Nilton Stein solicita faixa elevada em frente de colégios

 


O vereador de Jacarezinho Nilton Stein (PT) solicitou através do Requerimento 2/2021 informações sobre a implantação de faixa elevadas em frente aos Colégios Estaduais Rui Barbosa (área central) e Luiz Setti (Vila Setti). O documento foi aprovado e será enviado ao órgão competente.

“O Conselho Municipal de Trânsito já emitiu pareces favoráveis para esta ação. Elas irão garantir mais segurança aos pedestres e também aos alunos quando estão sendo realizadas as entradas e saídas dos estabelecimentos de ensino”, enfatiza.

No seu documento Nilton Stein ainda solicita informações sobre uma data de previsão para a implantação das lombadas das faixas elevadas. Além disto, a instalação de placas e sinalização no local.

Serginho Marques solicita a contratação de mais psicólogos

 


O vereador de Jacarezinho Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques (PT), solicitou na última semana a contratação de mais psicólogos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde Irma Margarida, no bairro Dom Pedro Filipack, e Dr. João Tavares de Arruda na Vila São Pedro.

Em seu requerimento, o vereador que é da área da saúde destaca sobre a importância que os profissionais da área da psicologia possuem para a preservação da saúde mental da coletividade. “É muito importante podermos tratar este tema com atenção para poder suprir a necessidade de muitas pessoas destes dois bairros”, finaliza Serginho Marques.

 

“Temos que destacar que foram muitos avanços nestes dois meses”, comemora Betão da Curva



O vereador de Jacarezinho José Roberto de Souza Assis, o Betão da Curva (PSD) destacou neste final de semana que os dois primeiros meses foram de muitos avanços. Ele destacou que foram várias ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo e Executivo em prol da população.

“Temos que caminhar em parceria para podermos buscar avanços para a nossa cidade”, comenta Betão da Curva. Ele lembrou que acompanhou o início da entrega das vacinas no combate à COVID. “Uma remessa de esperança que chegou ao nosso município”, relembra.

O representante do Poder Legislativo também destacou que está ativamente acompanhando as audiências públicas da Frente Parlamentar sobre o Pedágio. “Participei da reunião que teve em Cornélio Procópio e deverá ter uma em nossa cidade. Precisamos estar atentos para esta situação que afeta diretamente toda a população”, comenta.

Betão da Curva é o representante da Câmara Municipal no Conselho de Cultura. Ele foi criado através da Lei 1.782/2007 e tem como finalidade e objetivo deliberar e acompanhar o desenvolvimento da política cultural, selecionar os projetos a serem desenvolvidos através do Fundo Municipal de Cultura e zela pela ampla execução das diretrizes.

Parceria

O vereador ainda lembrou que é importante a parceria entre o Poder Legislativo e Executivo em prol da população jacarezinhense. “Estou sempre em conversa com representantes do Poder Executivo para podermos debater assuntos de interesse para o município”, enfatiza. Ele já participou da entrega de casas no Jardim Panorama, mutirão do combate à dengue, entre outras reuniões e ações.



Assembleia fecha a partir de segunda-feira (1º)



O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (26), que todas as atividades do Poder Legislativo estarão suspensas a partir de segunda-feira (dia 1º de março). A decisão tem o objetivo de atender as medidas restritivas de combate ao coronavírus (COVID-19) anunciadas hoje (sexta-feira, dia 26), pelo Governo do Estado do Paraná.

Foram canceladas as sessões plenárias, reuniões de Comissões Permanentes e todas as demais atividades agendadas pelo Parlamento estadual. A decisão da Mesa Executiva, que entra em vigor nesta segunda-feira terá validade até o dia 5 de março (sexta-feira), quando a situação volta a ser avaliada pelas autoridades estaduais.


Coronavírus: Governo do Paraná suspende retorno das aulas presenciais



O governo estadual decidiu suspender as aulas presenciais em todas as escolas públicas e privadas, de cursos técnicos e em universidades no estado. A medida foi anunciada no decreto divulgado nesta sexta-feira (26). O documento é válido até 8 de março.


O governador explicou que mesmo que a atividade seja considerada essencial, a medida precisa ser adotada porque o estado vive um momento de descontrole de casos.


"Atividades essenciais deixam de ser essenciais neste momento agudo que estamos passando. É uma atividade essencial quando se tem um patamar de controle, agora estamos em um momento de descontrole", salientou o governador Ratinho Júnior.


As aulas presenciais na rede estadual de ensino estavam previstas para serem retomadas no dia 1° de março. Mas, com o aumento do número de casos e o sistema de saúde com risco de entrar em colapso, o estado viu a necessidade de adiar a data do retorno.


A Secretaria Estadual de Educação esclareceu que o ano letivo de 2021iniciou no dia 18 de fevereiro de forma remota e seguirá desta maneira entre 1º e 5 de março pelo Aula Paraná, por meio da TV aberta, YouTube, aplicativo, com interações entre professores e alunos pelo Google Meet e Google Classroom, além das atividades impressas disponíveis nas escolas.




FONTE: G1 PARANÁ

Governo decreta fechamento de atividades não essenciais para conter a Covid-19



O Governo do Estado preparou uma força-tarefa de emergência para conter a disseminação do novo coronavírus no Paraná. Devido à súbita elevação dos índices relacionados à doença, com a proximidade de um estrangulamento no sistema público de saúde, o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou, entre outras ações, a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Estado e a ampliação na restrição de circulação das pessoas, que passa a ser entre as 20 horas e às 5 horas.

O decreto número 6.983/2021 entra em vigor à 0h deste sábado (27) e tem validade até as 5 horas do dia 08 de março, podendo ser prorrogado ou não, a depender do comportamento da pandemia no território paranaense durante o período. “É um momento delicado, em que precisamos tomar medidas mais duras para conter a contaminação da Covid-19. Precisamos do apoio de todos os municípios para vencermos mais essa batalha, em nome da saúde dos paranaenses”, afirmou Ratinho Junior.

O governador destacou ainda que a Secretaria de Estado da Saúde prevê a ampliação da capacidade hospitalar com a inclusão de 252 novos leitos até segunda-feira (01), processo que começou a ser implementado nesta semana. Estão sendo acrescentadas à rede 99 unidades de terapia intensiva (UTI) e 153 de enfermarias como resposta à alta taxa de ocupação. De acordo com a secretaria, o índice no Estado bateu em 94% em UTIs na quinta-feira (25) – a rede já contava com 3.400 leitos. Atualmente, há 578 pessoas esperando por uma vaga em hospital na Central de Leitos do Estado.

“Mas precisamos da compreensão das pessoas porque a estrutura é finita. Sem contar a questão dos profissionais da saúde, cada vez mais sobrecarregados e cansados em virtude de uma pandemia que já dura um ano. Serão dias turbulentos e, mais do que nunca, precisamos que quem puder fique em casa”, disse Ratinho Junior.

Ele reforçou que a fiscalização para quem descumprir as medidas contidas no decreto será intensificada por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com a possibilidade de aplicação de multas e até de prisão. “É um freio de arrumação, para que a situação volte aos trilhos nesse período de pouco mais de uma semana. As avaliações serão diárias em torno da linha que a pandemia seguirá no Estado. A curva só vai diminuir com a participação de todos”, avaliou o governador.

Também para evitar o colapso do sistema, uma resolução da Secretaria de Estado da Saúde suspende, inicialmente por 30 dias, a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares com demanda de terapia intensiva no pós-operatório, em âmbito público e privado, em toda a rede hospitalar do Paraná. A medida não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia.

DEMAIS AÇÕES – O texto contempla ainda outras ações restritivas, com foco na diminuição da circulação e aglomeração de pessoas. No período das 20 horas às 5 horas, diariamente, fica estabelecida a restrição provisória de circulação em espaços e vias públicas, excetuando pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais.

O mesmo vale para a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais. “Queremos a ajuda de todos para não chegar o momento de o profissional da saúde precisar escolher quem vai sobreviver. É preciso deixar claro que o índice de mortalidade desta doença é alto. De cada 10 pessoas internadas em UTI, quatro infelizmente falecem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que comercializam refeições podem funcionar nos sistemas de delivery, drive-thru e take away (retirada no balcão), com respeito às normas para evitar a disseminação do coronavírus.

EDUCAÇÃO – Também como forma de conter a proliferação do vírus, o decreto estabelece a suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas.

A peça jurídica pede ainda para que seja considerada no âmbito do Estado e dos outros Poderes, órgãos ou entidades autônomas, inclusive na iniciativa privada, a adequação do expediente dos trabalhadores aos horários de restrição provisória de circulação definidos pelo decreto, e a priorização da substituição do regime de trabalho presencial para o teletrabalho. Outra medida é a orientação para servidores do Estado voltarem ao teletrabalho e evitarem reuniões presenciais.

O decreto suspende, pelo menos período em vigor, no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional, os prazos recursais, de defesa dos interessados nos processos administrativos e o acesso aos autos dos processos físicos.

REUNIÕES – Antes do anúncio, o governador também teve reuniões virtuais com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa), além de um encontro online com todos os deputados estaduais. Os encontros ajudaram a aprimorar pontos do decreto estadual, para que ele seja o mais assertivo possível.

“Apoiamos as medidas anunciadas, não há outro caminho a não ser salvar vidas no nosso Estado. Para que possamos, enquanto não tem vacina, conter o vírus que circula de forma agressiva. Como forma de contribuição, a Assembleia Legislativa será fechada totalmente. Nem sessão remota para não atrair assessores. Se necessário for, também poderemos tomar outras medidas”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano. Ele também pediu que não haja mais eventos estimulados por deputados estaduais.

“Foi um pedido meu esse encontro porque a Assembleia sempre foi colaborativa. Também tive o cuidado de falar com prefeitos, desde ontem. Não podemos deixar que o Paraná chegue numa situação mais grave do que essa”, arrematou o governador Ratinho Junior.

Confira a íntegra do Decreto 6983/2021

Prefeitos se unem por projeto de pavimentação da PR 151

 


Os prefeitos Hiroshi Kubo (Carlópolis), Paulo Sérgio Fragoso (Salto do Itararé) e Luiz Henrique Germano (Siqueira Campos) se reuniram nesta semana para debater sobre um projeto conjunto de pavimentação da PR 151. O encontro aconteceu na sede do Poder Executivo de Salto do Itararé.

“É um trecho muito importante para o crescimento turístico de nossa região. Pois ela passa por Carlópolis, o balneário da Alemoa em Siqueira Campos e chega até o nosso município”, comenta o prefeito Paulo Sérgio Fragoso. O trecho tem aproximadamente 28 quilômetros.

Para Luiz Henrique Germano com uma pavimentação da PR 151 os turistas terão mais uma opção para chegar até o local e alavancar o turismo. “Temos que pensar neste projeto conjunto para beneficiar os municípios que estão às margens da represa Xavantes”, enfatiza.

O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo explicou que a união dos prefeitos será na elaboração do projeto e solicitação ao Governo Estadual. Atualmente a rodovia estadual está sem pavimentação e o trajeto entre Carlópolis até o município de Salto do Itararé pela rodovia com pavimentação é de aproximadamente 70 km.  “É um trecho que irá impulsionar no projeto Angra Doce. Ela será uma grande alternativa para os turistas poderem trafegar e conhecer as belezas de nossas cidades”, finaliza Hiroshi Kubo.

Sertaneja inaugura Padaria Comunitária

 


O município de Sertaneja inaugurou nesta quinta-feira, 25, a nova Padaria Comunitária. Participaram o prefeito Jamison Donizete e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli. O local tem uma estrutura de cozinha completa que vai permitir a produção de alimento para quem precisa e também aprendizado para pessoas que tem interesse na área da panificação. “Temos que agradecer ao governador Ratinho Junior e ao Secretário de Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara pela parceria de trabalho”, finaliza Romanelli.

Rodovia entre Salto e Siqueira terá recuperação asfáltica

 


O prefeito de Salto do Itararé Paulo Sérgio Fragoso da Silva, o Paulinho, anunciou na noite desta quinta-feira, 25, através de uma live que a PR 424 (que liga Salto do Itararé a Siqueira Campos) terá recuperação asfáltica. A informação foi repassada durante um encontro do prefeito com o deputado estadual Francisco Buhrer com o Secretário Estadual de Infraestrutura Sandro Alex.


 

Parceria entre Executivo e Legislativo é essencial para crescimento de Tomazina

 


A parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo no município de Tomazina tem gerado bons frutos para o município. O prefeito Flávio Zanrosso recebe regularmente os vereadores para debater ações e projetos que estão sendo desenvolvidos. “É importante o apoio do Poder Legislativo para podermos trabalhar em sintonia em ações concretas para o crescimento de nossa cidade”, comenta Flávio Zanrosso.

Em breve será lançado o edital para construção do Centro de Especialidades

 


O Presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares se encontrou nesta semana com o Secretário Estadual de Saúde do Paraná Beto Preto. Ele enfatizou que nos próximos dias será lançado o edital para a construção do Centro de Especialidades Médicas.

A obra está estimada em mais de R$ 10 milhões e prevê no projeto a construção de um complexo de mais de 3 mil metros quadrados, com 25 consultórios médicos, oito consultórios odontológicos, 17 salas de exames e diagnósticos, um laboratório de próteses odontológicas, um laboratório de análises clínicas, farmácia e sala para pequenas cirurgias.

“É importante esta conversa sobre o nosso Consórcio que é uma referência de saúde em todo o Estado do Paraná. Temos vários convênios com a SESA que possibilitam atendimento de qualidade para a população do Norte Pioneiro”, ressalta Marcelo Palhares. O CISNORPI atende 22 municípios da região com consultas eletivas e especializadas. Nos últimos anos vários serviços estão sendo descentralizados para melhor atender aos pacientes que necessitam de atendimento.

Reunião da Patrulha do Campo em Santa Cecília do Pavão

 


O presidente do CODENOP e prefeito de Sapopema Paulinho Branco, realizou importante reunião do CODENOP com os prefeitos Edimar Santos de Santa Cecília do Pavão, Devanir Martinelli de Santo Antônio do Paraiso, Venicius Rosa de São Jerónimo da Serra e Dr. José Olégario de Congonhinhas.

Objetivo foi deliberar sobre rateio para manutenção e conservação dos equipamentos, funcionários para execução dos serviços, mensalidade do programa pelos municípios e assuntos necessários para agilidade da patrulha.

Ficou definido que os prefeitos cumpriram agenda na próxima semana com o Secretário de Estado da Agricultura Norberto Ortigara.

Participaram também da reunião o Chefe da Patrulha Leonardo Santos Moraes, Vice-prefeito de Congonhinhas Renatinho e a Secretária Municipal de Agricultura de Congonhinhas Gissele Wink.

Em execução obras de calçamento do entorno da rodoviária



A administração Germano e Paulão, de Siqueira Campos, atendeu de imediato o pedido de limpeza das calhas, podas de arvores e desinfecção dos banheiros e interior do prédio da rodoviária a pedido dos funcionários e usuários. Na sequencia o Departamento de Obras, acatou a sugestão do prefeito Germano e vice Paulão, para a realização de calçamento na área do entorno da rodoviária.

FONTE: Agência Criativa/ David Batista

Prefeitura entrega Praça do Jardim Santiago II revitalizada



A Prefeitura de Londrina vai entregar nesta sexta-feira (26), às 19 horas, a Praça do Jardim Santiago II inteiramente revitalizada. Ela fica na Rua Sidrak Silva Filho, esquina com as Ruas Valter da Silva e Rezek Andery, no Conjunto Habitacional Santiago II, na zona norte da cidade.

O local recebeu diversas melhorias, por meio do Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos. Entre elas estão a construção de calçadas e a instalação de mobiliário urbano como bancos, mesas e lixeiras. As calçadas receberam também a guia rebaixada, que permite a acessibilidade para todos, e nova pintura.

A academia ao ar livre que já existia no local foi restaurada, enquanto a antiga iluminação pública foi substituída pela tecnologia LED – mais eficiente e econômica. Foram instalados quatro novas luminárias ornamentais de LED. Além de serem uma opção mais sustentável e com melhor custo benefícios, as luminárias de LED contam com mais tecnologia. Isso a faz aproveitar seu potencial energético ao máximo, transformando quase que 100% em luz e não calor, como acontece com as lâmpadas comuns. Outra vantagem é a durabilidade maior, menor consumo energético e maior raio de claridade.

Para a alegria da garotada, foi instalado parque infantil equipado com gangorras, balanço, escorregador e gira-gira. A iniciativa incluiu ainda o plantio de grama, a pintura da quadra poliesportiva  e de pisos, além da demarcação de nova sinalização de trânsito nas vias do entorno.

Com isso, a comunidade pode utilizar a praça diariamente, inclusive nos finais de semana, de maneira tranquila e prazerosa. As crianças, por exemplo, podem brincar no gira-gira, no escorregador, nos balanços e nas gangorras. Já os adultos e idosos podem aproveitar para fazer alongamento e exercícios físicos, assim como jogar basquete, futebol ou apenas descansar em baixo das árvores, que foram podadas.

A série de melhorias integra o Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, sob coordenação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), envolvendo as secretarias de Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Obras e Pavimentação; do Ambiente, a Sercomtel Iluminação e a Fundação de Esportes (FEL).

O objetivo dessa ação e de outras revitalizações é promover a recuperação de áreas de convivência nos bairros, de forma a estimular a ocupação delas e a utilização dos equipamentos de uso coletivo, assim como incentivar a prática de atividade física por adultos, idosos e crianças.

Além desta praça, outras devem ser entregues no decorrer da próxima semana. A revitalização delas faz parte do programa criado em 2018, pela gestão Marcelo Belinati. Até o momento, mais de 350 locais já receberam os serviços que garantem melhorias para os espaços públicos de Londrina.


FONTE: ASSESSORIA PREFEITURA

FOTO: CMTU/RODOLFO GAION


Prefeitura e Detran-PR debatem interligação de serviços e bancos de dados



A integração entre estado e município foi a pauta principal de reunião entre o diretor do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Wagner Mesquita, e o prefeito Rafael Greca, na tarde desta quinta-feira (25/2), na Prefeitura. Com foco na área do trânsito, a integração pode, ainda, ser ampliada para outros setores da administração pública, a partir do compartilhamento de informações e imagens para otimizar trabalhos diversos. 

“Estamos abertos para desenvolver um trabalho em conjunto com o Detran, conduzido pelo meu amigo Wagner Mesquita”, disse o prefeito.

Mesquita apresentou ao prefeito planos de expansão na gama de serviços on-line ofertados pelo órgão estadual, previstos para os próximos meses, e a criação de um núcleo de inteligência dentro da estrutura do Detran-PR. 

O encontro contou com a participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel; do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; da superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; e do assessor de inteligência do Detran-PR, major Cleverson Biagini Moraes.


FONTE: PREFEITURA CURITIBA


Discriminação continua: PR recebe menos doses de vacinas que o RS



O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta quinta-feira (25) que o Paraná “está sendo discriminado mais uma vez pelo Ministério da Saúde”. Romanelli denunciou que, no novo lote de vacinas encaminhado nesta semana, o Paraná recebeu 167,3 mil doses, enquanto que 219,2 mil doses dos imunizantes foram encaminhadas ao Rio Grande do Sul. 


“Isso é inaceitável e inexplicável. Temos uma população maior que o Rio Grande do Sul e estamos recebendo 51,9 mil doses a menos. Queremos um tratamento igualitário e vamos continuar a cobrar explicações e ações do Ministério da Saúde e do Governo Federal”, disse.


Das 167,3 mil doses encaminhadas ao Paraná, 102,5 mil são da Oxford/AstraZeneca e 64,8 mil doses da CoronaVac. Já para o Rio Grande do Sul foram 135 mil da Oxford/AstraZeneca e 84,2 mil doses da CoronaVac, totalizando 219,2 mil doses. Segundo dados do IBGE, o Paraná possui 11.516.840 habitantes e o Rio Grande do Sul tem 11.422.973.


NOVA COBRANÇA - Romanelli lembra que fez cobrança semelhante ao Ministério em janeiro e no início de fevereiro e até o momento não houve resposta. Naquela época houve uma diferença de mais de 120 mil vacinas a menos para o Paraná. 


“Além de explicações, queremos que o Ministério entregue ao Paraná as doses que deixaram de ser repassadas. Nós temos que receber essa diferença. São milhares de paranaenses que deixaram de ser vacinados porque o Ministério não entregou proporcionalmente a nossa população”, reforçou.

Após anos, rua Jamil Amud recebe pavimentação

 


Os moradores da Rua Jamil Amud em Andirá acompanham o trabalho de pavimentação que está sendo realizado pelo Poder Executivo. A prefeita Ione Abib esteve no local e destacou que a obra vai trazer conforto aos moradores e ajudar no fluxo de veículos dos bairros da região da Vila Santa Inês e Bairro Timburi.

As informações são do Jornal Gazeta 369. O projeto também inclui a urbanização com calçadas, sendo feita com recurso total de R$ 411.165,00. Desde recurso R$ 359.827,66 foi emenda do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly e R$ 51.337,34 de contrapartida do Poder Executivo de Andirá.

Assembleia garante R$ 100 milhões para compra de vacinas no Paraná



Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que estados e municípios possam adquirir vacinas contra o novo coronavírus, a Assembleia Legislativa do Paraná já havia garantido R$ 100 milhões aos cofres públicos paranaenses para compra de imunizantes. Os recursos foram repassados ao governo estadual no ano passado e são frutos da economia do próprio Legislativo.

Os R$ 100 milhões foram destinados após decisão da Mesa Executiva da Assembleia. A Casa destinou ainda outros R$ 37,7 milhões para o combate à Covid-19 no Estado. O dinheiro do Fundo de Modernização da Assembleia Legislativa foi repassado ao Fundo Estadual da Saúde, permitindo a contratação de leitos de UTI e enfermaria e a compra de equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde.

O repasse para aquisição das doses foi formalizado no início de agosto do ano passado, durante cerimônia que reuniu o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), o segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC) e o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A Assembleia também aprovou a reserva de outros R$ 100 milhões para compra de vacinas durante a votação do orçamento do Estado. Uma emenda do Governo do Estado ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) garantiu a destinação de mais R$ 100 milhões no orçamento de 2021 para a aquisição das vacinas contra o novo coronavírus, evitando entraves burocráticos e agilizando a compra de doses.

Antes da decisão do Supremo, as vacinas só poderiam ser adquiridas pela União por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Contribuição – À época do repasse, o presidente da Assembleia, deputado Traiano, destacou os esforços dos parlamentares para minimizar os efeitos da pandemia. "A Mesa Executiva decidiu que vai passar para o Governo do Estado recurso da sobra do orçamento do Poder Legislativo no valor de R$ 100 milhões para que o governo tenha a segurança desse recurso financeiro para a compra da vacina do coronavírus. Nós estamos dando mais uma contribuição para a sociedade paranaense com essa disponibilidade de recursos. É um gesto do Poder Legislativo em nome de todos os deputados e deputadas”.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, destacou os esforços estratégicos para garantir a imunização dos paranaenses. “Ouvimos o apelo feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e decidimos repassar R$ 100 milhões do orçamento da Assembleia para que o governo possa fazer a aquisição de todas as vacinas quando estiverem disponíveis para compra para, de fato, imunizar toda a população paranaenses contra o coronavírus. É uma forma objetiva de poder virar essa página da pandemia”.

Brasília – Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) referendou decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski que autorizou os estados, os municípios e o Distrito Federal a importar e distribuir vacinas contra a Covid-19 registradas por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não observe o prazo de 72 horas para a expedição da autorização.

A decisão prevê também que, caso a agência não cumpra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 apresentado pela União, ou que este não forneça cobertura imunológica a tempo e em quantidades suficientes, os entes da federação poderão imunizar a população com as vacinas de que dispuserem, previamente aprovadas pela Anvisa.

Já o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 (PL 534/2021). O texto também permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

L@pis UENP divulga últimos dias para contribuições no Projeto Memórias da Pandemia



O Laboratório de Aplicações Pedagógicas Interdisciplinares (L@pis) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está desenvolvendo um projeto para registrar as memórias das práticas docentes e discentes nesse momento de ensino remoto. Os professores e alunos têm até o dia 28 de fevereiro para enviar vídeos de até cinco minutos, com textos, relatos, poesias, músicas (autorais ou paródias com o tema), atividades, fotografias, animações, dentre outras manifestações das práticas docentes e discentes na Educação Básica, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, realizadas durante a pandemia.

De acordo com a coordenadora do L@pis, professora-doutora Vanessa Ruckstadter, a iniciativa objetiva criar uma memória da educação nesse momento, bem como compartilhar as experiências docentes e discentes em face do ensino remoto, a partir dos limites e das possibilidades de práticas docentes transformadoras.

“Queremos conhecer essas experiências, compartilhá-las e guardar essa memória para que possam manter vivas as experiências desse momento tão difícil”, complementa. O projeto também tem o intuito de dar visibilidade ao trabalho docente e discente nesses tempos tão difíceis e desafiadores.

Os autores dos três vídeos com maior visualização serão convidados para uma mesa-redonda no evento “Debates Educacionais do L@pis”, para compartilhar as experiências.

Memórias da Pandemia

Os vídeos irão compor o Projeto de Extensão “Memórias da pandemia: ações e reflexões na escola básica do Norte Pioneiro do Paraná”, coordenado pelo professor do programa de pós-graduação em Educação (PPEd), Luiz Antonio de Oliveira, em colaboração com o L@pis. O projeto conta com financiamento da Fundação Araucária, com uma bolsa de extensão, com a participação da discente do curso de Pedagogia do Campus Jacarezinho, Tamara Rosa Penha, e de discentes do PPEd/UENP.

“O projeto “Memórias da pandemia” é importante registro das experiências de práticas docentes, seus limites, mas, principalmente, as possibilidades”, disse a professora Vanessa.


Orientações

O vídeo deve ser gravado com a câmera na horizontal, em um local com boa iluminação e evitando barulhos e ruídos. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail lapisuenp@gmail.com. Alguns vídeos serão postados nas redes sociais do L@pis (Youtube, Facebook e Instagram), desde que autorizado.

Para isso, o corpo do e-mail deverá incluir o seguinte texto: “Autorizo a publicação do [vídeo, texto ou outra modalidade de contribuição] nas redes sociais do L@pis”. Em caso da divulgação de trabalho com alunos menores de 18 anos, os professores deverão ter consigo (ou na escola) a autorização das famílias para a divulgação da imagem das crianças e jovens.

Foto/legenda

O objetivo do projeto é criar uma memória da educação nesse momento de ensino remoto


FONTE: ASSESSORIA

Dia Municipal da Esclerose Múltipla é comemorado em 30 de agosto em Jacarezinho

 


O dia 30 de agosto é considerado o “Dia Municipal da Esclerose Múltipla” em Jacarezinho. O projeto do vereador Nilton Stein (PT) virou a Lei 3.777/2020 e que garante atendimento e vagas de estacionamento preferenciais aos respectivos portadores.

O vereador lembrou a importância do projeto durante recente conversa com o Blog do Marcos Junior. A Lei tem como objetivo maior garantir aos portadores mais direitos dentro da municipalidade, direitos como: atendimento preferencial e vaga em estacionamento preferencial.

Garante também que no mês de agosto possa ser feito um trabalho de conscientização, sendo: palestras, debates, aulas e seminários que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença.

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (E.M.) é uma doença crônica autoimune não contagiosa do sistema nervoso central (SNC), que afeta a bainha de mielina, capa de gordura que reveste o neurônio, mais especificamente o axônio. Muito pelo contrário do que se pensa, sua maior incidência está em pessoas jovens, na faixa etária entre 20 e 40 anos podendo deixar sequelas para uma vida toda, fazendo com que a pessoa adquira uma deficiência física que não tenha nascido junto com ela.

Seu Diagnóstico é feito pelo neurologista através de uma série de exames, após a pessoa apresentar um surto (crise), sendo o mais importante a ressonância magnética, onde se constatam as lesões nos neurônios.

Não existe prevenção para a EM, no entanto, o diagnóstico precoce, juntamente ao tratamento adequado e atividade física, faz com que o paciente portador leve sua vida normalmente, dentro das suas possibilidades e limitações.

 

Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje



A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet.


O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas ontem (24) pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

Até esta sexta-feira (26), as empresas, os bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde estão obrigados a fornecer os comprovantes de rendimentos. O contribuinte, no entanto, pode adiantar o trabalho e juntar documentos como contracheques e recibos, no caso de rendimentos, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil

Michele Caputo defende compra imediata de vacina contra coronavírus



O deputado Michele Caputo defendeu nesta quarta-feira (24) a compra imediata de vacina contra o coronavírus, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou estados e municípios a adquirir os imunizantes. “Este já era o nosso entendimento e de diversos gestores estaduais de saúde com quem conversei. A diferença é que agora também temos o aval do STF”, disse.

“O Paraná tem R$ 200 milhões reservados no orçamento para compra de vacinas. O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) também afirma que tem reservado outros R$ 100 milhões que podem ser utilizados para este fim e está em diálogo permanente com os laboratórios”, completou o deputado.

DECISÃO – Nesta terça-feira (23), o STF autorizou estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a covid-19. A permissão valerá caso o Governo Federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.

A ação julgada foi apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a decisão do STF foi tomada de forma unânime.

A tese define ainda que as vacinas eventualmente compradas pelos governos locais precisam ter sido aprovadas, em prazo de 72 horas, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Caso o prazo não seja cumprido, a importação pode ser liberada se houver registro nas agências reguladoras da Europa, dos EUA, do Japão ou da China.

FNP – A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vai liderar a formação de um consórcio público de municípios para comprar as vacinas. “A iniciativa não tem o propósito de se sobrepor às negociações em vigor com o governo federal. Serão exclusivamente para a aquisição de imunizantes que não estejam no escopo do Ministério da Saúde”, diz a FNP.

A frente atua em 400 municípios com mais de 80 mil habitantes, em toadas capitais. Essas cidades reúne 60% da população brasileira e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.


FONTE: ASSESSORIA

Prefeito Dr. Antonely apresenta o novo secretário de Esporte, Cultura e Lazer de Ibaiti



A partir de sexta-feira (19), o professor Girley Bueno Baby é o novo secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ibaiti - SECEL. O professor esteve pela manhã no gabinete do prefeito Dr. Antonely Carvalho para uma reunião com o chefe do executivo e detalhar suas propostas para a pasta. O novo secretário, que assume o cargo, comentou que terá grandes compromissos pela frente para o fortalecimento da cultura, esporte e lazer no município.

"Vamos trabalhar para que Ibaiti volte a ser destaque no esporte regional", disse o novo secretário. "Iremos fomentar toda a pratica de esporte para todas as idades em suas mais variadas modalidades", disse.

Redação: Assessoria de Comunicação

Pronto Socorro de Carlópolis começa a funcionar a partir de abril

 


O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo anunciou em primeira mão durante uma live com o deputado federal Pedro Lupion que o Pronto Socorro estará em funcionamento a partir do dia 02 de abril. A parte da estrutura física do Hospital São José estará pronto já neste mês.

“Uma parte do mobiliário já chegou. Neste mês de março iremos estar estruturando para o pleno funcionamento a partir de abril. Além do Hospital também teremos o Centro de Diagnósticos que irá oferecer serviços de alta qualidade”, explica o prefeito. O investimento é de mais de R$ 5 milhões através de recursos próprios, Governo do Estado e Governo Federal.