Goiaba de Carlópolis é destaque nacional



O prefeito de Carlópolis Hiroshi Kubo comemorou nesta quinta-feira, 22, a informação que o município de Carlópolis é a 4ª colocada em produção nacional de goiaba num universo de 893 municípios com exploração comercial da fruta. considerando sua parcela de 6,5% do VBP, 3,4% da produção e 2,7% da área brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. A informação foi divulgada pela Agência Estadual de Notícias.

Hiroshi Kubo lembra que há alguns anos a Prefeitura contratou os serviços do SEBRAE para desenvolver a fruticultura e colocou em prioridades a exportação da goiaba. “Sempre demos o maior incentivo para a Associação dos Produtores”, argumenta.

A presença da goiaba de Carlópolis nas cestas de frutas do País mostra a qualidade do produto. A fruta paranaense já possui registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) e, em 2019, conquistou a certificação Good Agricultural Practices (GAP), que reconhece a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola.

Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), das 10,4 mil toneladas de goiaba comercializadas em 2020, o município paranaense foi o 5º principal ofertante, com 626,5 toneladas - 6 % do total. Também no ano passado, na CeasaMinas, em Belo Horizonte, a goiaba de Carlópolis foi a 6ª em volume comercializado, com 359,6 toneladas das 5,6 mil toneladas anuais.

Na Central do Distrito Federal, em Brasília, no 3º posicionamento, as 62,4 toneladas provenientes de Carlópolis conferiram 1,5% no volume de 4,1 mil toneladas. Em Goiânia, na Ceasa/GO, o município do norte pioneiro foi o 11º ofertante com 20,2 toneladas das 1,1 mil trocadas, e na Ceasa do Rio de Janeiro na 12ª posição com 8,8 toneladas e 0,9% das 992,9 toneladas negociadas.


Com informações da Agência Estadual de Notícias


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas