Ibope sinaliza segundo turno no Paraná

A 10 dias das eleições de 7 outubro, a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27, também sinaliza um provável segundo turno com o crescimento na intenção de votos das candidaturas de Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB), Dr Rosinha (PT) e Ogier Buchi (PSL).

No levantamento, o candidato Ratinho Junior (PSD) lidera com 44%, seguido de Cida (17%), João Arruda (10%), Dr Rosinha (6%), Ogier Buchi (2%), Professor Piva (Psol), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Jorge Bernardi (Rede) e  Priscila Ebara (PCO) - todos com 1% cada. Geonísio Marinho (PRTB) não pontuou. Brancos e nulos somam 9% e não sabem, 4%.

Os adversários de Ratinho Junior somam 39% e a diferença é de 5%. Como a margem de erro de erro é de 3%, Ratinho Junior e seus adversários estão empatados tecnicamente. O candidato pode oscilar para 41% e seus adversários, para 42%.

A pesquisa foi encomendada pela RPC. É o terceiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

A eleição pode ainda ser considerada em aberta já que na pesquisa espontânea. Nada menos que 42% afirmaram que não sabem em quem votar no dia 7 de outubro. Nesta modalidade, em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, o resultado foi o seguinte no levantamento feito entre 24 e 26 de setembro: Ratinho Junior (25%), Cida Borghetti (8%), João Arruda (4%), Doutor Rosinha (3%), Ogier Buchi (1%), brancos/nulos (14%).

Rejeição - O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre 24 e 26 de setembro: Doutor Rosinha (24%), Cida Borghetti (20%), Ratinho Junior (14%), João Arruda (12%), Professor Piva (9%), Priscila Ebara (9%), Geonísio Marinho (6%), Ogier Buchi (6%), Jorge Bernardi (6%), Professor Ivan Bernardo (5%), Poderia votar em todos (8%) e não sabe (29%).

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores entre os 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de 3% e o grau de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números - no TRE: PR‐07128/2018 e no TSE: BR‐03369/2018.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???