Prefeitura de Londrina moderniza com LED a iluminação de mais 25 ruas em 8 bairros



A Prefeitura de Londrina está iniciando a modernização da iluminação pública de 25 ruas de oito bairros: o Parque Ouro Verde, na região norte; e a Vila Vitória, Jardim do Norte, jardins Santo Antônio e Araucária e vilas adjacentes, na área centro-oeste da cidade. Os trabalhos, que vão se estender pelas próximas duas semanas, já começaram e estão sendo conduzidos pela Londrina Iluminação (LI), que delimitou as áreas mencionadas como “setores 5 e 6” da Etapa 1 de implantação de LED.

Nos dois setores, um total de 500 mil metros quadrados de área estão sendo contemplados, onde residem aproximadamente 730 famílias, além de estabelecimentos comerciais, pequenas indústrias, escolas, unidades básicas de saúde, igrejas e outros equipamentos públicos. A LI vai modernizar 185 postes de luz nos oito bairros. Algumas ruas, aliás, já foram concluídas. No Ouro Verde, o trabalho consiste nas ruas que ficam no quadrilátero formado pela avenida Winston Churchil, ruas Sudão, André Emílio Guergoletto e Tanzânia; já na região centro-oeste, as ruas ficam compreendidas entre as avenidas Tiradentes, Juscelino Kubitschek, Maringá e rua Ibiporã.

“Estamos seguindo bem o cronograma e atendendo especialmente as ruas dos bairros. É um trabalho que nos foi demandado pelo prefeito Marcelo Belinati e estamos procurando seguir à risca”, salienta o presidente da companhia, Claudio Tedeschi.

Segundo o diretor de Operações da LI, Alexander Farias Fermino, a empresa vai trocar luminárias e lâmpadas antigas pela nova tecnologia de iluminação LED, que compreende luminárias diferenciadas, de alto padrão, que usa componentes de última geração para iluminar muito e consumir pouco. “Mas não é só isso. Quando nos propomos a trocar, também trocamos os ‘braços’ [hastes que sustentam as luminárias LED] e os ‘chicotes’ [fiação interna]”. Fermino explica que quando se troca todo o conjunto a vida útil de todo o material aumenta significativamente: “Estamos falando de equipamentos que podem passar de 20 anos de uso”, salienta.

Três etapas – A Prefeitura e a Londrina Iluminação preveem três etapas até a conclusão da modernização de toda a cidade, em 2024. Estarão sendo modernizados 61.806 pontos, dos quais 29.300 já foram concluídos, o que representa quase a metade de todo o parque de iluminação pública que precisa ser trocado em todo o município.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???