplando os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que antes não faziam parte do programa. Desde 2011, quando foi lançado, o PMAQ já repassou aos municípios mais de R$ 5,2 bilhões em recursos. Ao todo, o investimento em atenção básica aumentou em 106% nos últimos quatro anos. Só em 2014 serão aproximadamente R$ 20 bilhões.
Para avaliação das equipes que aderiram ao segundo ciclo do PMAQ, também foi considerada a opinião dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, foram aplicados questionários, entre o novembro de 2013 e maio de 2014, a mais 115 mil brasileiros de todos os estados sobre o atendimento prestado pelas equipes de atenção básica.
Entre as 23.944 Unidades Básicas de Saúde (UBS) avaliadas, mais de 70% das UBS divulgam para os cidadãos as ações e ofertas de serviços das equipes e mais de 90% das equipes ofertam consultas voltadas para o pré-natal, atendimento a crianças, e a agravos como hipertensão arterial e diabetes mellitus. Em relação à saúde bucal, mais de 80% das equipes de saúde bucal ofertam consultas para crianças de até cinco anos e ofertam ações de prevenção e detecção de câncer de boca.
Para 64% dos usuários entrevistados, as instalações das UBS são “boa” ou “muito boas”. Em relação ao atendimento, mais de 80% consideram o cuidado recebido pela equipe como “bom” ou “muito bom” e ainda recomendariam a unidade de saúde a um amigo ou familiar. O PMAQ revelou ainda que 57% das unidades de saúde têm acesso à internet e, entre elas, 78% a banda larga funciona de maneira contínua.

Equipes atuam na prevenção à dengue

Os funcionários do Departamento de Vigilância Sanitária de Jacarezinho realizam nesta semana uma atuação em terrenos baldios na Vila Scyllas. O diretor do departamento, Danton Guimarães, ressalta que não é uma limpeza nesses locais, apenas a retirada de objetos que possam ser propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
“Os funcionários têm realizado um grande trabalho. No ano passado tivemos apenas três casos que foram importados, ou seja, vieram de outra cidade e realizamos toda a prevenção”, argumenta Danton. O chefe do departamento de vigilância sanitária ainda explica que é importante a participação da população nos cuidados de seus terrenos.
Nos anos de 2010 e 2011 o município de Jacarezinho passou por uma epidemia no quesito da dengue, que foi classificado como terrível a nível estadual. Os cuidados também são constantes devido a cidades vizinhas terem obtidos altos números de pessoas infectadas no último ano.
De acordo com o diretor a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Segundo Santos, esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.
Ele ainda ressalta que a principal preocupação em Jacarezinho no momento, são as caixas d'água não lacradas em algumas residências. "No momento são algumas caixas d'água que não estão totalmente vedadas. O mosquito utiliza os pequenos espaços, as frestas para entrar nestas caixas e com isto procriar. Algumas caixas estão ainda pior, onde ficam sem cobertura nenhuma", afirmou o supervisor de campo do combate a doença em Jacarezinho. "É preciso cuidar da caixa d'água. Tampe e mantenha ela fechada", aconselhou.

Entre os sintomas da dengue está febre alta (39º a 40º C), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração (cansaço) e vermelhidão no corpo. Há suspeita de dengue se a pessoa apresentar febre alta e, pelo menos, dois sintomas relacionados com os sintomas apresentados anteriormente.
SAMU terá novo local de funcionamento

SAMU terá novo local de funcionamento

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) deverá ter um novo local de funcionamento em breve em Santo Antônio da Platina. O vereador Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net (PPS), ressaltou que o Projeto de Lei foi aprovado na última semana.
O imóvel está localizado na entrada do Parque de Exposição Alicio Dias dos Reis. “Será um local estratégico para que os serviços de atendimentos de urgências possam ser realizados mais rapidamente. Além de ser mais amplo para o trabalho dos funcionários”, finaliza Chiquinho Net.


Cadastro de Mototaxistas

O vereador de Jacarezinho Francisco Carlos de Moraes, o Chico Serraia (DEM), solicitou recentemente através do Requerimento 156/2014 o cadastramento de todos os mototaxistas do município. “É importante para verificarmos quais fazem bicou, ou seja, que tem outra ocupação com carteira assinada e aqueles que trabalham somente nestas condições”, argumenta o vereador. 

