Situação do SAMU é tema de reunião emergencial

 

Uma reunião emergencial sobre os Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aconteceu em Santo Antônio da Platina na última sexta-feira, 29. Com a presença de prefeitos, secretários de saúde, 19ª Regional de Saúde, Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) a intenção é encontrar uma solução pelos problemas apresentados. O Blog do Marcos Junior acompanhou a reunião.



Alguns dos problemas apontados foram sobre a situação das ambulâncias, salários atrasados, entre outras situações. Para o diretor da 19ª Regional de Saúde Marcelo Nascimento é necessária uma solução para o problema emergencialmente.



O Presidente do CISNORPI e Prefeito de Jacarezinho Marcelo Palhares destacou que o Consórcio Público deverá ser uma alternativa para a administração regional do SAMU, mas não imediatamente. “Não podemos encerrar o contrato hoje e assumir amanhã. Pois é preciso uma estrutura e todo o conhecimento do funcionamento. É uma situação que será trabalhada”, analisa.

O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.



Para o Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, a reunião foi produtiva. “Os municípios destacaram suas maiores dificuldades e já na próxima semana medidas deverão ser tomadas para que a situação possa iniciar sua solução”, argumenta.



O prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo, explica que a situação precisa ser solucionada emergencialmente. “Todos estão empenhados para que este problema por ter um final feliz para todos os lados. Os funcionários e as pessoas que necessitam desse atendimento primordial”, analisa.


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

Um comentário:

  1. É necessário urgência para resolver esses problemas afinal e um serviço essencial.

    ResponderExcluir

O que você achou desta matéria???