Por que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus? Saiba quais são os riscos


Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas – e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é exceção. Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúdecolocam os mais velhos entre os mais suscetíveis e entre aqueles afetados pelos maiores índices de letalidade quando atingidos pelo novo coronavírus.
Segundo o médico infectologista Caio Rosenthal, uma série de fatores colaborapara que esse grupo seja mais afetado que a população em geral. Veja, abaixo, alguns deles:

O sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idadeMesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismoOs pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças viraisO idoso costuma engasgar e aspirar mais, inclusive levando mais a mão à boca, aumentando o risco de contágioEle também vai a hospitais com mais frequência, ficando mais exposto a micro-organismos

Veja os cuidados específicos que os mais velhos devem tomar:

Estar com as vacinas em diaControlar possíveis casos de diabetes e de outras enfermidades (como doenças cardíacas, por exemplo)Manter-se fisicamente ativoReduzir, apenas quando possível, as idas a hospitais, para evitar contágio

As outras recomendações, diz o médico, são as mesmas destinadas a outras faixas da população: lavar bem as mãos, afastar-se de pessoas com suspeita de infecção e tentar não levar uma vida sedentária – além de não fumar.
Entenda os riscos para idosos

A deterioração do sistema imunológico pela idade é chamada de imunossenescência, como explicou em entrevista à BBC em fevereiro o infectologista Kleber Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O corpo pode não apenas reagir de forma insuficiente – sendo incapaz de combater a doença provocada pelo vírus – como também oferecer uma resposta exagerada, o que prejudica o organismo.

Segundo a BBC, o novo coronavírus chega a ser quase sete vezes mais letal entre quem tem mais de 80 anos.

Rosenthal aponta que a idade deixa os pulmões e mucosas mais frágeis e vulneráveis a doenças virais. O metabolismo também não é mais tão eficiente, o que leva a uma tendência à desnutrição.

“E o idoso também costuma engasgar e aspirar mais facilmente. Faz parte do declínio físico e das funções cognitivas, é normal."

FONTE: BBC BRASIL


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???