Projeto da construção do Centro de Detenção é debatido



O Presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho Fúlvio Boberg (MDB) participou na manhã desta quarta-feira, 20, de uma reunião com representantes do Poder Judiciário e Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA). A pauta foi sobre a construção de um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) no município.
“É uma medida que se torna necessária devido ao grande número de detentos que estão atualmente em nossa delegacia”, comenta o vereador Fúlvio Boberg. Na última semana foi veiculada a informação que o Parque Industrial poderia ser o local que abrigaria o CDR. O Juiz  Dr. Alarico Francisco Rodrigues de Oliveira Junior explicou que não existe nenhum local definido. “É preciso que as lideranças da cidade possam verificar um espaço de no mínimo 2 alqueires. Existem alguns pontos para que a segurança seja necessária”, argumenta.

Benefícios
O Juiz Alarico Junior também enfatizou que a construção de um CDR iria proporcionar a abertura de aproximadamente 750 vagas no sistema prisional. “Seriam presos da micro região que seriam transferidos, abrangendo até as cidades de Bandeirantes, Siqueira Campos e Ibaiti”, complementa.
Outro ponto alertado pelo representante do Poder Judiciário, foi que seriam abertas aproximadamente 300 vagas de empregos diretos através de Concurso Público. “Seriam centenas de famílias de funcionários que iriam alugar casas ou construir na cidade, utilizar farmácias, supermercados, entre outros pontos do comércio que iriam girar na economia local”, enfatiza.

Delegacias
Um dado alarmante que o Juiz Renato Garcia destacou é que seriam necessários mais de 2.500 vagas no Sistema Prisional para comportar todos as pessoas com sentenças. Durante a reunião, ele ainda contou que na última semana uma comitiva esteve na Delegacia de Polícia e num espaço para 40 presos atualmente estão sendo ocupados por 120 pessoas.
“Com a construção do CDR, o prédio que atualmente está a Delegacia na área central seria desativado e poderia ter uma outra finalidade para o Poder Público”, explica o Juiz Renato Garcia.


Local
Um dos pontos mais debatidos durante a reunião foi sobre o local que poderia ser indicado para a vistoria do Departamento Prisional. Segundo informações dos representantes do Poder Judiciário já está orçado R$ 27 milhões para a construção deste CDR, mas é necessário que seja finalizada a parte burocrática até o final do ano.
A Presidente da ACIJA, Ana Carla Molini, destacou que o Distrito Industrial foi um dos pontos cogitados, mas a entidade é contra. “Existe um projeto para a instalação de empresas no local”, argumenta. O Presidente da Câmara Municipal também ressaltou que é contra a instalação do CDR naquele local. “É necessário verificarmos outros locais que possam suprir as necessidades exigidas”, comenta Fúlvio Boberg.

Explicação
Os Juízes Alarico Francisco Rodrigues de Oliveira Junior e Renato Garcia estarão na Câmara Municipal na próxima segunda-feira, 25, durante a sessão ordinária. Eles irão aproveitar a transmissão da reunião pela internet e Rádio Educadora para levar ao conhecimento da população e vereadores o conhecimento do projeto do CDR.



Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI



Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???