Prefeitura recolhe oito toneladas de lixo e entulhos em bocas de lobo por semana

 


A chuva que veio  em grande volume em Cascavel trouxe alívio para o campo que sofreu com a estiagem prolongada, mas para os moradores da cidade, além da água que amenizou a temperatura, chegaram juntos alguns transtornos como pontos de alagamentos em residências, ruas e comércio.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas (Sesop), esta situação acontece por causa do entupimento das bocas de lobo.

 

Uma das funções da Secretaria de Obras é fazer a limpeza das galerias. Nos trabalhos rotineiros  feitos pelas equipes da Sesop, os servidores retiram destes escoadores de água, em média, oito toneladas de lixo doméstico e volumosos por semana.

 

"Encontramos nestas galerias, móveis, sofás, televisores, muitas garrafas pets, fraldas, eletrodomésticos, máquinas de lavar roupas, e isso acaba contribuindo para o agravamento da situação. Quando vem uma chuva forte como esta que detectamos aqui em Cascavel, acontece a obstrução das bocas de lobo e os pontos de alagamento surgem por toda a cidade. A gente precisa que a comunidade tenha consciência e nos ajude a manter a cidade limpa, não jogando resíduos, materiais sólidos nas vias públicas, principalmente nos fundos de vale, se não a gente vai ter muitos  pontos de alagamentos e a nossa rede de galeria pluvial não vai conseguir dar vazão á água", disse Sandro Rancy, secretário de obras de Cascavel.

 

Rancy destacou ainda que o caminhão da Sesop trabalha com uma capacidade de oito toneladas  de lixo e toda semana é levado um equipamento cheio de materiais retirados bocas de lobo para o aterro sanitário. “Cascavel tem  33  mil bocas de lobo e anualmente é feita a manutenção em 10% delas. Mas não adianta  a gente fazer a nossa parte se a comunidade não colaborar. Nós temos encontrado nestes dias de chuva forte vários pontos de alagamentos causados pelas galerias entupidas com estes resíduos descartados de forma inadequada nas bocas de lobo”, diz o secretário.

Em Cascavel há o local correto para o descarte de materiais é no Setor de Volumosos da Secretaria de Meio Ambiente que atende pelo telefone 45 3902-1392. Denúncias podem ser feitas ao canal da Ouvidoria do Município pelo telefone 156.


FONTE: PREFEITURA DE CASCAVEL

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???