Família Folhas começa roteiro de educação ambiental nas escolas municipais



A lição está na ponta da língua: “se-pa-re”. Os estudantes da Escola Municipal Carmen Salomão Teixeira, no bairro Ganchinho (Regional Bairro Novo), receberam os personagens da Família Folhas nesta segunda-feira (25/4) já com o assunto estudado.

“Não pode jogar lixo na natureza. Tem que separar o orgânico do reciclável”, disse Manuella da Silva Roxo, do 5º ano do Ensino Fundamental.

“Lá em casa a gente separa tudo, eu cuido para não jogar nada no lixo errado”, reforçou Manuella.

“E não se pode arrancar plantas. Mas se você arrancar, tem que plantar outra, porque a gente depende do meio ambiente e ele tem que estar saudável”, completou a colega Maria Clara Diniz.

As crianças aprenderam e se divertiram com a visita dos personagens da Família Folhas e o Curitibinha, que começaram a apresentar nas escolas uma peça teatral sobre educação ambiental. O estudante Gabriel Belini já conhecia a música e começou a cantar “se-pa-re”, puxando o coro das crianças.

A diretora Cleusa Aparecida Mendes Sarote conta que a escola aborda as questões ambientais de diversas maneiras, inclusive com uma campanha de recolhimento de tampinhas de plástico.

 A antiga família, tão conhecida dos curitibanos na década de 1990, voltou renovada como um presente de aniversário dos 329 anos de Curitiba, em março.

O teatro da Família Folhas aborda temas como reciclagem, cuidado com os animais, colaboração, entre outros. Os personagens são o Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, da formação original da campanha, além da Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet do Fifo).

Agenda intensa

Os Folhas vão visitar toda a rede municipal de ensino, ao longo dos próximos meses. Nesta terça (26/4), às 10h, estarão na Escola Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, no Boqueirão.

Na quarta-feira (27/4), será a vez da Escola Professor Enéas Marques dos Santos (Cajuru) receber a peça teatral, às 10h.

E, na sexta (29/4), mesmo horário, a agenda é na Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, na CIC. As datas futuras serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.

A retomada da campanha marca também uma nova etapa para reforçar a reciclagem de Lixo que Não é Lixo e também os programas de sustentabilidade desenvolvidos na cidade (voltados a combater os efeitos das mudanças climáticas).



FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???