Bandidos explodem caixa eletrônico na região

Uma ação audaciosa de uma quadrilha explodiu um dos caixas eletrônicos da agência do Banco Itaú de Carlópolis no Norte Pioneiro na madrugada de hoje. A explosão aconteceu por volta das 3 horas da madrugada e foi ouvida em várias partes da cidade. Os bandidos levaram apenas os envelopes de depósitos de clientes da agência que fica na Praça Coronel Leite no centro da cidade.
Testemunhas contaram que viram dois carros suspeitos na proximidade do banco antes da ação. Vigias noturnos que fazem rondas pela cidad foram rendidos e o bando ainda espalhou pedaços de madeiras com pregos nas ruas próximas ao banco.
O bando abandonou no local, um pé de cabra e um martelo que foram utilizados na ação criminosa. É investigada se foi a mesma quadrilha, a responsável por incendiar uma escola desativada na zona rural para dificultar a ação da polícia e concentrar as equipes no local.

COMO É QUE É? Corte de cabelo a luz de velas

Corte de cabelo a luz de velas
Com o maior apagão da história da Índia que afetou mais de 600 milhões de pessoas (metade da população) os barbeiros inovaram no corte de cabelo. Com uma vela na mão, o barbeiro atende o cliente na cidade de Kolkata.

FONTE: G1

Sancionada Lei do Teste do Coraçãozinho

Foi sancionada pelo Governador do Estado a Lei n° 17.231 de autoria do Deputado Hermas Brandão Jr que inclui a oximetria de pulso, exame conhecido como o “teste do coraçãozinho”, nas provas obrigatórias realizadas em todas as maternidades e hospitais mantidos pelo Estado. Agora, todos os recém-nascidos poderão realizar gratuitamente o teste do coraçãozinho, para detectar a cardiopatia congênita, assim como já são realizados os testes do pezinho  e da orelhinha .
A cardiopatia congênita é uma doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração que está presente no nascimento. A doença é uma das principais causas de defeito de nascimento e óbitos no mundo inteiro.  De acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS) uma em cada 100 crianças nascidas vivas tem pelo menos um problema no coração.  “O exame vai garantir aos recém-nascidos paranaenses o diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, evitando assim, óbitos relacionados à malformação congênita” explica o Parlamentar autor do projeto.
A oximetria de pulso é um teste simples, indolor, seguro  e  barato, pois são realizados com o aparelho oxímetro, que todas as maternidades obrigatoriamente  devem possuir. Ele deve ser realizado nas primeiras 24 horas de vida do bebê, antes da alta hospitalar, para a verificação de níveis de oxigênio no sangue da criança. Havendo alteração devem ser realizados outros exames para descartar a possibilidade da doença. Estudos publicados em periódicos no mundo inteiro comprovam a eficácia do teste. “Podemos salvar muitas vidas, a exemplo do que já fazem em vários países do mundo com a simples realização do teste, já que se não detectada a anormalidade, pode levar a morte em poucos dias,” esclarece Hermas Brandão Jr.
O Parlamentar finaliza comemorando mais uma conquista que beneficiará toda saúde dos paranaenses: “Essa é mais uma conquista para a saúde dos paranaenses; com a obrigação do teste, podemos garantir uma vida normal e saudável para todas as nossas crianças”.
Com a obrigatoriedade do teste do coraçãozinho, foi ampliado para três os testes que devem ser realizados em recém-nascidos: o teste do pezinho que detecta problemas metabólicos, como a fenilcetonúria e o hipertireoidismo; o teste da orelhinha, para detectar a surdez.
O projeto de lei está em tramitação em mais de 20 estados do país. No Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul são alguns dos estados que já incluíram o exame nas provas obrigatórias a realizar-se em bebês.
A lei de autoria do Deputado Hermas Brandão Jr e co-autoria dos deputados Marcelo Rangel e Ney Leprevost, passa a vigorar após 180 dias da sua publicação (10 de janeiro).

FONTE: ASSESSORIA

Falta de portão deixava local inseguro

A falta de um portão no local que está localizada a torre na telefonia TIM na área central de Jacarezinho estava atraindo pessoas más intencionadas. Com a noite, o local, em frente ao prédio da Prefeitura e da SANEPAR, ficava sem nenhum tipo de proteção e a escuridão é completa. Recentemente, após várias solicitações foi construído um muro no local que havia um portão.
O Presidente do Sindicato dos Comerciários, José Garrido, levou sua reclamação até o plenário da Câmara Municipal para que fosse tomada alguma providência. “Antes das 8 horas uma pessoa visivelmente alterada saiu do local e entrou na sede do sindicato, que é vizinho, para pedir dinheiro”, comenta relembrando o caso.

Guarda Municipal daria maior sensação de segurança para população

A vereadora Luciane Alves (PT) destacou na última semana que a criação de uma Guarda Municipal em Jacarezinho seria importante para o municipio. Ela enfatizou que já realizou vários pedidos desde 2009 para esta finalidade.
“Seria importante mais estes agentes na rua de nosso municipio. Com isto, as pessoas teriam uma maior sensação de segurança”, argumenta a vereadora. Ela também lembra que as guardas municipais são destinas à proteção, serviços e instalações de bens públicos. “Isto daria um auxílio para os policiais militares estarem dando maior segurança nas ruas de nossa cidade”, complementa.
Hoje é mais que notória a importância dos Municípios no contexto da segurança pública. O Estado hoje não comporta mais, sozinho, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio. O pensamento é que sem ações, integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples possam tomar proporções desastrosas.

FOTO ILUSTRATIVA

Melhorias em rotatória deixa trânsito mais fácil

As melhorias na rotatória que dá acesso ao Jardim São Luiz (sentido Ourinhos) e área central agradaram aos motoristas que precisam trafegar diariamente por ali. A reforma realizada dá maior comodidade para quem precisa se deslocar ao Jardim Panorama e Santuário da Mãe Rainha.
“Antes era complicado por ficar no meio da rua esperando”, comenta Paulo de Oliveira. Para Maria Aparecida que costuma ir semanalmente ao Santuário a espera ficou melhor. “Agora não fica ninguém buzinando”, argumenta sorrindo.
O diretor municipal de Trânsito, Aparecido Donizetti Elero, explicou que a caixa de espera foi feita nos moldes do cruzamento das Avenidas Manoel Ribas e Avenida Brasil próximo à antiga FAFIJA. “As pessoas que precisam entrar no acesso ficavam paradas no meio da rua, com estas mudanças eles terão maior segurança para atravessar o local”, enfatiza o diretor de trânsito.

Candidatos definem cronograma de horário eleitoral

Os candidatos e representantes dos partidos que disputarão as eleições de 2012 em Santo Antônio da Platina se reuniram na tarde desta segunda-feira, 30, para definir o cronograma das propagandas eleitorais gratuitas nas emissoras de rádio locais.
A chefe do cartório eleitoral do municipio, Ana Paula Pavinini Navas, esperava poder definir os tempos que cada coligação teria direito em suas propagandas partidárias. Ela explicou que os tempos serão de trinta minutos diários. Dez minutos será dividido entre os partidos igualmente e os outros vinte conforme o número de representantes que as coligações tem na Câmara Federal. “Devido a situação do PSD, que não disputou a eleição de 2010, mas que tem representante ainda existe uma dúvida em todo o Brasil sobre a forma de agir”, comenta.
As propagandas começarão no dia 21 de agosto e irão até o dia 04 de outubro. A ordem será para prefeito (segunda, quarta e sexta-feira) e vereadores (terça, quinta e sábado) às 7 e 12 horas pelas emissoras de rádio locais.
Na majoritária (prefeito) ficou pela ordem Marcel Cherubim (PSOL), Chico da Princesa (PSB), Valcir Machado (PRTB), Valter Pereira (PT), Luiz Aparecido Romão (PSDC) e Pedro Claro (DEM). Já nos primeiro dia da proporcional (vereadores) a ordem ficou: 1º - PMDB, 2º - PPS/PSDB/PRB, 3º - PSB/PR/PDT, 4º - PT, 5º - DEM/PV, 6º - PcdoB/PTB/PSD/PSC, 7º - PSOL e 8º - PSDC.

Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou na última semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município. O projeto foi aprovado durante a sessão ordinária com a presença de todos os vereadores.
No Brasil, a LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público. A iniciativa do projeto da LDO é exclusiva do chefe do Poder Executivo. O projeto é, então encaminhado a Câmara Municipal para discussão e aprovação. A Constituição não admite a rejeição do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, porque declara, expressamente, que a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (art. 57, § 2º.).

AMUNOP estabelece parceria com a UENP

Na última semana os prefeitos da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP) se reuniram para uma reunião ordinária no município de Itambaracá. O encontro foi direcionado à ação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que deverá firmar parceria com os municípios interessados em projetos que são desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEc) da Instituição.
Responsável pela principal palestra da reunião, a UENP apresentou aos prefeitos as iniciativas e estratégias da ProEc e do NEAT (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Territórios) para o desenvolvimento do Norte do Paraná. A ProEC é o órgão da UENP responsável pelos programas, projetos e eventos de extensão e cultura desenvolvidos pela Universidade em conjunto com a comunidade. O NEAT foi criado para desenvolver pesquisas e ações de extensão universitária que contribuam com processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida da população da região. 
A característica dinâmica da ProEC é diretamente relacionada ao vínculo direto com a comunidade, seja ela representada pela população urbana ou rural, comerciantes, cooperativas, alunos de outras instituições, escolas, dentre outros. Este vínculo é realizado por meio de inúmeros projetos e programas em parceria com órgãos governamentais e empresas privadas que incentivam a extensão universitária.
Danilo Oliveira, chefe da seção de programas e projetos culturais da ProEC, ressaltou, em sua palestra, o estreitamento de laços entre a Universidade, comunidade e prefeitos da região. “É muito interessante para os municípios este estreitamento, pois a ProEc objetiva organizar os editais do Governo Federal e Estadual que são relacionados à cultura e extensão, junto às prefeituras. Se hoje as Prefeituras têm um pouco de dificuldade em acessar estes projetos Estaduais e Federais, a ProEC propõe uma parceria para auxiliar tecnicamente nesta questão”, explicou. “Na nossa região, não há muitos programas e projetos culturais e isso, muitas vezes, faz com que a comunidade não estabeleça relações com a Universidade. Nesta perspectiva, a função destes projetos é proporcionar estreitamento entre a comunidade e Universidade”, disse Danilo.
Já Rafael Alvim, diretor de Extensão da UENP fez uma explanação sobre o NEAT e as iniciativas do Núcleo para o desenvolvimento territorial. “A intenção hoje, nesta reunião, foi justamente apresentar os projetos que a UENP tem acesso e mostrar para os prefeitos as oportunidades que eles têm em procurar os professores da nossa instituição e expor as dificuldades regionais. Estabelecida a parceria, nosso objetivo é atuar assiduamente em cada aspecto problemático, trazendo novas alternativas de solução e de aperfeiçoamento à comunidade local”, concluiu o diretor de Extensão.

Com informações Laiz Auriglietti

COMO É QUE É? Leilão de “fantasmas engarrafados”

Sem saber o que fazer com dois fantasmas engarrafados entregues a ela por um exorcista, a neozelandesa Avie Woodbury resolveu leiloar as assombrações pela internet. Por incrível que pareça, quase 220.000 pessoas se interessaram pelo produto, que foi vendido a uma fabricante de cigarros por 2.500 dólares. Com o dinheiro, Avie aproveitou para pagar a conta do exorcista que, segundo ela, livrou sua casa dos fantasmas que assombravam sua família.

Projeto Caminhos da Leitura em Santo Antônio da Platina

Alunos da Escola Municipal Joaquim José da Silva Xavier, de Santo Antônio da Platina, participaram do lançamento do Projeto Cultural itinerante Caminhos da Leitura, que objetiva estimular a prática da leitura. Este projeto foi viabilizado pela Lei Rouanet, Lei federal de incentivo à cultura, patrocinado pela Econorte,  idealizado pelo SESI/PR e conta com apoio da prefeitura platinense, através do departamento de cultura.
Trata-se da disposição de 500 volumes literários, livros de qualidade e títulos importantes, para todas as idades, que a partir desta segunda-feira, 30, estarão disponíveis por dois meses, na Biblioteca Cidadã, localizada na Praça São Benedito, para toda a comunidade. 
Estiveram presentes, a secretária municipal de Educação, Maria Laura Rosendo, o diretor do Departamento de Cultura, Carlos Alberto Annunciação e equipe da Secretaria de Educação, além dos organizadores do Projeto Caminhos da Leitura: Jonas Almeida, gestor do SESI Cultural, Álvaro Canholi, da PA Artística – produtora contratada pelo SESI, Cássia Romanow, assessora de marketing e comunicação da Econorte, Giselle Patrícia da Silva, assistente de comunicação da Econorte e a atriz contratada para a narração de histórias Fernanda Stein.  

FONTE: ASSESSORIA

Definidos semifinalistas da COPA AMUNORPI

A Copa AMUNORPI de Futebol chega a sua fase semifinal. Na tarde desta domingo, 29, quatro partidas pelas quartas de finais definiram os classificados e levaram centenas de pessoas aos estádios municipais. Os classificados são Figueira, Japira, Siqueira Campos e Jacarezinho.
A atual campeã da competição Figueira já havia vencido o primeiro jogo por 1x0 fora de casa. Em seus domínios não tomou conhecimento de Jaboti e aplicou uma goleada de 13x1. O jogo mais disputado da rodada foi entre Japira e Andirá. Na primeira partida vitória de Andirá por 3x2. No jogo desta domingo o time de Japira fez valer o fator campo e venceu por 2x1. A decisão foi para os pênaltis e os japirenses venceram por 7x6.
Após o empate em 2x2 na primeira partida, Siqueira Campos e Tomazina fizeram um jogo nervoso que foi decidido nos detalhes. No final vitória Siqueirense por 1x0. Outra partida movimentada foi Quatiguá e Jacarezinho. Após a vitória por 2x0, os jacarezinhenses conquistaram a vaga com um empate em dois gols fora de casa.

Destacada importância da Agricultura

No dia 28 de julho foi comemorado o dia do Agricultor, em comemoração a esta data o Deputado Hermas Brandão Jr, que é também o presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa, destaca a relevância do trabalhador do campo para importância do desenvolvimento de toda a economia do Estado, como também do país.
Os trabalhadores que são responsáveis pelos alimentos que a sociedade consome, muitas vezes não são reconhecidos nem valorizados. A agricultura é o setor econômico que influencia grande parte da economia brasileira, e é responsável por 25% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB). “Trabalhamos para valorizar cada dia mais a profissão do agricultor, o profissional de suma importância para toda população, já que é ele que produz o nosso alimento do dia a dia” destaca Hermas.
No Paraná são desenvolvidas diversas ações para incentivar e colaborar com as atividades do homem do campo. São construídas casas rurais, são fornecidos calcário e patrulhas rurais são realizadas com frequência em estradas rurais. Na semana passada foram anunciados que o governo do estado vai ampliar os recursos destinados a subsidiar o seguro rural no estado em 130%. Esses recursos que eram pagos apenas para o trigo, agora serão estendidos para o café e o milho safrinha. Para a safra 2012/2013 serão colocados a disposição dos produtores rurais R$ 8 milhões.
O Deputado Hermas Brandão Jr finaliza com uma declaração em homenagem ao dia 28 de julho, dia do agricultor. “Hoje é um dia muito importante para todos os agricultores, quero parabeniza-los pelo cuidado que têm com a preparação da terra, pela dedicação com que produz o nosso alimento , e principalmente pela coragem e dignidade com que trabalham duro para enriquecer o nosso país”, exalta o Deputado Hermas Brandão Jr .

Norte Pioneiro realiza Encontro de Lideranças

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) promovem na próxima terça-feira, dia 31, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina, a partir das 9h30, o “Encontro de Lideranças”. O evento é dirigido a gestores municipais, técnicos e lideranças ligadas ao meio ambiente com o objetivo de promover o diálogo e potencializar as políticas públicas de preservação ambiental junto aos municípios paranaenses.
Durante o encontro em Santo Antônio da Platina, autoridades ambientais vão oferecer informações essenciais sobre quatro temas escolhidos como prioridade pela Secretaria de Meio Ambiente: Política Estadual de Resíduos Sólidos, Política Estadual de Saneamento Ambiental, Programa Bioclima Paraná e Lei Complementar à Constituição 140.
A Lei 140 é justamente o tema mais importante dos assuntos que serão abordados durante o “Encontro de Lideranças”. De acordo com o coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Eduardo Felga Gobbi a descentralização da gestão ambiental é um assunto que precisa ser discutido com os técnicos dos municípios. Conforme Gobbi, os municípios deverão estar cada vez mais preparados para enfrentar a realidade de ter um papel mais relevante na gestão ambiental de seu território. “A Sema tem um papel fundamental de articular e preparar os municípios a estarem aptos para desempenhar suas funções de forma satisfatória”, explica.
O coordenador detalha também que a Secretaria de Meio Ambiente observou que ainda há dúvidas, mas também interesse sobre a descentralização do licenciamento e gestão ambiental. “Estamos discutindo a Lei Complementar com técnicos dos municípios, prefeitos, vereadores e servidores da Sema, ÁguasParaná e IAP. A proposta é apresentar os temas e receber sugestões”, diz.   
Para o presidente da Amunorpi e prefeito de Guapirama, Eduí Gonçalves, iniciativas como esta auxiliam os municípios nos processos de conhecimento e adaptação às políticas do Estado. “Encontros como esse nos dão a oportunidade de esclarecer dúvidas e sugerir mudanças nas ações ligadas ao meio ambiente”, avalia Gonçalves.
Os encontros
O “Encontro de Lideranças” está sendo desenvolvido nas 18 microrregiões do Paraná. O evento desta terça-feira, em Santo Antônio da Platina encerra o ciclo de debates e palestras promovidos durante os últimos meses. Além da presenças de Eduardo Felga Gobbi e de Eduí Gonçalves, também participam do evento o secretário de Meio Ambiente do Paraná, Jonel Nazareno Iourk, o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto e o diretor presidente do Instituto ÁguasParaná, Márcio Fernandes Nunes.  

FONTE: AMUNORPI

Dr. Sérgio entrega santinhos e orienta candidatos

O candidato a prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio Faria, realizou recentemente uma reunião com os 88 candidatos a vereador da coligação Jacarezinho Mais Forte – a maior de toda a região. No total são 15 os partidos coligados na eleição majoritária. Cada candidato recebeu uma parte do material de divulgação de suas candidaturas, na forma de santinhos.
Dr. Sérgio prestou informações aos candidatos a respeito das prestações de contas, e informou que a Coligação tem à disposição escritório de contabilidade e advogado especialista em Direito Eleitoral para atender a todos. “Nos próximos dias chegará mais uma remessa de santinhos, pois a ideia é irmos com calma neste início de campanha”, esclareceu. “Peço a vocês que evitem falar dos adversários, vamos nos concentrar em nossa campanha”, pediu Dr. Sérgio.
Acompanhado do vice, José Carlos Molini, e da equipe encarregada da coordenação da campanha, o candidato a prefeito anunciou que a inauguração oficial do Comitê Eleitoral – localizado na esquina das ruas Dom Fernando Taddey e Santos Dumont – está marcada para o dia 7 de agosto.
Os candidatos a vereador da Coligação terão ainda à disposição dois estúdios para gravação do horário eleitoral gratuito no rádio, que começa no dia 21 de agosto. “Estamos aguardando a definição da Justiça Eleitoral sobre a divisão do tempo a que cada coligação proporcional (a vereador) terá direito, o que deve acontecer até o dia 12 de agosto. A partir de então, os comerciais já poderão ser gravados”, explicou o candidato a prefeito.
O coordenador geral da campanha, Américo Alves Pereira Neto, avisou que, devido ao recesso da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa, o escritório político dos deputados Pedro e Abelardo Lupion permanecerá fechado ao público. As reuniões, encontros e trocas de informações serão feitas no Comitê Eleitoral.

Para acompanhar a agenda do candidato a prefeito da coligação Jacarezinho Mais Forte a coordenação disponibiliza uma página no:

FONTE: ASSESSORIA

Candidatos Nélson Paulino e Maria Luiza Boberg oficializam campanha

“Para Jacarezinho seguir mudando vote 13”. Esse é o lema da campanha do candidato a prefeito de Jacarezinho, Nelson Paulino, vice Maria Luiza Boberg, e seus 18 vereadores. Juntos, eles compõem a coligação PT, PMDB, PCdoB e PHS. O lançamento da campanha aconteceu na noite de ontem no Unidos Clube e reuniu centenas de pessoas, entre eleitores e candidatos.
Além de apresentar os candidatos oficialmente, o encontro teve como objetivo esclarecer como serão feitas as reuniões da campanha, as visitas aos bairros e empresas, e os programas eleitorais. Também houve distribuição de materiais de campanha, como adesivos e adesivos perfurados para para-choque de carro.
Na ocasião, a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, salientou a importância de toda a população apoiar o seu candidato Nelson Paulino, dando continuidade aos trabalhos realizados durante os oito anos de sua administração. “Ninguém faz nada sozinho, e por isso precisamos do apoio de todos, para que o Nelson dê continuidade ao nosso plano de governo, para Jacarezinho seguir mudando”, disse.
Tina ainda completou sua fala, afirmando que estará ao lado do Nelson, aconselhando-o e dando o apoio necessário para que Jacarezinho receba as benfeitorias que merece. “Assim como o Lula que apoiou a Dilma e abriu os caminhos para ela, estou e continuarei ao lado de Nelson, da mesma forma como ele esteve comigo, durante minha gestão”, lembrou.
Outro fator importante destacado no encontro foi o plano de governo do Nelson, que possui 33 páginas. Isso significa planejamento e qualidade nas obras que deverão chegar à Jacarezinho com o apoio da Câmara de Vereadores, que com seus 18 candidatos, tendem a aprovar os Projetos de Lei, que visam alavancar o desenvolvimento da cidade.
Em sua fala, Nelson destacou que a administração Tina Toneti encontrou Jacarezinho em mal estado administrativo e com muita competência, compromisso e honestidade, conseguiu melhorias à cidade, tendo o prazo de até 31 de dezembro de 2012 para concluir R$40 milhões em obras, resultado de oito anos de governo.
Nestes moldes, Nelson continuará trabalhando firme, e afirmou que já possui mais de R$10 milhões em convênios, a serem investidos no próximo ano. “Nestas eleições estamos diante de dois caminhos. Um conduz ao passado e o outro conduz ao desenvolvimento sustentável e a um futuro melhor. Nós somos este caminho melhor, vamos à luta e vamos vencer”, ressaltou.
Já a candidata a vice-prefeita, Maria Luiza Boberg agradeceu a presença de todos e aos membros dos partidos coligados pela confiança. Também destacou a importância da inclusão da mulher à frente dos trabalhos na administração pública, lembrando da atuação da Tina. “Ela estará ao nosso lado, e o Nelson sempre desenvolveu os projetos do Município com seriedade, vamos seguir mudando”, destacou.

FONTE: ASSESSORIA

É preciso mais vagas especiais em Jacarezinho

Num pequeno trajeto pela área central de Jacarezinho é constatado que fora do perímetro da Zona Azul existem apenas duas vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosos, ambas em frente à Caixa Econômica Federal.
“Após a instalação da Zona Azul ficou complicado encontrar uma vaga para estacionamento na área central da cidade”, comenta o aposentado João Luiz. Ele ainda lembra que é preciso que aumente o número de vagas especiais em vários pontos da cidade. “Isto iria facilitar o acesso das pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais aos locais que precisam ir”, complementa.
Todas as cidades brasileiras são obrigadas a destinar 3% das vagas de estacionamento público para idosos e 2% para deficientes. Porém, grande parte dos condutores de veículos ainda desrespeita a legislação e estaciona nas vagas preferenciais.
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), em seu Art. 181, inciso XVII, determina que estacionar o veículo em desacordo com a sinalização para vagas exclusivas é uma infração leve, que enseja três pontos na habilitação, além de uma multa no valor de 54 reais e remoção do veículo. O Diretor Municipal de Trânsito, Aparecido Donizette Elero, foi procurado e comentou que será feito um estudo sobre a situação.

Frequentadores sofrem com má conservação da pista de caminhada

Acordar cedo e se preparar para uma caminhada. Esta é a prática comum de centenas de pessoas em Jacarezinho. Mas aqueles optam pela pista de caminhada ao lado da PR 431 (sentido Jacarezinho a Cambará) se deparam com o mato e a falta de manutenção do local.
“É complicado caminhar por aqui, pois tem que prestar atenção para desviar dos buracos também”, enfatiza João Carlos, que estava no local realizando atividade física no momento da reportagem.
Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico. Para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas, além de reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros. Muitas pessoas que moram no Jardim Scylla Peixoto e bairros próximos não têm coragem de praticar atividade física devido ao matagal. São quatro quilômetros que custou aproximadamente R$ 40 mil ao Governo do Estado na época.

Guapirama realiza festa em louvor a São Roque

Os fiéis de Guapirama e todo o Norte Pioneiro já se preparam para a Grandiosa Festa em Louvor a São Roque que acontece em Guapirama entre os dias 9 e 12 de agosto. O evento acontecerá no Salão Paroquial e Praça São Roque.
No dia 9 de agosto (quinta-feira) a partir das 20 horas haverá parque de diversões, barracas, poções, bebidas e muitas músicas, que acontecerá durante todos os dias de festa. Na sexta-feira, 10, às 19 horas acontecerá a Santa Missa com benção especial de São Roque para todos os idosos e doentes na Igreja Matriz com o Padre Antônio.
No sábado, 11, às 19 horas acontecerá a Santa Missa Especial para todos os jovens celebrada pelo padre Francisco Rocha. A partir das 23h30 haverá um baile no Ginásio de Esportes Municipal com a banda “Bom de Baile”.
O encerramento da festa acontece no domingo, 12, às 9 horas com a Solene Missa do Padroeiro. Logo após acontece uma cavalgada com a benção dos cavaleiros e carros, com almoço no Salão Paroquial. Às 15 horas terá início o Leilão de Gados e às 20 horas o Show de Prêmios.

Vereadora solicita mais acessórios para segurança em arena de rodeios

A vereadora de Jacarezinho Maria Luiza Boberg reafirmou na última semana que é preciso a construção de corrimão e mais degraus para diminuir a altura dos existentes no Parque de Exposições do município. Com o grande sucesso da FETEXAS realizada recentemente foi visto a necessidade destes utensílios.
“Durante os dias de festa foi vista esta situação. Muitas pessoas de idades ou com alguma dificuldade de locomoção não conseguiram descer os degraus para acompanhar as provas de rodeio”, comenta a vereadora. Ela já havia feito um pedido através de indicação para o Poder Executivo, mas comentou sobre esta situação novamente na última semana.

População destaca mão única na Rua Padre Mello

Uma das principais dificuldades de quem trafegava na área central de Jacarezinho era a mão dupla da Rua Padre Mello. Com o estacionamento em ambos os lados e dois veículos passando simultaneamente, era constante acontecer algum tipo de colisão lateral.
“Era muito complicado passar por ali. Pois era uma verdadeira loteria, devido ao estacionamento dos dois lados e mais os carros passando. Agora está mais fácil e organizado o trânsito”, comenta João Pedro.
Procurada pela empresa Wendy Comunicações, Luciane Alves, explicou que após uma solicitação feita em 2009 para estas melhorias foi providenciado recursos durante sua gestão como Presidente da Câmara. “Como a Câmara sempre devolve a sobra financeira somente no final do ano, entramos em contato com a Prefeitura e devolvemos o dinheiro para o projeto, sinalização e as mudanças necessárias para as melhorias”, comenta.
A situação mais crítica era entre as quadras do Colégio Estadual Rui Barbosa e a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA) que resultam em aproximadamente 600 metros. O diretor municipal de trânsito, Aparecido Donizette Elero, também foi procurado pela Wendy Comunicações e argumentou que foi realizado um estudo para melhor atender a comunidade. “Todas as solicitações de trânsito que chega até o departamento é feito um estudo detalhado para ver sua necessidade e benefícios”, argumenta.

