Projeto 'Cientistas Kids' premia crianças dos CMEIS e Escolas Municipais



“Isso se chama eletricidade estática. Nós aprendemos sobre os quatro elementos e fazemos mágica com bexiga e lápis e isso é muito legal. Gostamos bastante de aprender e fazer esses experimentos” explicam Marília e Adryan, ambos de 5 anos da Escola Irene Guimarães Pupo.


ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI


Os dois foram alguns dos inúmeros alunos dos CMEIs e Escolas Municipais de Guarapuava, do Berçário ao Infantil V, premiados no evento Cientistas Kids desta quinta-feira, promovido pela Secretaria de Educação.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, participou do evento e se disse emocionado pelo projeto transformador. Conforme explica, cuidar da educação, sobretudo das crianças, deve ser prioridade de todo o governo, seja ele federal, estadual ou municipal. “A educação é fundamental em todos os tempos e lugares. Nós primamos pela educação. Assumimos um compromisso, desde o início da nossa gestão, em zelar e investir nos nossos estudantes, funcionários e professores. E os resultados estão aí. Este evento de hoje, a final do Cientista Kids, mostra o quanto é importante inserir as crianças no mundo da ciência, do ensino, enfim. De forma lúdica e divertida, todos aprenderam e continuam aprendendo todos os dias, inclusive os pais e a comunidade. Parabéns a todos da nossa Secretaria de Educação. Parabéns e muito obrigado aos professores e funcionários que cuidam diariamente do bem-estar de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o prefeito.

 

Rejane Corrêa Luz, assessora da Educação Infantil e idealizadora do projeto, se disse feliz com os resultados do projeto Cientista Kids. Ela considera que é muito gratificante poder vivenciar momentos de alegria e de transformação na vida de todos.

 

“Esse evento é um momento de interação com as crianças pequenas da educação infantil, tanto dos CMEIS quanto das Escolas. Em um primeiro momento foi realizada uma experiência interna, e dessa experiência interna, foi feito para a comunidade em geral. Houve uma votação internamente com a presença dos pais, da família, da comunidade. O vencedor de cada unidade está hoje aqui, representando as comunidades e a sua unidade escolar”, expõe Rejane.

 

Ao todo, foram 68 instituições participantes. Duas crianças de cada instituição representaram suas escolas no evento. A professora Rosecleia Krysa comentou que atividades como estas estimulam a participação e consequentemente o aprendizado das crianças. “Elas aprendem de uma forma lúdica, então pela experiência, elas podem perceber como que acontece o experimento. Não basta apenas explicar, então brincando, experimentando, elas abrem espaço para conhecimento e conseguem ter essa vivência, essa prática. Desta forma, é muito mais importante para o aprendizado dela”. 

 

Maria Alice e Yelica, de 4 anos, do CMEI Izabel de Oliveira Pacheco, fizeram experimentos com bexiga e casca de laranja para o aprendizado sobre ácidos. “Essa experiência é muito legal e importante porque a gente consegue estourar um balão só com a casca da laranja e isso acontece por causa do ácido que derrete o plástico”, contam as meninas.

 

O projeto existe desde 2017 e visa estimular o interesse e a curiosidade das crianças em se tratando de ciências.

 

O Secretário de Educação, Pablo Almeida, destaca a necessidade desses projetos. “O Cientista Kids é uma oportunidade onde se inicia  na criança o pensamento científico e a valorização da ciência. As descobertas e inovações de amanhã podem ser criadas pelos nossos alunos de hoje. De forma livre e divertida, as crianças já podem se sentir capazes. Estamos felizes com o resultado e parabenizamos a todos os professores, educadores e equipes pedagógicas das Unidades”, observa.


FONTE: PREFEITURA DE GUARAPUAVA 

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???