quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Meio ambiente e saúde são temas de projeto em escola municipal de Jacarezinho

Até o mês de dezembro, estudantes do 4.º e do 5.º ano da Escola Municipal Silvestre Marques de Jacarezinho participam do projeto “Aprendendo sobre o Reciclado e ajudando o Meio Ambiente”. A iniciativa da Forrest Brasil Tecnologia, tem a aprovação da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação e parceria com os alunos de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Esse trabalho começou em setembro e tem cinco etapas. Após a conclusão dele, nossa proposta é levá-lo para todas as escolas do ensino fundamental da cidade, a partir de 2020”, explica Jorge Márcio Pedrosa, engajador público da Forrest.
Uma vez por semana, a equipe da Forrest vai até a escola para desenvolver uma atividade com os alunos. Nesta semana, os estudantes realizaram o plantio de mais de 200 mudas de flores. “O principal objetivo é conscientizar as crianças para que elas possam contribuir com ações em prol de um futuro melhor. As mudas foram plantadas em ambientes recicláveis como caixas de leite, latas de achocolatado e garrafas pets. Elas levaram as plantas para cuidar em casa e mostrar para os familiares como podem utilizar essas embalagens para o plantio. Estamos trabalhando com os três ‘Rs’ da sustentabilidade: Reciclar, Reutilizar e Reduzir.”
A atividade faz parte da primeira etapa do projeto, que engloba o conceito e o aprendizado sobre o meio ambiente. Na próxima etapa, o foco será saúde, com ações que envolvem o conhecimento e prevenção da dengue, a apresentação do controle natural de vetores desenvolvido pela Forrest, higiene pessoal e saúde bucal. Na terceira fase, serão catalogadas as árvores do pátio da escola e do entorno, com nome científico e popular, além visitar a cooperativa de reciclagem e o depósito de lixo da cidade. Os responsáveis pelos alunos receberão luvas e sacos de lixo e serão convidados a juntar o lixo que encontrarem no chão no caminho de casa até a escola. Posteriormente esse lixo será catalogado pelas crianças para que percebam as diferenças entre o orgânico e o reciclável.

A quarta etapa do projeto prevê a confecção de um recipiente para lixo reciclável que os alunos levarão para as suas casas para realizar a coleta seletiva. A última ação será escrever, de maneira colaborativa entre todos os envolvidos, um documento com sugestões de melhorias para o bairro. “Os estudantes poderão apontar a necessidade de novas lixeiras, plantio de árvores, entre outras carências da região que serão fundamentais para a preservação do meio ambiente. Esse documento será encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação”, explica Pedrosa.

Forrest no combate à dengue

Tecnologia pioneira e conscientização norteiam o trabalho de controle natural de vetores realizado pela Forrest Brasil Tecnologia na cidade de Jacarezinho. Em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Prefeitura Municipal, a Forrest atua no combate à dengue. A cidade registrou reduções superiores a 90% no número de mosquitos Aedes aegypti, na área contemplada pelo projeto. A consequência natural da redução dos mosquitos foi a queda no registro da doença na área atendida: em 2019, até abril, quando o piloto foi encerrado, a região do Aeroporto registrou apenas três casos de dengue. O número representa menos de 5% do total de registros na cidade no mesmo período. Esta mesma área, em epidemias anteriores apresentou um elevado número de doentes. Foram 340 casos de dengue em 2015 e 52 em 2011, representando respectivamente 10% e 30% do total de casos da doença registrados na cidade nesses anos.

Recentemente, a empresa ganhou uma licitação em Jacarezinho de modo que o projeto possa atender a Vila São Pedro, um bairro bastante afetado pela dengue no município. Os resultados positivos estão agora sendo apresentados para outras cidades em todo país. “Os dados comprovam que a tecnologia, aliada ao trabalho de educação e conscientização da população, contribuiu para a redução significativa dos índices de infestação do Aedes aegypti, e mais importante, pela primeira vez um método foi comprovadamente eficaz na prevenção da dengue. Estamos levando esses resultados para autoridades de outras cidades que enfrentam o mesmo problema e buscam soluções sustentáveis para combater a dengue e outras doenças relacionadas a esse mosquito”, conta Elaine dos Santos, diretora da Forrest Brasil.


Sobre a Forrest Brasil
A Forrest Brasil Tecnologia é uma empresa internacional de biotecnologia avançada desenvolvida em Israel, com foco no desenvolvimento de soluções para combater os mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika. A empresa utiliza a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais, e consequentemente as doenças que transmitem. O grande diferencial da Forrest é a utilização de uma plataforma ecológica baseada em três pilares: (1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados; (2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir da cepa selvagem de Aedes aegypti coletada na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida uma cepa nova de mosquitos na cidade; (3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados. A Forrest Brasil pertence ao grupo internacional Forrest Innovations, que mantém sítios operacionais estabelecidos em três países: Israel, EUA e Brasil e é a única empresa no mundo com um método comprovado para prevenir a dengue. Mais informações no site http://www.forrestinnovations.com



Assessoria de Imprensa - Curitiba
Talk Assessoria de Comunicação
Aline Cambuy



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???

19 Regional de Saúde Abatia Abatiá ACISC AJUDE O LUCCA Alex Canziani Alexandre Curi Alexandre Guimarães AMUNORPI Andira Andirá Angra Doce Arapoti Artigos Assaí Assessorados AUDIÊNCIA PÚBLICA BANDEIRA EVENTOS Bandeirantes Barra Barra do Jacaré Bauru Beto Richa Bizarro BOM DE BOLA BRASIL Bruno Pessuti CADASTRO CÂMARA CARLÓPOLIS CÂMARA JACAREZINHO Cambara CAMBARÁ CAPS Carlopolis Carlópolis Casas em Cornélio CERTANO CIAS Cida Borghetti CISNORPI Cobra Repórter Colégio Magnus CONCURSO Congonhinhas Conselheiro Conselheiro Mairinck ConselheiroMairinck Conteúdo de Marca Cornélio Procópio Cultural Curitiba Curiuva Curiúva Destaque DETRAN EM AÇÃO Diversos Douglas Fabrício Economia Educacao Educação ELEIÇÕES 2018 Esportes Evandro Junior FÁBIO VIEIRA Figueira FORREST BRASIL FUTEBOL GERAL Governo do Estado Governo Federal Guapirama Guto Silva Ibaiti INFORME PUBLICITÁRIO InvestCRED ITAIPU Itambaracá Jaboti Jacarezinho Jaguariaíva Japira João Carlos Gomes Joaquim Távora JoaquimTavora Jogos Escolares Jundiaí do Sul JundiaidoSul Liberatti LIMITE DE GASTOS Londrina Luiz Carlos Martins Magda Cristina MARQUES DOS REIS Mauro Moraes Michele Caputo MOLINIS MUNDO BIZARRO NATAL Nick Network NORTE PIONEIRO Nova América da Colina Nova Santa Bárbara NOVO CAMINHO Núcleo de Educação OFERTA DE CURSOS Online Ourinhos PARANÁ Parceria FAEL Pedro Claro Pedro Lupion PHS Pinhalao Pinhalão PLANETA BIZARRO PLATINA PM Policial Politica Política Professor Rodrigo Projetos Quatigua Quatiguá Ratinho Junior Regiao Região REGIONAL Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal RibeiraoClaro RibeiraoDoPinhal Romanelli Rubens Bueno Salto do Itararé SaltoDoItarare SAMU Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Mariana Santana do Itararé SantanaDoItarare Santo Antônio da Platina santo Antônio do Paraíso São José da Boa Vista São Sebastião da Amoreira SaoJosedaBoaVista SAP Saúde SEDS Sertaneja Sindicato Rural SAP Siqueira Campos SiqueiraCampos SOMOS CONSULTORIA Tarcísio Mossato Tiago Amaral Tomazina Toninho Wandschher Trânsito Tribunal de Contas UENP Uraí VERMELHO Wenceslau Braz WenceslauBraz

As Mais Clicadas do Mês!

As Mais Recentes!

Destaque!

Subir