Em Wenceslau Braz Polícia prende mais 3 traficantes

O trabalho de investigação constante visando o combate ao tráfico de entorpecentes levou para a prisão mais três traficantes na cidade de Wenceslau Braz. A prisão aconteceu na manhã deste domingo dia 23 de novembro de 2014. Todo o trabalho de investigação foi feito em conjunto entre Polícia Civil e o Serviço Reservado da Polícia Militar. A operação foi comandada pelo Delegado de Polícia Dr. Miguel Chibani Bakr Filho e o Capitão Donizete Lemes da Silva. Depois de uma série de diligencias a equipe logrou êxito na prisão de Janderson Medeiros Rodrigues, Edivaldo da Silva e Michel Aparecido Pereira. A polícia vinha acompanhando a movimentação dos elementos há vários dias e o momento da prisão ocorreu quando Edivaldo e Michel entregavam as drogas para Janderson em uma propriedade rural próximo ao Bairro Patrimônio São Miguel. No momento da abordagem com apoio das RPA de Wenceslau Braz e Siqueira Campos, foram encontrados (500g) meio quilo de crack, que fracionadas renderiam mais de 2.000 pedras de crack para serem comercializadas com usuários, além de (44g) quarenta e quatro gramas de cocaína, ou seja 88 porções, também foram apreendidos celulares utilizados para comunicação entre os traficantes e a quantia de R$1.200,00 em dinheiro. Ainda foi recolhido ao pátio da delegacia um veículo fiorino utilizado para entrega da droga e uma moto CG-125 que seria trocada pelo entorpecente. Com a voz de prisão, os mesmos foram conduzidos ao setor de carceragem da Polícia Civil de Wenceslau Braz onde se encontram a disposição da Justiça. 


40 propostas aprovadas para aprimoramento da Política de Proteção

O Secretario Municipal de Assistência Social, e também coordenador de Defesa Civil de Santo Antônio da Platina, Israel Junior, participou no início deste mês em Brasília da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. Durante os debates foram aprovadas 40 propostas para o aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O resultado marca o fim do processo conferencial da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), iniciado em novembro de 2013. Apontou o Coordenador de Defesa Civil que o foco principal foi o de garantir a profissionalização, bem como qualificação dos agentes de Proteção e Defesa Civil. Além de visar à criação de carreira por ingresso através de concurso público nas três esferas do governo, buscando institucionalizar e estruturar as organizações de Proteção e Defesa Civil (Federal, Estadual e Municipal), garantindo a dotação orçamentária voltada para estrutura física de pessoal e de equipamentos dos referidos órgãos, assegurando incentivos pelos Estados e União aos Municípios que cumprirem esta obrigação e integrando-as por meio de tecnologias para a prevenção e o gerenciamento de riscos e respostas a desastres, diminuindo ainda a burocracia dos processos, na aplicação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
Destaca ainda que o Chefe do Executivo Municipal de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro, na iminência de possíveis danos, já requisitou ao Coordenador Israel Junior, que se organize uma dotação especifica para o ano de 2015, visando o amparo as famílias que aqui vivem.


Receita recupera em uma manhã R$ 59,6 mil com IPVA atrasado

Receita recupera em uma manhã R$ 59,6 mil com IPVA atrasado

Uma blitz conjunta entre a Polícia Militar e a Receita Estadual na manhã desta quarta-feira, 19, das 8h às 12h em Santo Antônio da Platina fiscalizou os veículos que estão com débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A operação ocorreu na rua Rui Barbosa, em frente à Praça Frei Cristóvão, bloqueando a Rua Joaquim Rodrigues do Prado após o semáforo, obrigando os motoristas a passarem pela operação. O relatório final apontou que foram fiscalizados 1.405 veículos, destes, 120 apresentaram débitos no IPVA, somando R$ 59,6 mil. 
Na região, a Receita Estadual abrange 29 cidades. Santo Antônio da Platina foi a segunda fiscalizada. A primeira cidade foi Jacarezinho, que de acordo com o levantamento final, abordou na semana passada 1.110 veículos, destes, 92 com débitos no IPVA, somando R$ 33,6mil. De acordo com o auditor fiscal, Evandro Diniz, trata-se de uma operação de rotina, pois, depois que venceu o IPVA no mês de julho, o objetivo é verificar o recolhimento da guia. “Se o fiscal averiguar que há débito no veículo, os outros fiscais imprimem a guia de recolhimento do IPVA para o responsável. Não tem retenção de veículo e não tem aplicação de multa”, explicou Diniz. 
O imposto começa a vencer a partir do mês de fevereiro e o prazo final para pagamento é no mês de julho. A partir daí, o veículo passa a circular irregular. A fiscalização é feita de uma a duas vezes ao mês, mas como são 29 cidades a serem fiscalizadas, a Receita Estadual por hora fez apenas uma blitz em Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. “Do ano passado para este ano, houve uma grande redução no número de inadimplentes. Em 2013 a média de veículos com débito era de 30%, neste ano a média gira em torno de 10%”, explicou Diniz. 
Chance
Contribuintes com dívidas de IPVA poderão pagar os impostos devidos com redução de 95% no valor das multas e de 90% nos juros. O benefício vale apenas para pagamentos à vista. O prazo de pagamento vai até 12 dezembro de 2014. O projeto envolve débitos gerados até 31 de dezembro de 2013, lançados ou não e inscritos ou não em dívida ativa, ainda que ajuizados. A redução de juros e multas na quitação dos débitos está prevista na lei nº18.279/14 aprovada pela Assembleia Legislativa no início do mês.
Quitação
O pagamento do IPVA poderá ser realizado por meio de GR-PR, emitida serviços indicados ou diretamente com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) nos bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi. A consulta dos valores já com os benefícios da Lei nº 18.279/2014 e a possibilidade de emissão da guia de pagamento estão disponíveis no mesmo serviço, no Portal Público da SEFA: Serviços Rápidos - IPVA; no Portal Receita/PR: menu IPVA - Consulta a Débitos do IPVA e Consulta a Veículos do Proprietário. A guia para pagamento também pode ser emitida no portal público, menu de Serviços - Guias - GR-PR - Emissão de GR-PR online. Neste serviço o usuário deverá informar, além do Renavan, o débito a ser pago (exercício, dívida ativa ou parcelamento).


FONTE: Dayse Miranda - Jornal Tribuna do Vale
Pais denunciam diretor de escola em Pinhalão

Pais denunciam diretor de escola em Pinhalão


Compareceu ao DPM os pais de três menores de idade que estudam na Escola Francisca Alta de Jesus na cidade de Pinhalão , sendo que, em data de 12/11/14, por volta das 13h40, os três filhos do casal chegaram em casa chorando, relatando que haviam sido "xingados" pelo diretor da escola, o qual haveria dito "que elas não tinham pai nem mãe e que os pais delas seria burros, que vocês vieram para estragar a escola" segundo relato das crianças. 
Que então os pais da criança se dirigiram até o colégio citado, onde entraram em contato com o diretor, e relatou que iriam acionar a polícia e o conselho tutelar pela conduta deste, sendo que o aludido diretor então disse: "não tem polícia nem conselho", vamos resolver isto na justiça. Que a equipe então orientou os solicitantes e lavrou o presente boletim que será anexado nos autos do TCIP 2014/1102384, registrado anteriormente pelo diretor em epígrafe, haja vista se tratar dos mesmos fatos e mesmas partes relatadas no boletim pretérito, conforme orientação da autoridade policial. 

FONTE: B.O da Policia Militar
Escola de Educação Especial comemora a Semana Nacional da Consciência Negra

Escola de Educação Especial comemora a Semana Nacional da Consciência Negra


Na Escola de Educação Especial Maria Carvalho de Oliveira de Jaboti, o trabalho da Equipe Multidisciplinar juntamente com alunos, professores, funcionários e pais tem levado a momentos de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, pois entende que para a escola ser verdadeiramente um espaço democrático é preciso visualizar com dignidade os diversos grupos étnicos e suas contribuições como ferramentas pedagógicas no trato da diversidade. 
Toda a comunidade escolar uniu forças nesta quarta-feira (19), um dia muito especial com apresentação de Dança relembrando o personagem Saci-Pererê do Sítio do Pica-Pau Amarelo; Capoeira que é uma expressão cultural brasileira desenvolvida por descendentes de escravos africanos; um Teatro de Dedoche sobre um clássico da Literatura Brasileira: Menina Bonita do Laço de Fita da escritora Ana Maria Machado; desfile representando a Cultura Africana e sua influência na moda nacional e mundial; apresentação de objetos e máscaras que de geração em geração vem sendo usados por pessoas na África e em todo mundo onde se demonstra respeito pela religiosidade e espiritualidade; baseado no Filme Kirikou os alunos se caracterizaram demonstrando a beleza e o valor dos animais africanos mais conhecidos e admirados; apresentação de culinária africana, dentre elas o Bolo de Fubá feito pelos alunos da EJA/Setor Profissionalizante; exposição de cartazes sobre a cultura afro no Brasil e Língua, Lendas e Curiosidades sobre os povos Indígenas.


FONTE: ASSESSORIA
Impedida rebelião de presos em Cambará

Impedida rebelião de presos em Cambará

Durante certo período, Policiais Civis do setor de Inteligência de Cambará, vinham recebendo informações anônimas, dizendo que presos estariam arquitetando uma grande rebelião na cadeia. O motim seria desencadeado em razão do presos exigirem várias regalias que vinham sendo negadas pelos Agentes de Cadeia do SEJU (Secretaria de justiça, Cidadania e Direitos Humanos).Eles, em parceria com Policiais Civis, responsáveis pelo setor de carceragem da Delegacia. 
A carceragem comporta 24 presos, mas mantém cerca de 60 marginais.
Entre as exigências: "Durante banho de sol de detentas (cumprem pena em ala separada da ala masculina), elas deveriam ficar soltas nos corredores dos presos masculinos"; "Detentos deveriam ficar soltos nos corredores da cadeia, permitindo assim visualizar toda movimentação no prédio da Polícia" e "Melhora na alimentação" "Aumento do número de horas de banho de sol (atualmente tem seis horas, uma hora além do que é de direito)".
Assim, logo no início da manhã desta terça-feira, dia 18, dois presos, Vagner Batista, vulgo "Vagnão", (preso por tráfico) e Luis Antônio Marques, apelidado de "Negão", avisaram que a cadeia já estava dominada e se os benefícios não fossem concedidos reféns teriam a garganta cortada.
Em virtude dessa ameaça, o delegado Richard Alain Lolli , já sabendo da possível rebelião, acionou a ROTAM(Ronda Tático Motorizada) e em parceria com Guarda Municipal e Policiais Civis, em menos de 30 minutos entraram na cadeia que estava prestes a se rebelar, e de forma operacional, sem disparo de balas de borrachas, conseguiram debelar o grande motim que estava iniciando-se.
Com isso, foram cortados provisoriamente banho de sol durante a semana, retirado televisões, os dois mentores postos em celas separadas para não prejudicar a ressocialização dos demais presos, e, remissões (horas para diminuir a pena) até o momento suspensas, aguardando melhor comportamento dos detentos. 
O delegado salienta também que já pleiteou remoção ao sistema prisional dos dois presos, e, que mais remoções irão sair a qualquer momento caso os presos não se adequem ao bom comportamento exigido pela lei. 
O delegado agradeceu a população de Cambará que mais uma vez denunciou e ajudou a Segurança Pública da cidade.  Foram localizados e apreendidos celulares, mas não havia estoques, drogas ou armas. 

Identificação de veículos oficiais é Lei

O Projeto de Lei que obriga os carros oficiais de Santo Antônio da Platina seja identificado com o telefone, brasão e a qual secretaria pertence agora é Lei. De autoria do vereador Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net (PPS), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.
“É importante para que a população saiba de qual setor é o carro que está atendendo uma situação ou para possíveis denúncias. Com isto, poderá verificar o trabalho do servidor público”, enfatiza o vereador.


Presidente do TECPAR falará sobre Ações desenvolvidas em Jacarezinho

O Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Júlio Cesar Félix, estará na cidade de Jacarezinho na próxima segunda-feira, 24, para fazer uma exposição de ações que vêm sendo implementadas para alavancar o desenvolvimento da região. A apresentação acontecerá durante sessão ordinária da Câmara Municipal.
Entre os pontos que serão apresentados está o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, Parque Tecnológico Virtual e Incubadoras de Empresas Inovadoras. A cidade é a segunda do Paraná a abrigar um projeto deste porte, ficando apenas atrás de Curitiba, que já abriga há anos.
A incubadora tem seu espaço físico ocupado com a instalação do mobiliário de escritório para seis salas, mesas, cadeiras, balcão e um auditório para 80 pessoas. No primeiro edital de arregimentação de incubadas, foram oferecidas seis vagas para empresas de base tecnológica para incubação residente e outras seis para não-residentes.


Ribeirão Claro investe na qualificação profissional do cidadão

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Claro vem desenvolvendo várias ações integradas visando à qualificação profissional do cidadão. Só em 2014 a Secretaria Municipal da Assistência Social disponibilizou vários cursos de qualificação, alguns já finalizados e outros em andamento, beneficiando diretamente os usuários do CRAS, bem como de entidades conveniadas: APAE, Asilo e Lar da Criança. Os cursos têm sido viabilizados com recursos próprios da prefeitura e em parceria com SENAC, SENAI e PRONATEC.
As mães de crianças que frequentam o Lar da Criança “Jesus Amigo” tiveram a oportunidade de concluir dois cursos do SENAC: Confecção de Bonecas em E.V.A. e Decoupage. As aulas foram realizadas no CRAS, beneficiando 20 alunas em cada curso.
Os idosos do Asilo foram beneficiados com o Curso de Primeiros Socorros ofertado aos funcionários e ainda poderão participar do Curso de Pintura em Tecidos que já está contratado e será realizado esse ano.
Já os alunos da APAE também foram beneficiados com os cursos do SENAC de Artesanato em Feltro e Técnicas de Modelagem em Massa Biscuit. A iniciativa teve por mérito além de qualificar o aluno, valorizar a pessoa com deficiência, contribuindo com a política de inclusão social. Após a conclusão dos cursos, os alunos foram recepcionados pela Secretária Regina Margareth Nogueira Fernandes no CRAS, que foi presenteada com artesanatos confeccionados no curso. Segundo Margareth a intenção é levar os cursos contratados junto ao SENAC de Jacarezinho mais próximos das Entidades que prestam relevantes serviços a nossa comunidade.
A Zona Rural do município também foi contemplada com o Curso de Manicure e o Workshop de Tranças realizados no Distrito da Cachoeira do Espírito Santo e o Curso de Unhas Decoradas no Bairro Três Corações. Vale destacar e parabenizar o empenho os alunos dos bairros da Zona Rural que mais uma vez demonstraram comprometimento nos cursos realizados.
Em parceria com o SENAI foi concluído o Curso de Costureiro Industrial, beneficiando 20 alunos. Também pelo SENAI está em andamento o curso de Auxiliar de Marceneiro com previsão de término em dezembro e o Curso de Pedreiro, vinculado ao PRONATEC, no qual o aluno ainda recebe uma ajuda de custo por aula assistida. A parte prática desse curso beneficiará diretamente o município com a construção de um edifício a ser utilizado como almoxarifado.
Já em parceria com o SENAC foram realizados os cursos de pizzaiolo, bartender e atendente de lanchonete na Carreta de Gastronomia do SENAC. A estes alunos ainda foi viabilizada visita às instalações do empreendimento Ponta das Garças. Ainda no sentido de promover pessoal qualificado a atender a vocação turística do município, a prefeitura conseguiu gratuitamente com o SENAC o curso de Inglês aplicado aos Serviços Turísticos atendendo a demanda de empresários do ramo que pretendem contratar pessoas da própria cidade.
Também gratuitamente o SENAC disponibilizou duas turmas do Curso de Operador de Computador, à tarde na Biblioteca Cidadã e à noite no Centro Social. O CRAS ainda disponibiliza o curso de Iniciação à Informática para Idosos no Centro Social, duas vezes por semana.
Nesse mês de novembro está sendo realizado o Curso de Corte e Escova na Unidade nova do SENAC, situada na Rua Luis Carlos Paraná, quase esquina com a Avenida das Palmeiras, que além de qualificar os alunos, também atenderá gratuitamente à população com os serviços dos mesmos.
Aqueles que pretendem investir em si mesmos, a Secretaria Municipal de Assistência Social informa que em meados de dezembro se iniciarão às inscrições para os cursos de Confeitaria e Panificação a serem realizados na Carreta Nova de Gastronomia do SENAC que ficará no município por três meses.

Esse esforço do Prefeito Geraldo Maurício Araújo em levar qualificação, conhecimento e informação aos idosos, pessoas com necessidades especiais, usuários do CRAS, da cidade e do campo em várias modalidades visa à melhoria de qualidade de vida da população com a possibilidade de uma geração de renda maior para a família, bem como o aumento da autoestima do cidadão que se percebe como ator da transformação de sua própria realidade.

Vereadores querem casa de apoio em Jacarezinho

Os vereadores de Jacarezinho solicitaram novamente através do Requerimento 177/2014 que seja instalada uma Casa de Apoio aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) no município através do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e Santa Casa de Misericórdia.
O documento protocolado no Poder Legislativo e assinado por todos os vereadores: Diogo Augusto Biato Filho (PSB), Fabiano Saad (PSB), Francisco Carlos de Morais, Chico Serraia (DEM), Fúlvio Boberg (PMDB), José Izaías Gomes, Zola (PT), Luciane Alves (PT), Marcos Aparecido Ganzela, Marcos Colosso (DEM), Ricardo Toneti, Fucinho (PT) e Valdir Maldonado (PDT) foi endereçado à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI).
“É importante que os prefeitos possam avaliar esta situação para dar um melhor acolhimento aos pacientes de sua cidade enquanto esperam o atendimento e a volta para o município de origem”, comenta Fabiano Saad. O vereador ainda ressalta que no caso do CISNORPI o paciente chega à cidade no início da manhã e vai embora somente ao final da tarde. “Eles esperam todos se consultarem em diversas especialidades e ficam na rua. Com esse local, poderiam ter um espaço para um descanso enquanto esperam a volta para a casa”, complementa.
O vereador Diogo Augusto Biato Filho também argumenta que esta casa seria de extrema importância para os familiares de quem utiliza a Santa Casa de Misericórdia. “A unidade hospitalar é referência em todo o Norte Pioneiro. As pessoas precisam se deslocar de várias cidades e ficarem em nossa cidade para acompanhar um ente querido. Este local se torna essencial ser realidade”, argumenta.
Durante a sessão ordinária, os vereadores destacaram que deverão enviar uma cópia do pedido em mãos do novo Presidente da AMUNORPI que deverá ser eleito em sessão solene no mês de dezembro.


Menina de 12 anos cai no golpe do celular

Menina de 12 anos cai no golpe do celular



Por volta das 20h30min desta segunda-feira (17), compareceu na sede da 3ª Cia um senhor onde passou a relatar que sua filha de 12 anos, teria sido vítima de um estelionato no dia de hoje 17/11/2014, fato este onde a mesma relatou que ligaram para ela dizendo que a mesma havia sido sorteada para ganhar o valor de R$ 20.000, mas que para a mesma ganhar o referido valor, ela teria que realizar uma recarga de R$ 50,00 nos números 085 81477333, 085 96588204 e 085 97977657, uma recarga no valor de R$ 100,00 no número 85 97818137 e mais R$ 50,00 em dois números que a mesma relatou não se lembrar.
A menor ainda relatou que tentou colocar o referido crédito em vários pontos da cidade, mas em todos os locais relatavam que o sistema estava fora de área, foi então que a mesma foi até uma padaria localizada no bairro: Gralha Azul onde a mesma colocou o valor de R$ 350,00 em créditos nos números de celulares citados acima.

FONTE: B.O da Policia Militar