Prevenção do Câncer Bucal é Lei


Vigora em todo o estado do Paraná desde agosto de 2017 a Lei 19.026/2017, texto que institui a Política de Prevenção ao Câncer Bucal. Um dos autores da proposta é o deputado Alexandre Guimarães (PSD) e que destaca que o objetivo de criar medidas que visam informar e orientar a população sobre os fatores de risco que podem levar ao câncer bucal, bem como evitá-los, além de detectar precocemente a doença através de um simples exame que não leva mais que um minuto.
“Medidas e ações que visam alertar os pacientes quanto a uma doença grave como o câncer bucal sempre são essenciais. Mas mais do que isto, é nosso dever promover o acesso a essa informação e ao teste precoce para descobrir a doença”, explica Alexandre Guimarães.
De acordo com o parlamentar, o exame que dura menos de um minuto e que pode salvar sua vida é realizado da seguinte maneira. O paciente deve se dirigir a qualquer consultório odontológico público, onde no atendimento, um ácido acético será aplicado na lesão juntamente com o composto chamado “Azul de Toluidina”, deixando-o reagir por cerca de 20 segundos.
Após isso, remove-se o “Azul de Toluidina” também com ácido acético por 20 segundos. Se a lesão continuar azul, a situação do paciente é de risco, devendo então ser encaminhado para biopsia.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???