Comunidade e Prefeitura de Ibaiti iniciam projeto “Vida e Esperança”



Representantes de diversos segmentos da sociedade estão se unindo em prol das crianças e adolescentes de Ibaiti. Após reuniões, pode-se perceber um aumento precoce no consumo de drogas, álcool, do ciclo de violência, além da sexualidade. Logo, tiveram a iniciativa de implantar um projeto e buscar possíveis soluções aplicáveis.
De acordo com Marinice Dimas Costa, presidente do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Projeto Vida e Esperança será realizado na rede escolar de atendimento municipal, estadual e particular do município, para crianças de 4 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, com finalidade de integrar, organizar e coordenar ações preventivas com crianças e adolescentes e seus familiares com medidas relacionadas a prevenção e combate às drogas, uso do álcool, atos infracionais, gravidez precoce e DSTs, Violência, entre outros. “Nossa proposta é de estabelecer um vínculo de confiança, ajudando-os no amadurecimento, na valorização como ser humano, através de um trabalho de educação preventiva, através de palestras e atividades recreativas, esportivas e artesanais aos participantes e seus familiares. Um trabalho para trazer esperança e expectativas novas”, explicou.
Na última semana, alguns dos envolvidos no projeto estiveram no gabinete do prefeito Beto Regazzo, que aprovou e se colocou totalmente a disposição para a execução do mesmo. “Esse projeto é excelente, pois vem de encontro com as necessidades de nossas famílias. Todo o respaldo possível será disponibilizado”, disse.
PROJETO - O projeto deve ter início oficialmente no mês de outubro, porém, a pedido da diretoria da escola Dom Pedro I, do Distrito da Amorinha, na última semana, alunos participaram de palestras e dinâmicas sob os temas: Valorização da Mulher, com a professora Helena Martinez e Sexualidade com as enfermeiras coordenadoras dos projetos de saúde, Juliana Almeida e Sheila Gonçalves.
TEMAS – Dentre os temas a serem abordados nas escolas, durante execução do projeto, estão: Drogas Licitas e Ilícitas, Ato Infracional, Violência e Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente; Saúde Bucal; Higiene Corporal, DSTs; Sexualidade, Espiritualidade, Relacionamento Familiar.
Participam deste trabalho representantes da Prefeitura Municipal de Ibaiti, Judiciário, Creas, OAB, Feati, CMDCA, Saúde e PSF, Igrejas, Secretaria Municipal de Assistência Social/Cras, Terceira Idade, Cultura, Unopar, Projovem, Esporte e Banda Fênix.

Texto: Fernanda Ferraz
Fotos: Pinheiro de Moura/Fernanda Ferraz
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???