Padre Jan Wasilk morre aos 76 anos

Faleceu na manhã desta quarta-feira (31), por volta das 7h, o pároco emérito de Ribeirão do Pinhal, padre Jan Wasilk, 76 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed Ourinhos.

 O corpo do religioso está sendo velado no Santuário do Divino Espírito Santo e a Missa de Exéquias será celebrada nesta quinta-feira (01/08), às 15h, no mesmo local. A seguir, o sepultamento será no Memorial dos sacerdotes nas dependências do Santuário.

Padre Jan nasceu em 24 de junho de 1943, na Polônia. Atuou como sacerdote e pároco de Ribeirão do Pinhal por mais de 20 anos, onde prestou relevantes serviços a comunidade local.

“Damos graças a Deus pela vida deste missionário dedicado que durante toda sua vida deu seu testemunho de fé, de desprendimento, de amor à Igreja e de dedicação ao povo de Ribeirão do Pinhal. Esperamos como Salvador o Senhor Jesus Cristo; ele transformará o nosso corpo mortal num corpo glorioso como o seu” (Fl 3,20-21)


FONTE: PRISCILA DUTRA

'A maconha não será remédio de acesso livre', diz chefe da Anvisa

Discutidos há cinco anos dentro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o plantio e a importação da maconha para uso medicinal e científico deve ser aprovado no fim de outubro, segundo o presidente do órgão, o médico William Dib. Ele estima que até 13 milhões de brasileiros, com diferentes doenças, podem se beneficiar da maconha medicinal e prevê ainda ganhos econômicos. Mas, em conversa com o Estado, evitou rebater críticas, como a do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que sugeriu que a Anvisa deveria "fechar", caso a proposta de regulamentação fosse aprovada. Dib afirma ter recebido apoio do próprio governo, que na avaliação dele tem buscado se informar sobre os benefícios de regulamentação. Entrevista do Estadão.

A consulta pública (sobre a maconha medicinal) foi aberta há 45 dias, com voto favorável do senhor. O que já deu para extrair das participações até agora?

A esmagadora maioria das contribuições é a favor. Até porque a sociedade, como um todo, estava exigindo essa posição da agência, não só as famílias das pessoas que têm esperança que esse seja um tratamento possível para as patologias. O número de patologias para as quais a cannabis está sendo indicada vem aumentando aceleradamente na academia, na discussão intelectual, e os países estão se moldando a isso.

Não seria justo a Anvisa não se abrir a essa decisão.

Quem ganha com a regulamentação do cultivo e da importação, além dos pacientes?
O serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) não é pago por alguém, é pago pela sociedade como um todo. Isso beneficia a todos, e não só o usuário do medicamento, porque vai sobrar dinheiro, se conseguir reduzir esse preço. Tendo o produto, a oferta aqui, vai fazer com que não só o Judiciário economize em ações. O Ministério da Saúde vai comprar a preço competitivo. Todos poderão se beneficiar disso.

Vai ter propaganda? O remédio poderá ficar exposto nas farmácias?
Não. Porque vai seguir a portaria 344 (da própria Anvisa), que regulamenta produtos controlados. Não haverá propaganda de cannabis. Não será um remédio de acesso livre. Só poderá ser comprado com receita. Não há possibilidade de automedicação.

Além de alguns ministros do governo, como o Osmar Terra, não tem havido críticas diretas do presidente (da República, Jair Bolsonaro) à proposta...

A maioria está a favor, porque está lendo. Quando a classe médica diz que prescreve produto porque não tem alternativa, e mãe, pai, irmão vêm aqui "judicializar", o eu que tenho para responder a eles? A grande maioria está a favor porque é bom para a sociedade.

E quando o plantio e a importação estarão liberados?
A vontade da diretoria colegiada é que terminando a consulta pública, em 30 dias, a gente consegue absorver as recomendações boas, corrigir o que estiver errado e o que estiver possível. No primeiro dia após a publicação, as empresas já podem se habilitar (nesta terça-feira, 30, o Estado mostrou que 20 empresas estão interessadas no mercado de plantio de maconha para fins medicinais no País). Importar o produto pronto ou fazer o plantio. O mercado é quem vai dizer o tempo que vai levar para o plantio.

E a questão econômica
O governo não só vai economizar, mas vai recuperar um pedaço da economia. Os índices externos dos países que estão abrindo a comercialização são enormes. O governador de Nova York (Andrew Cuomo) liberou por questões econômicas (o Estado descriminalizou o uso recreativo de maconha esta semana). O Brasil ganhará em economia, em geração de emprego, em desenvolvimento econômico e tecnológico, vai produzir coisas melhores. Não é a economia de quanto custa o remédio. Isso é uma economia barata. E pode ser até que acabemos exportando. Pode ser que o produto produzido no Brasil passe a ter credibilidade.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em busca de projetos no Governo Federal

O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo recebeu nesta quarta-feira, 31, Radamés Bonora, assessor parlamentar do deputado federal Pedro Lupion. Entre o debate estão projetos que o município irá pleitear na esfera federal. “Estamos providenciando uma agenda em Brasília para podermos buscar recursos para o investimento em várias áreas de nossa cidade”, finaliza Hiroshi Kubo.



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Pinhalão irá instalar Academia ao Ar Livre

O Secretário Municipal de Esportes de Pinhalão Ademir Pindoka destacou nesta semana que será instalada uma Academia ao Ar Livre ao lado da Mini Arena, que fica nos fundos do Clube AERP. Ele ressaltou que a obra irá beneficiar os praticantes de exercícios.
“Também temos a instalação de uma Academia na Vila Guarani. Esta é mais uma conquista do prefeito Sérgio Inácio e o deputado estadual Mauro Moraes juntamente ao Governo do Estado”, finaliza Pindoka.

Romanelli entrega ônibus, veículos e viaturas em oito cidades do Norte Pioneiro

O deputado Romanelli (PSB) cumpre extensa agenda em oito cidades do Norte Pioneiro em três dias - entre quinta-feira, 1º de agosto e sábado, 3 - e entrega ônibus, veículos, viaturas da Polícia Militar, além de inaugurar obras.

Na quinta-feira, às 11h, Romanelli, a deputada Luísa Canziani (PTB) e o prefeito Amin Hannouche (PSDB) participam em Cornélio Procópio de reunião sobre recursos para o piso de atenção básica à saúde, asfalto e UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná).

Ás 14h em Congonhinhas, junto com o prefeito Valdenei Oliveira (PTB) entregam viatura da PM, ônibus e veículos para a prefeitura local. Em Itambaracá, às 16h, o deputado e o prefeito Carlinhos Carvalho (PDT) entregam um ônibus e um caminhão prancha para o parque de máquinas da prefeitura.

Na sexta-feira, logo cedo, Romanelli conversa com a imprensa em Cornélio Procópio. Em seguida, em Uraí, com o prefeito Carlinhos Tamura (PSC), entrega três veículos para a prefeitura e em Nova Santa Bárbara entrega um ônibus para a cidade.

Na tarde de sexta-feira, em Sapopema, Romanelli e o prefeito Paulinho Branco (PPS) inauguram a arena esportiva Sebastião Otávio Moreira no bairro Lageado Liso e entregam um ônibus para a Apae, uma ambulância para o Samu e o repasse de R$ 300 mil para a saúde.

Á noite, Romanelli e o prefeito Edimar Santos (PTB) participam da abertura da XXI Agrofest em Santa Cecília do Pavão. A festa faz parte dos 59 anos da cidade e deve reunir mais de 20 mil pessoas até domingo, 4.

No sábado, Romanelli volta para Cornélio Procópio, e será entrevistado novamente pela imprensa. Às 11h, participa da  88ª Edição da Grande Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde que vai reunir mais de 100 mil pessoas até terça-feira, 6, em Siqueira Campos. 

FONTE: ASSESSORIA DEPUTADO ROMANELLI

Secretário de Saúde libera novos implantes dentários para Ribeirão Claro

O prefeito de Ribeirão Claro, Mario Augusto Pereira se reuniu ontem (30), em Curitiba, com o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto. Também participaram da audiência o diretor-geral do Cisnorpi, Antônio Carlos de Campos. No encontro foram pleiteados recursos para o Cisnorpi e para a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Claro. O secretário Beto Preto anunciou a liberação de mais implantes dentários para Ribeirão Claro. A audiência foi marcada pelo deputado estadual Cobra Repórter.

FONTE: Diogénes Gonçalves - Assessoria Prefeitura

Encontro com o Governador


O empresário jacarezinhense Marcelo Palhares esteve nesta terça-feira, 30, com o governador Ratinho Junior. O encontro aconteceu no Palácio Iguaçu em Curitiba e contou com a presença do deputado estadual Mauro Moraes. “Estamos sempre levando demandas de nosso município na esfera estadual e contamos com o apoio do governo para realizarmos”, finaliza Marcelo Palhares.




Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Evento de Hortifruti é sucesso em Carlópolis

O evento do I Encontro Internacional para Exportação de Hortifruti do Norte Pioneiro é um sucesso em Carlópolis. A abertura aconteceu com a presença do prefeito Hiroshi Nuno, o Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Pinhalão Sérgio Rodrigues, o coordenador regional da Casa Civil Juarez Leal, o Daio, e Radamés assessor do Deputado Federal Pedro Lipton, e lideranças locais e regionais.
O prefeito Hiroshi Kubo explica que é uma grande satisfação receber este evento. “O nosso município já está sendo conhecido internacionalmente pela produção de goiabas. Teremos a presença de pessoas de vários pontos do Brasil e do mundo interessados nos produtos de todo o Norte Pioneiro”, explica o prefeito Hiroshi Kubo. Durante as apresentações que aconteceram durante todo o dia serão demonstrados o potencial da região na área da fruticultura.

Prefeito Dr. Antonely leva curso gratuito para Ibaiti

Começou nesta segunda-feira (29), o Programa Cuide-se+Alimentação Saudável do SESI-PR em parceria com a Prefeitura de Ibaiti através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
A unidade móvel multifuncional do programa já está instalada em frente a Prefeitura Municipal para os cursos.
Programa Cuide-se + Alimentação Saudável do SESI-PR, através do Cozinha Brasil, trabalha com oficinas de educação nutricional para ensinar a população a usar os alimentos de forma inteligente, evitando o desperdício e aumentando o valor nutritivo das refeições. Em todo o Paraná já foram capacitadas mais de 54 mil pessoas, as quais aprenderam receitas saborosas, saudáveis e de baixo custo.
Para o prefeito Dr. Antonely Carvalho os cursos realizados pelo projeto Cozinha Brasil em Ibaiti irão capacitar mão de obra no município estimulando assim, indiretamente a geração e empregos.
CURSOS DISPONÍVEIS EM IBAITI:
  • Dia 29/07 (segunda)
Of. Aproveitamento integral (8h) (1º turno): 13h às 17h
Of. Alimentos s/ glúten (4h): 18h às 22h
  • Dia 30/07 (terça)
Of. Aproveitamento integral (8h) (2º turno): 13h às 17h
Of. Pães artesanais (4h): 18h às 22h
  • Dia 31/07 (quarta)
Of. Hipertensão (4h): 13h às 17h
Of. Obesidade (4h): 18h às 22h

Cozinha Escola
Além de receitas fáceis e gostosas, os participantes também aprenderão a:
- Escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação;
- Observar a higiene, preservar o sabor e os nutrientes dos alimentos;
- Reduzir o desperdício e promover a melhoria da renda familiar.
Data: 29/07/2019 a 31/07/2019
Horário: das 8:00 às 12:00
Horário: das 13:00 às 17:00
Horário: das 18:00 às 22:00
Local: Rua Vereador José de Moura Bueno, 23 - Praça dos três Poderes/Centro
Obs: Em frente a Prefeitura Municipal
Idade mínima: 16 anos
Para mais informações e inscrições entre em contato com o CRAS:
(43) 3546-1227
Com Odilayne, Zélia e/ou Márcia.

Evento de Capoeira acontece em Joaquim Távora


Está marcado para o dia 10 de agosto o I Campeonato de Capoeira na cidade de Joaquim Távora. Poderão se inscrever atletas de 5 a 16 anos na categoria infanto juvenil e a partir de 17 anos na categoria adulta. A organização será do Contra Mestre Galizé (Grupo de Capoeira Modelo Cidadania de Joaquim Távora).
A supervisão será do Mestre Valtinho (Grupo de Capoeira Modelo Cidadania de Jacarezinho)  e Supervisão Geral do Mestre Caculé (Grupo de Capoeira Modelo Cidadania de Adamantina/SP). As avaliações serão através de ritmo de jogo, acrobacias, jogo dentro do fundamentos e técnicas. “Serão prioridades valorizar os fundamentos da capoeira, não aceito nenhuma forma de violência”, comenta o Mestre Valtinho. 


Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI