Joaquim Távora presente em concurso nacional de beleza

 


A jovem modelo de Joaquim Távora Maria Isabel, 22 anos, está representando o Estado do Paraná no Miss Brasil Continente 2021. A final está marcada para o próximo dia 05 de dezembro na praia de Muro Alto, próximo da cidade de Recife (PE).

Uma das etapas é o maior número de curtidas na página oficial do evento que auxilia na pontuação (ENTRE NO LINK). Segundo os organizadores, esta é uma forma da pessoa poder votar apenas uma vez numa candidata e evitar fraudes.

Em seu curriculum ela tem o Miss Joaquim Távora Model’s Secret 19, Princesa Miss Paraná Model’s Secret 19 e Rainha do Município de Joaquim Távora 2018.

Retomada da Feira da Lua em Sertaneja é sucesso

 


A retomada da Feira da Lua em Sertaneja foi um verdadeiro sucesso. Ela aconteceu na última sexta-feira, 26 de novembro, na Praça Municipal e contou com uma grande presença da população.



Aproximadamente 15 feirantes puderam comercializar seus produtos em espaços abertos com uma variedade de alimentos (doces, massas, salgados, pastéis, churrasquinho) e bebidas. Além disso, o grupo de pagode 1QA+ e Cassiano Paes levaram som as pessoas presentes.



A Feira da Lua é realizada por comerciantes locais, com o total apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores. Com o passar do tempo, a atividade se transformou em uma ferramenta importante para que produtores, comerciantes, artesãos e artistas pudessem expor os trabalhos pra aumentar seus rendimentos.



O evento acontece em praça pública defende o conceito de evento familiar, ambiente aconchegante e shows diversificados. Segundo os organizadores, todos os protocolos exigidos pelas autoridades em saúde foram cumpridos. O uso de máscara continua obrigatório. No dia 14 de dezembro acontecerá uma Feira da Lua especial devido ao aniversário do município.



NATAL 2021

PlanificaSUS propõe educação permanente em saúde pública no Norte Pioneiro

 


O Programa PlanificaSUS foi assinado na última semana por todos os municípios pertencentes a 19ª Regional de Saúde. Em evento realizado na cidade de Tomazina a ação visa desenvolver competências, habilidades, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária.



“Quero agradecer a todos os prefeitos que assinaram o convênio para participar desta ação importante. Todos os municípios de nossa regional estão incluídos. Um marco importante”, comemora o diretor da 19ª Regional de Saúde Marcelo Nascimento.

Nesta 1ª etapa, realizada na Escola de Saúde do Paraná, foi possível fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde, além de mostrar aos participantes a importância da integração das equipes que atuam nos serviços de APS, Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É composto por etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais.

Marcelo Nascimento ainda explica que a metodologia do projeto PlanificaSUS Paraná se baseia na utilização de práticas problematizadoras que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos e propõe o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua.



















Tomazina é o 6º melhor indicador de saúde no Paraná

 


O município de Tomazina tem muito que comemorar no ano de 2021 na área da Saúde Pública. Um levantamento demonstrado na última semana apontou a cidade como a 6ª melhor no índice de saúde entre os 399 municípios do Estado (ficando com uma nota de 9,13).



Na última semana o município foi palco da assinatura regional do Programa Planifica SUS, um serviço que irá melhorar a qualidade nos serviços de atendimento à população. “Não é por acaso que foi escolhida Tomazina para ser sede deste evento. Os indicadores aqui são exemplo e destacados em todo o Estado”, comenta o diretor da 19ª Regional de Saúde Marcelo Nascimento.



O prefeito Flávio Zanrosso explica que os índices são bons e uma estrutura completa da atenção primária. “A projeção com esse programa é que nossos indicadores possam melhorar ainda mais. Agradeço ao Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde e também a 19ª Regional pela iniciativa. Também a todos os colaboradores dos setores que diariamente lutam para levar uma saúde de qualidade para nossa população de Tomazina”, finaliza Flávio Zanrosso.

Alunos do Colégio Luiz Setti realiza pesquisa sobre o Setembro Amarelo

 


Os alunos do Colégio Estadual Luiz Setti em Jacarezinho realizaram durante todo uma pesquisa durante o “Setembro Amarelo”. O mês é considerado um símbolo para a prevenção contra o suicídio.

Orientados pela professora Valdirene Barboza de Araújo Batista eles tiveram 389 alunos participantes. Sendo que 85% conhecem a campanha e 50% alegaram já ter ouvido notícias sobre suicídio. Os estudantes com idade entre 14 e 17 anos foram, de acordo com as respostas dadas, os que mais ouviram falar sobre o tema, inclusive, tendo o fato ocorrido entre familiares.

A pesquisa revelou que cerca de 50% dos entrevistados já pensaram em cometer suicídio em algum momento da vida.  Essa ocorrência é gradativa, sendo 35% entre alunos de 10 a 13 anos, 40% entre os de 14 a 17 anos e de 50% entre os estudantes com idade acima de 18 anos. Portanto, esse desejo acompanha o aumento da idade. O bullying é o principal desencadear de sintomas de ansiedade e de depressão nos estudantes (48%), seguido por traumas (45%) e a cobrança familiar (39%).

Para os alunos com idade acima de 18 anos, o que mais pesa são traumas (68%), seguido pelo bullying (46%), cobranças familiares (44%) e relações interpessoais (42%). Os estudantes de 14 a 17 anos são mais antigos pelo bullying (56%), cobranças familiares (54%) e traumas (51%). Já os alunos com idade entre 10 e 13 anos disseram que o bullying (39%) e os traumas (32%) são os principais desencadeadores de depressão e ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o principal motivo para uma pessoa tirar a própria vida é a depressão. Em nossa pesquisa, 20% dos alunos de 10 a 15 anos alegam sofrer dessa doença mental, sendo que 18% dos que têm idade entre 14 a 17 e mais de 36% dos estudantes com mais de 18 anos disseram ter depressão. Já ansiedade atinge os alunos de forma gradativa, sendo: 32% entre os alunos de 10 a 13, 42% na faixa etária de 14 a 17 anos e mais de 48% de estudantes com mais 18 anos.

O vereador Luiz Sérgio Marques de Moraes, o Serginho Marques, parabenizou o trabalho desenvolvido pela professora. “Quero destaca que é um tema muito importante em ser tratado. Pois o Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção para auxiliar na redução do número de situações”, finaliza.

Pinhais sedia Exposições de Motorhome e Camping



No começo do mês de dezembro, Pinhais vai sediar dois eventos que são atrativos para campistas e caravanistas, públicos que adoram viajar e são apaixonados por este estilo de vida. O município sedia a 5ª Expo Motorhome, entre os dias 9 e 12 de dezembro, no Expotrade, e em conjunto com a feira acontece a Expo Camping, entre os dias de 3 a 12 de dezembro.

A Expo Motorhome foi criada em 2016 e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e crescimento do setor. No evento, empresas que fabricam e comercializam motorhomes, peças, acessórios, móveis, equipamentos elétricos e hidráulicos, entre outros, divulgarão seus produtos. Segundo os organizadores, já há 77 estandes comercializados no evento que é considerado como a maior feira do segmento da América Latina.

Já o ExpoCamping estará em um terreno localizado entre as ruas Transpalmital, Salgado Filho e Jacarezinho, local próximo ao Expotrade. A exposição tem previsão de contar com 600 motorhomes acampados no terreno que recebeu uma grande estrutura para comportar os veículos e atender os participantes. Segundo os organizadores, a expectativa é que os dois eventos recebam mais de 10 mil pessoas durante os dias de promoção.

Além de incentivar e mostrar aos visitantes um pouco sobre o campismo e o caravanismo, as exposições têm o objetivo de divulgar esta cultura que tem crescido no país e a realizar negócios no setor.

Para mais informações e detalhes sobre a compra dos ingressos, acesse: www.expomotorhome.com

Serviço

5ª Expo Motorhome

Data: 9 a 12 de dezembro

Local: Expotrade Pinhais (Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454 – Jardim Amélia)

 

Expo Camping

Data: 3 a 12 de dezembro

Local: Terreno localizado entre as ruas Transpalmital, Salgado Filho e Jacarezinho



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS


Prefeitura avança com obras de pavimentação na Vila Izabel

 


A Prefeitura de Ponta Grossa avança com obras na Vila Izabel, no bairro Boa Vista, na ligação com a Vila Palmeirinha, no Bairro Nova Rússia. Mais de R$ 960 mil serão investidos, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), do Governo Federal, na pavimentação de ruas e construção de duas galerias celulares, que fazem a união das vias sobre um córrego, onde anteriormente tinham apenas pontilhões de madeira.  

A prefeita Elizabeth Schmidt entende que além da comodidade, a obra trará mais segurança para os moradores que utilizavam os pontilhões sobre o córrego. “Estamos atendendo uma reivindicação dos moradores, que impactará tanto em mais segurança, como em melhor trafegabilidade para os veículos, e ainda em qualidade de vida, em virtude de acabar com a poeira em importantes vias da Vila Izabel”, disse a prefeita. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (SMIP), a obra compreende cerca de 430 metros lineares de obras de pavimentação asfáltica em quatro quadras: na Rua Arapongas, no trecho da Rua João Rabelo Coutinho com o córrego; na Rua Athaide Ferreira Menezes, no trecho da Rua Arapongas com a Rua Maringá; e na Rua Maringá, no trecho da Rua Athaide Ferreira Menezes com o córrego.
O secretário da Pasta, Celso Sant Anna, conta que as duas galerias celulares sobre o córrego estão prontas, tanto na Rua Maringá, como na Rua Arapongas. “Antigamente os moradores contavam com acessos precários, apenas para pedestres, agora com esta obra, possibilitará o transito também de veículos, melhorando a trafegabilidade da região”, comenta.
Sant Anna relata que com as galerias finalizadas, a obra está 45% concluída. “Além disso, 95% da drenagem estão finalizadas e teve início os serviços de terraplanagem e do reforço do subleito”, finaliza o secretário.


FONTE: PREFEITURA DE PONTA GROSSA

Michele Caputo destaca aprovação do piso nacional da enfermagem



O deputado Michele Caputo (PSDB) disse nesta quinta-feira (25) que a aprovação pelo Senado do piso salarial aos profissionais de enfermagem é um avanço na valorização da categoria que considera “imprescindível na proteção da vida – o que foi evidenciado durante a pandemia”. “Todas as homenagens aos milhares de enfermeiras e enfermeiras são sempre bem vinda, mas o reconhecimento maior está num salário justo e digno”, disse.

A proposta aprovada institui o piso salarial do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira – segue agora para votação na Câmara dos Deputados. O projeto inclui o piso salarial na lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, estabelecendo um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Por iniciativa de Caputo, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou uma moção de apoio ao projeto de lei, que foi enviada ao Senado e à Câmara Federal. O tema também foi discutido em uma das reuniões da Frente Parlamentar do Coronavírus na Alep.

Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

No Paraná, 113.794 profissionais estão registrados no Conselho Federal de Enfermagem: 29.222 enfermeiros, 61.514 técnicos e 23.058 auxiliares. No Brasil, 2,4 milhões de profissionais de enfermagem – 85% são mulheres e mais de 53% são pretos e pardos. “A função dos profissionais de enfermagem é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos”.

A relatora do projeto, senadora Zenaide Maia (Pros-RN) acatou quatro emendas de plenário. Uma delas, da senadora Eliziane Gama (CDN-MA), estabelece o valor do piso para enfermeiros em R$ 4.750. O valor da proposta original era de R$ 7.315, enquanto outra emenda sugeria o valor de R$ 3.500. Zenaide optou pelo valor intermediário, por considerá-lo “bem razoável”.

Eliziane também apresentou outra emenda, acatada pela relatora, para assegurar a manutenção dos salários vigentes superiores ao piso, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado. Zenaide disse que é uma forma de garantir a irredutibilidade do salário.

A relatora também acatou uma emenda do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que sugeriu desmembrar as diversas instâncias de empregadores ou contratadores de enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, além de parteiras, para fazer distinção entre “celetistas” e estatutários públicos. Com base em uma sugestão dos senadores Lasier Martins (Podemos-RS) e Eliziane Gama, o texto passou a prever a correção anual do piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).


Fonte: Agência Senado

Foto: O deputado Michele Caputo (PSDB) e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Rita Franz.

Espetáculo de Ballet irá encantar Carlópolis em dezembro

 


O Clube Caravela em Carlópolis será palco no dia 10 de dezembro do 5º Espetáculo de Ballet. A apresentação acontecerá a partir das 19h30 e serão seguidas todas as regras de contingência devido a Pandemia.

A professora e diretora do Studio Bella's Lu de Joaquim Távora Luciana Vilas Boas explica que o público irá se emocionar com o trabalho realizado. “Preparem seus corações, levem um lencinho, pois a emoção estará garantida neste dia”, comenta.

Estudos indicam que a simples movimentação do corpo ao escutar uma música já é suficiente para liberar endorfina e dopamina, auxiliando o corpo a combater diversos transtornos psíquicos como a depressão, ansiedade generalizada e estresse, ou seja, o ballet traz benefícios tanto psicológicos quanto físicos a quem o pratica.



“Hoje em dia vemos muitas pessoas dando mais importância a saúde física do que a mental. Acontece que ambas exercem a mesma relevância na nossa vida: sem uma mente saudável, não temos um corpo saudável e vice-versa”, enfatiza a professora.

Ela explica que o projeto tem como princípio em sua didática o ato de encantar suas alunas, trabalhando de forma lúdica para que as bailarinas realmente se sintam num mundo encantado.



“O espetáculo traz consigo uma mensagem impactante para a vida de quem presenciar. Nunca foi sobre só dançar, mas sim sobre o que podemos aprender e visualizar através de um espetáculo onde o ballet é a atração principal”, finaliza a professora Luciana Vilas Boas.

Joaquim Távora poderá ter base do SAMU

 


O município de Joaquim Távora poderá ter nos próximos dias o início de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A informação foi repassada durante uma reunião na tarde da última sexta-feira, 26, entre o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP) Edimar Santos, o diretor do SAMU Kassiano Basso e o prefeito de Joaquim Távora Reginaldo Vilela.

“É muito importante essa descentralização da Saúde. O atendimento será mais rápido”, comenta Edimar Santos. Ele ainda contou que foram mais de 200 chamados no município somente neste ano, sendo que a ambulância básica precisa deslocar de Siqueira Campos ou Joaquim Távora.



O prefeito Reginaldo Vilela já demonstrou um local no Centro de Eventos que deverá ser instalada a base. Agora os procedimentos burocráticos serão realizados para que possa ser concretizada a ação.

Jogos da Juventude e Jogos Abertos reúnem 1,9 mil pessoas em Apucarana

 


As fase final dos Jogos da Juventude (JOJUPS) e dos Jogos Abertos (JAPS) ocorreram neste final de semana em Apucarana, no Vale do Ivaí. Os jogos contaram com a presença de mais de 1.900, participantes entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e organização. Foram 38 municípios presentes nos Jogos da Juventude e 45 nos Jogos Abertos. 

No total, cinco modalidades individuais foram disputadas: ciclismo, tênis de mesa, tênis, badminton e xadrez. Confira os resultados dos Jogos Abertos e dos Jogos da Juventude

O treinador e membro da comissão técnica da seleção brasileira de tênis de mesa (Sub-15 e sub-18), Jiro Willian Kumagai, disse que as competições ajudam na formação de jovens atletas.

"Para mim, que já competi e tive a oportunidade de ser campeão dos Jogos da Juventude, esta competição mostra a estes jovens o peso de carregar o nome do seu município e representá-lo. A gente que é técnico sabe o quão importante os jogos são para esta garotada. Ver eles se transformando em atletas de alto nível é muito gratificante”, afirmou o treinador.

“Tivemos mais uma rodada muito bem sucedida dos JAPS e JOJUPS, desta vez na cidade de Apucarana. Foram realizadas cinco modalidades, contando com participação muito grande da garotada. No próximo fim de semana finalizamos o ano da coordenação de Esporte de Rendimento com mais três modalidades”, afirmou o coordenador de Esporte de Rendimento da Superintendência, Emerson Venturini.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS 

Serviços sobre IPVA podem ser solicitados diretamente pela internet; saiba como acessar



A abertura de processo pelo e-Protocolo para pedidos relacionados ao IPVA, como isenção para PcD, síndrome de Down ou autista e de imunidades constitucionais, não é mais necessária. Agora os serviços poderão ser realizados todos pelo novo portal do IPVA. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Receita Estadual do Paraná com objetivo de facilitar cada vez mais o sistema de acesso ao contribuinte. 

Pelo portal do IPVA na página da Secretaria de Estado da Fazenda o contribuinte tem acesso a diversos serviços como: pedidos de isenção/imunidade, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos e revisão do valor venal. Ainda é possível realizar consultas de débitos dos veículos, consulta do Detran-PR, de parcelamentos e do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão. 

Segundo a chefe da Inspetoria Geral de Arrecadação, Suzane Dobjenski, é extremamente importante que o contribuinte saiba que ele não precisa agendar atendimento nas Agências da Receita. "Para diversos serviços ele nem precisa solicitar através do e-Protocolo, pode requerer diretamente no portal”, disse.  

O IPVA destina 50% para o município de emplacamento do veículo. Sua arrecadação é utilizada para custear os gastos públicos, como educação, saúde, segurança e transporte. 

Para veículos adquiridos em anos anteriores a cobrança do imposto se inicia em janeiro de 2022 e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, podendo ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em até cinco parcelas.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/AEN