Vacinação contra a gripe será antecipada; saiba como vai funcionar


O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (27) que antecipará em 23 dias o início da vacinação contra a gripe na rede pública de saúde. Com isso, a campanha deve começar no dia 23 de março. A medida faz parte do pacote de ações relacionadas ao enfrentamento do Novo Coronavírus no Brasil.

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) afirma que a antecipação é fundamental para proteger a população paranaense. “Isso é algo que sempre reivindicamos junto ao governo federal. O inverno aqui começa mais cedo, o que aumenta o risco de transmissão de doenças respiratórias”, explica o deputado, que inclusive enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando prioridade para o Paraná na distribuição das doses.

Além disso, a decisão contribuirá também para o controle e monitoramento da Covid-19, doença causada pelo Novo Coronavírus.  O que ocorre é que tanto a gripe quanto o Covid-19 são doenças respiratórias e tem sintomas muito parecidos, o que pode confundir a população e sobrecarregar os serviços de saúde.

Caso as duas doenças circulem ao mesmo tempo no país, o paciente que apresentar sintomas gripais e já estiver imunizado contra a gripe, será avaliado melhor pelos profissionais de saúde. O objetivo será diagnosticar qual tipo de agente está causando os sintomas, o que inclui a pesquisa pelo coronavírus.

“É importante ressaltar que a vacina da gripe não protege contra o coronavírus. Ela é eficaz contra o vírus Influenza, um vírus já conhecido de todos nós e que circula todos os anos”, comenta o deputado. “Porém, uma boa cobertura vacinal da gripe vai facilitar o trabalho dos profissionais de saúde na hora do diagnóstico de um paciente com sintomas respiratórios”, concluiu Caputo.

Durante coletiva de imprensa, em São Paulo, nesta quinta, o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta informou que este ano serão disponibilizadas 75 milhões de vacinas contra a gripe pelo Butantan. O volume é considerado uma produção recorde.

A campanha deve contemplar idosos, gestantes, puérperas e crianças de até seis anos de idade. O Ministério da Saúde ainda estuda a inclusão de outros grupos prioritários, como pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária.

Ainda não está definido quantas doses da vacina serão encaminhadas ao Paraná. A expectativa é que todo as informações da campanha sejam divulgadas nas próximas semanas.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???