Frente Parlamentar quer acesso aos dados da pandemia do coronavírus em cada região do Paraná


O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, pediu nesta quinta-feira, 16, à Secretaria Estadual da Saúde, um relatório detalhado da situação da doença e das medidas tomadas no combate à covid-19 em todas as regiões do Paraná. O objetivo é avaliar os indicadores que estão sendo utilizados para determinar a entrada e a saída das regionais de saúde na chamada "quarentena restritiva" imposta pelo Estado.

“Temos representantes de todas as regiões do Estado na Assembleia e queremos ter acesso a situação de cada uma delas, até para podermos contribuir”, avaliou Michele Caputo na terceira reunião do colegiado, que desta vez com a participação da diretora da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Goretti David Lopes e do assessor parlamentar da pasta, Ian Lucena Sonda.

O documento está previsto para ser entregue aos deputados na próxima segunda-feira, 20.

Desaceleração - Preocupados com o crescimento dos casos e óbitos, os deputados que compõem a frente parlamentar acompanharam a exposição de Maria Goretti David Lopes e Ian Sonda. O principal argumento do Estado para não estender as restrições foi a desaceleração na curva, alavancada pela 10ª Regional de Saúde, no Oeste do Paraná. “Cascavel, por exemplo, que nos causava preocupação em relação à ocupação de leitos de UTI, teve redução de 20% nesses 15 dias”, justificou Maria Goretti.

A diretora admitiu que o momento é crítico, especialmente pelos baixos índices de isolamento social (média de 41%), mas lembrou que ainda não é possível analisar os resultados da quarentena, que devem aparecer somente dentro de alguns dias.

Mesmo assim, os dois representantes da Sesa não descartaram novos decretos se os casos subirem em larga escala. “Nós avaliamos e acompanhamos os dados dia a dia”, disse Ian. Após dar um panorama da situação epidemiológica no estado, e se solidarizar com as famílias das vítimas da doença, Maria Goretti e Ian Sonda responderam a questionamentos dos deputados que participaram da reunião.

Volta às Aulas - A próxima reunião da frente será na quarta-feira, 22, às 9h30. O tema será o plano de retomada aulas, tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino. O debate deve contar a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação e do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Paraná (Sinepe).

O objetivo da frente é acompanhar as ações de resposta do poder público no enfrentamento à pandemia, além de articular e ouvir as demandas dos diversos setores da sociedade atingidos pelos efeitos da pandemia e discutir e propor novas medidas para reduzir o impacto da doença na saúde dos paranaenses.

A Frente Parlamentar é composta pelo coordenador, deputado Michele Caputo, e pelos deputados  Do Carmo (PSL), Mabel Canto (PSC), Paulo Litro (PSDB), Delegado Jacovós (PL), Delegado Recalcatti (PSD), Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Maria Victoria (PP), Subtenente Everton (PSL), Homero Marchese (PROS), Luciana Rafagnin (PT), Reichembach (PSC), Delegado Francischini (PSL), Delegado Fernando (PSL), Arilson Chiorato (PT), Tercilio Turini (CDN), Boca Aberta Junior (Pros), Soldado Fruet (Pros), Emerson Bacil (PSL), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Gilson de Souza (PSC), Evandro Araújo (PSC),  Douglas Fabrício (CDN), Cristina Silvestri (CDN), Luiz Fernando Guerra (PSL), Doutor Batista (DEM), Nelson Luersen (PDT), Mauro Moraes (PSD), Rodrigo Estacho (PV) e Professor Lemos (PT).


FONTE: ASSESSORIA




Já segue nossas Mídias Sociais

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI
Entre no nosso grupo do Telegram. CLIQUE AQUI


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas