Uenp realiza ações de cidadania pelo Projeto Rondon

A última semana foi movimentada para professores e estudantes voluntários na Operação Yaguaru do Projeto Rondon, que contempla 12 cidades das microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, no oeste paranaense. Em Vera Cruz do Oeste, no último fim de semana, rondonistas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) promoveram várias atividades nas áreas urbana e rural do município.
Parte dessa programação, a oficina “Não à violência: atuação em rede” capacitou os conselheiros tutelares e outros profissionais que atuam no atendimento e atenção à criança e ao adolescente. Além de ampliar a discussão sobre essa temática, a atuação em rede contribui para a formação de uma nova consciência social, na defesa de direitos e na gestão de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento da rede de atenção às pessoas em situação de violência.
Para o idealizador do conteúdo ministrado na oficina, o estudante de Licenciatura em Pedagogia da Uenp, Matheus Moura, do Campus de Jacarezinho, é preciso ampliar o campo de conhecimento, saindo da comodidade das áreas específicas de estudo. “Compreender a realidade do outro é importante para que possamos aprender a construir novas formas de partilhar informações, possibilitando novas visões”, disse o rondonista.
Já a oficina “Produção de Sabão Líquido” reuniu dezenas de mulheres da comunidade rural de São Sebastião, para propor o reaproveitando de óleo de cozinha e a utilização de materiais de baixo custo. “As participantes ficaram empolgadas com o que aprenderam. Elas querem fazer o produto para o próprio consumo e para aumentar a renda familiar”, destacou a instrutora da oficina, Stefany Lima Rosolem, aluna do curso de Letras, do Campus de Jacarezinho da Uenp.
Na avaliação do professor Luiz Fabiano Zanata, do Centro de Ciências Biológicas da Uenp, as ações de extensão permitem aos estudantes ressignificar práticas profissionais e aplicar os conteúdos teóricos, muitas vezes restritos aos ambientes universitários. “O Projeto Rondon possibilita que os saberes saiam do espaço academicista, rompam os muros e adentrem as comunidades, no sentido de contribuir com a emancipação e participação social”, enfatizou o docente, que atua no Setor de Enfermagem da universidade.
A vice-prefeita de Vera Cruz do Oeste, Fátima Fialho Torres, relatou a satisfação em receber o Projeto Rondon na cidade e enalteceu o comprometimento dos universitários voluntários com cada atividade realizada. “A Operação Yaguaru está ensinando a importância de valorização do ser humano aos nossos cidadãos, desde as crianças até os mais idosos, inclusive os nossos servidores e funcionários públicos municipais”, disse a gestora.

FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS





Já segue nossas Mídias Sociais

Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
SIGA O BLOGGER. CLIQUE AQUI
SIGA O LINKEDIN. CLIQUE AQUI

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???