Tomazina recebe veículo para dar suporte na agricultura


A prefeitura de Tomazina entregou nesta segunda-feira (29) um veículo novo que vai apoiar a Diretoria da Agricultura do município. O carro, no valor de R$ 52.290,00, foi adquirido dentro do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) do governo do Estado por meio de emenda parlamentar do deputado Anibelli Neto.

O novo veículo servirá para suporte aos agricultores tomazinenses nos programas de calcário, fruticultura, cafeicultura, agricultura familiar e demais atividades desenvolvidas pelos trabalhadores do campo. Ainda será usado para acompanhar a situação das estradas rurais do município. 

Para o prefeito de Tomazina, Flavio Zanrosso, esta entrega mostra que os poderes estão integrados e trabalhando pelo desenvolvimento da cidade. “Temos uma grande preocupação com o homem do campo e este novo veículo vai dar o suporte necessário para desenvolver ainda mais nossa área rural. Agradeço, em nome da população, ao deputado Anibelli Neto por esta parceria”, afirmou.

Presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Anibelli Neto (MDB), autor da emenda que permitiu a compra do veículo, afirmou que a parceria com os municípios é fundamental para melhorar a qualidade de vida das famílias. “É uma grande satisfação contribuir com Tomazina e como presidente da comissão fico ainda mais feliz por ajudar os pequenos agricultores da região”, destacou.

FONTE: ASSESSORIA



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI



Frente Parlamentar do Coronavírus se reúne nesta quarta-feira (1º)


A Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná realiza a primeira reunião nesta quarta-feira (1º) por meio de uma videoconferência. O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado Michele Caputo (PSDB) e nessa reunião será definido o vice-coordenador, além da aprovação do regimento e a definição dos trabalhos da Frente.
O encontro acontece a partir das 10 horas e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, através do canal aberto 20.2 e no canal 16 da Claro/Net, além das redes sociais do legislativo.
Objetivo - O objetivo da Frente é acompanhar as ações de resposta do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19, além de articular e ouvir as demandas dos diversos setores da sociedade atingidos pelos efeitos da pandemia e discutir e propor novas medidas para reduzir o impacto da doença na saúde dos paranaenses.
“A Assembleia Legislativa tem feito a sua parte desde o início da pandemia. Já aprovamos diversas ações e aprovamos vários projetos para contribuir no enfrentamento da pandemia. O trabalho da Frente irá contribuir ainda mais com esse trabalho que o Legislativo tem feito e, quem sabe, buscar novas medidas que ajudem toda a sociedade”, disse Traiano.
Segundo o proponente, deputado Michele, a Frente também visa elaborar proposições legislativas que aprimorem a resposta do Governo do Estado à pandemia e encaminhar propostas e recomendações aos entes federais, estaduais e municipais que auxiliem na resposta ao enfrentamento da Covid-19.
“A situação está cada vez mais difícil e, além da situação difícil, temos que começar a pensar no pós-pandemia, questões de ordem econômica, sanitária. Criar esse espaço com discussões virtuais, mas que a gente possa fazer um grande debate”, disse Michele. “Tem uma série de questões que a gente tem que começar a discutir, inclusive o lockdown, o comprometimento dos casos das UTIs, dos leitos, do afastamento dos profissionais, a dificuldade de repor equipamentos. Toda essa dificuldade que estamos passando faz com que esse fórum da Frente Parlamentar da Assembleia possa ser mais um instrumento para poder colaborar nesse enfrentamento e nesse processo”, concluiu o deputado.

FONTE: ALEP

Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI


Pinhalão confirma primeiro caso de COVID 19



O prefeito de Pinhalão Sérgio Rodrigues juntamente com a equipe da saúde divulgou o primeiro caso confirmado no município. Durante o vídeo realizado diretamente do Gabinete foi destacado que o paciente já estava em monitorado e quarentena.
“É com muita tristeza, mas já imaginávamos que uma hora iria acontecer”, desabafa o prefeito Sérgio Rodrigues. O médico Dr. Carlos destaca que a população precisa manter o distanciamento social e continuar a utilização de máscaras. “É importante que a população entenda que é importante fazer isto para proteção”, enfatiza.






Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI


Regional de Cornélio Procópio terá novas medidas no enfrentamento à COVID 19



O Governador do Estado do Paraná Ratinho Junior realizou na tarde desta terça-feira, 30, uma transmissão ao vivo direto do Palácio Iguaçu. Foram anunciadas medidas mais duras para conter o avanço do coronavírus do Estado e a regional de Cornélio Procópio está incluída no novo Decreto. Ele passará a valer a partir desta quarta-feira, 1 de julho.
Além de Cornélio Procópio também serão afetadas: “Curitiba e região metropolitana”, “Cascavel”, “Londrina”, “Foz do Iguaçu”, “Toledo” e “Cianorte”. A decisão leva em conta a taxa de incidência da COVID 100 mil habitantes, o número de mortes por 100 mil habitantes e a ocupação dos leitos de UTI. Por 14 dias – prorrogáveis por mais 7, se necessário –, ficam restringidas as atividades econômicas não essenciais (shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares, casas noturnas).
O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular conforme a quantidade de assentos. Também fica proibida a circulação de pessoas em vias públicas das 22h às 5h. O funcionamento dos mercados ficará restrito de segunda a sábado, das 7h às 21h. O fluxo ficará limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família e está proibida a entrada de menores de 12 anos.
Fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis – exceto nas rodovias. Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão). Reuniões profissionais ou pessoais devem ser realizadas virtualmente e, quando necessário, com no máximo 5 cinco pessoas e afastamento de 2 metros entre si.
A abertura de parques, praças e demais áreas coletivas ao ar livre fica a critério de cada prefeitura. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar em parceria com as Guardas Municipais, sob pena de multa em caso de descumprimento. Também serão suspensas as cirurgias eletivas diante da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.






Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI

Carlópolis tem nova máquina para arrumar estradas rurais



A Prefeitura de Carlópolis adquiriu uma escavadeira hidráulica através de recursos do Governo do Estado. O investimento de R$ 377 mil veio através de solicitação do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.
O prefeito Hiroshi Kubo destaca que já foi renovada toda a frota de caminhões do Poder Executivo. “Agora estamos substituindo os maquinários velhos. Além disto, já adquirimos motoniveladora e agora a escavadeira hidráulica. Também estamos renovando e aumentando a frota de veículos leves da saúde e assistência social”, finaliza o prefeito Hiroshi Kubo.


Já segue nossas Mídias Sociais


Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI



Pedro Lupion apresenta projeto para garantir defesa agropecuária durante a crise da COVID-19



O PLP 173/2020 altera a lei complementar de mesmo número, e inclui os fiscais e auditores entre as categorias do funcionalismo que não terão salários ou reestruturação de carreira congelados, nem vão ser impedidos de realizar concursos públicos.



Pedro Lupion já havia tentado proteger esses profissionais, na epoca da aprovação das mudanças nas regras para o funcionalismo, em maio deste ano.



“Esses servidores são responsáveis pela qualidade dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira, e não pararam de trabalhar, mesmo cientes dos riscos de serem infectados com a covid-19”, disse o deputado.



Na justificativa de seu projeto, ele lembra que o Ministério da Saúde convocou, para capacitação e cadastramento, os médicos veterinários e farmacêuticos. Muitos deles, são integrantes da carreira de auditor e fiscal de defesa agropecuária, o que comprova que se trata de função essencial em um momento de crise sanitária.



Para Lupion, garantir que esses profissionais possam desempenhar seu serviço, sem preocupações adicionais além do risco de contaminação, favorece e beneficia o agronegócio do país.



“Os resultados positivos do nosso agro, com aumento de 30% nas exportações na balança comercial brasileira, na terceira semana de junho, atestam que o setor tem garantido renda, oportunidade e, o mais importante, o alimento para os brasileiros. Sem a defesa agropecuária, perdemos competitividade no mercado internacional e prejudicamos não só a economia, mas a saúde de nosso povo”, finalizou.


FONTE: ASSESSORIA PEDRO LUPION




Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI


Barra do Jacaré irá investir R$ 200 mil em lâmpadas de led



O prefeito de Barra do Jacaré Adalberto Aguiar, o Berano, destacou nesta semana que o município terá investimento de R$ 200 mil para a colocação de lâmpadas de led. A medida será em vários pontos da cidade e principalmente na Vila Rural.
“É o dinheiro do imposto revertido em benefício para a população. Quero agradecer a todos os vereadores que através do repasse de economia ajudaram na aquisição das luminárias e mão de obra”, finaliza o prefeito Berano. Em 2018 o município teve a instalação de 55 lâmpadas de led que foram instaladas em vários pontos.




Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI

11 mil ricos do Paraná receberam o auxílio emergencial de R$ 600,00


Cruzamento de dados realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que 11.678 mil pessoas no Estado do Paraná com indícios de alto padrão de vida receberam o Auxílio Emergencial do Governo federal, contrariando as regras da Lei nº 13.982/20, que estabelece o benefício para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados diante da crise causada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).
Foram identificados com tendo recebido o auxílio: donos de embarcações, donos de carros de luxo, sócios de empresas de médio e grande porte, pessoas que doaram valores acima de R$ 10 mil para campanha eleitoral em 2018 e brasileiros residentes no exterior que informaram residir no Paraná. Os investigados receberam ao menos uma da parcela do benefício. As outras parcelas foram bloqueadas pelo Ministério da Cidadania.
Além do bloqueio de pagamentos futuros, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE/PR), a CGU trabalha para acionar as pessoas que receberam o benefício de forma indevida para que elas façam a devolução dos recursos pagos anteriormente.
A investigação para identificar fraudes ou erros no auxílio é realizada por meio de cruzamento de informações da base de dados do benefício, fornecida pelo Ministério da Cidadania, com diversas outras bases de dados disponíveis no Governo Federal. O trabalho, que busca dar suporte às ações e decisões da Cidadania relacionadas ao pagamento do auxílio, é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre a CGU e o ministério em abril.
É importante ressaltar que, pela forma de operacionalização do benefício, é possível que essas pessoas não tenham feito solicitação para o seu recebimento, mas que tenham sido incluídos como beneficiários do Auxílio Emergencial de forma automática por estarem no Cadastro Único para programas sociais ou por serem beneficiários do Programa Bolsa Família. Há ainda a possibilidade de que o CPF tenha sido inserido como solicitante do auxílio de forma indevida por outra pessoa.

FONTE: CONTRAPONTO


Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI

Fiscalização nas ruas de Ribeirão Claro



A Policia Militar realizou na última semana a Operação Ostensividade com patrulhamento na área central e bairros adjacentes com ênfase às barreiras sanitárias. Em fiscalização de trânsito, duas motocicletas foram apreendidas e os condutores foram autuados. Concomitante a equipe realizou abordagem de indivíduo suspeito e com ele foi encontrado 02 pedras de crack, sendo o mesmo encaminhado para lavratura de Termo Circunstanciado de Infração Penal – TCIP, pela prática de uso/porte de substância entorpecente.

Com informações dos BOU: 2020/652886, 653037 e 653724. 



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMBARÁ EMITE NOTA SOBRE FALECIMENTO


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma Nota de Esclarecimento sobre o óbito de um paciente de 71 anos que aconteceu na noite deste domingo, 28.
No início da tarde o Comitê do município de Jacarezinho emitiu uma Nota (LEIA AQUI).

VEJA A NOTA DE CAMBARÁ NA ÍNTEGRA

Esclarecimento quanto ao óbito de COVID19 que estão retribuindo a Cambará !!! A Secretária Municipal de Saúde de Cambará expressa as mais profundas condolências à todos os familiares e amigos, e informamos que o caso está sendo averiguado pela Secretaria Municipal de Saúde e SESA, pois assim como todos ficamos sabendo do ocorrido na noite de ontem através da internet!!! Informamos que o paciente não tem nenhum comprovante de endereço no município, seu benefício também não é recebido aqui e seu Cartão SUS também não está registrado aqui , esse paciente em momento algum ingressou em nenhum posto de Saúde de nossa rede ou pronto atendimento!!! Informo que assim que tivermos informações consistentes está será repassada para população!! A única coisa que recebemos do paciente foi esse papel rasurado que segue em anexo :

SIGA NOSSO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI 

Lockdown poderá ser em regiões mais afetadas no Paraná



O Governo do Estado do Paraná emitiu uma nota no final da noite desta segunda-feira, 29, que destaca que estão sendo elaboradas uma série de medidas para conter o avanço da COVID 19. As medidas serão debatidas mais intensamente nesta terça-feira, 30, com representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Através da Nota o Governo do Estado antecipa que, diferente do que foi anunciado, não se trata de impor lockdown em todo o Paraná. Na manhã desta segunda-feira, 29, o Ministério Público realizou uma ação que pede a suspensão de todos os eventos religiosos e proibições de eventos que gerem aglomerações de pessoas e a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste por 14 dias.
Na nota emitida no início da noite desta segunda-feira o Governo do Estado ainda ressalta que nesta terça-feira será feita uma ampla divulgação das medidas que serão tomadas.





Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI


Projeto adia prazo de validade de concursos públicos


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou nesta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que prevê o adiamento do prazo de validade dos concursos públicos com provas objetivas já realizadas no Paraná, na administração direta ou indireta.
De acordo com a proposta, ficam suspensos os prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante o período de vigência de calamidade pública, em decorrência da pandemia do coronavírus.
Romanelli justifica que o objetivo do projeto é amenizar as prováveis dificuldades que os candidatos aprovados em concursos possam vir a enfrentar pela proliferação da covid-19. “Vislumbramos uma possibilidade de minimizar os prejuízos aos candidatos que conquistaram a aprovação em um concurso público neste momento de incertezas quanto ao futuro”, explica.
No Paraná, o estado de calamidade pública está previsto até o dia 31 de dezembro de 2020. Portanto, nesse período, haveria uma dilatação do prazo de validade, que voltaria a contar somente após esse período, caso não haja manifestação em contrário.
Proposta — Romanelli afirma que a proposta de suspensão abrange todos os concursos públicos estaduais já homologados, inclusive os da administração pública direta ou indireta. No entanto, durante o período em que perdurar a vigência do estado de calamidade pública, a suspensão não impedirá a convocação de aprovados nos certames, bem como a realização de suas demais etapas e fases.
“Esse prazo de validade voltará a ser contado apenas a partir do término do período de calamidade pública, prevista para o dia 31 de dezembro deste ano”, esclarece. Para que o candidato aprovado possa ter ciência do benefício previsto em lei, os organizadores dos concursos deverão publicar em veículos oficiais previstos no edital de provas, o comunicado informando a suspensão dos prazos.

FONTE: ALEP



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI


Deputados querem acesso aos estudos do novo modelo de pedágio no Paraná


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), juntamente com o deputado Homero Marchese (PROS), apresentou, na sessão desta segunda-feira (29) da Assembleia Legislativa do Paraná, um requerimento que solicita cópia dos estudos sobre a nova modelagem de concessão de estradas à iniciativa privada, prevista para 2021. O documento será encaminhado à EPL (Empresa de Planejamento e Logística), responsável pela elaboração do estudo, feito em parceria com o IFC (Corporação Financeira Internacional), braço de projetos do Banco Mundial.
Também assinaram o requerimento as deputadas Cantora Mara Lima (PSC) e Mabel Canto (PSC) e os deputados Nelson Luersen (PDT), Michele Caputo (PSDB), Evandro Araújo (PSC), Soldado Adriano José (PV), Anibelli Neto (MDB), Subtenente Everton (PSL), Arilson Chiorato (PT), Emerson Bacil (PSL), Delegado Recalcatti (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos).
Romanelli informa que os estudos estão prestes a ser apresentados ao Ministério da Infraestrutura e que, por isso, os deputados anseiam pela transparência prévia sobre a nova modelagem de contratos que virão a ser celebrados.
“Tendo em vista que por quase 24 anos os paranaenses pagaram uma das tarifas de pedágio mais altas do país, em contratos reconhecidamente superfaturados, é necessário total transparência. Isso é extremamente importante, pois afetará diretamente a vida dos usuários que trafegam diariamente sobre as rodovias concedidas pelo Estado”, justifica.
Modelo — O novo modelo de pedágio no Paraná, que ainda não é de total conhecimento dos deputados, prevê a privatização de 3,8 mil quilômetros de rodovias, que serão divididos em oito lotes, cada um com cerca de 500 quilômetros.
Atualmente, são seis os lotes de rodovias pedagiadas do Anel de Integração. A nova proposta não atende ao que o Governo previa, deixando 300 quilômetros de fora. Por outro lado, aumenta em 1,3 mil km o trecho de rodovia a ser pedagiado.
A nova concessão será pelo período de 30 anos, seis a mais que os atuais, de 24. “Essa foi uma forma encontrada pelo Estado para diluir os investimentos e aumentar o período de arrecadação para custear as obras”, questiona Romanelli.
Tarifas — Apesar de o Governo querer tarifas 50% mais baratas que as atuais, o estudo, conforme publicado na imprensa, não contempla esse percentual de queda no preço. Mas, ainda assim, os valores do pedágio podem ser 40% inferior, caso seja adotado o modelo híbrido, como aventado. Esse modelo combina o pagamento de outorga e tarifa e pode representar valores mais baixos nas tarifas de pedágio.
Segundo Romanelli, as decisões sobre tarifas ainda estão em aberto. “Isso tudo ainda precisa ser debatido pelos deputados e pela sociedade paranaense. Sabemos que a quantidade de obras propostas impacta diretamente nos valores a serem cobrados, mas não podemos aceitar tarifas abusivas como as que têm sido praticadas nas últimas duas décadas e meia”.
A bancada paranaense na Câmara do Deputados já teve acesso a algumas informações na última segunda-feira (22), em reunião onde estas foram apresentadas. Entidades paranaenses, como as federações da Indústria e da Agricultura (Fiep e Faep), e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Movimento Pró Paraná e a Fetranspar também já tiveram acesso a algumas informações, por videoconferência.
Propostas - O estudo elaborado pela EPL, em parceria com o IFC, foi orçado em R$ 60 milhões e será repassado ainda esta semana ao Ministério da Infraestrutura e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas apenas referente a dois lotes. Os demais deverão ser entregues até 8 de agosto, conforme escala.
O governo federal vai analisar as propostas, que depois serão objeto de audiências públicas para apresentação aos paranaenses. A estimativa é de que, ainda nos primeiros meses de 2021 o resultado comece a ser divulgado.
Romanelli diz que esse é um procedimento necessário para que se busque empresas internacionais e investidores parceiros. “Ainda no meio do ano que vem deve acontecer o processo licitatório, tempo necessário para que as concessionárias assumam as rodovias até novembro de 2021, quando vencem os atuais contratos”, disse.

FONTE: ALEP



Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI