O chefe e o monstro

Rogério Antônio Lopes

Realmente o poder é um dos piores monstros conhecidos pela humanidade, em “certas mãos” torna-se um teratóide vil e abjeto, capaz de acabar com sonhos, paz e até vidas.
Seu conceito é mais variável que os estados físicos da água, desde as “relações de poder” preconizadas por Foucault, passando pelas dimensões de Hanna Arendt, até Hobbes que vê no Estado a expressão máxima de poder, não importa, em nosso caso, poder é a condição do indivíduo que pode mandar em outro, que tem ascensão hierárquica ou “política” sobre o “infeliz”.
Poder tem uma relação direta com o conceito administrativo de chefe (ou qualquer outra nomenclatura politicamente mais agradável, cujo significado será sempre o mesmo) é nesse campo que se verifica com maior intensidade sua transformação de instrumento viabilizador da eficácia em monstro multiplicador da inoperância e da mais absoluta mediocridade administrativa.
Gestores limitados e pobres, vêem no poder e na possibilidade de sobrepujar o inferior, a condição perfeita para massagear seu ego (geralmente doente) e tornar-se “importante” dentro de “algum contexto”, para tanto, não medem “esforços” no sentido de dificultar e mesmo prejudicar a vida do inferior (máxime os mais competentes).
Providências simples e fáceis passam a ser penosas beirando as raias do impossível, uma simples férias torna-se algo quase que inatingível e no final, o magnânimo chefe, por sua incomparável bondade e benesse concede as férias do infeliz inferior, apenas 15 dias é claro, chefe que é chefe não pode ceder muito.
Algumas das piores avarezas do espírito humano afloram quando o poder vem, então os complexos de inferioridade, as mágoas, a inveja etc são potencializados nas atitudes arbitrárias e descompensadas com os inferiores, sim sempre com estes, porque com os superiores são sempre submissos e jamais explodem, ou seja, para esse pessoal a regra é dois pesos e quantas medidas forem necessárias.
O gestor descompensado que usa o poder sem critério, acaba sendo um entrave no desenvolvimento de qualquer organização, principalmente porque desmotiva a maioria dos colaboradores e agrada somente a três ou quatro que fazem parte da chamada “panelinha”, assim, a organização torna-se improdutiva e inoperante.
Esse tipo de gente se dá melhor nas estruturas estatais, porque como a coisa não é passível de falência, o ambiente é favorável à essa prática de expressão do poder, que ganha fôlego quando a “política diretiva” a estimula ou simplesmente a ignora.
Esse problema não tem solução, só irá piorar na medida em que o espírito humano for se empobrecendo no ritmo em que se anuncia.
O exercício do poder na seara administrativa é ferramenta e instrumento capaz de proporcionar ao gestor condições de executar suas tarefas com eficiência e eficácia, pontuando em cada colaborador uma “peça” fundamental no fazimento completo da atividade estatal respectiva, sabe-se que “peças” com defeito causam muitos problemas e definham a produtividade, se imagine então pessoas que não produzam de acordo com suas capacidades.
O poder mais que a capacidade (efêmera) de mandar, concretiza verdadeiro ato realizador da espécie humana, utilizá-lo com inteligência, bom senso e equilíbrio é conditio sine qua non no trilho de uma gestão competente e eficaz.
Na seara privada o seu mau uso leva à falência, no setor público à inoperância do respectivo contexto, porque se falisse Montesquieu teria de rever seu “espírito”.

Rogério Antônio Lopes é delegado da Polícia Civil

Melhorias na área da saúde são constantes

O candidato à reeleição em Andirá, Dr. Xavier, pela coligação “Andirá não pode Parar” destacou na última semana que o município vem tendo melhorias constantes na área da saúde pública.
O Centro de Saúde Dr. Ângelo Papa (Posto Central) e a Unidade de Saúde do Timburi atendem mensalmente 1.200 pessoas. Os dois locais foram reformados para melhor atender à comunidade. Entre as benfeitorias estão à troca de pisos, substituição de todas as luminárias, reforma do banheiro, pintura interna e externa, entre outros.
Distrito
O Distrito Nossa Senhora Aparecida também recebeu atenção no quesito saúde pública. Os moradores já contam com novas instalações do PSF e os atendimentos foram ampliados e realização de exames preventivos do câncer do colo de útero. Além de atendimento médico noturno para os trabalhadores rurais.
UBS Santa Helena
Uma obra em parceria com o Governo do Estado para atender a comunidade dessa região. Além do pré-natal que é realizado nesta unidade de forma humanizada, os usuários contam com nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga. Uma equipe multi-profissional para atender as todas as necessidade das pessoas que procuram atendimento. Esta unidade conta com uma equipe de PSF (médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários).

Dr. Sérgio continua visita aos bairros

Apesar da divulgação de duas pesquisas na última semana que seu nome aparece com mais de 70% da intenção de votos em Jacarezinho, os candidatos Dr. Sérgio, e José Carlos Molini pela coligação “Jacarezinho mais Forte” continuam suas visitas pelos bairros jacarezinhenses.
Nesta semana eles foram recebidos na Vila São Pedro onde conversaram com a população e demonstraram o plano de governo. “Chegamos à semana final e as palavras de apoio do povo continuam sendo gratificantes e animadoras durante toda a nossa campanha”, comenta Dr. Sérgio.  

Revelino aparece 17 pontos na frente em Joaquim Távora

Se a eleição fosse hoje, o atual prefeito de Joaquim Távora, Cláudio Revelino (PR) seria reeleito com 54,09% dos votos válidos. É o que aponta a pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Dataprévia. O levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo PR – 00340/2012 foi feito no dia 19 de setembro e ouviu 220 eleitores de vários bairros, inclusive na zona rural e centro da cidade. A margem de erro é de sete pontos para mais ou para menos.
No mesmo levantamento o candidato, ex-prefeito Willian Valter Ovçar (PSC) aparece na pesquisa com 36,82. Na pesquisa espontânea, a diferença de Revelino para Vatão sobe um ponto. O atual prefeito aparece com 50% da preferência do eleitor, enquanto que Vatão tem 32,82%.

Com informações Jornal Tribuna do Vale

Vila Claro recebe com carinho futuro prefeito

A Vila Claro demonstrou carinho ao candidato a prefeito Pedro Claro pela coligação “Dignidade tem pressa”. Ele visitou as casas e conversou com os moradores, onde foi lembrado sobre as melhorias que fez na cidade durante os 18 meses ficou à frente do Poder Executivo. “A mães tinham que se deslocar até outros bairros para levar seus filhos para a escola. Em minha gestão iniciei a construção da Escola Municipal instalada no bairro”, comenta Pedro Claro.




Começam obras para implantação de rede de esgoto

Os moradores de Guapirama já se acostumaram com as máquinas em frente de suas casas realizando o trabalho da implantação da rede de esgoto. Nesta semana o prefeito Eduí Gonçalves esteve visitando as obras e destacou a importância para a comunidade.
“Sempre lutamos para conseguir ligar as casas à rede de esgoto. É importante dar esta atenção básica que tanto necessita”, comenta Eduí Gonçalves. Durante a visita o prefeito pode acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos operários na colocação da manilha com a supervisão dos engenheiros responsáveis.
O objetivo das obras de implantação das redes de esgoto é coletar os esgotos produzidos nas residências e direcioná-los as Estações de Tratamento de Esgoto do município, para que os esgotos não sejam despejados nos córregos e rios, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos moradores e diminuindo os custos despendidos pelo município e o Estado com saúde pública em função de doenças causadas por água contaminada.

Instituição abre 11 cursos técnicos no próximo ano

Com o mundo cada vez mais corrido e muitas pessoas sem tempo para poder ficar várias horas numa sala de aula. O Centro Educacional do Norte do Paraná (CENOPAR), sendo o Pólo de Apoio Presencial FAEL foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) a iniciar no próximo ano 11 cursos on-line.
Os interessados em “Técnico em Informática”, “Técnico em Informática para Internet”, “Técnico em Manutenção e Suporte em Informática”, “Técnico em Segurança do Trabalho”, “Técnico em Administração”, “Técnico em Contabilidade”, “Técnico em Marketing”, “Técnico em Recursos Humanos”, “Técnico em Logística”, “Técnico em Secretaria Escolar” e “Técnico em Agente Comunitário de Saúde”.
Para o responsável da representação em Jacarezinho, Marcelo Mendonça, é uma grande oportunidade para as pessoas que querem entrar numa área técnica. “As aulas são ministradas pela internet, onde o aluno pode assistir na hora em que tiver mais disponibilidade. Ele precisa vir uma vez por mês até o pólo para acompanharmos como está o seu andamento dentro das disciplinas”, comenta Marcelo Mendonça. Os interessados podem entrar em contato com a instituição na Rua Padre Mello, 155, no centro de Jacarezinho ou pelo telefone (43) 3525-6176.

Encerrada mais uma turma do Empreendedor Rural

O Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (SINDIRURAL) em parceria com o SENAR/PR e Emater, finalizou mais uma turma do Programa Empreendedor Rural, que reuniu semanalmente 25 participantes, entre produtores rurais e técnicos da Emater, durante 17 encontros, para dividir experiências, debater ideias, solucionar dúvidas e aprimorar a capacidade empreendedora de cada um. O objetivo do programa foi desenvolver o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio ampliando sua capacidade influenciadora nas transformações do setor e da sociedade.
Segundo o médico veterinário e instrutor do Senar, Cristiano Leite Ribeiro, a missão do PER foi concluída. "O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade e este é o desejo de todo produtor rural: sair do marasmo e alavancar para o progresso. Acredito que tivemos êxito em nossa finalidade de construir um novo olhar, mais crítico e mais preocupado com o que o produtor tem a oferecer", concluiu Cristiano.
Como conclusão das atividades, divididos em grupos, os participantes elaboraram um plano de negócios relevante e cabível de aplicação na prática. Deisy tomou como tema de seu projeto a agregação de valor a produção primária em termos de embalagens, estética e visualização final do produto, consequentemente, incentivando a sucessão familiar, partindo do princípio de que hoje os jovens têm uma visão mais ampla e moderna do trabalho no campo, mas muitos não continuam na vida agropecuária.

UENP firma parceria com a USP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferecerá a partir de outubro deste ano, o Workshop “Como Medir Rentabilidade em Pecuária de Corte”. O curso à distância será realizado pela PECEGE ESALQ/USP com aulas semipresenciais, transmitidas em tempo real, via satélite, no Anfiteatro do Jardim Botânico, campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes. As aulas serão ministradas às segundas-feiras, das 19h30 às 22h30, em seis encontros.
Com linguagem do curso direcionada a profissionais com ou sem experiência em sistemas de custos, o programa tem o intuito de habilitar profissionais para a apuração correta de custos e para a aferição de resultados de desempenho econômico em pecuária de corte.

Xavier é recebido com carinho nas casas populares

O candidato da coligação “Andirá não pode parar”, Dr. Xavier, foi recebido na noite desta quinta-feira, 27, nas “Casas Populares”. Mesmo com frio, as pessoas puderam acompanhar os projetos para que o município continue o progresso. O evento da última noite contou com a participação do vice-prefeito de Marialva, Evandro Araújo, que vem acompanhando o crescimento de Andirá pelos meios de comunicações.
“Estamos trabalhando em vários setores para que a cidade não pare. Assinamos com órgãos federais e estaduais para construção de casas populares, construção de escolas municipais e vários outros pontos que afetam diretamente a vida da população andiraense”, comenta Dr. Xavier.

Mais de 150 pessoas participam de reunião na Platina

Apesar do vento frio, mais de 150 pessoas se reuniram no povoado da Platina na noite desta quarta-feira, 26, para escutar as propostas do candidato a prefeito de Santo Antônio da Platina pela coligação “Dignidade tem pressa”, Pedro Claro. A reunião também contou com o deputado federal Abelardo Lupion (DEM).
Na oportunidade eles destacaram os projetos para o município e também especificamente para o povoado da Platina. “Temos que construir uma escola municipal, melhorar o posto de saúde para poder atender toda a comunidade, além do quesito segurança”, comenta Abelardo Lupion.
Para Pedro Claro são pontos importantes abordados que precisam ser visto desde o primeiro dia de governo. “O povoado da Platina fica a seis quilômetros da cidade. Precisamos dar a atenção que o local não teve nos últimos anos”, enfatiza o candidato.




DICA DE SAÚDE – Prazer de comer

Toda vez que comemos açúcar, nosso corpo secreta hormônios que estimulam o crescimento das células. Esse processo é importante nas crianças, que precisam ficar mais altas, mas é prejudicial depois da fase de crescimento. “Nos adultos, as únicas coisas que crescem são gordura e câncer”, diz Servan-Schreiber. Segundo dados da American Heart Association, entidade americana de combate às doenças cardiovasculares, um índice de massa corporal acima de 30 (para saber o seu, divida seu peso por sua altura, em metros, ao quadrado) reduz a expectativa de vida em cerca de sete e seis anos, respectivamente para mulheres e homens não fumantes na faixa dos 40 anos. A obesidade parece estar relacionada a um aumento do risco de demência na terceira idade. Segundo uma pesquisa divulgada em janeiro pela Universidade Colúmbia, em Nova York, o acúmulo de gordura na cintura em adultos jovens amplia o risco de desenvolver Alzheimer na velhice.
Nos Estados Unidos, país com 32% de adultos obesos, a expectativa de vida é de 78 anos e a taxa de incidência de câncer é de 357 casos a cada 100 mil habitantes, segundo a International Agency for Research on Cancer. No Japão, 3% dos adultos são obesos, a expectativa de vida é de 82 anos e a incidência de câncer é de 214 por 100 mil. É claro que a alimentação não é o único fator para a obesidade – o sedentarismo também tem sua contribuição –, mas a comparação entre Japão e Estados Unidos, dois países ricos e com recursos médicos avançados, serve de alerta para o Brasil. Por aqui, a obesidade já afeta 11% da população adulta, 18% dos meninos e 15,5% das meninas. Como reduzir esses índices? “A tendência é que a medicina preventiva cresça cada vez mais”, afirma o médico Heno Lopes, da Unidade Clínica de Hipertensão do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo e autor do livro Dieta do coração (editora Abril). Mudar hábitos alimentares não só reduziria os custos com o tratamento de doenças, mas melhoraria a qualidade de vida das pessoas.

Enquete aponta Xavier com 60% dos votos

O site de notícias de Santo Antônio da Platina NPdiario realizou nesta semana uma enquete sobre a preferência dos eleitores para a prefeitura de Andirá. O candidato Dr. Xavier (PTB) ficou com 60% (860 votos) dos votos e com 40% (579 votos) aparece a candidata do PSDB, Ione Abib.
Não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Santuário São Miguel Arcanjo será inaugurado neste sábado

Assim que o motorista passa pela rodovia às margens do município de Bandeirantes é possível constatar a beleza do Santuário São Miguel Arcanjo. A primeira impressão é pelo tamanho, pois o local terá capacidade para mais de 3 mil fiéis na parte interna. O Santuário será inaugurado neste sábado, 29, mas haverá missa um dia antes no local.
O local tem o formato de cruz e é pintado do lado de fora com um azul em tom forte. Quase em frente, foi construído um prédio com 15 metros de altura, onde ficam os sanitários, alojamentos para convidados e a residência do padre. No topo do prédio será colocada uma imagem de São Miguel Arcanjo, com mais de 15 metros, o que vai permitir que o local seja observado de vários pontos da região.

PROGRAMAÇÃO:

28 de setembro
20 horas: Santa Missa com Padre Eduardo Dougherty da TV Século 21
29 de setembro
15 horas: Benção da maior imagem de São Miguel Arcanjo do mundo, com o Bispo Dom Antônio Braz Benevente
16h30: Show com a cantora Vera Lucia de Andirá
18h: Santa Missa com a instalação e dedicação do Santuário São Miguel Arcanjo
Após a missa Show com Dago Soares
 

Habitação é um ponto sério a ser tratado

O município de Santo Antônio da Platina possui um déficit habitacional de 700 moradias. O candidato a prefeito pela coligação “Dignidade tem pressa”, Pedro Claro, destacou na última semana que é preciso uma atenção e parcerias para a construção de unidades habitacionais.
“Temos dificuldades pela frente. Sabemos que hoje a prefeitura não possui terrenos adequados e que sigam todas as normas para participarem dos programas federais para construção de unidades habitacionais. Primeiramente temos que adquirir urgentemente novos terrenos para podermos ser incluídos neste programas”, explica Pedro Claro.
Para o candidato com estas ações o problema de famílias que se encontram sem condições de ter uma casa e vivem em situação de risco pode ser solucionada. “Estaremos trabalhando para melhorar a qualidade de vida destes platinenses”, finaliza Pedro Claro.

Reunião de profissionais da Educação em Jaboti

Professores, pedagogos, representantes da APMF, diretores e coordenação do Colégio Estadual Julia Wanderley de Jaboti se reuniram para tratar assuntos referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Avaliação.
A professora Hilda Moraes do Paraizo destacou sobre o compromisso que os profissionais da educação devem ter com o enfretamento à evasão escolas. “É dever do estado, escola e da família garantir a Educação Básica para todos”, enfatiza.
A professora também explicou que os municípios de Pinhalão, Japira, Guapirama e Jaboti têm evoluído. Na sequência, os professores foram divididos em grupos, conforme suas disciplinas de atuação, para discutir com os Técnicos Disciplinares do NRE assuntos referentes à Avaliação.

“Uma missão cumprida no Poder Público”

“Eu posso dizer que deixei a Assistência Social do município com a missão cumprida”, assim resume Professor Aguinaldo do Carmo, candidato a vereador em Santo Antônio da Platina pela coligação “Ação e União por Santo Antônio da Platina”.
“Realizei vários projetos na Assistência Social em prol da comunidade mais carente”, comenta Aguinaldo. Em recente conversa com a empresa Wendy Comunicações ele lembrou sofre as atuações naquele local.
Professor Aguinaldo lembra que foram melhorados os projetos já desenvolvidos, além de melhorar a orientação e comunicação com todas as entidades de nosso município. “Foi um orgulho participar de um governo correto, honesto e que não se curva a interesses pessoais”, complementa.
Entre os projetos lembrados pelo ex-secretário da Assistência Social estão: “Construindo Sonhos” que era de geração de emprego e renda. “Também fizemos projetos da informática na melhor idade, criança cidadã, brinquedoteca, CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) e também implantamos no município o CREAS (Centro Regional Especializado de Assistência Social). Além disto, é mais de 2.500 pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família”, ressalta.

Município pode receber pista oficial de atletismo

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, destacou que o Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Jacarezinho poderá ter uma pista de atletismo oficial. A informação foi debatida em recente reunião das Instituições de Ensino Superior (IEES) do Paraná.
“Estamos trabalhando para conquistar uma pista de atletismo oficial emborrachada idêntica àquelas que se disputam provas internacionais de atletismo. Caso se concretize, os adeptos da modalidade terão ganhos fantásticos”, comenta.
O professor ainda salienta que outros trabalhos têm sido feitos para fomentar o esporte dentro da UENP. “Vamos elaborar um projeto e propor ao Ministério dos Esportes para que nossos alunos, dos três campi, sejam atendidos com atividades esportivas, algo que era compromisso que assumimos com os alunos e que estamos tentando viabilizar”.

Cores e temas embalam comício de Xavier em Andirá

A cada comício da coligação “Andirá não pode Parar” é uma surpresa positiva. A presença do público para ouvir as propostas dos candidatos Dr. Xavier e Saulo Ramos para o município continuar crescendo vem atraindo pessoas a cada evento.
“Não sou homem de promessa e sim de projetos”, esta é a frase marcante de Dr. Xavier. Ele destacou que o município vem crescendo diariamente e que a cidade tem obras realizadas nesta administração por todos os bairros. A coligação é formada por PTB/PT/DEM/PV/PHS/PTC/PSC e PTdoB.
Durante a campanha eleitoral já destacaram seu apoio a Dr. Xavier os deputados federais André Vargas, Abelardo Lupion e Alex Canziani, os deputados estaduais Rasca Rodrigues e Pedro Lupion, além da Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann.

Conversa com funcionários da YAZAKI

O candidato a prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro, pela coligação “Dignidade tem pressa” esteve nesta semana na troca de turno dos funcionários da Yazaki. Ele conversou com os trabalhadores, escutou as reclamações de cada bairro e destacou que é preciso mais atenção na área de empregos. “Precisamos fazer uma política para atrair novas empresas para Santo Antônio da Platina e consequentemente gerarem novos postos de trabalho. Estamos conversando com a população e iremos em busca disto a partir do próximo ano”, enfatiza Pedro Claro.

Primeiro cerco de Jericó em Santo Antônio

A Paróquia de Santo Antônio da Platina promove o primeiro Cerco de Jericó. O evento que começou nesta segunda-feira, 24, acontecerá até o domingo, 30. Serão 144 horas ininterruptas de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, tendo como principal intenção a unidade dos movimentos pastorais.
A iniciativa consiste na oração incessante de Rosários, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto. Com fundamentação bíblica no livro de Josué capítulo 6 onde relata que depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza inviolável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram.

Entrega de casas rurais

A prefeita de Santo Antônio da Platina, Maria Ana Pombo, entregou na tarde desta segunda-feira, 24, casas do Programa Federal Minha Casa Minha Vida Rural. A prefeita estava emocionada em poder ter oferecido estas novas moradias e por ter visto a alegria das famílias beneficiadas com o programa. E durante o evento, anunciou que o município foi contemplado com 15 casas da Coahapar pelo programa Morar Bem.
A beneficiária Maria Rosa de Camargo Oliveira estava exuberante com sua nova casa, que fez questão de mostrar à prefeita Maria Ana o seu sonho realizado. Maria Rosa e marido, Izaquias de Oliveira foram os anfitriões. Após a cerimônia foram realizados sorteios de brindes, ofertados pelas empresas: Madeireira Ramos, Bordignon Construcasa, Pernambucanas, Móveis Adelino, Vidraçaria Merlim, Samp Fiat, entre outras. E para comemorar, as famílias prepararam uma festa, com salgados, tortas, bolos e doces.
Foram beneficiados os bairros rurais: Ribeirão Bonito (Glória, São João, De Cima e De Baixo), Raposo Tavares, Albanos, Taquaralzinho, São Joaquim de Baixo, Agua Branca, Agua da Areia, Gabiroba, Fazenda Jacutinga, Barra Mansa I, Monte Real e Conselheiro Zacarias.

FONTE: ASSESSORIA

Maurício leva população à rua em Ribeirão Claro

O candidato da Coligação Ribeirão Claro no Caminho Certo, Geraldo Maurício Araújo (PV), reuniu duas mil pessoas na última quinta-feira (20), em reunião realizada em frente ao seu comitê. O objetivo da reunião foi divulgar informações contidas no plano de governo do candidato para os próximos quatro anos. O deputado federal Abelardo Lupion (DEM) e o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) marcaram presença no evento e anunciaram a pavimentação com pedra irregular da estrada entre os bairros rurais Água da Mula, Abreus e Três Corações. Os parlamentares também se comprometeram em liberar recursos para a construção de mais 200 casas populares no perímetro urbano, 50 moradias na zona rural e projetos de tanque-rede na represa Xavantes.
O encontro aconteceu na sede do comitê a partir das 20h. O evento é parte da programação traçada pelo candidato, que inclui reuniões com diversos segmentos da comunidade e moradores da zona rural. O grande número de pessoas reflete os últimos resultados registrados nas enquetes realizadas no perímetro urbano e zona rural de Ribeirão Claro. No encontro foram apresentados dados sobre programas, projetos, investimentos e melhorias alcançadas pela administração Maurício e Jovadir.
Para o deputado estadual Pedro Lupion, a continuidade do desenvolvimento alcançado por Ribeirão Claro depende da permanência de Maurício como prefeito. “O melhor projeto para o município é manter o Maurício como nosso prefeito”, disse. “É um homem extremamente bem-sucedido que gera empregos e abre mão de negócios pessoais para administrar a prefeitura com honestidade e competência”, completou.
De acordo com o deputado federal Abelardo Lupion, Maurício pertence a um grupo pequeno de políticos interessados em promover uma administração pública eficiente. “Apenas 10% dos prefeitos são bem intencionados, sabem o que fazem e tem capacidade – o Maurício é um deles”, garantiu. “Ele só quer uma coisa: deixar gravado o nome dele na história desse município”, continuou. Para o parlamentar, um dos maiores feitos da atual administração foi ter restaurado um ambiente de paz, sem perseguições políticas. “Perseguir pessoas não é política, é covardia e não é isso que nós queremos para Ribeirão Claro”, frisou.
Segundo Maurício, nos últimos três anos e oito meses, a atual administração procurou fazer o melhor por Ribeirão Claro. “A cidade e a zona rural nunca foram tão bem atendidos como agora”, declarou. “Fizemos muito pelo município e queremos continuar a transformação de Ribeirão Claro para prepara-la para o futuro”, finalizou.

FONTE: ASSESSORIA

Definido detalhes para InterUenp 2012

Está confirmado para os dias 19, 20 e 21 de outubro o segundo jogos universitários da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que, neste ano, será realizado em Bandeirantes. Cerca de 400 acadêmicos são esperados para esta edição que contará com a disputa das modalidades de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, natação, xadrez, futebol de campo, atletismo e futebol society feminino.  As competições serão realizadas no campus Luiz Meneghel, colégios da cidade e no Ginásio “Chinelão”, onde, a partir das 20h de sexta-feira, 19, acontecerá a abertura oficial com a participação das delegações dos três campi da Universidade. As inscrições para a participação nos Jogos vão até o dia 28 de Setembro, e os acadêmicos interessados em competir devem procurar as representações de seus cursos.
A reunião realizada pelos organizadores do evento na quinta-feira, 19, definiu ainda que cada atleta poderá participar de uma modalidade coletiva e uma individual e que a todos os atletas inscritos dos campi de Jacarezinho e Cornélio Procópio serão garantidos transporte e alojamento no campus Luiz Meneghel, exceto à delegação de Bandeirantes. Os atletas terão direito ainda a refeições durante os dias de competição.
A UENP disponibilizará alojamento, transporte e alimentação para os atletas no CLM.  Para os torcedor, o alojamento, desde que este se inscreva para garantir vaga que será reservada para a sua torcida/campus. Após a cerimônia de abertura dos Jogos, será realizado o “InterUenp Alternativo”, evento com bar, música ao vivo, promovido pela equipe “Trem da Alegria”, composta por estudantes da UENP de Bandeirantes. No dia 5 de outubro, será realizado um congresso técnico por meio do qual serão definidos o regulamento oficial dos jogos e outras disposições gerais.

Atividades esportivas serão realizadas no dia nacional do surdo

A Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI) realiza nesta quarta-feira, 26, as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Surdo. A data foi criada devido à fundação da primeira escola de surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Segundo a diretora da Associação, Tereza de Oliveira Fonseca, 27 surdos atendidos pela entidade irão participar de uma competição de atletismo na antiga Faculdade Estadual de Educação Física (Faefija), hoje, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). “Nosso objetivo é promover um encontro entre os surdos, de forma com que eles possam conversar, e se confraternizar. A integração também é importante de forma que estaremos dividindo nossas conquistas e realizações”, comentou Tereza. A diretora reforça que caso esteja chovendo, o evento poderá ser adiado. Hoje a Ajadavi atende a 62 pessoas, entre deficientes visuais e auditivos.

FOTO: Alfredo Jorge

Visita à cadeia de Jacarezinho

O Conselho da Comunidade de Jacarezinho, em visita à cadeia do município, confirmou dados de uma realidade carcerária subumana. A situação de superlotação e a falta de efetivo policial para o trabalho com os presos agravam a situação. Durante a visita, salientou-se a necessidade da criação de um Sistema Prisional Misto que atenda unicamente às cidades da região, para que se garanta a segurança da população, transferindo os presos provisórios e condenados para o presídio. A visita serviu também para que o Conselho se apresentasse ao delegado de polícia chefe, doutor Sérgio Luiz Barroso.  
Um dos pontos mais críticos levantados pelos Conselheiros, após os argumentos do delegado Barroso, foi a falta de efetivo policial que vem acarretando diversos problemas no trabalho com os presos. O presidente do Conselho, o advogado Alécio Colione Junior, lembra, entretanto, que “A responsabilidade de cuidar e lidar com os detentos não é da Polícia Civil, a qual não é treinada para isso, mas para investigação de crimes. Com a grande quantidade de presos, cerca de 100, e o ínfimo de policiais cívis, fica complicada a situação de investigação e também da segurança”.
Durante a visita, também realizada pelo vice-presidente do Conselho, professor doutor Rinaldo Bernardelli Junior e pelo conselheiro fiscal Wagner Hertz Merege, foi levantada a possibilidade de inserção de estudos aos detentos. O Conselho, afirma Alécio, tão logo seja efetivo, buscará convênios estudantis, bem como de cursos de formação profissional, para reinserir os egressos, ou os presos em regime semiaberto e aberto, ao mercado de trabalho.

Trabalhando em busca de uma clínica de reabilitação

Instalação de uma clínica de reabilitação em Andirá. Esta é a meta de trabalho do candidato a vereador Wendel Cardoso (PV) pela coligação “Continua Andirá”. Como cidadão andiraense ele trabalha há 15 anos como pregador e missionário católico auxiliando diversos jovens e famílias com o problema das drogas.
“Entre as minhas propostas estão às famílias de Andirá de um modo pessoal e particular para os Jovens e Adolescentes. Analisando o triste histórico crescente de roubos, latrocínios (que é o roubo seguido de morte) fato que não é somente em Andirá, mas em todo o Brasil. Após investigações, muitas vezes estão ligadas com o uso de drogas lícitas ou ilícitas”, comenta Wendel Cardoso.

Furar o pedágio se tornou prática “normal”

Na última semana a equipe da TV TEM, filiada a Rede Globo no Estado de São Paulo, mostrou uma reportagem de motoristas que trafegam na contra-mão para não pagar a tarifa de R$ 11,80 na divisa entre Jacarezinho (PR) e Ourinhos (SP).
A notícia ganhou repercussão nacional após ser apresentada no Jornal “Bom Dia Brasil”. O motorista de um carro passa na frente da placa de contramão. Mas assim que o movimento diminui, ele invade a contramão. Ele acelera e segue em frente para não falar com a equipe de reportagem. Durante a noite, mais flagrantes. Até uma carreta cruza o trecho na pista contrária. Só neste ano a Polícia Rodoviária Federal autuou 1.076 motoristas no trecho.
A empresa Wendy Comunicações já alertou de outra manobra que os motoristas praticam para fugir do pagamento. Encostam no veículo que está à frente na praça. Quando ele acelera, o carro vai junto e passa na cancela, antes dela descer. Esta prática vista com freqüência na praça de pedágio de Jataizinho.
“Ele está cometendo uma infração gravíssima, a multa é de R$ 191 e sete pontos na carteira. Não existe justificativa para esse tipo de atitude do motorista, para evitar o pedágio ele coloca sua própria vida em risco. E a vida de outros usuários da pista”, diz Vagner Stochi, da Polícia Rodoviária Federal.

Uma aventura chamada: TRILHA

Amigos de trilheiros de Jacarezinho se uniram no último final de semana para participaram de uma trilha em Piraju (SP). No município se encontraram com trilheiros de toda a região Ourinhos, Santo Antônio da Platina, Marília, Pederneiras, São Paulo, entre outros, totalizando aproximadamente 200 veículos off road.
Segundo Lucas Orlandini as trilhas foram bem organizadas. “Nos pontos de lama a dificuldade era grande, onde poucos Jeeps conseguiram atravessar sem ajuda dos companheiros. Queremos agradecer aos amigos de Pirajú”, comenta.