Pinhais 30 anos: Prefeitura vai inaugurar o Centro de Castração do município



A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), inaugura no próximo sábado, dia 26 de março, às 10 horas, o Centro de Castração do município. A inauguração faz parte da programação comemorativa ao aniversário de 30 anos de Pinhais.

 

O projeto do novo equipamento da Semma foi criado para otimizar o programa de controle populacional de cães e gatos e visa reduzir os custos dos procedimentos cirúrgicos que antes eram realizados em clínicas credenciadas e nos Mutirões de Castração de Animais.

O Centro de Castração de Pinhais fica dentro da sede da Secretaria de Meio Ambiente e os trabalhos serão coordenados pela Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA), sendo que os procedimentos cirúrgicos serão realizados por veterinários do próprio departamento. O espaço tem aproximadamente 300 m² e foi construído com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Segundo informações do DIBEA, o Programa de Castração é regulamentado pelo decreto municipal nº 924,/2021, sendo que a castração é gratuita para aqueles animais que se enquadram em determinados critérios: animais de moradores que comprovem participação ativa no programa social Bolsa Família, animais em situação de rua e comunitários, animais de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou com transtorno de acumulação e animais de outras situações relevantes para o manejo populacional. 

Também é importante frisar que o Centro de Castração será um equipamento exclusivo para a realização de cirurgias de castração visando o manejo populacional de animais no município, não realizando atendimentos clínicos e consultas, pois não é nem possui a estrutura de um hospital público veterinário. 

Os eventos e ações em celebração ao aniversário de Pinhais acontecem neste final de semana. Veja a programação, acessando o site 



FONTE: PREFEITURA DE PINHAIS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???