Santana do Itararé irá realizar Show de Talentos

 

O município de Santana do Itararé irá realizar no dia 20 de outubro o ‘Show de Talentos’. A organização do evento é através da Secretaria de Cultura e está em conformidade com a Lei Paulo Gustavo, que celebra a cultura e talento.

Os interessados podem se inscrever através do formulário (CLIQUE AQUI). A página oficial da Prefeitura destaca que os interessados poderão ganhar dinheiro pela participação.



FOTO ARQUIVO DO BLOG DA PREFEITURA DE SANTANA DO ITARARÉ

Prefeitura moderniza rede de conexão de computadores



A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, por meio da Secretaria Municipal de Administração, está investindo na implantação de uma rede lógica de cabeamento estruturada, como forma de assegurar o bom funcionamento das comunicações internas e externas de telefonia e internet.

Essa medida já vinha sendo estudada pela Secretaria, mas foi a partir do ataque hacker ocorrido no mês de julho que ela se tornou mais urgente, uma vez que os dados dos sistemas de gestão municipais passaram a ser armazenados em um servidor externo.

“Durante muitos anos a rede de dados interna da Prefeitura foi sendo implantada sem um planejamento adequado. Antes havia só telefones, mas com o passar dos anos foram agregados cabos para internet, alarmes, câmeras, verdadeiros puxadinhos que não ofereciam condições de funcionamento regular. Agora que os sistemas estão em um servidor externo, da Governança Brasil, temos que ter conexão de boa qualidade a fim de prestarmos bons serviços à população”, esclarece o secretário Jaílton Aparecido de Paula.

O secretário explica que toda a fiação interna de comunicações da Prefeitura está sendo refeita.

“Com essa rede estruturada teremos mais rapidez nas comunicações da intranet e internet, inclusive com economia para a municipalidade, uma vez que não haverá mais aquelas verdadeiras gambiarras que levavam a perdas de energia, de tempo dos funcionários com as constantes quedas de sinal de internet, e especialmente dos munícipes, que terão mais agilidade no atendimento de suas demandas”, compara.

Para evitar problemas semelhantes aos ocorridos em julho, quando o ataque aos servidores de dados da Prefeitura bloqueou todos os sistemas, todas as precauções possíveis estão sendo adotadas. “O prefeito Marcelo Palhares nos incumbiu de tornar seguras as comunicações, e é o que estamos fazendo”, concluiu De Paula.



FONTE: ASSESSORIA PREFEITURA

Pedro Lupion é um dos “Cabeças” do Congresso Nacional



 O deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, é um dos novos “Cabeças” do Congresso Nacional, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).


O levantamento publicado neste mês de setembro destacou 100 parlamentares – 71 deputados e 29 senadores. Destes, apenas cinco deputados são do estado do Paraná, e Lupion é um deles. 


É a primeira vez que ele está entre os 100 principais parlamentares do levantamento, os “Cabeças”. Em listas anteriores, o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), foi considerado um deputado “em ascensão”.


“Agradeço ao DIAP pela honraria. É um reconhecimento do nosso trabalho de valorização dos produtores rurais brasileiros, junto com a FPA. Também aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para realizarmos um trabalho que gere resultados para a sociedade e principalmente para o campo”, disse Lupion.


*Categorias*


O DIAP divide os “Cabeças” em cinco categorias nas quais os deputados e senadores têm destaque: Debatedor; Articulador/Organizador; Formulador; Formador de Opinião; e Negociador.


Lupion foi considerado um parlamentar do grupo “Articulador/Organizador”. No início de 2023, ele tomou posse no seu segundo mandato como deputado federal. Logo em seguida, assumiu oficialmente a presidência da bancada ruralista, a maior e mais organizada do Congresso Nacional, com cerca de 350 parlamentares.


Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se destacar pelo exercício de certas qualidades. Entre elas, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações, ou eficiência na leitura da realidade, facilidade para constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.


FONTE: ASSESSORIA

Projeto de R$ 16 milhões em Prudentópolis

 

