Município inicia a instalação de iluminação LED no Conjunto São Pedro



Seguindo o cronograma anunciado na semana passada, a Prefeitura de Londrina, por meio da Londrina Iluminação (LI), iniciou hoje (24) a instalação de 179 luminárias LED em 18 ruas da região leste, incluindo o Conjunto São Pedro e partes de outros seis bairros vizinhos, onde residem aproximadamente 470 famílias.

O trabalho de modernização da iluminação pública compreende uma área de 360 mil m², dentro de um perímetro de 2.800 metros que vai da Rua Bartira até a Sérvula Assunção, e da Rua Francisco de Paula Seixas até a Mário Nogueira Monteiro e a Rua Ferdinando Pívaro. O prazo previsto para conclusão dos serviços é de pelo menos três semanas, dependendo das condições meteorológicas.

A Londrina Iluminação pede o apoio e a compreensão da comunidade da região por eventuais transtornos durante a execução dos trabalhos.

Plano bienal – A Prefeitura havia apresentado publicamente, semana passada, o plano de ação para a execução das etapas finais do programa de colocação de LED na cidade. O trabalho é conduzido pela Londrina Iluminação, responsável pela manutenção e execução dos serviços na cidade.

O plano de ação das etapas finais compreende o biênio 2022/2024 do programa municipal “Londrina Cidade Iluminada”, em vigor desde 2019, e foi delineado em três etapas.

A primeira vai até junho deste ano, com a colocação de luminárias LED em 5.021 pontos de luz, de 43 setores (bairros) do perímetro urbano.

A segunda vai abranger a troca de 10 mil pontos, entre julho deste ano a junho do ano que vem. E a terceira e última etapa compreenderá 17.651 pontos, de julho de 2023 até junho de 2024, perfazendo um total de 32.672 pontos. “Quando acabar tudo, poderemos dizer que Londrina é 100% LED”, destaca o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, que nesta semana está participando do “Smart City Expo Curitiba”, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, no qual as tecnologias da iluminação pública também estão inseridas.

Intensivo – A Londrina Iluminação já substituiu por luminárias LED mais de 29.300 antigas lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio e de vapor metálico, além dos “braços” (haste que sustenta a luminária) e dos “chicotes” (fiações embutidas nos braços) que fazem as conexões com a rede elétrica da Copel. O número corresponde a 47% do serviço a ser realizado na sua totalidade.

Para trocar toda a iluminação da cidade até o final, transformando Londrina em 100% LED, será preciso substituir os 32.672 pontos que estão em ruas, avenidas, vielas, praças, viadutos urbanos, canteiros centrais, rotatórias e jardins, o que representa 53% de todos os pontos que precisam ser modernizados.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, dentre tantas vantagens que o LED proporciona estão a economia e a segurança. “Se trocarmos as atuais luminárias pelas mesmas potências em LED isso traz uma economia financeira grande, mas estamos querendo equacionar para aproveitar esta mesma economia e aumentar a potência das luminárias, para deixar as ruas mais claras, mais vivas e mais seguras”, afirmou.

A segurança, aliás, também foi destacada pelo prefeito. “Os especialistas asseveram que uma das principais coisas que melhora a segurança pública é a iluminação. Uma rua ou uma praça bem iluminada inibe pessoas mal intencionadas”, salienta.



FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???