Prefeitura passa por melhorias

A Prefeitura de Guapirama está passando por reformas para melhor atender a comunidade. Os operários já estão a todo vapor para a colocação de grades novas, construção de estacionamento, readequação da jardinagem e maior acessibilidade. O prefeito Eduí Gonçalves destacou que são reformas necessárias para maior acesso as pessoas que procuram o Poder Executivo.

Destruição da estação ferroviária ainda é preocupante

A vereadora de Jacarezinho Maria Luiza Boberg (PMDB) esteve visitando na última semana a antiga Estação Ferroviária de Jacarezinho. Ela destacou que continua preocupante a situação que vândalos depredando o local.
“É preciso uma conscientização maior, pois é um bem público que deu muita perspectiva de crescimento no passado”, comenta. Ela destaca que a Estação Ferroviária foi inaugurada em 1930 com a necessidade de suprir o transporte da produção paranaense de café, na época a quinta maior do Brasil.
Maria Luiza destaca que já fez ofícios para a América Latina Logística (ALL) durante seu mandato, mas nada de concreto foi feito até o momento. Em 2007, a empresa havia sido sentenciada a restaurar o ramal ferroviário que vai de Marques dos Reis até Jaguariaíva.
“Seria importante que eles realizassem estas obras. Pois a antiga ferrovia poderia ser utilizada como um museu ou outra forma de mostrarmos para as futuras gerações a importância que as linhas férreas trouxeram para nossa região”, afirma a vereadora.

Começam preparativos para maior festa católica da região

O maior evento católico do Norte Pioneiro já está a todo vapor com os preparativos. A Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde em Siqueira Campos já estão com várias tendas alugada para os vendedores que participam e contribuem para a festa.
Segundo o Pároco Frei Nelson José Camello o bloco de tendas será dividido em várias partes. Além disto, este ano haverá espaço para estacionamento. Outro ponto abordado pelo Frei foi em relação a segurança durante o evento. “A equipe organizadora estará contratando uma equipe para a segurança interna e a Prefeitura contribuirá com a segurança externa, além do apoio da Polícia Militar”, enfatiza.
Outra novidade deste ano será a instalação de câmeras de seguranças em lugares estratégicos, além de dois telões para os fiéis acompanharem as missas que serão realizadas às 20 horas. Este ano será a 81ª Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, que acontecerá do dia 28 deste mês ao dia 6 de agosto. O tema será “Senhor Bom Jesus, Eviado do Pai”.

Vereadora avalia projeto “Câmara Mirim”

Um projeto com o intuito de dar oportunidade para as crianças e jovens conhecerem as funções de conhecerem as ações do Poder Legislativo. Esta foi à iniciativa da vereadora Luciane Alves (PT) em 2009 com o “Câmara Mirim”. Neste ano o projeto foi temporariamente suspenso devido há ser um ano eleitoral.
Entre os objetivos, está a educação cívica dos alunos, com idade entre 11 e 15 anos. Durante a atuação do projeto eles conversaram durante as sessões com secretários municipais e pessoas responsáveis por entidades e órgão públicos de Jacarezinho.
A Câmara Mirim era composta de nove vereadores matriculados em escolas particulares ou públicas do ensino fundamental. “A intenção é dar aos jovens uma conscientização de como é feito política e quais são seus direitos e deveres perante a sociedade”, argumenta a autora do projeto que espera a volta do projeto após passar o período eleitoral.

COMO É QUE É? Mercado lança corredor exclusivo para homem

Um supermercado do Upper West Side, em Nova York, lançou na quarta-feira (25) o que parece ser o primeiro corredor exclusivo para homens, com itens voltados apenas para o público masculino, de cerveja a camisinhas.“Tem só o essencial”, explicou Ian Joskowitz, gerente do Westside Market ao jornal “New York Post”, citando alguns itens, como água, bebidas alcoólicas, sabonetes, shampoos, desodorantes e barbeadores.
Segundo o gerente, a ideia é que se o cliente estiver levando alguns amigos para ver um jogo em casa, por exemplo, ele pode ir num único lugar do supermercado, sem perder tempo, e comprar cerveja, molho barbecue, batatas e o que mais precisar.  O gerente e o dono da loja, George Zoitas, disseram que tiveram a ideia do “corredor masculino” após verem uma pesquisa divulgada pelo canal de esportes ESPN mostrando que 31% dos homens fazem compras atualmente – contra 14% nos anos 1980. A seção fica estrategicamente localizada ao lado do corredor de bebidas alcoólicas do supermercado.

FONTE: G1

Jacarezinhense estréia nas Olimpíadas nesta tarde

A jovem Franciele Aparecida do Nascimento de Jacarezinho entrará na quadra da Arena de Basquete em Londres nas Olimpíadas de Londres 2012. A primeira partida da seleção brasileira será às 16 horas (horário de Brasília) contra a equipe da França pelo grupo B.
A notícia oficial que Franciele estaria no elenco brasileiro foi confirmada no início desta semana. Na ocasião a empresa Wendy Comunicações conversou com o primeiro técnico da atleta por telefone Roberto Botarelli. Ele destacou que a jovem sempre teve atuação destacada dentro de quadra. “Como na região não tinha nenhum incentivo, levamos ela para Jundiaí para um teste e ela se deu muito bem”, enfatizou.
 Franciele já teve atuação destacada nos clubes São João/Jundiaí (SP), Londrina Basket Club (PR), Filtros Mann (Espanha), Rivas Ecópolis (Espanha), Cáceres (Espanha), Burgos (Espanha) e Cadi Laseu (Espanha), além da Seleção Brasileira.
Representando as cores do Brasil, Franciele já conquistou o título do torneio Pré-Olímpico na Colômbia em 2011, Copa América (2009 e 2010), Campeonato Sul-Ametricano Adulto (Equador – 2008), Campeonato Sul-Americano Juvenil (Bolívia – 2004), entre outras conquistas.

COLUNA DO MARCOS - 27 DE JULHO

Toda sexta-feira à noite no site. Participe. Envie sugestões para o e-mail wendy_comunicacao@hotmail.com

Vai pagar?
Uma cena inusitada e curiosa aconteceu na tarde desta sexta-feira, 27, no centro de Santo Antônio da Platina. Um senhor de idade estacionou o veículo, entrou na lotérica e deixou o local para entrar no seu carro. Então que surge um agente da zona azul correndo em direção ao carro. O senhor mais preocupado com o trânsito e com o carro ligado deixou o local em direção à rua. O agente não conseguindo alcançar o motorista deu dois tapas no carro. Ainda falou algumas palavras revoltado por não conseguir vender seu bilhete.

Força Tony
Meu amigo radialista e formando em jornalismo Tony Lima sofreu um grave acidente recentemente. Correndo atrás de notícias para seu jornal da Rádio Educadora AM de Jacarezinho ele capotou o carro na PR 431 (sentido Ribeirão Claro – Jacarezinho) após uma reportagem próxima ao bairro rural Oásis. Esta semana encontrei ainda em recuperação, mas sempre animado com a vida. Força meu amigo Tony.

Olha o troco
A cena é simples. Você vai pagar uma conta de R$ 40,90. Dá R$ 42 para a atendente para pagar o boleto. Após sonoras batidas na calculadora e vários minutos depois ela entre duas moedas de dez centavos, pedindo desculpas pela demora, pois não estava conseguindo encontrar as moedas.

Agora eu acerto...
Após dizer que houve um pequeno erro no troco. Ela olha desconfiada para as moedas e vai novamente atrás do balcão. Neste momento você houve a calculadora sendo literalmente espancada atrás de um resultado certo. Eis que surge o maravilhoso número de R$ 2. Ela entrega e diz “Agora está certo né?”. Muito solicito é preciso explicar que está novamente errado o troco. Infelizmente a matemática básica ainda é complicada para muitas pessoas que atendem no comércio.

Trote de novo
Novamente o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina está sendo alvo de trotes que acaba congestionando as linhas telefônicas de emergências. Isto acaba prejudicando a toda a população que necessita de atendimento sério e emergencial, podendo ocasionar uma morte.

Novo aterro
Está em processo de licitação o novo aterro sanitário que incluirá os municípios de Guapirama, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Quatiguá e Jundiaí do Sul. O prefeito de Guapirama Eduí Gonçalves explicou como irá funcionar o projeto. Você irá acompanhar no site na próxima semana.

Tomate neles...
Quem vem realizando um ótimo trabalho é o chefe regional da Secretaria da Família, Antonio Almeida, o Tomate. Ele, juntamente com sua equipe, trabalha nos projetos sociais sempre em atenção às famílias mais carentes.

Cadê o SAMU?
Um rapaz de 29 anos morreu nesta semana à espera do SAMU em Santo Antônio da Platina. Ele esperou por cerca de trinta minutos na Unidade Básica de Saúde da Vila Ribeiro pelo transporte. O delegado, Fátimo Siqueira, disse que deverá ser aberto um inquérito para investigar os fatos.

Até pro sogro
Um homem foi preso em Figueira por agredir sua esposa e o sogro com um “pé de cabra”. Transtornado ele agrediu os dois na casa do pai da esposa. A policia prendeu o ‘revoltadinho’.

Projetos bons
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) vem se destacando pelos ótimos projetos que desempenha juntamente com os alunos. Recentemente um grupo de estudantes esteve no Pará para o Projeto Rondon. Além disto, são realizados vários projetos que auxiliam toda a comunidade do Norte Pioneiro. Como a Clinica de Fisioterapia, Auxilio à população com os alunos do curso de direito, entre outros.

COMO É QUE É? Chinês teve pênis roubado e não sentiu

Um homem da província de Zhejiang, no leste da China, denunciou à polícia um "roubo" inusitado - do pênis dele. Fei Lin, 41 anos, do vilarejo de Niqiao, disse que estava dormindo quando os agressores entraram na casa dele e cobriram-lhe a cabeça com um saco.
"Eles colocaram algo sobre a minha cabeça e abaixaram as minhas calças, e depois fugiram", disse o chinês. "Eu estava tão chocado que eu não senti nada - então eu vi que estava sangrando e que o meu pênis havia sumido", afirmou Fei Lin.
A polícia acredita que os agressores eram amantes ciumentos de várias mulheres com quem Lin tinha casos, mas o homem que teve o pênis amputado negou manter qualquer relacionamento extraconjugal. Equipes de emergência fizeram buscas, mas não encontraram o órgão genital.

COMO É QUE É? Alfinete brota da barriga de gestante britânica

Imagina que você é uma mulher, que você está grávida e, depois de passar por várias sensações esquisitas, nota que há um alfinete brotando de seu barrigão. Foi isso que aconteceu com Kelly Donegan, de Buckinghamshire, na Inglaterra.
Faltando apenas seis semanas para o parto, a mulher passou a mão pela sua barriga e notou que havia algo pontiagudo atravessando sua pele. Quando ela foi ao médico, eles descobriram que a ponta era de um alfinete que, provavelmente foi esquecido lá pelos médicos que fizeram a sua cirurgia de apêndice, três anos atrás.
Em entrevista ao jornal britânico Metro, Kelly contou seu drama. Ele [o alfinete] deve estar dentro de mim desde 2009, que foi quando eu retirei meu apêndice. Meu estômago está ficando maior e maior e toda essa pressão deve tê-lo colocado pra fora. O grande problema para Kelly é que o alfinete não pode ser removido agora - só depois do parto.
— Eles não podem nem tirar um raio-X para ver o quanto da coisa está dentro de mim porque raios-X são perigosos para mulheres grávidas. Tudo que dá pra fazer é cortar a parte afiada para evitar que ela enrosque em partes do meu corpo.
Foi isso que os médicos receitaram para a mulher: paciência.
— É horrível e também é bastante doloroso, mas não há nada que eu possa fazer além de esperar.

FONTE R7

Projeto Caminhos da Leitura chega a Jacarezinho

Através da Lei Rouanet, chega a Jacarezinho nesta quinta-feira, 26, o projeto “Caminhos da Leitura” que visa despertar o interesse e incentivar a formação de leitores, incluindo os trabalhadores, seus dependentes e toda a comunidade. A atividade será desenvolvida na Biblioteca Cidadã, com contação de histórias a partir das 15h.
O projeto é uma iniciativa cultural do Sesi (Serviço Social da Indústria) com patrocínio e parceria da EcoNorte. Com esquema itinerante, o projeto leva para duas cidades, a cada bimestre, um acervo de 500 livros, que ficam disponíveis para a leitura da comunidade durante o período. Por isso, Santo Antônio da Platina também recebe o projeto, juntamente com Jacarezinho
Durante um ano, nove cidades serão atendidas com o “Caminhos da Leitura”, proporcionando aos participantes que geralmente não têm acesso à livros, a oportunidade de conhecer a prática da leitura e desenvolver conhecimentos.

ASSESSORIA

Alunos da UENP participam de operação no Pará

Um grupo de acadêmicos do campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participaram recentemente da “Operação Açaí”, pertencente do projeto Rondon. Ele foi realizado em 19 municípios do Estado do Paraná e mobilizou centenas de voluntários de todo o país.
A equipe da UENP foi formada pelos alunos: Bruno Maschio Neto, Ana Laura Machado, Caroline Fordellone Rosa Cruz, Denis Sato, Dulciana Aparecida Garcia, Evelyn Jaqueline Paulino Neves, Igor Graciano, Kézia de Oliveira Gerard e Tamiris Tonderys Vilella, representantes dos três campi da Instituição.
O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com as universidades e faculdades públicas que, no caso da UENP, é representado e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). O Projeto objetiva a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Coleta seletiva é implantada em Wenceslau Braz

O município de Wenceslau Braz lançou a coleta seletiva com o slogan “O cidadão que cuida bem do seu lixo, recicla”. Segundo a administração pública o projeto vem sendo realizado há aproximadamente quatro meses e já começa a dar resultados.
De acordo com o chefe de gabinete José Luiz Andraus, a ideia de criar uma associação de catadores e armazenar os rejeitos (parte do lixo que não pode ser reciclado) veio após uma visita ao município de Tibagi, que fica localizado a 132 km de distancia de Wenceslau Braz. “O armazenamento do lixo é feito em fardos prensados, isso ajuda na liberação de espaço e no tratamento dos resíduos”, explicou José Luiz.
Ele disse também que para esse processo ser implantado é necessário que a coleta seletiva seja feita da melhor maneira possível.  “Na associação, os funcionários tem que mexer no lixo mesmo, e se tudo estiver separado facilitará e muito a vida deles”, disse.

Apesar de lei, agências continuam sem adequações

O que era para ser uma segurança maior para os usuários das agências bancárias é deixado de lado. A Lei Municipal 1064/2011 que regulariza a instalação de biombos entre os caixas e o local de espero do público em Santo Antônio da Platina não é cumprida por duas agências (Itaú e Bradesco) e uma cooperativa de crédito (SICOOB).
A gerente do posto de atendimento da cooperativa Sicoob na cidade, Neli Aparecida Antônio de Oliveira, informou ao jornal Tribuna do Vale que a agência já tomou as medidas necessárias e aguarda a entrega do material por uma empresa especializada, contratada para fazer o serviço. “A entrega que atrasou, mas já está em andamento para a instalação”, esclareceu.
A empresa Wendy Comunicações acompanhou a pesquisa, criação e apresentação da lei dos biombos por um vereador (devido ao período eleitoral não será citado o nome). Segundo a lei municipal de 14 de setembro de 2011, a partir da publicação da lei, as agências da cidade teriam 30 dias para regularização. Passado o prazo, se não houvesse regularização as agências seriam multadas em R$100 mil. Caso a situação permanecesse sem alteração após outros 30 dias a lei determina que a agência flagrada receberia uma multa de mais R$ 300 mil e se acaso mesmo assim a situação não for regularizada a agência teria a cassação da licença de localização.

FOTO: TRIBUNA DO VALE

Carros de som ainda abusam de volume

“Não perca esta imperdível promoção”. “Só hoje você vai encontrar estes preços”. “Estaremos abertos no sábado o dia inteiro”. Estas são apenas algumas frases das pessoas que andam pelas ruas das cidades do Norte Pioneiro precisam escutar num volume máximo. O que era para ser uma propaganda para atrair os consumidores está deixando os fregueses com menos vontade de ir até o local.
“Estava na Rua Paraná (área central de Jacarezinho) e vi dois carros de som juntos. Os motoristas acabaram até dando risada da situação”, comenta Artur Fernandes. “Estes carros não têm horário e muito menos se importam com o volume. Estes dias já eram mais das 21 horas e o carro de som passando em frente da minha casa”, comenta Maria Aparecida, moradora da Vila Claro em Santo Antônio da Platina.
A empresa Wendy Comunicações já realizou uma matéria no início deste ano alertando sobre a situação. O departamento de trânsito de Santo Antônio da Platina alertou que seriam feitas mudanças no sistema de fiscalização. Mas os carros de som continuam abusando do volume.
Em Jacarezinho a situação poderia ser evitada caso a lei fosse respeitada. Conforme a Lei Complementar 18 é proibida a circulação de som a uma distância inferior a 100 metros de Prefeitura, Câmara, Órgãos Judiciais, Hospitais, Posto de Saúde, Escolas, Bibliotecas, igrejas e templos quando estiverem funcionando.