Ginasta de Guapirama faz quatro apresentações acrobáticas na Áustria

Ginasta de Guapirama faz quatro apresentações acrobáticas na Áustria



A ginasta acrobática Ivlini Neves de Souza, de 25 anos, é de Guapirama.Ser esportista no Brasil não é fácil. Além da puxada rotina de treinos, ainda é necessário driblar a falta de patrocínio. Felizmente, há quem não desista e continue perseguindo seus sonhos, se especializando cada vez mais e levando o nome do País mundo afora. A jovem norte-pioneirenses é uma dessas pessoas. 
Nascida em Santos, no litoral paulista, ela veio para Guapirama (Norte Pioneiro), onde mora sua mãe, há seis anos, para cursar Educação Física na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), campus Jacarezinho. A escolha do curso foi algo natural, já que a jovem desde os cinco anos de idade se dedica à ginástica. Tanto empenho lhe rendeu um convite para se apresentar na Áustria, com o grupo AT Gotzis Zurcaroh, da cidade de Gotzis, no estado de Vorarlberg. Foram quatro espetáculos durante os 30 dias de estada naquele país. 
"Ficamos, eu e mais quatro brasileiros, em uma casa emprestada. Tivemos um trabalho duro, muito treinamento para entrar no ritmo da equipe, pegar coreografias, fazer os exercícios acrobáticos de alto nível. Treinamos todos os dias, menos às terças-feiras, das 16h às 21h, além dos treinos de ginástica e das aulas de dança, para ter um melhor condicionamento físico aeróbico", explica. 
O convite partiu do coreógrafo brasileiro Peterson da Cruz Hora, que a treinou quando morava no Guarujá, litoral de São Paulo. "Quando eu entrei ele já estava no grupo, que até então se chamava Grupo Acrobático Guarujá Brasil. Junto com o professor Antônio Carlos Moreira, treinamos juntos 15 anos de nossas vidas e participamos de inúmeros festivais, apresentações, campeonatos, apresentações internacionais e programas de TV. Fomos tetracampeões paulistas da Ginastrada (Festival de Ginástica e Dança), passamos em primeiro lugar na seletiva para representar o Brasil na World Gymnaestrada 2007 em Dornbirn, na Áustria – minha primeira experiência internacional - e ganhamos o ‘Se Vira nos 30’ (quadro no Domingão do Faustão, na Globo)." 
Ivlini conta que devido à dificuldade de se trabalhar no Brasil, o coreógrafo acabou indo para a Áustria e montando o grupo AT Gotzis Zurcaroh, que foi campeão Mundial no Gym For Life, na África do Sul. "Surgiu então a ideia de se fazer um festival este ano e, como ele conhece os nossos pontos fortes dentro da ginástica, nos convidou para participar. Os empresários do grupo aceitaram levar cinco atletas brasileiros, com tudo pago e eu fui uma das escolhidas", conta. "Diferentemente do Brasil, o grupo tem empresários, patrocínios, estrutura. São cinco ginásios à disposição da equipe para treinos e tudo o que for preciso em equipamentos, figurinos e cenários. Eles trabalham duro para manter a equipe no alto nível e todo dinheiro que entra é investido na equipe, que é composta por cerca de 40 atletas", completa. 

FONTE: NPdiario

Alunos do SENAC promovem Festa Junina



Os alunos da unidade móvel do Senac promoveram na ultima sexta feira dia 27 de junho uma confraternização no estilo Festa Junina. Além de estarem vestidos a caráter os alunos serviram pratos tradicionais deste tipo de festa, todos preparados por eles na própria unidade. De acordo com os responsáveis pela realização dos cursos o evento foi de grande importância para os alunos que tiveram a oportunidade de apresentar aos convidados um pouco do que aprenderam no curso de auxiliar de cozinha. Realizar eventos com a presença de convidados faz parte da formação dos alunos que apresentam os pratos e as técnicas aprendidas e são avaliados diretamente pelo público. O evento foi animado e aconteceu na própria unidade móvel que contou com a presença da primeira dama do município, Luciane da Luz Bueno que na ocasião estava representando o prefeito Fabiano Lopes Bueno. O ponto alto do evento foi o depoimento de alunos que ao apresentarem seus pratos falaram da importância desta oportunidade de aprendizado e que graças a este curso já estão tendo oportunidades no mercado de trabalho. A unidade esta instalada ao lado do ginásio de esportes Raulino Ceccon e conta com a parceria do Pronatec e Departamento Social.
Paraná avança com Richa, diz Fernanda

Paraná avança com Richa, diz Fernanda



A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, disse neste domingo (29) na convenção estadual do PSDB em Curitiba que nenhum outro governo investiu tanto na assistência social quanto o governo de Beto Richa. "Foram R$ 535 milhões aplicados na assistência social, na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Retiramos mais de 92 mil famílias da pobreza. Nunca se avançou tanto na assistência social. O Paraná vai avançar ainda mais e com Beto Richa", disse Fernanda.
"Hoje o Paraná tem a melhor rede de Cras (centros de referência de assistência Social) do país. São 696 unidades de proteção social básica (547 Cras) e especial (149 Cras) em todo o estado, além de 26 unidades de socioeducação. Foram R$ 74,9 milhões para a construção de 29 centros da juventude, destes 24 já foram inaugurados", adiantou Fernanda Richa. A Família Paranaense, disse Fernanda, está presente em 91% das cidades. "São 99 mil famílias já atendidas", completou.

Entrega de resfriadores



O prefeito de Salto do Itararé, Israel Domingos, juntamente com o seu vice-prefeito João Mane para a entrega de resfriadores de leite no bairro Alto Alegre (ao morador Rafael Fernando Rodrigues) e no bairro Marimbondo (ao morador José Aparecido de Lima). Na oportunidade também foi verificado os serviços de cascalhamento em propriedades rurais.
Polícia Ambiental captura gato selvagem de origem europeia

Polícia Ambiental captura gato selvagem de origem europeia



A Polícia Ambiental – Núcleo de Jacarezinho- capturou ontem um gato selvagem de origem europeia na propriedade rural do coronel José Roberto Simões, ex-comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Jacarezinho. O sítio fica próximo à ponte do rio Ubá. Segundo o soldado Iran de Siqueira, o felino estava atacando animais domésticos e galinhas da propriedade.
“Depois de capturado percebemos que trata-se do Gato-Bravo, comum na Europa, mais precisamente em Portugal. Essa espécie tem aparecido com frequência na nossa região, mas não sabemos como surgiu aqui”, contou.
O Gato-Bravo é de pequeno porte, tem comportamento tímido e esquivo, e hábitos noturnos. Por conta de sua pelagem, é difícil ser avistado na natureza. “Pelos seus hábitos selvagens essa espécie está ameaçada de extinção. Com a diminuição da oferta de alimentos em seus novos habitats (roedores, coelhos etc), eles estão matando para comer pequenos animais domésticos, até mesmo filhotes de gatos”, contou salientando porém, que o animal não ataca humanos.
O gato capturado passou por avaliação profissional e foi transportado até o Parque Estadual Mata São Francisco - município de Santa Mariana – onde foi libertado.
O gato-bravo (Felis silvestris) também é conhecido como gato-selvagem, gato-cabeçana ou gato-montês. É um pequeno felino natural da Europa, África e Ásia. A espécie é bastante versátil e ocupa habitats diversificados como savanas e florestas. O gato-doméstico evoluiu a partir do gato-bravo e é considerado como sua sub-espécie (Felis silvestris catus).
O gato-bravo é carnívoro e semelhante aos domésticos, porém mais robusto. A cabeça é grande e arredondada, com um focinho curto e poderosas mandíbulas. Os olhos são geralmente verdes. As patas são curtas e fortes. A pelagem é acastanhada ou acinzentada, o que permite camuflar-se no seu ambiente. A principal característica é a sua cauda grossa e de aspecto tufado, que apresenta 3 a 5 anéis pretos, largos e bem espaçados, terminando numa ponta negra arredondada. O corpo também tem riscas ao longo dos flancos e patas. Ao contrário de muitos gatos-domésticos, a pelagem do gato-bravo não tem pintas.

FONTE: Tanosite

Convenção do PSDB será domingo no Paraná Clube‏



O presidente do PSDB, deputado Valdir Rossoni, confirmou para este domingo (29), a partir das 8h30, na sede social do Paraná Clube, em Curitiba, a convenção estadual dos tucanos que vai oficializar a candidatura de reeleição do governador Beto Richa. No encontro serão homologadas as candidaturas para deputado federal, estadual e senador. Rossoni, ressaltou que o partido está unido em prol da reeleição de Beto Richa e no trabalho para fortalecer as candidaturas do partido em nível estadual e federal.
“O Paraná avançou muito nos últimos quatro anos devido ao trabalho sério realizado por Beto Richa e todos os deputados e senadores do partido, que estimulam o diálogo e atuam em conjunto buscando o melhor para nosso estado. Temos certeza que contaremos com o apoio da população novamente e daremos continuidade a esse grande trabalho que é realizado no Paraná”, disse Rossoni.

Prefeitura inicia recape na Avenida São Paulo



A avenida São Paulo, uma das mais importantes vias urbanas de Cornélio Procópio está sendo recapada pela prefeitura do municipio. As obras estão sendo feitas nas duas pistas da avenida, uma das mais importantes ligações do centro da cidade à BR 369 e a vários bairros da periferia. De acordo com o prefeito Fred Alves (PSC), após o término do recape em toda a Avenida Minas Gerais, também no centro da cidade, as equipes estão trabalhando nesta via. Outras avenidas importantes, conforme o prefeito também receberão esta melhoria. O prefeito destacou que muitas ruas e avenidas que estão sendo recapadas não recebiam esta melhoria há mais de 30 anos. Fred Alves confirmou que a operação Tapa Buracos também está sendo realizada em vários pontos da cidade, principalmente nos trechos mais críticos. (Comunicação/Prefeitura)

Moradores de 6 cidades da região poderão sacar antecipadamente benefícios

Beneficiários de 6 cidades do Norte Pioneiro (Figueira, Ibaiti, Jaboti, Pinhalão, Santana do Itararé e Tomazina) poderão sacar antecipadamente os pagamentos de junho e julho, independente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. A medida beneficia 196,3 mil famílias e tem por objetivo amenizar os impactos provocados pelas chuvas na região. 
Os valores referentes ao mês de junho foram liberados na segunda-feira (16) e estão disponíveis para saque até o dia 30, conforme o calendário regular do programa. Em julho, o benefício será liberado no dia 18. A liberação do escalonamento, que permite o saque em qualquer data do calendário, foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Outra medida autorizada é a Declaração Especial de Pagamento, documento transitório com validade de 60 dias, que pode ser apresentado em substituição ao cartão do Bolsa Família, no caso de perda ou extravio. Assim, quem perdeu o cartão deve procurar o setor responsável pelo programa em sua cidade para obter o documento. 


“Se Liga no Trânsito” passa por bares de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina

A campanha educativa “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija”, promovida pelo Departamento de Trânsito do Paraná, chega aos bares de Jacarezinho e de Santo Antônio da Platina na próxima sexta-feira (27) e sábado (28), respectivamente. As ações tem como objetivo falar de uma forma descontraída sobre os riscos de beber e dirigir.

“O aumento do número de acidentes de trânsito envolvendo condutores entre 18 e 25 anos vem preocupando a nós do Detran, por isso, juntamente com esses jovens queremos formar uma rede de trabalho para nos ajudar a divulgar a ideia desta campanha, visando a redução as estatísticas de acidentes”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Os bares das cidades receberão materiais especiais da campanha, como bafômetros descartáveis, tolhas de bandejas e bolachas de chopp personalizadas com alertas.

SERVIÇO: Campanha do Detran passa por bares de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina

Jacarezinho
Data: sexta-feira (27)
Horário: à partir das 20h
Local inicial: Choperia G2 – Rua Costa Júnior – Centro.
Santo Antônio da Platina
Data: sabádo (28)
Horário: à partir das 17h
Local inicial: Petiscaria Madero - Rua Marechal da Fonseca, 256 - Centro.

Entrega de ‘Papa Pilhas’ abre campanha de coleta seletiva

A entrega de coletores de pilhas, apelidados de “Papa Pilhas”, abriu oficialmente a campanha Coleta Seletiva de Lixo 2014 promovida pela prefeitura de Ribeirão Claro, através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer. O material foi entregue na última semana pela secretária Edilaine Cavalhiéri Faganelli para diretores de escolas públicas municipais e estaduais.
A ideia é mobilizar as crianças e usá-las como aliadas na conscientização da população adulta do município. Para reforçar o objetivo, a secretária e a responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Camila Silvério de Moraes Amadeu, visitaram na última semana as escolas localizadas no perímetro urbano. Em seguida os diretores estiveram na prefeitura para retirar os “Papa Pilhas”. Os recipientes serão usados para coletar pilhas e baterias descartadas pela população, para que tenham destinação específica, separada do lixo comum.
De acordo com Camila, o departamento de Meio Ambiente recebeu denúncias informando que crianças estariam tentando abrir baterias de celular. “Infelizmente, por desconhecer os riscos, os pais permitiram a ação sem saber que em alguns anos seus filhos poderão desenvolver patologias seríssimas como cânceres e danos ao sistema nervoso central”, disse.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, a meta é que a população crie o hábito de descartar pilhas e baterias usadas nos coletores instalados nas escolas. “A comunidade poderá ajudar as escolas a ganharem um kit de lixeiras de coleta seletiva de lixo, a premiação dessa campanha”, antecipou. “Hoje estamos em fase de desenvolvimento da campanha, onde iremos remanejar esse material para ser reutilizado”, completou.

Outro projeto desenvolvido pela secretaria é a coleta de óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão caseiro. “Estamos solicitando que as crianças tragam de suas casas as gorduras e óleos já utilizados para reutilizarmos esse material na produção de sabão”, contou. “Um litro de óleo descartado na natureza é responsável pela poluição de um milhão de litros de água e pode ocasionar vários transtornos relativos a esgotamentos sanitários”, continuou. “Agradecemos a todas as escolas e equipes pedagógicas que têm nos apoiado nestas campanhas”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Provopar Municipal promove festa junina para grupo Os Vaidosos

O Provopar de Siqueira Campos sob a coordenação da primeira dama do município Luciane da Luz Bueno realizou na tarde da ultima quarta feira dia 24 de junho a tradicional festa junina para os idosos. Em Siqueira Campos o grupo da terceira idade é organizado pelo Provopar e recebeu o nome de “Os Vaidosos”. Com a chegada do mês de junho é tradição a realização desta festa que aconteceu no Barracão do Santuário. Durante toda a festa houve baile, foi servido o delicioso pastel de polvilho e doces e também foi realizada uma grande quadrilha com a participação do grupo. O tradicional pastel de polvilho de Siqueira Campos foi feito por voluntárias que são especialistas na elaboração desta guloseima que foi escolhida como prato típico da cidade e receberam um agradecimento especial do Provopar. O trabalho com a terceira idade é uma das prioridades do Provopar buscando a integração e uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Os participantes estão todos cadastrados e possuem carteirinhas de identificação que facilita o acesso nos eventos. A primeira dama Luciane da Luz Bueno participou ativamente da festa, inclusive da quadrilha caipira, ela estava vestida com traje típico de festa junina e fez questão de receber, cumprimentar e agradecer a todos pela participação. Os idosos que quiserem participar do grupo basta apenas procurar o Provopar Municipal e fazer o cadastro. O encontro foi marcado por muita alegria e descontração. 

Pronto Atendimento Infantil tem grande procura na primeira semana

Inaugurado esta semana pelo prefeito Fred Alves (PSC), o PAI – Pronto Atendimento Infantil, teve uma grande procura nesta primeira semana. O atendimento está sendo realizado diariamente das 8h à meia noite, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Segundo o prefeito Fred Alves, este atendimento era uma antiga reivindicação da população que passava muitas madrugadas nas Unidades Básicas de Saúde para conseguir uma consulta. “Hoje nós estamos amenizando o sofrimento de muitos pais que sofriam para conseguir uma consulta, quando seus filhos adoeciam. O espaço ficou muito bonito e as crianças e os pediatras que estão atendendo, trabalham em um ambiente agradável”, disse o prefeito. O Pronto Atendimento Infantil foi montado no Posto Central, ao lado do Plantão 24 horas da Prefeitura de Cornélio Procópio. (Comunicação/Prefeitura)

Prefeitura renova convênio para o programa Casa Fácil

Cornélio Procópio renovou convênio com o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos (APEAR-CP) para a viabilização do Programa Casa Fácil, que auxilia famílias com renda de até 3 salários mínimos para a construção da casa própria, que deve ter até 70 metros quadrados. O convênio foi assinado nesta terça-feira (24), na sala de reuniões do gabinete, entre o prefeito Fred Alves, o inspetor-geral da representação local do Crea, Ricardo Di Tommaso Bastos, e o presidente da Associação, Regis Landi Tambasco Gloria. O programa fornece o projeto da moradia e acompanha a execução da obra. Os engenheiros são cedidos pela associação e o Crea e a prefeitura concedem isenção nas taxas de aprovação. O prefeito Fred Alves prevê que, dentro de um ano ou pouco mais, o projeto alcance mais de 500 famílias.

Este convênio já existe em mais de 300 cidades do Paraná e, em Cornélio Procópio, ficou suspenso por alguns anos, depois de ter sido o primeiro município do Estado a firmá-lo durante a construção do conjunto Figueira na década de 80. Além de melhorar a qualidade de vida das famílias, proporciona a regularização habitacional e evita que ocorram irregularidades durante as construções. Os interessados em saber mais ou aderir ao programa devem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura. As famílias beneficiadas pelo programa ficam isentas das taxas municipais e recebem toda a documentação da nova moradia, facilitando os trâmites no Cartório de Registro de Imóveis. O vereador Luiz Carlos Amâncio também participou da cerimônia de assinatura (Comunicação/Cornélio Procópio).
Os interessados em se inscreverem para a 30ª edição do Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho poderão fazer isto até segunda-feira, 30. É gratuito e deverá ser enviada via correios toda documentação com a ficha de inscrição para o Departamento Municipal de Cultura. A seleção das obras que serão expostas na 30ª edição do Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho serão feitas nos dias dois e três de julho. E a mostra acontece de 18 de julho à 21 de agosto no Hall de entrada do Cine Teatro Iguaçu às 20 horas
Cada artista terá direito a uma inscrição individual e a uma inscrição em trabalho coletivo. Para cada inscrição deve ser preenchida a ficha específica - uma individual e outra para coletivo. Na ficha de inscrição individual, o artista poderá inscrever até duas obras, cabendo à comissão de seleção a escolha das obras a serem expostas.
Na ficha de inscrição coletiva os artistas poderão inscrever-se em apenas uma obra. Devendo na ficha indicar um artista responsável pelo trabalho coletivo, que deverá fornecer seus dados em nome do grupo.
O envio das inscrições deve ser para o endereço Rua Costa Junior, 1065 – Praça Rui Barbosa – Centro – Jacarezinho – PR – CEP 86400-000. Para inscrições postadas nos Correios, será considerada a data de postagem. No envelope de inscrição deverão estar além da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, todos os documentos exigidos para a categoria em que se inscreveu. 
As categorias desta edição serão: Desenho, escultura, gravura, objeto, pintura, videoarte e performance. É imprescindível que a ficha de inscrição seja acompanhada de projeto detalhado sobre a montagem da obra, sendo esta a única a ser seguida pela equipe de montagem. 
A premiação dos participantes do 30º Salão de Artes de Jacarezinho será realizada através da classificação das obras pela comissão julgadora. A classificação não será feita por categoria, suporte ou outro critério. A escolha será simplesmente das três melhores obras apresentadas dentre todas as compõem as selecionadas para o evento. O primeiro lugar ganhará R$3.500, o segundo lugar, R$ 2.000 e o terceiro lugar R$1.000.



Deputado Pedro Lupion entrega ambulâncias para cinco cidades

Deputado Pedro Lupion entrega ambulâncias para cinco cidades

Prefeitos de cinco municípios da  base de atuação do deputado estadual Pedro Lupion (DEM) receberam,  nesta quarta-feira,  ambulâncias doadas pelo governador do Estado Beto Richa. Os veículos estão equipados para o transporte adequado de paciente. 
Os prefeitos de Figueira, Valdir Garcia, de  Ibaiti, Roberto Regazzo,  de Jaguariaíva, José Snoboda, o Juca,  de Bela Vista do Paraíso, João Monza  e de  Goioerê, Beto Costa, estiveram em Curitiba para  receber as  chaves dos veículos.
Segundo o parlamentar, esse é mais um investimento do governo do Estado para beneficiar a saúde pública. “Ao todo, foram investidos R$ 11 milhões em ambulâncias, que vão para  124 cidades do interior do Estado. Com esse novo lote, o governador pretende ampliar a frota da saúde nos municípios paranaenses”, disse Lupion.

Governo do Estado inicia construção da Escola Estadual Willian Madi

O prefeito Fred Alves (PSC) recebeu nesta sexta-feira, a ordem de serviço para a construção da escola estadual Willian Madi. A obra, conforme o prefeito deve começar imediatamente e será executada pela empresa Valor Construtora e Serviços Ambientais Ltda, de Curitiba. Orçada em R$ 3.980.991,01, a nova escola será paga integralmente pelo governo do Paraná com contrapartida da prefeitura, que fez a doação do terreno e a execução dos serviços de terraplanagem. Acompanhado dos secretários do Planejamento, Aparecido Carlos Fernandes e Leandra de Rosis, da Educação e representantes da empresa construtora, o prefeito Fred Alves autorizou o inicio dos serviços de terraplanagem, localizada às margens da Avenida da Integração, entre os bairros Jardim Figueira e Florêncio Rebolho. A escola terá 3mil metros quadrados de construção em uma área de 12 mil metros quadrados. (Comunicação/Prefeitura)


Cambará recebe primeiro lote de cadeira de rodas do CISNORPI

Cambará recebe primeiro lote de cadeira de rodas do CISNORPI

O departamento de saúde de Cambará recebeu do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro – Cisnorpi, a primeira etapa do pedido de cadeiras de rodas, de banho e andadores, feitos junto ao órgão regional. Nesta etapa, o município recebeu ao todo, 36 equipamentos que irão beneficiar 27 pacientes.
De acordo com Cilso Rosa Oliveira, Diretor do departamento de Saúde de Cambará, foi feito uma triagem pelo departamento de Assistência Social ligado a pasta da saúde, que fez o levantamento e o cadastro de todos os pacientes com necessidades especiais do município. Com os dados em mãos foi efetivado o pedido junto ao Cisnorpi. Cilso explica que a demanda por equipamentos desta natureza é ainda é grande no município e que a entrega desta primeira etapa vai atender os casos mais emergenciais. “As cadeiras serão entregues aos pacientes cadastrados a partir da próxima semana, e estamos aguardando uma posição do Cisnorpi para efetuarmos a entrega da segunda etapa” disse Cilso.
O Diretor de Saúde de Cambará afirmou ainda que não há uma data para a realização de entregas da segunda etapa dos equipamentos que corresponde as cadeiras motorizadas, porém, ele acredita que será efetivada em curto prazo.
O vereador Marcio Albertini (PR), acompanhou o prefeito João Mattar (PSB) juntamente com Cilso Oliveira no momento da entrega dos equipamentos em Cambará e comemora a chegada dos materiais. Para o vereador a iniciativa vem ao encontro das necessidades de pessoas que padecem pela ausência destes equipamentos. “Temos o conhecimento que a demanda é grande e que estes aparelhos que chegaram atende apenas uma parcela das pessoas necessitadas, porém estaremos unindo forças em parceria com o Prefeito João Mattar e o departamento de Saúde local, para que todos possam ser atendidos num curto prazo de tempo” disse o vereador.
O prefeito reafirmou o compromisso de continuar a buscar soluções práticas e rápidas para que o cidadão cambaraense seja atendido em todas as suas necessidades. 


FONTE: Roberto Francisquini
Hospital Regional do Norte Pioneiro ganha R$ 5,5 milhões

Hospital Regional do Norte Pioneiro ganha R$ 5,5 milhões

O deputado estadual Pedro Lupion e o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto, ambos do DEM, comemoram a assinatura,  nesta terça-feira, dia 24, no Palácio Iguaçu, da autorização da ordem de serviço para licitação das obras para construção da UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) adulta no Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina
No valor de R$ 3.509.791,89 a implantação vai dar suporte adequado e de qualidade no atendimento dos pacientes do município e região.
"É um grande sonho de todos nós, se tornando realidade, serão dez leitos de UTI adulta que somados aos dez leitos de UTI neonatal já existentes, farão de Santo Antônio uma referência em tratamento intensivo, ou seja, para tratamentos de alta gravidade, sendo que nosso hospital já é uma referência em obstetrícia, ortopedia e cardiologia", afirmou o chefe do executivo platinense.
Ele agradeceu o governador Beto Richa, o deputado Pedro Lupion, o Secretário Estadual de Saúde Michele Caputo, o Vice-prefeito Jorge Garrido, os servidores municipais envolvidos nos trâmites e a todos àqueles envolvidos "na conquista que será um marco para nosso município, e principalmente a toda a população de Santo Antônio da Platina".
O governador anunciou o repasse total de R$ 29,5 milhões para 36 entidades e hospitais de pequeno porte do Paraná. Os recursos devem ser utilizados para custeio, obras e equipamentos. 
A medida, explicou o governador, é uma forma do Governo do Estado apoiar unidades hospitalares importantes para os municípios e que geralmente enfrentam dificuldades financeiras para se manter em razão da baixa taxa de ocupação dos leitos e a baixa complexidade dos serviços oferecidos. 
“Mais um grande repasse entre os inúmeros feitos pelo nosso governo para fortalecer o atendimento à saúde”, afirmou o governador. Ele disse que o investimento faz parte da terceira fase do HospSus, programa Governo do Estado de apoio a hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. 
Na terceira fase do HospSus, serão beneficiados os hospitais com menos de 50 leitos e também as unidades municipais que fazem o atendimento de urgência e emergência. “Os recursos são para custeio e também para algumas obras nos hospitais, muitos dos quais dizem que há muitos anos não recebiam recursos ou recebiam quantias muito inferiores aos repassados nos últimos anos”, disse Richa. 
Richa ressaltou as conquistas alcançadas na área da saúde, desde 2011, e lembrou que o Ministério da Saúde apontou o Paraná e Santa Catarina como os estados que mais avançaram nesta área. “O Paraná foi o que mais reduziu a mortalidade materna e atingiu a menor taxa de mortalidade infantil da história”, disse Richa. 
O Estado passou do 10º para o 3º lugar no ranking de transplantes em todo o território nacional, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O avanço foi possível, graças às medidas do governo estadual para acelerar o processo de doação, por meio de profissionais altamente capacitados, de uma rede de saúde com infraestrutura adequada e da frota aérea estadual utilizada para transporte. “Hoje, 70% dos deslocamentos da frota aérea do estado são para serviços de saúde”, disse o governador. 
Lançado em 2011, o programa HospSus mudou a lógica de relação entre o Governo do Estado e os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitou a ampliação de leitos gerais, leitos de UTI neonatal, pediátrica e de adulto em todo o Paraná. 
A primeira fase do programa priorizou investimentos em 51 hospitais de referência para suas regiões. Com investimentos em educação permanente, custeio, obras e equipamentos, esses hospitais se tornaram base para a implantação das Redes Paraná Urgência e Mãe Paranaense. 
A segunda fase, lançada em maio de 2013, beneficiou hospitais e maternidades essenciais para a rede de atenção materno-infantil. Assim, 82 maternidades recebem incentivos para qualificar o parto e garantir assistência adequada às gestantes de risco intermediário e risco habitual. O programa permitiu diversos avanços, entre eles a redução da mortalidade materna em 40% e da mortalidade infantil em 10%. 


ASSESSORIA
Mulher denuncia abuso sexual a seu filho de cinco anos

Mulher denuncia abuso sexual a seu filho de cinco anos

O Conselho Tutelar de Bandeirantes recebeu na segunda-feira (23), uma denúncia de abusos sexuais contra uma criança de 5 anos. A violência teria sido registrada durante o final de semana na casa de seu pai, que é separado da mãe.
De acordo com informações da Polícia Militar, a mãe do garoto procurou a polícia para denunciar o ex-companheiro, que teria ficado com a criança no sábado (21), domingo (22) e parte da segunda-feira, quando teriam ocorrido os abusos sexuais. Ela relatou que o menino ficaria com o pai de sexta-feira (20) a domingo, mas que o pai só o buscou no sábado e que o entregou na manhã de segunda.
Ao chegar em casa, a criança passou a relatar que estava tomando banho na casa do pai quando um homem que não soube dizer quem era, entrou no banheiro e começou a tocar em seu órgão genital. Ele também teria informado que a casa é frequentada por muitos homens que ficam bebendo cerveja.
Além dos relatos da criança, ela apresentou ainda um hematoma na perna esquerda que, segundo informou, teria sido provocado por um soco e um tapa do pai que o agrediu fisicamente.
Por conta desta história relatada pelo menino e do hematoma, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o desenrolar desta história, além da mulher ter sido orientada sobre os procedimentos que deve tomar para este caso.


FONTE: Alexandre Sanches – Odiario.com

Jacarezinho já começa a ‘respirar’ clima texano

A 25ª FETEXAS de Jacarezinho começará no dia 9 de julho, mas a cidade já começa a ‘respirar’ o clima texano. O Centro de Eventos já passa por melhorias em seu espaço físico e seus 120 mil metros quadrados apresentará uma estrutura composta por arena coberta (rodeio), arquibancadas para o motocross, camarotes, praça de alimentação, restaurante, posto policial, enfermaria, sanitários fixos e químicos, além de estacionamento com capacidade para mil veículos. Toda esta estrutura irá acomodar um público esperado de 90 mil pessoas vindas de toda a região.
Além da dupla Rio Negro e Solimões (sexta-feira, 11), se apresentarão Pedro Paulo e Alex (quinta-feira, dia dez) e Pedro Henrique e Fernando (sábado, dia 12).A Comissão Organizadora também dará a oportunidade a três novos talentos da música sertaneja, Edu Chociay se apresenta na quarta-feira, dia nove, e a dupla Héster e Helena encerra a Fetexas (domingo, dia 13).
A Comissão Organizadora da Fetexas terá uma preocupação especial com a segurança. Para isso todas as especificações e exigência dos órgãos públicos responsáveis, como o Corpo de Bombeiros, DER e Polícia Rodoviária (acessos) serão rigorosamente seguidas. O evento contará ainda com 120 profissionais envolvidos na segurança, incluindo as Polícias Civil e Militar.
Outras medidas serão implantadas, tais como: Revista Eletrônica, Central de Monitoramento Eletrônico, Câmeras de Segurança, Ambulâncias, tudo para que você e a sua família possam aproveitar a Fetexas com o todo o conforto, segurança e tranquilidade. 
O transporte coletivo, através de taxis e Vans, também estará disponível para quem estiver impossibilitado de dirigir.
O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, integra a Comissão Organizadora e destaca as parcerias, consideradas fundamentais para a realização de um grande evento. “Em nosso primeiro ano a equipe conseguiu fazer uma festa maravilhosa. Tenho certeza que em 2014 será melhor ainda”, enfatiza.
Segundo o secretário do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Homero Pavan Filho, presidente da Comissão, está mantida a parceria com o Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA). Estão sendo fechados os preparativos para atrações como Cavalgada (domingo), Leilões de Gado, eventos técnicos agropecuários, motocross, entre outros.
O Baile do Texas, que este ano chega à 56º edição, será realizado no pavilhão do Centro de Eventos Prefeito José Antonio de Oliveira. “Enquanto não fizermos as reformas no Ginásio de Esportes, o pavilhão é o único espaço que comporta o público que vem a Jacarezinho prestigiar nosso tradicional Baile”, explica Pavan.
A tradicional Missa Texana, na Catedral Diocesana de Jacarezinho, já tem data e horários confirmados, será no dia cinco de julho, às 19 horas. A Fetexas coincidirá com as finais da Copa do Mundo de Futebol. No sábado acontece a disputa pelo terceiro lugar (17 horas), e no domingo, a grande final (16 horas). “Desejo que o Brasil esteja na final e que os visitantes possam curtir os jogos no Centro de Eventos, nos telões que iremos instalar. Esperamos que haja uma grande comemoração”, finaliza Homero Pavan Filho.


Jogos Abertos começam nesta quinta-feira em Jacarezinho

O município de Jacarezinho recebe a partir desta quinta-feira, 26, atletas de vinte cidades do Norte Pioneiro. A partir das 19h30 acontecerá a solenidade de abertura dos Jogos Abertos do Paraná – Fase Regional no Ginásio Cássio Arantes Pereira.
“Nossa cidade está mais que agradecida por ser escolhida a sede, pois o esporte ajuda na formação do cidadão e na saúde física. Estes jogos devem movimentar ainda a área comercial e hoteleira da cidade durante a realização das disputas”, comenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.
O diretor municipal de Esportes, José Franco, também ressalta que a cidade foi sede recentemente da Fase Regional dos Jogos Escolares. “Estamos voltando a receber a região nestas competições. O custeio é todo do Governo do Estado e iremos ceder o espaço físico”, ressalta José Franco.

As equipes estão disputando no Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira, Estádio Municipal Pedro Vilela, Quadra Poliesportiva do 2º Batalhão e quadra do Centro de Ciências da Saúde partidas de futsal, futebol, voleibol, basquetebol e handebol.

Encontro de Carros Antigos reúne 160 expositores em Ribeirão Claro

O 3º Encontro de Carros Antigos contou com a participação de aproximadamente 160 expositores, vindos de várias cidades do Paraná e São Paulo. O evento foi aberto oficialmente no sábado (21), às 21h com o show da Banda Matatá, no palco montado na rua Doutor João Pessoa. No domingo (22), a exposição começou a partir das 8h, ao redor da praça da Rui Barbosa. O evento foi organizado pelo Departamento de Cultura, em parceria com o Departamento de Turismo.
O destaque ficou por conta de veículos raros da década de 30 e 40, além de bicicletas, motos, opalas, fuscas, chevetes e camionetes, que atraem uma legião de fãs. Uma das surpresas do evento foi um fusca usado pelo delegado de Polícia Civil, trazido por um clube de Avaré – SP, conhecida como “a Corinthiana”. O evento proporcionou a compra e venda de miniaturas de carros antigos, outra atividade que movimenta muitos aficionados.
Por volta das 12h, foi servido um almoço na Sede Mariana para todos os participantes, oferecido pelos organizadores do evento. Durante todo o dia, foram feitos shows musicais com nomes como Antônio Altvater e Banda Vintage. Todos os participantes receberam um troféu.
De acordo com a secretária de Turismo, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, o encontro foi uma ótima oportunidade para divulgar o município. “Passamos um vídeo institucional antes do almoço e da entrega dos troféus”, contou. “Os expositores ficaram deslumbrados com os atrativos da nossa cidade, foi incrível ver a reação dos expositores enquanto viam os pontos turísticos de nossa cidade”, completou. “Agradeço ao Departamento de Cultura pelo convite e aos funcionários da secretaria de Turismo pela dedicação”, declarou.
Marcos Andrade, integrante do clube de carros antigos de Avaré – SP, se impressionou com a cidade e a organização do evento. “A cidade é muito bonita e o evento foi muito bem organizado, nota 10”, avaliou Marcos Andrade. “Estão todos de parabéns, estamos enviando fotos para os que não puderam vir”, revelou.
Segundo o diretor do Departamento de Cultura, Anselmo Oliveira, o evento teve dois objetivos. “Do cunho cultural, a ideia é aproximar o jovem que vive numa cultura contemporânea a modelos de veículos que marcaram história e matar saudade no caso de quem teve a oportunidade de conhecer esses veículos”, explicou.
Para ele, o sucesso do evento pode ser avaliado pela quantidade de famílias que compareceram ao Encontro de Carros Antigos. “Era bonito ver a reação das crianças ao se depararem com os veículos”, afirmou. “O evento foi realizado na área central da cidade para facilitar o acesso e mostrar o município para os expositores, atraindo a atenção de centenas de pessoas que prestigiaram a exposição junto com seus familiares”, concluiu.


FONTE: Diógenes Gonçalves

Oficial da Esquadrilha da fumaça realiza palestra para policiais militares

 
Policiais militares do 2º Batalhão tiveram nesta 3ª feira (24), uma palestra ministrada por um oficial da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, tendo como foco temático o trabalho em equipe e as atividades desenvolvidas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O evento aconteceu no auditório da FAFIJA, em Jacarezinho.
Em suas explanações, o Capitão Garcia falou sobre grupo e equipe, e seus respectivos conceitos e objetivos. Enfatizou que enquanto o grupo busca apenas seus objetivos comuns sem qualquer comprometimento ou vínculo, a equipe visa também compartilhar as metas, estratégias, sentimentos e experiências.
A denominação trabalho em equipe surgiu após a Primeira Guerra Mundial, e é um método muitas vezes usado no âmbito militar como um sistema para o desempenho da missão, e possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novos métodos. 
O comandante do 2º BPM, Ten.-Cel. Antônio Carlos de Morais, enfatizou a importância do evento para a vida e carreira do policial militar, principalmente a busca incessante dos requisitos que leva o policial militar a realizar suas atividades sob uma perspectiva ampla e contextualizada, a fim de desempenhar com maior profissionalismo sua missão. “Para nós do 2º BPM, esta palestra foi de grande importância, tendo em vista que nossos policiais, assim como os pilotos da Esquadrilha da Fumaça, no desempenho da atividade operacional também são responsáveis pelas vidas de seus companheiros, sendo que a busca da excelência e precisão das ações desencadeadas são nossas metas constantes”, comentou.
Histórico do EDA
A  Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de Esquadrilha da Fumaça. A primeira escrita foi a sigla FAB, nos céus da praia de Copacabana.
Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios. Diante do elevado número de pedidos de demonstração, dava-se, então, o início da função de Relações Públicas da Esquadrilha, aumentando cada vez mais o número de cidades que passavam a conhecer a FAB por seu intermédio. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada na Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira, única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969.
Alguns anos mais tarde, já na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, o seu Comandante incentivou a reativação da Fumaça. Após selecionar alguns instrutores, que passaram a treinar com os T-25 Universal que equipavam o Esquadrão de Instrução Aérea, colocou no ar o Cometa Branco, o qual incorporou os procedimentos de segurança e a doutrina da antiga Fumaça.
A 10 de julho de 1980, aconteceu a primeira demonstração daquele grupo de instrutores, durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes que, naquele ano, haviam ingressado na AFA. Após 55 demonstrações, os "Tangões" passaram a incorporar a famosa fumaça e, em 21 de outubro de 1982,  era criado o  Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que, gentilmente, o público não deixou de chamar de Esquadrilha da Fumaça.
Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano da Embraer, aeronave utilizada até Março de 2013.Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência.

Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.

Casas sorteadas em praça publica ano passado já estão em construção.

A Prefeitura Municipal de Ibaiti deu início à obra de construção de 127 casas populares, no Residencial Mãe Rainha. A obra é uma parceria do Executivo Municipal, com o governo federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, Imóvel na Planta, Cohapar e Caixa Econômica Federal.  Esses imóveis foram sorteadas em praça publica no ano passado, cujo os contemplados passaram pela analice de crédito da caixa economica federal, os aprovados ja podem se considera proprietários.
As 127 casas fazem parte de um empreendimento maior, com 288 moradias, dividido em etapas. A construção está sob a responsabilidade da Cohapar e cada casa varia de 40 a 47 metros, de acordo com a renda, cada unidade terá, sala e cozinha conjugada, dois quartos e um  banheiro.
Segundo o prefeito Roberto Regazzo, o Betão, “uma de nossas prioridades é de reduzir o déficit habitacional de Ibaiti, para dar dignidade e qualidade de vida a população e para isso não mediremos esforços junto ao governo federal.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Roseli Aparecida de Oliveira, a entrega das moradias está prevista para o mês de maio de 2015.

FONTE: Pinheiro de Moura

Governo deposita primeira parcela das progressões e promoções acumuladas

Professores e funcionários da rede estadual de educação receberão, no dia 30 deste mês, a primeira das três parcelas do pagamento das progressões e promoções acumuladas. As outras parcelas serão depositadas em agosto e novembro. 
O pagamento seguirá calendário estabelecido pela Secretaria de Estado da Administração. Nessa primeira parcela será priorizado o pagamento dos acumulados nas folhas de abril, agosto e outubro de 2013. 

Em agosto entrarão os pagamentos das folhas de maio, junho, julho, setembro, novembro e dezembro de 2013. Na última parcela serão pagos os valores referentes ao décimo terceiro salário de 2013, janeiro e fevereiro de 2014. 
O pagamento em três vezes das promoções e progressões atrasadas faz parte do acordo do governo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. Elas beneficiam professores e funcionários concursados que fizeram cursos de capacitação entre 2013 e fevereiro de 2014, pontuando para o avanço na carreira e melhoria salarial. Desde março, os servidores da Educação recebem regularmente o benefício. “Vamos zerar todos os compromissos assumidos com a Educação e deixar a situação bem diferente da que encontramos no início da gestão”, declarou o governador Beto Richa. 
Nesta primeira etapa será contemplado o maior número de pessoas. “São 50 mil servidores com direito a algum valor, mas as parcelas não serão em partes iguais, pois leva-se em conta férias, adicionais, 13° salário, Imposto de Renda e outras situações”, disse a chefe de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, Graziele Andriola. 
Um professor que teve direito a progressão em outubro de 2013 e passou a receber o benefício regularmente a partir de março de 2014 receberá, nesta primeira parcela, o valor do mês de outubro de 2013. O restante do acumulado será distribuído nas parcelas de agosto e novembro.
HISTÓRICO - Uma das primeiras medidas da atual gestão, em 2011, foi colocar em dia o pagamento de todas as promoções e progressões dos profissionais da educação do Paraná que estavam atrasadas desde 2009.

FONTE: Agência Estadual de Notícias

PDT homologa candidatura de Paulo Leonar

A convenção realizada no último sábado (21) em Curitiba traçou o destino do PDT na campanha eleitoral deste ano. O partido decidiu por apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo e abriu mão da indicação do vice na chapa, optando por lançar um candidato a senador, que a princípio cogita-se o nome do vereador curitibano Jorge Bernardi
Na convenção também foram homologadas as candidaturas de Márcio Pauliki, que disputará as eleições como candidato a deputado estadual, e Paulo Leonar, que disputará como candidato a deputado federal.
Leonar disse que está ciente dos desafios que terá pela frente. “Tenho plena convicção de que não transformaremos a nossa região ‘da noite para o dia’, mas uma grande caminhada começa com um simples passo”, frisou.
Paulo Leonar afirmou que a região precisa de um representante legítimo e reforçou durante a convenção a importância da participação do jovem na política. “Precisamos ter representantes legítimos e comprometidos com nossa região. Agradeço ao apoio do Marcio Pauliki e do Osmar Dias e recebo com muita determinação a imensa tarefa de ajudar a construir um Novo Norte Pioneiro. Esse é um momento em que a juventude deve mostrar sua força ajudando a mudar essa história”, comentou.
O apoio do partido, segundo ele, é fundamental para um trabalho sólido na região. “Agradeço também ao presidente estadual do PDT e a todos os convencionais que aprovaram por unanimidade a minha candidatura”, reforçou.
Entre as figuras de destaque do PDT, Paulo Leonar destaca seu amigo Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, que se tornou um dos motivadores do seu trabalho no Norte Pioneiro. “O Gustavo Fruet tem me dado muito apoio e conselhos valiosos. Ele vem de uma família tradicional na política paranaense, mas seu estilo de gestão é totalmente moderno e focado em resultados. Não só eu, mas todos os jovens políticos têm muito a aprender com ele”, concluiu o pedetista.
Reestruturação
Paulo Leonar está seguindo um caminho traçado já há algum tempo pelo ex-senador Osmar Dias – um dos nomes mais importantes do partido no país – que tem como objetivo a reestruturação do PDT na região.  "Eu convidei o Paulo Leonar para ajudar a reestruturar o PDT no Norte Pioneiro porque já sabia do seu trabalho sério em Wenceslau Braz tanto no Banco do Brasil quanto na busca por uma nova forma de se fazer política. Apesar de nunca ter detido mandato político, esse jovem vem surpreendendo o meio político paranaense a cada dia”, destacou Osmar Dias.

Dias disse também que apóia o projeto político de Paulo Leonar, que visa unicamente o crescimento e a valorização do Norte Pioneiro. “O Paulo pode contar com o meu apoio e o apoio do PDT do Paraná. Caminharemos juntos pelo Norte Pioneiro em busca do desenvolvimento dessa região carente de representantes legítimos”, concluiu.

FONTE: Antônio Marques