Após os vereadores aprovarem o projeto de 020/2023, que possui o objetivo de realizar pavimentações asfálticas, construção de incubadoras para o Parque Industrial e aquisição de maquinários para auxiliarem nas demandas diárias.
Ainda, com a aprovação, o Governo do Estado do Paraná enviará para o município mais 02 MILHÕES ainda este ano e 02 MILHÕES ano que vem.
Votação
A sessão extraordinária aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença dos 13 vereadores, sendo 09 votos a FAVOR e 04 CONTRA.
Votos a favor:
Lademiro Budnik ✅
Lucas Sanches ✅
Júnior Pontarollo ✅
Maurício Bosak ✅
Ivo Proczikevicz ✅
Ambrósio Dohvi ✅
Cláudio Michalczuk ✅
Beto da Saúde ✅
Claudinei Belo ✅
Votos contra:
Adão koteski Primo ❌
Joacir Bobato ❌
Carlos Wolski ❌
Éder Marlon Schwab ❌
A importância da pavimentação asfáltica:
A pavimentação asfáltica é crucial para o desenvolvimento urbano e econômico, pois proporciona uma infraestrutura viária durável, segura e eficiente. Ela melhora a mobilidade, facilita o transporte de pessoas e mercadorias, impulsiona o turismo, valoriza propriedades e contribui para o bem-estar da população ao reduzir poeira, facilitar o escoamento das águas pluviais e promover condições mais salubres.
A importância das incubadoras
Construir incubadoras no parque industrial é fundamental para fomentar o desenvolvimento de novas empresas e impulsionar a inovação. Estas incubadoras oferecem um ambiente propício para o crescimento e amadurecimento de empreendimentos inovadores.
Além disso impulsiona a geração de empregos qualificados e contribui para o crescimento econômico da região.
Em suma, as incubadoras no parque industrial são essenciais para o crescimento econômico, a inovação e a competitividade, contribuindo para uma economia mais diversificada e dinâmica.
A importância dos maquinários de infraestrutura
Os maquinários desempenham um papel fundamental nos trabalhos diários em nossa cidade e com a vinda de novos, conseguiremos atender de forma ainda mais eficaz diversas regiões.


FONTE: PREFEITURA DE PRUDENTÓPOLIS

Beto Richa assume cadeira no PARLASUL


O Parlamento do Mercosul (Parlasul) realizou na última segunda-feira (25), em Montevidéu (Uruguai), uma nova sessão ordinária, que marca um momento de mudanças significativas na representação brasileira. O encontro, presidido pelo parlamentar uruguaio Mario Colman, foi pautado pela posse da nova delegação de parlamentares do Brasil e pela aprovação de projetos relacionados às mudanças climáticas, livre circulação e combate à informalidade laboral na perspectiva das políticas de integração regional.


Um dos destaques foi a posse do ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, agora deputado federal Beto Richa, como membro da delegação brasileira no Parlasul. A nomeação de Richa para o Parlamento do Mercosul representa uma importante adição à equipe que representará o Brasil no cenário internacional. 


"O Parlasul tem a missão de promover a cooperação e a integração regional entre os países do Mercosul. Agora como membro, eu espero poder contribuir para ampliar a integração comercial, cultural e logística, entre o Brasil, a Argentina, Uruguai e Paraguai. Com especial atenção ao Paraná, que faz fronteira com dois desses países." afirmou Beto Richa.


A chegada de Beto Richa à representação brasileira no Parlasul traz expectativas de maior cooperação regional e enriquecimento das discussões sobre temas cruciais para o Mercosul, como mudanças climáticas, integração e direitos humanos. Richa se juntará aos demais parlamentares, na busca por soluções conjuntas para os desafios que a região enfrenta.


NOVA BANCADA:

Também assumiram compromisso os parlamentares da delegação do Brasil: Adilson Barroso, Afonso Motta, Alan Rick, Arlindo Chinaglia, Atila Lira, Carlos Gomes, Celso Russomanno, Damião Feliciano, Eduardo Veloso, Gutemberg Reis, Heitor Schuch, Humberto Costa, Nelsinho Trad, Odair Cunha, Paulo Litro, Paulão, Pastor Eurico, Renildo Calheiros, Roberto Monteiro, Rosana Valle, Vander Loubet e Yandra Moura.


A próxima sessão plenária do Parlasul está agendada para o dia 27 de novembro, na cidade de Montevidéu, Uruguai.



FONTE: ASSESSORIA

Em Curitiba, prefeito Aquiles Takeda busca recursos para melhorias na zona rural e saúde

 

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, que cumpre agenda em Curitiba, reuniu-se com o diretor-geral da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, José Brustolin Neto, e com Ian Sonda, chefe de gabinete da secretaria de Estado da Saúde. Durante o encontro, nesta quarta-feira (27), foi solicitado recursos para melhorias na zona rural da cidade e também na saúde.

Na secretaria de infraestrutura, que tem o deputado federal Sandro Alex como secretário da pasta, Aquiles pediu recursos para melhorias em estradas rurais e para reparos em pontes.

Já durante o encontro com o chefe de gabinete da SESA, o prefeito solicitou recursos para a reforma completa do telhado da Unidade de Saúde Central. 

“Dois encontros importantes. Acredito que logo vamos ter respostas positivas. Quero agradecer primeiramente ao secretário Beto Preto, ao Governo do Paraná, pela liberação de recursos para a saúde. O maior investimento da história na atenção farmacêutica, foram R$ 57 milhões destinados ao Consórcio Paraná Saúde para a compra de medicamentos da atenção básica, aumento de 100% no valor. Beto Preto tem deixado um legado na saúde de todo Paraná e agradeço a parceria. Aqui na Sesa, solicitei recursos para a reforma do telhado do prédio da Unidade de Saúde Central. A conversa na secretaria de infraestrutura também foi muito positiva, nossa zona rural merece melhorias, algumas pontes também precisam de reparos e estamos buscando os recursos”, explica o prefeito.

Ainda na infraestrutura, o prefeito conversou sobre as obras de melhorias que são realizadas na BR-376. “Sabemos da importância das obras e melhorias no trecho são necessárias. Porém, alguns moradores de Marilândia me procuraram e reclamaram muito do tempo de espera durante o sistema pare e siga na rodovia. Não é de nossa competência, por se tratar de rodovia, mas muitas pessoas da cidade me procuraram e eu as represento, então conversamos sobre o assunto, quem sabe estudar um sistema pare e siga com mais agilidade. Muitos moradores da cidade vão e vêm por esse trecho todos os dias”, detalha. 



FONTE: ASSESSORIA

Ministro Carlos Lupi participa de solenidade na agência do INSS no Jardim Shangri-lá

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, nesta sexta-feira (29) à noite, a solenidade de inauguração da reforma da Agência da Previdência Social (APS) do Jardim Shangri-Lá, localizada na Rua Visconde de Mauá, 161. O evento contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi, do presidente do Instituto, Alessandro Antonio Stefanutto, e do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, entre outras autoridades.

Na última segunda-feira (25), a unidade foi reaberta após um período de reforma que teve início em abril de 2022 e contou com melhorias orçadas em R$ 2,2 milhões. O edifício foi transformado em um espaço moderno, seguro, confortável e acessível às pessoas com deficiência, beneficiando as populações de Londrina, Cambé, Arapongas, Rolândia, Ibiporã e outros 22 municípios.

O prefeito Marcelo Belinati, que é médico ortopedista perito do INSS, agradeceu a presença do ministro Lupi e destacou que, conforme sua experiência como perito e agora prefeito, a previdência é o maior instrumento de transformação social que o Brasil tem. “Nós estamos falando em dar direito a quem tem direito. O INSS vai cuidar da dor das pessoas no momento de maior fragilidade delas. Houve essa mudança de visão neste governo, de cuidar do que realmente é importante. É estar junto de quem tanto contribuiu com seu trabalho para a sociedade”, disse Belinati.

Lupi contou que, quando jovem, veio várias vezes a Londrina acompanhando o pai, que era vendedor e passava pela cidade como parte de seu roteiro de vendas. “Aprendi a tomar café aqui e nunca mais parei”, disse ele.

O ministro comentou que, só em Londrina, o INSS injeta R$ 170 milhões na economia local, com pagamento de benefícios e aposentadorias. “Quem aponta o dedo e diz que é gasto, está completamente enganado. É investimento. Muitas cidades brasileiras sobrevivem do que é pago pelo INSS aos seus moradores. Números são importantes, mas nossa missão é acabar com as filas, e humanizar cada vez mais o atendimento”, explicou Lupi.

Esta é a reforma mais ampla realizada pelo Instituto nesta década em uma de suas unidades. Com exceção das paredes, tudo é novo, do piso à cobertura. O prédio, que já não oferecia condições ideais de atendimento, foi praticamente reconstruído, com a reformulação total do espaço interno, a abertura de uma nova entrada lateral para os segurados e a substituição do antigo telhado.

Além disso, a unidade passou a contar com ambientes mais seguros e espaços adequados aos atendimentos, com climatização apropriada, banheiros, salas e guichês satisfatórios e adaptados de acordo com as normas e padrões técnicos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Também ganhou novos e modernos computadores e implantação de rede e cabeamento de internet via fibra ótica, 20 vezes mais rápida do que a antiga. As obras contemplaram, ainda, a construção de duas novas salas de perícia médica, que passam a ser nove, assim como a aquisição de novos mobiliários.

Áreas de atendimento – Dedicada exclusivamente aos serviços de perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional, a APS Shangri-lá de Londrina atende uma média de 2.150 segurados mensalmente. A agência concentra exclusivamente agendamentos referentes à perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional. As demais demandas previdenciárias continuam sendo atendidas na APS Londrina Centro, localizada na Rua Professor João Cândido, 635. Dentre os serviços ofertados no local estão atendimento espontâneo aos segurados, cumprimento de exigências, entrega de documentos por convocação e emissão de extratos.

Autoridades presentes – Também compareceram à solenidade o vice-prefeito João Mendonça, a vereadora Lenir de Assis, a prefeita de Primeiro de Maio, Bruna Casanova, a superintendente do INSS da região sul, Katia Moreira Braga, e outras autoridades.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Ministro Jader Filho libera R$53 milhões para obras de saneamento em Apucarana

 

Apucarana acaba de ser selecionada pelo Ministério das Cidades para receber R$52.895.999,00, em recursos federais, para ampliação da rede coletora de esgoto sanitário. Os recursos foram liberados pelo Governo Federal, por meio do Ministro Jader Filho, mediante atuação do Deputado Federal Sérgio Souza (MDB).

Apucarana tem, atualmente, 82% da cidade atendida com rede coletora de esgoto sanitário. Um total de 4.159 residências ainda espera pela chegada da rede de esgoto. “O deputado Sérgio Souza nos ajudou muito na autorização destes recursos federais, que vão levar obras de rede coletora de esgoto para vários bairros e distritos”, destaca o prefeito Junior da Femac.

Os recursos federais estão assegurados para a Sanepar, que executará as obras mediante contrato existente entre a empresa e a prefeitura. Hoje, por meio da parceria entre a prefeitura e a Sanepar, estão em execução várias obras, entre elas a rede coletora de esgoto no Residencial Interlagos, que atenderá 1.643 residências neste bairro e interliga outros bairros próximos, como o Jardim Veneza.

“Agradeço ao governador Ratinho Junior, que cuida dos municípios e que trabalha para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todas as cidades do Paraná. Agradeço também à Sanepar, na pessoa do presidente Cláudio Stábile e, em especial, à equipe da Sanepar de Apucarana, liderada pelo Luiz Carlos Jacovassi”.

“Também manifesto meu apreço e agradecimento ao Ministro das Cidades, Jader Filho, ao Secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, e a toda equipe do Governo Federal que, via Ministério das Cidades, garante a liberação de recursos para estas obras de grande importância para Apucarana“, pontua o prefeito Junior da Femac.

No ato de liberação dos recursos também participou o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, cuja cidade está sendo contemplada com R$13 milhões em recursos federais, destinados à execução de obras de ampliação da rede coletora de esgoto.



FONTE: PREFEITURA DE APUCARANA

19ª Regional de Saúde realiza capacitação de profissionais de odontologia para atender pacientes com necessidades especiais

 

Profissionais de odontologia se reuniram no Sesc Jacarezinho para uma capacitação voltada para o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Durante o evento, foram discutidas e apresentadas diversas técnicas que podem facilitar o contato e a comunicação entre os profissionais e seus pacientes com necessidades especiais.


Entre as técnicas abordadas, destaca-se o uso do controle de voz e outras formas não verbais de comunicação para criar um relacionamento mais próximo e eficaz entre os profissionais de odontologia e esses pacientes.




Segundo Marcelo Nascimento, chefe da 19ª Regional de Saúde, "foi enfatizada a importância do apoio dos familiares e cuidadores no processo de prevenção de doenças bucais e tratamento odontológico de pessoas com necessidades especiais. O envolvimento desses membros da equipe de cuidados é essencial para criar um ambiente mais acolhedor e reduzir a ansiedade dos pacientes durante o atendimento", explicou.

A capacitação abrangeu uma ampla gama de necessidades especiais, incluindo limitações motoras, desafios intelectuais e físicos, visando aprimorar o atendimento odontológico a esses pacientes.

Marcelo Nascimento, chefe da 19ª Regional de Saúde, enfatizou a importância desse treinamento na criação de vínculos mais fortes entre profissionais e pacientes, promovendo um atendimento mais humano e menos estressante.



FONTE: JIVAGO FRANÇA - PORTAL JNN

Ruas do Centro Cívico de Beltrão são asfaltadas



A prefeitura está realizando a infraestrutura de ruas do Centro Cívico de Francisco Beltrão, que está quase pronta, inclusive já na fase de asfaltamento, incluindo o prolongamento da rua Antonina, margeando o rio Marrecas. O prédio do novo Fórum será inaugurado no início de 2024. As obras do prédio do Ministério Público já começaram.

      Em breve começam as obras da nova prefeitura, com recursos do Governo do Estado, viabilizados pelo Deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. São algumas das estruturas públicas que comporão o Centro Cívico de Beltrão, localizado no bairro Presidente Kennedy.



      “É mais um projeto que estamos realizando pensando no crescimento da cidade.  Concentrar os serviços públicos em um único local resulta em grande benefício para toda a comunidade”, comenta o prefeito Cleber Fontana. A construção de um moderno teatro nesta estrutura também está no radar da administração municipal. 


Fotos: Gelson Corazza

Nova tarifa de Jacarezinho passa de R$ 32,30 para R$ 10,39; veja a tabela do Lote 2



Com a conclusão do leilão do Lote 2 das novas concessões rodoviárias do Paraná nesta sexta-feira (29), as tarifas destes trechos ficarão até 68% mais baratas em comparação com os valores que seriam cobrados caso o antigo modelo dos pedágios ainda estivesse em vigor. O novo contrato engloba rodovias da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. 


A proposta do Grupo EPR contém um desconto adicional de 0,08% em relação à tarifa-base por quilômetro rodado de contrato. Isso representa um valor 56% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse ou 38% menor do que a última tarifa vigente quando os contratos foram encerrados, em 2021. 


Com o lance vencedor, a tarifa no pedágio de Jacarezinho na BR-369, que era uma das mais caras do Brasil, foi a que teve a maior redução no comparativo com os valores que seriam cobrados se o contrato anterior estivesse em vigência: 68%. Ela caiu de R$ 32,30 para R$ 10,39, levando em conta a nova tarifa-base por quilômetro rodado.


O pedágio em São José dos Pinhais, na descida da serra na BR-277 e principal trajeto para o Porto de Paranaguá, vai cair de R$ 30,90 para R$ 19,54, um desconto de quase 37%. Na praça de Carambeí, na PR-151, o valor cobrado vai cair 35%, de R$ 15,20 para R$ 9,82. Na PR-151 em Jaguariaíva, a redução vai ser de 43%, caindo de R$ 11,60 para R$ 6,55. As outras praças (Jacarezinho 2, Quatiguá e Sengés) são novas.


Ainda não há uma data definida para que as novas tarifas comecem a ser cobradas. A empresa vencedora assume a concessão após a assinatura do contrato. No dia 10 de novembro, o resultado será homologado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com assinatura do contrato com a concessionária até 26 de janeiro de 2024.

LOTE 2 – Após a homologação do processo, o Consórcio Infraestrutura PR deverá administrar 605 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro pelos próximos 30 anos. Ao longo do período, a concessionária deverá investir R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 7,9 bilhões em manutenção em trechos das BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.


Além das tarifas mais baratas, os novos contratos de concessão preveem várias melhorias para dar mais segurança aos usuários das rodovias. Neste segundo lote, haverá a duplicação de 350 quilômetros, instalação de 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão construídos ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas – estruturas que permitem o deslocamento de animais silvestres sem o risco de atropelamento. 


A concessionária também deverá arcar com custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.


INOVAÇÕES – Os novos contratos também possibilitam a implantação gradativa do sistema free flow, o que permitirá que em alguns anos o valor a ser pago por quem trafega pelas rodovias seja proporcional ao trecho percorrido, o que exige justamente esse parâmetro por km rodado. O contrato também prevê um Desconto de Usuário Frequente.


Também estão previstas câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas de veículos, em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automático em movimento (WIM) de caminhões; e sistema de monitoramento meteorológico próprio. 


Outra novidade é a disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.


Novas tarifas


- São José dos Pinhais (BR-277): R$ 19,54 (redução de 37% em relação à antiga concessão corrigida)


- Sengés (PR-151): R$ 6,29 (nova praça)


- Jacarezinho (BR-369): R$ 10,39 (redução de 68% em relação à antiga concessão corrigida)


- Jacarezinho (BR-153): R$ 10,39 (nova praça)


- Carambeí (BR-277): R$ 9,82 (redução de 35% em relação à antiga concessão corrigida)


- Jaguariaíva (PR-151): R$ 6,55 (redução de 43% em relação à antiga concessão corrigida)


- Quatiguá (PR-092): R$ 11,22 (nova praça)


Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN





Colombo assiste troca-troca partidário antes do pleito eleitoral de 2024

 


O PL, de Jair Bolsonaro, já migrou para base de Helder Lazarotto a pedido do próprio governador Ratinho Junior (PSD).

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), região metropolitana da capital, vem atraindo os olhares de vários caciques partidários desde que sua gestão apareceu com 70% de aprovação e está em quinto lugar como o prefeito mais bem avaliado do Paraná.

Esta semana Helder recebeu o PL, partido do ex-presidente Bolsonáro e que antes fazia parte da base da ex-prefeita, Beti Pavin (MDB).

Lazarotto se movimenta agora conversando com Renato Adur (MDB) e o Secretário de  Estado da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega sobre as eleições de 2024.

Adur, além de assessor especial do governador Ratinho Junior, é também homem forte do MDB do Paraná, legenda que Helder Lazarotto e seu vice Professor Alcione, trabalham para ter nas eleições de 2024.   

Caso o MDB, que já está com o governador migre para a base de Lazarotto, Pavin deve mudar para outra legenda.



FONTE: ASSESSORIA

Governador inaugura novos acessos ao Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes

 



O acesso de fiéis ao Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Paraná, passou a ser mais ágil e seguro a partir desta sexta-feira (29). O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou uma passarela para pedestres sobre a BR-369, obra que também inclui uma rotária, um retorno e novos acessos na rodovia. A melhoria é fruto de um investimento de R$ 7,8 milhões do Governo do Estado.


A passarela liga o Santuário São Miguel Arcanjo à gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que ficam em lados opostos da rodovia. Com isso, as pessoas podem se deslocar em segurança entre os dois locais, sem precisar trocar de estacionamento ou se arriscar cruzando a via a pé. 


Segundo Ratinho Junior, as intervenções aliam a segurança viária com o estímulo ao turismo religioso, que cresceu exponencialmente na região ao longo da última década. “Essas obras fazem parte do nosso projeto de fortalecimento do turismo religioso do Paraná. Aqui, havia um risco sério de acidentes devido ao volume de fiéis que frequentam as celebrações no santuário. Agora, eles terão mais segurança e facilidade para entrar e sair do local”, disse.


O local é uma das principais atrações turísticas da região, atraindo milhares de visitantes todos os anos desde que foi construído, em 2012. Estima-se que mais de 30 mil pessoas visitem o local em datas comemorativas, como a desta sexta-feira (29), quando é comemorado o dia de São Miguel Arcanjo.


“O Santuário São Miguel Aracanjo é um dos maiores do Sul do Brasil, faz parte da famosa Rota do Rosário. Por isso, investimos na infraestrutura para atender os fiéis que vêm de todo o País e esse segmento turístico, que gera muitos empregos no comércio, hotéis, resorts e restaurantes em Bandeirantes e na região Norte do Paraná”, acrescentou o governador.


Ratinho Junior ainda lembrou que a região será diretamente impactada com o leilão do Lote 2 das novas concessões rodoviárias, marcada para esta sexta-feira (29) na Bolsa de Valores de São Paulo. Ele citou, entre outras intervenções, como a duplicação da própria BR-369, que passa pelo santuário, assim como melhorias na PR-855 e no contorno de Bandeirantes.


PASSARELA – A passarela foi construída para atender este volume de fiéis e peregrinos que visitam o santuário. Ela tem quase 100 metros de comprimento, sendo 55,6 metros com uma cobertura, no trecho em que passa por cima da rodovia, e uma rampa de 42,2 metros. A estrutura é feita em concreto, com guarda-corpo e cobertura metálica.


A passarela tem 5,14 metros de largura, o que permite fluxo de pessoas nos dois sentidos, simultaneamente. Também foram construídos novos acessos ao santuário e à gruta, além de uma rotatória e um retorno, em sentido ao centro da cidade de Bandeirantes.


“Entregarmos uma passarela robusta, que suporta milhares de romeiros ao mesmo tempo, além das rotatórias que dão acesso seguro ao santuário. É um compromisso que o Estado assumiu com as lideranças religiosas, de entregá-la até 29 de setembro, que é o Dia de São Miguel Arcanjo”, declarou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.


“Isso faz parte de um pacote de investimentos do Estado aqui na região, incluindo aeroportos, distritos industriais, acessos viários, trevos e viadutos, que serão ampliadas a partir das novas concessões rodoviárias, como é o caso da duplicação da BR-369 entre Cornélio Procópio e Jacarezinho, chegando à divisa com São Paulo”, complementou o secretário.


OBRAS – Esta obra se integra a uma série de investimentos que o Estado tem realizado na região, como o novo contorno de Wenceslau Braz, a duplicação da PR-092 em Siqueira Campos e a revitalização de vias urbanas em Santo Antônio da Platina. Em Joaquim Távora, o Governo do Estado inaugurou, em agosto deste ano, um novo acesso rodoviário ao Santuário Santíssimo Nome de Jesus, fruto de um investimento de R$ 2 milhões.


Tanto o santuário de Bandeirantes, quando o de Joaquim Távora integram a Rota do Rosário, composta por 16 santuários das regiões dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, além de igrejas, capelas, paróquias e outros atrativos religiosos e turísticos. 


SÃO MIGUEL ARCANJO – O santuário de Bandeirantes é considerado o terceiro maior do mundo dedicado a São Miguel Arcanjo, atrás apenas do Santuário Monte Santo Angelo, na Itália, e do Mont Saint-Michel, na França. Ele foi criado em 2012, após três anos de obras.


Para o padre Roberto Medeiros, que foi um dos fundadores do santuário, os investimentos do Estado ajudam a elevar ainda mais o seu patamar. “Deus colocou no meu coração que Bandeirantes teria um grande centro de evangelização dedicado à São Miguel Arcanjo. Junto com outras pessoas, acolhi essa mensagem e o povo correspondeu com a nossa proposta e já estamos comemorando 10 anos de santuário, que se tornou uma referência não apenas para Bandeirantes, o Paraná ou o Brasil, mas para o mundo”, disse.


O local abriga uma imagem de São Miguel Arcanjo feita em aço inox. A imagem tem 19,2 metros e o prédio que dá sustentação a ela tem 18,5 metros. Como o santuário fica no alto de um morro, a estátua pode ser vista a quilômetros de distância. Do outro lado da rodovia, na gruta de Nossa Senhora de Lurdes, há, segundo o padre responsável pelo santuário, a maior cruz do Brasil, com 81 metros de altura.


De acordo com o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Ramalho Matta, o aumento no fluxo de visitantes em função da religião ajudou a impulsionar outros segmentos do turismo local. “O município chega a receber mais de 40 mil romeiros no Santuário de São Miguel de Arcanjo e isso despertou empresários locais de outros ramos a investirem, como o turismo gastronômico e o setor vinícola”, relatou.


O gestor municipal também enalteceu o impacto causado pelos investimentos em obras de mobilidade urbana e na integração entre os municípios da região. “Além da passarela e da rotatória, o Estado garantiu a construção de uma pista de caminhada com ciclovia neste trecho que contorna Bandeirantes, em um complexo que vai dar mais segurança e acessibilidade aos romeiros e demais turistas que visitam Bandeirantes”, acrescentou. “Com a nova concessão rodoviária, também teremos várias obras que vão melhorar a malha viária na nossa região”, concluiu Matta.



Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

Primeira fase da ampliação do Hospital São José de Carlópolis é entregue


O Hospital São José no município de Carlópolis teve na noite dessa sexta-feira, 29, a inauguração das novas salas cirúrgicas e leitos de enfermaria. Esta é a primeira fase da ampliação que também contou com o lançamento do portfólio para o atendimento cirúrgico em Urologia e Ortopedia.

 


A solenidade contou com a presença do Diretor Presidente do Centro Integrado de Saúde (CIS), Glauber Garbim, do prefeito Hiroshi Kubo, o deputado estadual Romanelli, Esmael (representando o Secretário de Saúde Beto Preto), Andrea (representante do deputado estadual Bazana), o Coordenador da Casa Civil no Norte Pioneiro (Daio), vereadores, servidores do hospital e população.

 


“Quero agradecer a toda a comunidade de Carlópolis que tem sempre nos apoiados nas ações. Conseguimos realizar essa primeira fase do Projeto aprovado pela Câmara de ampliação”, comenta Dr. Glauber Garbim.

 


Ele ainda explica que foram entregues 18 novos leitos de enfermaria e duas salas no centro cirúrgico que irá auxiliar no atendimento da unidade hospitalar que já é referência no Norte Pioneiro.

 


“Além de deixarmos um espaço exclusivo para as gestantes. Também iremos ampliar os atendimentos no setor de urologia e também a cirurgia de ombro que é um grande vazio em todo o Paraná”, comenta.

 


Para o deputado estadual Romanelli foi um grande desafio desde a época que ele era privado. “Transformando o Hospital em referência que beneficia todo o Norte Pioneiro na área as da saúde. Um trabalho em conjunto em prol do município”, complementa.

 

“É um sonho que estamos tentando a muito tempo. Como se fosse ver um filho crescendo e pegando o seu diploma. Um hospital de primeiro mundo”, comenta o médico Issac Tavares, que foi prefeito do município. A atual vice-prefeita Dr. Ana também ressalta que é um orgulho para Carlópolis poder estar atendendo todo o Paraná com atendimento de qualidade.

 


O prefeito Hiroshi Kubo ainda lembra que mesmo ser chefe do Executivo, ele já começou a analisar os principais desafios e debater sobre as melhorias e ações para o Hospital São José. “Pessoas com dedicação e comprometimento estiveram juntos para que possa ser uma referência em todo o Estado”, analisa Hiroshi Kubo.

 


Depois de um tempo fechado e várias situações, em abril de 2022 o Hospital São José foi oficialmente entregue. Atualmente atende especialidades pelo Sistema Único de Saúde (SUS): ginecologia, vascular, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, gastroenterologia, pediatria, obstetrícia e anestesiologista.

 


Os atendimentos se estendem desde pronto socorro, internamentos e cirurgias, além de maternidade e exames e diagnóstico por imagens. Segundo o CIS que já faz a administração de outros três hospitais nas cidades de Santa Mariana, Faxinal e Quatiguá, o atendimento em urologia e fisioterapia faz parte da terceira fase da implantação dos serviços na unidade de saúde que são os atendimentos especializados e as cirurgias eletivas. 

 


Estrutura - O Hospital São José já está inserido no teto MAC (média e alta complexidade) do Sistema Único de Saúde voltado para atendimento tanto emergencial quanto cirúrgico eletivo. "É importante dizer que o hospital atende integralmente pelo SUS, uma unidade muito importante aos moradores da região de Carlópolis. Aliás, as crianças que nascem no hospital agora são naturais de Carlópolis porque antes as mães tinham que se deslocar para Santo Antônio da Platina para ter seus bebês", disse Romanelli.

 


Com apoio do Estado e do governo federal, o hospital foi completamente reformado e ampliado. A área total é de 1.753,55 metros quadrados, o que inclui um centro de exames e diagnóstico por imagem e um heliponto.






Encontro do Bolsa Família reúne mais de mil pessoas



Mais de mil pessoas beneficiárias do Bolsa Família em Francisco Beltrão participaram do encontro que faz parte da agenda anual de atividades da secretaria municipal de Assistência Social, com o objetivo principal prestar orientações sobre as mudanças em relação ao benefício, como cadastramento, critérios de acesso e condicionalidades para a continuidade do recebimento. 

       A reunião foi realizada sexta-feira (22) e contou com a participação do prefeito Cleber Fontana, acompanhado da primeira dama Joice, da secretária Nádia Bonatto, e as coordenações de vários equipamentos da secretaria. Os participantes também foram informados sobre as averiguações cadastrais que estão sendo solicitadas pelo Governo Federal e a a importância de manter o cadastro atualizado junto ao CRAS, informando os dados de acordo com a realidade familiar.

      Uma novidade neste ano foi a integração entre Cadastro Único (CadÚnico) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), estabelecida através Instrução Normativa Nº 1/SAGICAD/MDS, de 02 de junho de 2023, que visa a qualificação das informações do CadÚnico.



       A secretária Nádia Bonatto destaca que para os municípios a ação significará uma redução de filas, proporcionando um processo mais eficiente, com praticidade para a família, pois muitos dados já serão preenchidos automaticamente através do cruzamento de dados dos sistemas federais.

       O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, também busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social, visando articular ações para estimular a superação da situação de vulnerabilidade social.

      Em Francisco Beltrão o cadastramento para acesso ao benefício é realizado pelos três Centros de Referência de Assistência Social – CRAS: Cidade Norte, São Miguel e Miriam Bonissoni do Padre Ulrico. “Este cadastramento se dá inicialmente pela inserção da família no Cadastro Único, que é a principal base de dados do governo federal e serve como parâmetro para acesso a diversos programas e serviços da Assistência Social. É a partir dele que são identificadas as famílias com perfil para o Programa Bolsa Família. Atualmente no município são 12.048 famílias inseridas no Cadastro Único, e destas 3.005 beneficiárias do Bolsa Família”, enfatiza Nádia.

       Para manter o recebimento do benefício, as famílias precisam cumprir algumas condicionalidades: manter o Cadastro Único atualizado junto ao CRAS; ter crianças e adolescentes matriculados e frequentando o ensino regular e realizar a avaliação nutricional a cada 6 meses; manter a vacinação em dia junto a unidade de saúde; para as gestantes fazer o acompanhamento pré-natal. O descumprimento desses compromissos pode acarretar em bloqueio, suspensão e até o cancelamento do benefício.

                                         O que é Regra de proteção

       Atualmente a renda per capita para acesso ao Bolsa Família é de R$ 218,00. Pela regra de proteção têm direito à iniciativa famílias que elevem a renda para até meio salário mínimo (R$ 660,00) por integrante, de qualquer idade. Para esse cálculo, é levada em conta apenas a remuneração recebida pelos membros da família, e não o valor do benefício do Bolsa Família.

      Eliane Steimbach, coordenadora do Cadastro Único, explica que “se em uma família com cinco pessoas, por exemplo, duas delas conseguirem um emprego, recebendo um salário mínimo (R$ 1.320) cada, a renda total de R$ 2.640 será dividida entre os cinco integrantes, resultando em R$ 528 para cada. Como esse valor está abaixo do limite de R$ 660, a família entra em Regra de Proteção”.

       Nesse caso, a família continua no programa por até dois anos, recebendo 50% do valor a que teria direito caso não estivesse em Regra de Proteção, incluindo os adicionais para crianças, adolescentes e gestantes. O prazo de dois anos é contado a partir da data da atualização de renda no Cadastro Único.

       Dentro dessa regra, Eliane chama atenção ao fato de que se a família perder a renda depois dos dois anos ou tiver pedido para sair do programa, ela tem direito ao Retorno Garantido e o benefício volta a ser pago. Para isso, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), atualizar a informação de renda e solicitar a volta ao Bolsa Família.

                                              Cadastros Unipessoais

      As alterações divulgadas pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social dizem respeito a núcleos familiares unipessoais cadastrados no programa, ou seja, famílias compostas por apenas um membro. Agora, os municípios terão um limite de 16% de arranjos unipessoais na folha de pagamento do programa. De acordo com a pasta, o patamar foi estabelecido com base em dados estatísticos da PNAD Contínua 2022 do IBGE.

       Eliane destaca que Francisco Beltrão possui 20% de cadastros unipessoais que recebem o Bolsa Família e portanto, um novo cadastro mesmo que tenha perfil para o programa, só terá acesso no momento que este percentual baixar para 16%. As averiguações estão sendo feitas buscando identificar os cadastros que por vezes omitiram a composição familiar, que foram identificadas em desencontro com os dados coletados pelo IBGE.