sábado, 20 de julho de 2019

19ª Regional de Saúde alerta para risco de surto de sarampo

A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho alerta toda a população do Norte Pioneiro sobre o risco do surgimento de casos de sarampo. Embora não existam pacientes confirmados com a doença na região há alguns anos, a situação inspira cuidados e pessoas que se enquadram nos programas de imunização devem procurar o posto de saúde mais próximo.
A preocupação com o sarampo voltou à pauta após o surto que afeta o Estado de São Paulo, associada ao fato de que a cobertura de imunização contra a doença está inferior à considerada ideal, que é de 95% das pessoas protegidas. 
Devem se vacinar crianças a partir de um ano de idade e adultos até 49 anos. O sarampo tem transmissão por via respiratória e em casos mais graves pode até causar a morte. A vacina é a melhor forma de combater a doença. 
Segundo Ronaldo Trevisan, promotor em saúde da 19ª Regional, a volta da doença está sendo atribuída à migração em massa de pessoas sem imunidade pela falta de vacinação, principalmente Venezuela, e aos baixos índices de vacinação verificados no Brasil. “Há cerca de duas décadas registrávamos uma das melhores coberturas imunológicas do mundo, mas a reintrodução do sarampo com essa magnitude ocorre, primeiro porque a cobertura imunológica vem caindo , em segundo, porque outros países não têm essa eficiência”, observa. Segundo ele, “com o deslocamento de pessoas na atualidade, acaba surgindo esse surto”, assinala. 
Ele detalha observando que isso ocorreu na Venezuela há cerca de dois anos. “Depois tivemos problemas em Roraima e agora em São Paulo, que recebe muitos venezuelanos e muitas pessoas de outros países. Se a doença encontrasse a barreira da imunização, não teríamos o avanço”, assinala. 
“Infelizmente há algum tempo surgiu um boato em redes sociais associando a vacina a autismo, o que é uma mentira absurda. Não é de hoje que a cobertura vem caindo, muito por irresponsabilidade de alguns pais que não levam os filhos para vacinar. Também tem o fato de que a vacinação ganhou força a partir da década de 90 e algumas gerações anteriores acabaram não sendo imunizadas, ficando suscetíveis ao sarampo. Então, mesmo com o sarampo controlado no Brasil, nós tivemos a volta da doença”, continua. 
Trevisan afirma que o Paraná desde o ano passado tem tomado medidas preventivas pela proximidade com o Estado de São Paulo e intensificado as orientações pela vacina, o que evitou o surgimento de casos por aqui. Entretanto, a orientação é que as pessoas que fazem parte da faixa etária abrangida pela vacina contra o sarampo devem se imunizar caso ainda não tenham se vacinado. 
Em São Paulo são quase 400 casos registrados da doença neste ano e os números cresceram 70% nos últimos dias, causando temor nas autoridades sanitárias de uma epidemia da doença. 
No Norte Pioneiro todos os municípios possuem a vacina contra o sarampo, que também imuniza contra a rubéola e caxumba. De um a 29 anos, a imunização acontece em duas doses, enquanto de 29 a 49 anos é em dose única. 
FONTE: Lucas Aleixo - Jornal Tribuna do Vale


Entre no nosso grupo do whats. CLIQUE AQUI
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI
SIGA NO INSTAGRAM. CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Conteúdo de Marca Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina santo Antônio do Paraíso São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir