Maringá recebeu nesta terça-feira, 13, o ‘Selo Clima Paraná Cidades’, que reconhece boas práticas ambientais e sociais implantadas pelo município. O reconhecimento foi entregue pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O prefeito Silvio Barros recebeu a certificação do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, durante evento na Expoingá.
O Selo Clima reconhece organizações que decidem, voluntariamente, medir e reduzir a pegada de carbono, além de implementar ações de ESG, com políticas voltadas ao meio-ambiente, responsabilidade social e governança para combater as mudanças climáticas. Essa foi a primeira vez que Maringá recebeu o Selo Clima Paraná Cidades, referente ao ano de 2024. A categoria foi criada no ano passado pelo Governo do Estado. A cidade venceu a premiação consecutivamente entre os anos de 2021 e 2023 na área “Modelo de Gestão Pública na Área de Sustentabilidade” na categoria A-Mercado Interno.
O prefeito Silvio Barros agradeceu a presença do secretário estadual Rafael Greca. Ele ressaltou o trabalho desenvolvido por Greca em prol da sustentabilidade e que tornou-se referência nacional. “Vamos fazer o nosso trabalho em Maringá para mitigação dos impactos climáticos. Daqui para frente, os prédios públicos de Maringá deverão ter no edital do projeto e da execução da obra a exigência de serem carbono neutro. Também vamos implantar o projeto para transformar nosso lixo em insumo para indústrias, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa para atmosfera.”
Durante a cerimônia de entrega do selo, o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, realizou uma aula magna sobre sustentabilidade para alunos do Colégio Estadual Basílio Itiberê e da Escola Municipal Rosa Palma Planas. “A entrega deste selo significa dizer que Maringá é uma cidade que respeita e ama o clima. Esse respeito ao clima faz de Maringá essa cidade tão importante”, disse.
A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, destacou a importância de promover um meio ambiente sustentável para as futuras gerações. "Temos uma usina de energia renovável e um ambiente de reciclagem aqui dentro do parque de Exposições. Cumprimos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU", afirmou Iraclézia ressaltando as ações da Expoingá em prol da sustentabilidade.
"Sustentabilidade não é mais uma tendência, mas uma urgência para se debater. Conquistar esse selo mostra que é possível nós termos uma cidade que se desenvolve e cresce, mas não esquece do meio ambiente, que é tão importante para todos nós”, disse a presidente da Câmara, vereadora Majô
FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
0 Comments:
O que você achou desta matéria???