Pinhais 30 anos: Prefeitura de Pinhais inaugura piscina aquecida no Centro de Convivência do Idoso



Foi inaugurada nesta quinta (24), no Centro de Convivência do Idoso de Pinhais, a nova piscina aquecida, projetada para atividades das pessoas atendidas no espaço. A cerimônia de inauguração contou com a presença das mulheres e homens participantes do CCI, servidores e autoridades. Falaram ao público a secretária de assistência social de Pinhais, Rosangela Batista da Silva Duarte, a vice-prefeita Rosa Maria, a prefeita Marli Paulino, além do deputado federal Luizão Goulart.

Preparada para atividades com os idosos, a piscina será utilizada para aulas de hidroginástica durante toda a semana. Já são 550 idosos inscritos, com uma fila de mais de 700 pessoas. A coordenação do CCI irá fazer um rodízio para atender toda a demanda que já nasceu grande. Serão seis turmas por dia, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Quatro educadores físicos irão ministrar as aulas de hidroginástica. Eles já conduziram um aulão inaugural no evento desta quinta (24), com um grupo de idosos.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, destacou a importância do equipamento para a saúde. “Aproveitem este espaço, um espaço que previne, um espaço também de saúde. Nós sempre ouvimos das famílias: 'meu pai, minha mãe, saiu de uma depressão, parou de tomar medicamentos…’ Então eu agradeço a todos os profissionais da Assistência Social e todos os envolvidos neste projeto, que com certeza fará muito bem para o bem-estar de vocês”, concluiu.

No uso da palavra, a vice-prefeita Rosa Maria enfatizou o cuidado da gestão com as pessoas da cidade. “Quando nós pensamos nas pessoas, as políticas públicas são direcionadas a elas. Este espaço foi criado porque nós respeitamos todas as pessoas, desde o bebezinho que está lá na barriga da gestante, até as pessoas da melhor idade. Em Pinhais, o respeito às pessoas é prioridade absoluta, isso tem acontecido. Eu fico imensamente feliz de comemorar com vocês, esse é um dos melhores presentes dos 30 anos de Pinhais”, comemorou.



Para encerrar a primeira parte da cerimônia, a prefeita Marli Paulino reafirmou o compromisso da Prefeitura com a população. “Essa aqui é mais uma promessa que está sendo cumprida hoje. Um sonho, de muito tempo de vocês, que está saindo do papel. Com ele vocês vão poder ter mais qualidade de vida. Já tinham, quando nós fizemos aqui o CCI, depois ampliamos, e hoje esse espaço, com a piscina, está maravilhoso. A terceira idade está aumentando cada vez mais, eu que também já estou chegando (risos) quero frequentar aqui também. Pinhais é a cidade que eu moro e é a cidade que eu tenho orgulho. Fico feliz porque estamos fazendo parte dessa história”, finalizou.

Esperando a tão aguardada piscina do CCI, Jacy Schulz, de 75 anos, é moradora do bairro Estância Pinhais há mais de 40 anos. E só tem a agradecer, depois de um longo tempo longe dos amigos. “É fantástico porque eu faço taekwondo, ginástica, pintura e agora tô ansiosa pra entrar na água... Porque a gente estagnou nesses anos devido à pandemia e fez muito mal pra mim, eu tô me sentindo bem travada, então eu espero agora voltar a ser o que eu era, não sei se isso é possível… O que me deixou mais doente não foi a pandemia, foi o afastamento dos amigos. Aqui estou encontrando amigos por todos os lados! É uma alegria só!”, comemorou.

Um elegante senhor de terno, sentado ao fundo da cerimônia, também ressaltou a importância do CCI para a saúde da comunidade. “Moro na Estância Pinhais há 54 anos. Participo de tudo que dá, tem coisas que não consigo por conta dos meus compromissos com a igreja. Mas tudo que dá pra fazer aqui, eu faço. A importância deste espaço não é só para mim, mas para toda a comunidade, porque é saúde. Além de saúde, é a amizade, o conhecimento das pessoas. Nós somos uma família. Eu estou bem de saúde, alguns problemas da idade mesmo, mas a gente tem que fazer [hidroginástica] para ficar mais forte. Você com 70 anos tem que fazer algo para ter uma vida saudável. Já encontrei vários amigos aqui, e isso é o que eu prezo na vida, é ter amigos e fazer mais amigos”, ensinou o jovem Adecir Soares, de 70 anos.

Presenças

Além dos já citados, estiveram presentes na cerimônia o secretários municipais Ricardo Pinheiro (Governo), Anderson Mendes (Segurança e Trânsito), Letícia Biss (represando a Secretaria de Saúde), José Martins (Desenvolvimento Econômico) e Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer); o presidente da Câmara Municipal Vereador Marcinho, além dos vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Filho, Pioco, Fabrício Souza, Jane Carteira e Tomé; a coordenadora do CCI Rose Silvestre; a coordenadora do Espaço Piscina Janaina Neves; o presidente do Pinhais Previdência Luiz Claudio Leonel; a vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa Riceli Padilha; a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Gizele Filius; a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher Gisele Cassano; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente Juliana Silva Salvador; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinhais (Acipi) Mauro Grovoski; a Miss Melhor Idade 2019 Fátima Aparecida; os idosos participantes do CCI, além das equipes da Semas e Semel.

Serviço

O Centro de Convivência do Idoso atende pessoas acima de 60 anos de todas as regiões de Pinhais, por meio dos cadastros dos Cras da cidade ou diretamente no espaço. O CCI fica na rua Guilherme Weiss, nº 450, no bairro Estância Pinhais. Contato via celular whatsapp (41) 99216-6021.


FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???