Projeto de Graffiti começa a transformar viadutos de Londrina em telas artísticas



Valorizar e dar destaque à arte do grafitti, colorir os corredores urbanos da cidade, incentivando a imaginação criadora por meio de intervenções artísticas e ações pedagógicas. Este é o cerne do projeto Caminhos de Graffiti, que teve sua primeira etapa lançada na tarde desta sexta-feira (25), em Londrina, no viaduto da rua Attílio Octávio Bisatto, próximo ao Terminal Rodoviário. O local já está recebendo a grafitagem, iniciada nesta semana, e começou a ganhar ‘cara nova’, chamando atenção de quem passa por ali.

A iniciativa, criada pela Secretaria Municipal de Cultura, resultará, inicialmente, na grafitagem de sete viadutos na abrangência da avenida Dez de Dezembro, com trabalhos realizados pela Associação Londrinense de Circo em parceria com o Coletivo CapStyle. O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e integra a Fábrica – Rede Popular de Cultura, que distribui oficinas de criação e circulação cultural nos bairros, distritos e patrimônios.

O objetivo é personalizar e transformar os viadutos urbanos em telas artísticas a serem apreciadas pela população e visitantes, tornando-os, assim, parte de uma cultura viva e atração turística em Londrina. Para isso, cada estrutura será pintada por diferentes artistas e com variadas abordagens temáticas, como forma de possibilitar um amplo leque de referências visuais e histórias para se comunicar com os observadores. Os temas serão inspirados na formação cultural da cidade, com suas etnias, história artístico-cultural e personagens culturais marcantes. O tema da intervenção no primeiro viaduto, da Rua Attilio Octavio Bizatto, é “Café”, trabalhado e conduzido pelo artista Huggo Rocha. Além da arte urbana, os viadutos receberão iluminação em LED.

Este projeto também prevê a criação de roteiro impresso, um documentário em vídeo sobre o processo de criação do graffiti e os locais transformados. Ainda deve ser criado um site com mapas para compilar e divulgar todas as imagens e informações ao público.

O prefeito Marcelo Belinati, um dos grandes incentivadores da elaboração do projeto Caminhos de Graffiti, enfatizou que esta iniciativa vem sendo desenvolvida com muito carinho e planejamento, agregando várias frentes, e agora começa a se tornar realidade. “Sou um fã e admirador da arte urbana do graffiti, essa linguagem cultural e artística tão bonita e pulsante, que exige muito talento, criatividade, dedicação e personalidade. O projeto vem para valorizar e dar visibilidade à cultura urbana de rua, mostrando todo o poder visual, social e comunicativo do graffiti”, destacou.

Marcelo ainda ressaltou que este trabalho engloba tanto o incentivo aos artistas para a transformação dos viadutos, como possui o caráter social com as oficinas pedagógicas gratuitas, abrindo oportunidades a jovens de baixa renda da periferia. “Estou muito feliz por ter feito parte da idealização deste programa e vê-lo sair do papel. É algo que será importante para a nossa cultura e renderá frutos positivos, principalmente por possibilitar aos jovens acesso a atividades produtivas e saudáveis”, completou.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, Londrina tem forte potencial para se tornar uma referência nacional na valorização do graffiti como arte presente no cotidiano urbano. “Voltar o olhar e lançar luz à cultura popular, estimulando a diversidade artística e a inclusão, é de fundamental importância para a evolução de uma cidade como Londrina. A partir deste programa, que abre enormes possibilidades, começará a ser formada uma nova geração de artistas do graffiti. Teremos os viadutos ganhando vida nova e passando a se comunicar com a população, agregando temáticas diversas e elementos étnicos, sociais e da história da cidade. É muito bom ver uma garotada jovem se interessando pela arte e buscando aprender ou aprimorar seus talentos, isso deve ser valorizado e estimulado pelo poder público. Além disso, Londrina ganhará visibilidade e poderá utilizar este atrativo como um ativo turístico”, afirmou.

Pellegrini contou que, desde que foi convidado a assumir a pasta da Cultura, o prefeito Marcelo Belinati se mostrou um apoiador deste projeto. “Foi gratificante sentir o entusiasmo que ele tinha em participar da elaboração de um programa com essas características. Vamos nos empenhar para que o projeto possa crescer e se consolidar como referência. Além dos viadutos que passam pela Dez de Dezembro, estamos planejando levar essa arte a outros viadutos e pontos de Londrina”, adiantou.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Hospital São José de Carlópolis em breve terá sua reabertura

 

Uma grande notícia nesta segunda-feira, 28, para o município de Carlópolis. O município assinou com a empresa vencedora da licitação os procedimentos legais para a reabertura do Hospital São José.

O prefeito Hiroshi Kubo comemorou destacando que além de Pronto Socorro, em funcionamento, atenderá maternidade e diversas outras especialidades médicas, internamentos e cirurgias.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM!!!

Em recente entrevista ao Blog do Marcos Junior o prefeito já havia comentado sobre a situação. “Quero agradecer ao auxílio dos deputados Pedro Lupion e Romanelli, ao governador Ratinho Junior e ao Secretário Estadual Beto Preto pelas liberações e auxílios para que o nosso hospital estivesse enfim funcionando”, ressalta Hiroshi Kubo.

No espaço também funciona o Centro de Diagnósticos que oferece serviços de alta qualidade. O investimento foi de mais de R$ 5 milhões através de recursos próprios, Governo do Estado e Governo Federal.

 

Pinhais 30 anos: Prefeitura entrega Capela Mortuária no bairro Weissópolis



A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realizou na manhã desta quinta-feira (24) a cerimônia de entrega da Capela Mortuária no bairro Weissópolis. O evento teve a participação da prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o secretário de governo Ricardo Pinheiro, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Marcinho, além do deputado federal Luizão Goulart. Os representantes discursaram para o público presente, que pôde conhecer a nova capela durante a ocasião.

A prefeita Marli Paulino, no uso da palavra, agradeceu a todos os presentes e destacou o pedido da comunidade pela capela. “Essa é uma obra importante que estamos entregando para a população. Uma demanda antiga dos moradores do Weissópolis, que é o maior bairro de Pinhais. Um local adequado para as famílias velarem seus entes queridos. Este momento também é muito importante para agradecer aos servidores, que trabalham com muito carinho, e aos vereadores, que aprovam projetos que beneficiam a população”. A prefeita ressaltou ainda que “essa é uma obra prevista no nosso plano de governo que, em um ano de mandato, já está 40% cumprido”.



O deputado federal Luizão Goulart ressaltou a parceria entre os poderes legislativo e executivo. “O legislativo trabalha junto com o executivo. Eu também fui vereador, como a prefeita e a vice-prefeita, e a gente sabe como é importante quando ajudamos a Administração a fazer algo pela população e, num momento como esse, poder comemorar a entrega de uma obra importante”. Luizão também lembrou as mudanças com a chegada de infraestrutura no Weissópolis. “Em 2009, quando assumimos a prefeitura, este espaço aqui, por exemplo, ainda tinha cava para ser aterrada. Nós fomos trabalhando e este espaço foi ganhando infraestrutura. Foi ganhando o CEU [Centro de Artes e Esportes Unificados], o ginásio de esportes, o Cras, o posto de saúde e agora a Capela Mortuária. Por isso a importância do trabalho conjunto do executivo com o legislativo. Também graças à competência dos nossos técnicos e servidores, hoje não tem nenhuma obra parada em Pinhais. A gente vê a evolução da cidade. Posso dizer o que a prefeita sempre fala: preparando a cidade para o futuro”, concluiu o deputado federal.



A vice-prefeita Rosa Maria reforçou a importância da capela para a população. “Nosso compromisso sempre foi cuidar da cidade como um todo. Assim como nós nos preocupamos muito com o pré-natal, com o nascimento de uma criança em nossa cidade, agora temos mais um espaço para cuidar das pessoas num momento de luto, de partida de um ente querido. Um espaço que traz muita dignidade e, por que não dizer, traz beleza, num momento que a pessoa pode sentir que seu ente querido está em um espaço de muita dignidade”, disse a vice-prefeita.

A solenidade também teve a presença dos vereadores Binga, Filho, Fabrício Souza e Jane Carteira. O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo, esteve no evento com o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach, ainda Luiz Claudio Leonel, presidente do Pinhais Previdência, o secretário Municipal de Administração, Vinícius de Oliveira Martins e a secretária Municipal de Assistência Social, Rosangela Batista, completaram a lista dos presentes, ao lado dos demais servidores e munícipes.



O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Marcinho, agradeceu aos colegas, representantes do executivo e legislativo e demais presentes. “É uma honra estar aqui na entrega desta capela, uma reivindicação da população. Parabéns à prefeita Marli e à nossa vice-prefeita Rosa Maria, que têm feito um ótimo trabalho, não só no Weissópolis, mas em toda a cidade. Parabéns ao deputado Luizão pela dedicação ao nosso município. Nós somos grandes parceiros da Administração, porque apoiamos todos os projetos para melhorar a vida da população”, comentou o vereador.

 

Capela Mortuária

A Capela Mortuária do Weissópolis pode receber dois velórios simultâneos, com capacidade para até 240 pessoas. O local tem acessibilidade para pessoas com deficiência em todos os ambientes, incluindo os dois banheiros e as duas copas. Com amplo estacionamento, a unidade fica localizada na rua Rua Rio Tocantins, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social da Região Sul (Cras Sul). Além da unidade do Weissópolis, a prefeitura planeja entregar neste semestre uma nova capela no Jardim Cláudia.



Para solicitar a utilização da Capela Mortuária, o morador de Pinhais pode acionar a Guarda Municipal através do telefone 153 ou indo até a unidade fixa, na Rua América do Sul, 742. O superintendente da GM, Dorival Selbach Junior, reforça que: “Além de monitorar e fazer a segurança da capela, a Guarda Municipal faz o acompanhamento e o atendimento a qualquer horário que o cidadão precise, num momento de necessidade, utilizar o espaço público”.


FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Prefeitura de Cornélio Procópio executa trabalho de limpeza por toda cidade



Um verdadeiro mutirão de limpeza está sendo executado pela Prefeitura de Cornélio Procópio em vários pontos da cidade, através das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semurb) e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (Semagri). Mais de 30 pessoas estão envolvidas no trabalho que vai de poda de árvores, até roçada de terrenos em áreas públicas e reparos em calçadas e meio-fio.

     Esta semana, o trabalho da prefeitura ficou concentrado no Jardim Bandeirantes (zona oeste da cidade) com o envolvimento de três equipes. Lá, também foi feito o recolhimento de entulhos, poda de galhos e corte de árvores comprometidas, roçada de grama, limpeza de passeios, ruas e praças , além de outros reparos. Semana que vem, os trabalhos serão concentrados nos conjuntos Vitor Dantas e João Rocha. (Comunicação/Prefeitura)



FONTE: PREFEITURA DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Venha construir o seu futuro na Estácio Ourinhos

 



Venha construir o seu futuro na Estácio Ourinhos.

✅ Escolha a maneira de estudar que atenda sua rotina.

✅ Faça cursos com notas máximas no MEC e reconhecidos nacionalmente.

✅ Assista aulas com professores mestres e doutores, atuantes no mercado.

✅ Acesse nosso Portal de Carreiras com mais de 80 mil vagas de emprego e estágio.

✅ Seguro Educacional Estácio: até 6 mensalidades pagas em caso de desemprego.

Faça sua inscrição hoje mesmo 

(14) 98182-0242

 https://wa.me/5514981820242

https://consultor.estacio.br/inscricao/PATRÍCIAPAIVA


#FazSeuBrilho #FazEstacio 💎

Famílias precisam de alimentos, fraldas e materiais escolares, de higiene e limpeza



A Prefeitura de Curitiba mantém, nesta segunda-feira (28/2), o atendimento emergencial às famílias atingidas pelo incêndio que destruiu dezenas de casas no Morro do Sabão, no Parolin, no fim de semana. O atendimento é realizado no Centro de Referência de Assistencial Social (Cras) Parolin, da Fundação de Ação Social (FAS), referência para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na região.

Desde às 8h, é grande o movimento na unidade. Dezenas de pessoas buscam roupas, calçados, colchões, cobertores, alimentos, água, materiais de limpeza e higiene pessoal, e até utensílios de cozinha.

Com a filha de 1 ano e dois meses nos braços, Juliana Delgado, 20 anos, foi ao Cras em busca de roupas para o marido, leite, fralda e utensílios de cozinha. Casada e mãe também de um menino de 5 anos, ela contou que perdeu tudo o que tinha na casa de dois cômodos. “Só deu tempo de pegar as crianças e os documentos”, contou.

Mãe de dois filhos e grávida de quatro meses, Graziela da Silveira Souza também procurou o Cras na manhã desta segunda-feira. Ela foi em busca de leite, materiais de higiene pessoal e roupas infantis. Além desses itens, levou um tapete para acomodar no local improvisado onde se instalou até que tenha uma nova casa.

Assim como as pessoas atingidas pelo incêndio, muita gente foi até o Cras para levar doações e ajudar quem perdeu tudo e precisa reconstruir a vida. A representante de medicamentos Jociane Wiczigk, que mora em Santa Felicidade, foi uma das pessoas que decidiram colaborar doando roupas e calçados. ”A gente tem tanto e se coloca no lugar dos outros”, disse.

Como ajudar

A FAS cadastrou 35 famílias atingidas pelo incêndio. Elas estão recebendo doações diariamente, na medida da necessidade de cada uma delas. As doações são encaminhadas pela população e pelo Disque Solidariedade.

Para manter o atendimento, o Disque Solidariedade precisa, neste momento, de alimentos, leite, materiais de higiene pessoal (inclusive pomada para assadura de bebês) e de limpeza, fraldas e material escolar. Como foi grande o volume de roupas doadas, a necessidade agora é apenas por roupas íntimas e infantis.

Quem quiser doar material de construção deve procurar a Associação dos Moradores da Vila Parolin, na Rua Francisco Parolin, 586, que funciona 24 horas.

Apenas no sábado, o Cras entregou emergencialmente às famílias 20 colchões de casal, 80 colchões de solteiro, 80 cobertores, 80 cestas básicas, 60 litros de leite, 30 kits de higiene pessoal e limpeza, 2.000 máscaras descartáveis e 25 fardos de garrafas de água.

Como doar

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, que acompanha os trabalhos desde as primeiras horas deste sábado, destaca que a população pode ajudar no atendimento às famílias. “Basta ligar para o Disque Solidariedade, pelo 156, ou procurar um dos 69 pontos de coleta espalhados por toda a cidade”, diz.

Todos os tipos de doações, de pequenos a grandes volumes, como alimentos, roupas, material de higiene e limpeza, colchões, móveis, eletrodomésticos, etc, podem ser entregues diretamente no Disque Solidariedade, que fica na sede da FAS. O serviço funciona na Rua Eduardo Sprada, 4520, bairro Campo Comprido, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Roupas e alimentos também podem ser entregues nos dez Núcleos Regionais da FAS, que funcionam nas Ruas da Cidadania, com exceção da Matriz, onde a coleta é feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidadania.

As doações de roupas e alimentos podem ser feitas também nas 57 lojas das redes de supermercados Condor, Festval e Muffato, que são pontos permanentes de coleta da campanha Doe Solidariedade, desenvolvida pela Prefeitura, desde abril de 2021, para arrecadar doações a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Quando se tratar de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos em maior tamanho ou itens em grandes quantidades, o doador pode solicitar a retirada pelo telefone 156, pela Central de Atendimento156 (via chat online) ou ainda pelo aplicativo Curitiba 156. A plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e Iphones na loja App Store.

Nestes casos, equipe especializada da FAS, com veículo oficial e identificado com a logomarca do Disque Solidariedade, fará o recolhimento das doações, apenas em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30.

Dúvidas podem ser tiradas também diretamente no Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596


FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Prefeitura de Maringá e Nucem lançam rota da melhor cerveja do Brasil



A Prefeitura de Maringá prepara novidades no segmento das cervejas artesanais. Uma parceria com o Núcleo das Cervejarias de Maringá (Nucem) articula a Rota das Cervejas de Maringá. Projeto tem ainda a realização de um evento, circuito de turismo, visitas orientadas nas cervejarias locais, entre outras atividades que começam a ser colocadas em prática na Semana do Turismo de Maringá em abril.


Os detalhes do projeto são tratados em reuniões na Prefeitura maringaense. “Além de ser a melhor cidade para viver no Brasil, Maringá também tem a melhor cerveja do Brasil”, aponta o secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom), Marcos Cordiolli. “Estamos preparando um roteiro turístico e apoiando as cervejarias para o crescimento econômico do setor”. 

Essa é a segunda ação reunindo a Prefeitura e o Nucem. Em 2019 o prefeito Ulisses Maia recebeu os cervejeiros locais e a Prefeitura mapeou 16 cervejarias artesanais que produziam, na época, uma média de 225 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Eram mais de 230 profissionais trabalhando em torno de 50 estabelecimentos entre bares e fábricas. A estimativa não oficial, com dados das cervejarias, era de movimentar mais de R$ 15 milhões ao mês. O mapeamento resultou num festival de cervejas realizado na Praça Renato Celidônio. 

Hoje os números são maiores, com maior produção, mais rótulos, mais taps (torneiras) e um conceito vencedor. Há cervejarias com títulos de melhor cerveja do Brasil, melhor brew pub (bar da cervejaria) e até um prêmio nacional num reality show da NetFlix. Todos ganchos para apresentar as cervejarias artesanais maringaenses como destino turístico nacional. 

GUIAS - Também estão no projeto um festival de cervejas em setembro, o Beer Bike como roteiro turístico relacionando a bicicleta e a cerveja artesanal,  ser referência para guias e roteiros de outros segmentos econômicos, entre outros. Participam do projeto com a prefeitura, cervejarias com situação regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

“Guerra não serve para nada”, diz Romanelli



O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou nesta sexta-feira (25) a invasão russa à Ucrânia e se solidarizou com a comunidade ucraniana no Paraná e no mundo.

“A minha imensa solidariedade ao povo ucraniano. Meu repúdio a essa agressão à Ucrânia e ao povo ucraniano. A guerra não serve para nada. Ou se negocia a paz ou teremos piores desdobramentos”, disse Romanelli.

O deputado destacou que o Paraná possui uma comunidade formada por cerca de 500 mil ucranianos e descendentes. “O Paraná possui fortes laços culturais, afetivos e econômicos. As pessoas estão sofrendo muito por tudo o que está acontecendo”.



FONTE: ASSESSORIA

No Carnaval, Polícia Rodoviária vai intensificar abordagens e fiscalização nas rodovias estaduais

 

O Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná (BPRv) preparou um esquema de policiamento preventivo para todo o Estado durante o feriado de Carnaval. Em todos os 54 Postos Rodoviários, distribuídos no Paraná, a unidade vai intensificar abordagens e a fiscalização para combater o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante. O combate ao tráfico de drogas também será reforçado com o uso de cães de faro nos acessos ao Litoral. Os trabalhos da Operação Carnaval começam à zero hora desta sexta-feira (25) e vão até a Quarta-Feira de Cinzas (02), às 14h.

Segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Wellenton Selmer, os policiais estarão distribuídos em pontos estratégicos, previamente planejados. “Vamos aplicar policiamento nos 54 Postos em todo o Estado, visando à redução dos acidentes de trânsito, atuar na área do trânsito rodoviário, com ênfase no combate ao excesso de velocidade e a embriaguez ao volante, com uso de radares móveis e abordagens com etilômetros em locais já mapeados”, disse. “Este é um reforço a mais além de nossas ações já existentes”, acrescenta.

O reforço de policiamento também inclui abordagem, fiscalização e vistorias a veículos de passeio, caminhões e ônibus interestaduais e intermunicipais, principalmente os que seguirem ao Litoral do Estado. “O BPRv tem sete cães para busca de drogas e armas e vamos aplicá-los durante o Carnaval nos três Postos Rodoviários que dão acesso aos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. As equipes conduzirão cães de faro treinados para localizar drogas, armas e munições”, explica o tenente-coronel.

RESPONSABILIDADE - A atenção redobrada e a prevenção por parte dos motoristas que pegarem a estrada durante o feriado são fundamentais para um trânsito mais seguro. “A segurança no trânsito viário é uma responsabilidade de todos os usuários e seguir as regras de sinalização é fundamental para evitar acidentes, feridos e mortos”, afirma o tenente-coronel Selmer.

Ter um planejamento antes de sair de casa faz toda a diferença para evitar transtornos, principalmente congestionamentos. A orientação é optar pelos horários alternativos para que o deslocamento ocorra de forma tranquila. O motorista deve verificar as condições do veículo, incluindo pneus, freios, suspensão e iluminação. Checar o nível de água e de óleo também é necessário ainda antes de sair de casa. São observações básicas que podem evitar problemas mecânicos e acidentes.

FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS 

Venha construir o seu futuro na Estácio Ourinhos




Venha construir o seu futuro na Estácio Ourinhos.

✅ Escolha a maneira de estudar que atenda sua rotina.

✅ Faça cursos com notas máximas no MEC e reconhecidos nacionalmente.

✅ Assista aulas com professores mestres e doutores, atuantes no mercado.

✅ Acesse nosso Portal de Carreiras com mais de 80 mil vagas de emprego e estágio.

✅ Seguro Educacional Estácio: até 6 mensalidades pagas em caso de desemprego.

Faça sua inscrição hoje mesmo 

(14) 98182-0242

 https://wa.me/5514981820242

 https://consultor.estacio.br/inscricao/PATRÍCIAPAIVA


#FazSeuBrilho #FazEstacio 💎

Ceconti terá recursos para reforma, pintura e complementação da mobília



Um dos mais tradicionais espaços para acolhimento da população idosa de Cornélio Procópio, o Centro de Convivência da Terceira Idade (Ceconti) terá recursos de R$ 200 mil para reforma. A informação foi prestada pelo vereador Rafael Alcântara Hannouche (PTB), indicando que desse total, R$ 150 mil foram conseguidos junto ao Governo Federal  por meio de pleito do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) com contrapartida de R$ 50 mil do próprio município.

“Foi um pedido que fiz diretamente a ele para que, com esse recurso, pudéssemos cuidar melhor de nossos idosos que frequentam esse espaço que carece de manutenção”, informou o vereador. Disse que, com o recurso, será possível promover uma ampla reforma no salão com intervenções que vão desde pintura total interna e externa, instalação de televisão e ar condicionado, reposição de móveis e reparos do telhado, entre outras.

O recurso virá do Ministério do Idoso, através das secretarias  municipais da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso e Assistência Social.  Localizado na Avenida Paraná (área central da cidade), desenvolve uma série de atividades em benefício dos idosos da cidade. A reforça deverá melhorar substancialmente a utilização do local. “A gente está devolvendo pra eles o que eles fizeram por nós a vida inteira”, complementou o vereador. (Comunicação/Prefeitura)


FONTE: PREFEITURA DE CORNÉLIO PROCÓPIO

Saúde divulga mais 9.806 casos de Covid-19 e 36 óbitos no Paraná



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (24) mais 9.806 casos e 36 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus no Paraná. Os casos não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.298.386 casos e 41.964 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (8.294) e janeiro (1.435) de 2022; dezembro (2), novembro (8), outubro (2), setembro (2), agosto (3), julho (1), junho (4), maio (1), abril (5), março (29), fevereiro (14) e janeiro (1) de 2021; dezembro (1), novembro (1), setembro (1) e julho (2) de 2020. Os óbitos são de fevereiro (29) e janeiro (7) de 2022.

INTERNADOS – 179 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (79 em UTI e 100 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 954 pacientes internados, 382 em leitos UTI e 572 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 36 pacientes. São 19 mulheres e 17 homens, com idades que variam entre zero e 97 anos. Os óbitos ocorreram entre 24 de janeiro e 24 de fevereiro de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Mandirituba (6), Foz do Iguaçu (5), Toledo (2), Londrina (2), Irati (2) e Apucarana (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: São Miguel do Iguaçu, Nova Fátima, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Japurá, Guaratuba, Guaraci, Faxinal, Colorado, Capitão Leônidas Marques, Campo Mourão, Cambira, Boa Esperança, Astorga, Ariranha do Ivaí, Arapongas e Ampére.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 10.498 casos de não residentes no Estado – 229 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Veja os ajustes (relatórios de exclusões e de correções de municípios) na página da Sesa.



FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Prefeitura de Curitiba envia 17 toneladas de roupas, alimentos, água e EPIs para Petrópolis



A Prefeitura de Curitiba enviou o primeiro carregamento com doações para a população de Petrópolis, na manhã desta quinta-feira (24/2). Foram 17 toneladas de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), doados pela população e empresários que participaram da campanha desenvolvida pela capital. O município fluminense foi atingido por forte chuvas seguidas por deslizamentos de terra na última semana, com mortos, desaparecidos e desabrigados.

No caminhão da Defesa Civil do Estado, foram enviadas 10 mil peças de roupas de cama e de vestir, 650 quilos alimentos, 563 litros de água mineral, 280 caixas de pães embalados a vácuo, além de papel higiênico, 650 litros de álcool em gel, 100 litros de água sanitária, 60 litros de detergente, 40 mil máscaras descartáveis, panelas e brinquedos.

Todos os itens foram arrecadados pela Prefeitura durante uma campanha solidária que começou há uma semana e contou com 69 pontos de coleta espalhados por toda a cidade, em prédios públicos, supermercados e um shopping. Embora a ação pedisse roupas, a Fundação de Ação Social (FAS), que coordena os trabalhos, recebeu outros itens que também são importantes para a população de Petrópolis.

Como o volume de doações foi grande e a população continua encaminhando donativos, a Prefeitura de Curitiba fará na próxima semana um novo envio para o município fluminense de roupas e de papel higiênico que continuam no depósito do Disque Solidariedade.

Agradecimento

“É com imensa alegria que a cidade de Curitiba entrega esses itens, em imensa quantidade, à bela cidade histórica, orgulho do Brasil, Diocese da Igreja Católica, que viveu um cataclismo que nunca se havia imaginado”, disse o prefeito Rafael Greca, que acompanhou o envio das doações.

O prefeito agradeceu a todos que atenderam ao chamado da Prefeitura, a população em geral, aos supermercados Condor, Festvall e Mufatto e ao Shopping Curitiba, que foram pontos de coleta.

“Em nome do prefeito, do vice-prefeito, do arcebispo, dos servidores da FAS e da Defesa Civil de Curitiba e do Paraná nós de coração dizemos: muito obrigado”, disse Greca.

Acompanhado do arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, do presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, Greca destacou o quanto Curitiba é solidária e lembrou que a FAS nasceu do coração generoso da primeira-dama, Margarita Sansone.

Estiveram também com o prefeito, o chefe de Planejamento da Defesa Civil de Curitiba, Marcelo Santos, e o coordenador-executivo da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Adriano de Mello.

Destino

As doações de Curitiba serão entregues na Paróquia São Sebastião do Carangola, onde será realizada a distribuição para população atendida. A definição do local foi feita a partir de contatos do arcebispo dom Peruzzo, com o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta.

“Neste momento é preciso que as parcerias se multipliquem. O que chega é feijão, água, calçados, roupas, água sanitária, produtos de higiene, mas são formas materializadas da solidariedade acalentada entre nós”, disse dom Peruzzo. “É uma síntese bastante quantificada de muita sensibilidade vivida entre nós”, completou.

O arcebispo parabenizou a iniciativa do prefeito e o empenho da FAS pela realização da campanha. “Falo isso em nome da Diocese de Petrópolis, que poderá ajudar a muitos mais, partindo da sensibilidade de nós todos”, disse.

Solidariedade

Em uma semana de campanha, a FAS arrecadou 200 mil peças de roupas que, depois de uma seleção, resultaram em 160 unidades em bom estado de uso e que serão enviadas a Petrópolis.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destacou que o volume é um pouco menor do que o arrecadado pela campanha municipal Doe Solidariedade, de abri a dezembro de 2021. “Nós já sabemos que os curitibanos são solidários, mas ficamos extremamente surpreendidos com o resultado alcançado em tão poucos dias”, comentou.



FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Prefeitura de Maringá planeja inaugurar novos restaurantes populares neste semestre



Com previsão de inauguração ainda neste semestre, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Secretaria de Assistência Social, deverá inaugurar neste semestre três novos restaurantes populares.  


As obras dos novos restaurantes populares já foram finalizadas nos bairros Residencial Pioneiro Honorato Vecchi, Parque Residencial Tuiuti e Conjunto Ney Braga, local onde se estima o oferecimento de 2.250 refeições diárias. Pelo cronograma, agora se efetiva a compra de equipamentos para os restaurantes para que seja iniciado o funcionamento.

O nutricionista da Secretaria de Assistência Social de Maringá, Geferson Almeida Gonçalves, frisa a importância dos novos restaurantes. "Além de aumentar a quantidade de refeições servidas para a comunidade, também vamos otimizar e melhorar os serviços com novos equipamentos”. 

COMIDA BOA - Cada refeição custa R$ 3 e atende, prioritariamente, trabalhadores, idosos, estudantes, aposentados, desempregados, coletores de material reciclável, ambulantes, moradores em situação de rua, entre outros. O cardápio é preparado por uma equipe de nutricionistas e inclui arroz, feijão, guarnição, carne, salada e fruta de sobremesa.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Pinhais 30 anos: Celebração Evangélica fará parte das comemorações do aniversário da cidade



A programação do aniversário de 30 anos de Pinhais está repleta de atrações e atividades. As festividades contarão com inaugurações, eventos, atividades esportivas, culturais, lazer, lançamentos de programas e as celebrações religiosas que acontecem no município entre os dias 24 de fevereiro a 3 de abril.

A tradicional Celebração Evangélica que há anos faz parte das festividades, desta vez será realizada no dia 5 de março, sábado, às 19 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CENFORPE).

O evento inicia com a abertura oficial e na sequência acontecem momentos de louvor, em seguida a pregação do Pastor Jesiel de Jesus, da Igreja do Avivamento de Pinhais e o encerramento com uma oração. A Celebração Evangélica contará com a participação de duas bandas musicais de igrejas do município.

Segundo a organização, estarão presentes no evento mais de 20 comunidades evangélicas de Pinhais.

Serviço

A celebração evangélica será realizada na noite de sábado, dia 5 de março, às 19 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CENFORPE) que fica na Avenida Iraí nº696, no bairro Weissópolis.

Acompanhe a programação do aniversário de 30 anos de Pinhais pelo endereço eletrônico.



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Michele Caputo defende ampla cobertura dos planos de saúde aos segurados

 


O deputado Michele Caputo (PSDB) defendeu nesta quinta-feira, 24, a ampla cobertura dos planos de saúde a todos os tipos de procedimentos aos segurados, além daqueles que constam na lista pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Dois recursos apresentados no STJ (Superior Tribunal de Justiça) pleiteiam que a lista seja apenas exemplificativa sem a necessidade de cobertura de procedimentos fora do rol da ANS.


Um novo pedido de vista nesta quarta-feira, 23, adiou mais uma vez a decisão do STJ e não há prazo para que o tema volte à pauta. "É um absurdo atender somente o que está na lista da ANS. Isso prejudicará famílias que necessitam de terapias, exames e consultas. Os planos de saúde devem honrar com seus compromissos e cumprir com todos os tipos de procedimentos", disse o deputado.


"Eu espero que não se cometa o erro de aprovar um recurso que obrigaria os planos de saúde a atender só estritamente o que é definido numa lista da ANS. Não sou contra a saúde suplementar, mas não pode toda vez que se tem uma terapia diferente ou um custo mais elevado de exame ou de qualquer coisa que o valha, ficar jogando isso para o para o SUS (Sistema Único de Saúde".


Michele Caputo relatou o caso de uma vizinha que tem um filho com síndrome de down. Ela contou que as terapias estão evoluindo e melhorando muito o desenvolvimento do filho. "Se uma coisa dessa passa, daqui a pouco, esses anos e anos que foram pagos nesse plano vai ter uma restrição muito grande de acesso, parece que querem ficar fazendo só consultas".


O deputado reiterou ser a favor da saúde suplementar, mas que é defensor do SUS e que cada setor na área de saúde tem que cumprir com aquilo que lhe compete. "Espero que o STJ não aprove esse recurso para que não venham ter aquelas postergações. E que dê às pessoas e às famílias, com muita dificuldade pagam os seus planos mensalmente, não tenham a condição de acesso a terapias, exames, uma série de procedimentos. Fica muito difícil entender qual é de fato o propósito desse tipo de plano no país", disse.


FONTE: ASSESSORIA

Revitalização da PRC-280 deve integrar plano de infraestrutura, diz Santin Roveda

O ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PL), disse nesta quarta-feira que, 23, a revitalização da PRC-280 - no trecho entre Palmas ao Trevo Novo Horizonte, no acesso a Santa Catarina - deve fazer parte de uma série de obras de infraestrutura que vai trazer uma nova dinâmica de desenvolvimento nas regiões centro-sul, sul e sudoeste do Paraná. "É uma obra muito importante porque vai poder interligar com outros modais, como o ferroviário e o porto de Paranaguá, dando as condições para que essas regiões tenham um crescimento ordenado com mais oportunidades, negócios e empregos tão necessários para superar a crise econômica".


Santin Roveda disse ainda que todas as regiões do Estado precisam de mais obras de infraestrutura e citou ainda a revitalização e duplicação das rodovias que cortam o estado. "Temos muito que trabalhar e melhorar a 153, a 476 e outras rodovias do Paraná. Precisamos fortalecer a infraestrutura rodoviária, interligando com os outros modais. É isso que faz a diferença na vida das pessoas e que vai trazer um novo ciclo de emprego e renda".


A revitalização do trecho da PRC-280 é uma obra muito aguardada e está em ritmo acelerado. O investimento é de R$ 107,4 milhões - acaba com a espera de duas décadas por melhorias na trafegabilidade - e o término está previsto para o segundo semestre deste ano. A obra integra o Avança Paraná, programa estadual que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.


A obra é a primeira a receber restauração com a técnica conhecida como whitetopping, que consiste no uso do concreto para a recuperação de asfaltos deteriorados. Nesse caso, o material é aplicado diretamente sobre o asfalto, que serve como uma espécie de base para a aplicação.


*Terceira faixa -* Além da pavimentação em concreto, outras obras estão em andamento na PRC-280. Estão sendo implantadas 13 quilômetros de terceiras faixas em outro trecho da rodovia, totalizando um investimento de R$ 26,8 milhões, com recursos do Avança Paraná, além de um financiamento contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


A implantação das terceiras faixas entre o quilômetro zero, na divisa do Paraná com Santa Catarina, e o quilômetro 5,9, em União da Vitória, já foi concluída e agora aguarda a sinalização. Já entre o quilômetro 130,3, no acesso a Palmas, e o quilômetro 254,9, no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro, a etapa dos drenos já foi finalizada ao longo de todo o trecho. A empresa deve dar início à reciclagem e pavimentação em março.


A execução das terceiras faixas está dentro do Programa de Revitalização da Segurança Viária do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que prevê soluções como faixa para ultrapassagens, alargamento de pista, reabilitação do pavimento, eliminação de degraus com desnível maior que cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.


FONTE: ASSESSORIA com informações da Agência Estadual de Notícias

Segurança Pública discute projetos e obras com prefeitos da região de Londrina



Projetos e obras da área da segurança pública na região de Londrina foram temas de reunião de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), nesta quarta-feira (23). O encontro teve a participação do o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, do presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, e de prefeitos de outros 11 municípios que integram a entidade.

"Hoje apresentamos os resultados do planejamento que iniciamos há três anos, pois estamos trabalhando firmes e focados para trazer o melhor ao nosso Estado, disse o secretário. Os prefeitos das cidades que integram a Amepar acompanharam a apresentação das ações da Secretaria da Segurança na região e expuseram demandas e anseios, principalmente relacionados ao policiamento ostensivo.

Um dos pontos tratados na reunião foi o fortalecimento do Programa Prumos no Estado, voltado à saúde dos profissionais da área da segurança pública. Em 2021 foram inaugurados dois Centros de Atendimento Psicossocial (CAP, em Maringá e Cascavel. Londrina também já possui um CAPs, localizado fora de unidades das polícias, a fim de garantir mais tranquilidade aos profissionais e seus dependentes que procuram o serviço. Outra unidade fica em Curitiba. 

OBRAS - A Cadeia Pública de Londrina, inaugurada nesta quarta-feira (23), foi um dos maiores projetos da Secretaria da Segurança Pública na região. A nova unidade possui 752 vagas e vai contribuir para desafogar as unidades penais de toda a região, beneficiando mais 70 municípios. Entre outras ações de destaque está a construção da Cadeia Pública de Arapongas, que começou no final de 2021 e vai abrir 136 novas vagas. O investimento é de R$ 7,3 milhões.

Ainda na região, recentemente foram feitos reparos na Delegacia de Polícia de Tamarana, que custaram mais de R$ 80 mil. A Secretaria ainda trabalha para o andamento do projeto de construção da Delegacia Cidadã de Londrina - padrão II, que terá investimento de mais de R$ 8 milhões. 

PREFEITURA - O secretário Marinho também participou de uma reunião com o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, junto com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, para verificar detalhes referentes à construção da Delegacia Cidadã e da sede da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar. A conversa resultou no fortalecimento da parceria entre Estado e município para o avanço dos projetos que precisam da participação da prefeitura.

PRESENÇAS – Além dos prefeitos, participaram da reunião o vice-diretor do Departamento de Polícia Penal, Francisco Silveira; a coordenadora regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya; o chefe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Ivan Fernandes; a chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos e coordenadora do Programa Prumos,  Patrícia Manica; o assessor de segurança do Deppen, Alisson Andrade; o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Marcos Marques.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS